Betta parado no fundo do aquário | AJUDA |


Miguel Valadas

Recommended Posts

Bom dia pessoal 

preciso da vossa ajuda. 

O meu betta, adquirido no fim de semana, esteve sempre activo até ontem. O aquário estava montado desde o início de Agosto com cometas (que troquei entretanto).

Com os cometas fazia duas a três TPAs por semana, agora estava a pensar fazer 1 por semana, pois o aquário parece imaculado.

Desde de ontem que se fixa no fundo do aquário, atrás de uma pedra/feto de Java sem se mexer. Fica assim durante horas. 

Ontem quando me deitem ele está nessa posição e quando acordei ainda lá estava. 

Já li várias coisas e não consigo chegar a nenhuma conclusão.

É certo que desde ontem que a temperatura ambiente baixou, contudo tenho a água supostamente a 26º. Digo supostamente porque tenho um termómetro de colar (papel preto) da Aquantlantis no qual não confio muito, pois mesmo com TPAs nunca vi qualquer oscilação. Por outro lado o meu aquecedor é um aquecedor nano chinês que nunca ligou, está sempre em standby, alegadamente só ligaria quando a temperatura baixasse 1º abaixo de 25º...

Hoje vou tentar comprar um termómetro de qualidade para validar a temperatura, depois logo verei se o problema estará aí. 

No entanto, gostaria de saber qual a vossa opinião, que poderei fazer para despistar outra possibilidade/problema. 

Fica uma foto dele hoje de manhã imobilizado no fundo:

 

[gallery640x480]
[album]4880[/album]
[/gallery]

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

O teu Betta ainda está a adaptar-se ao novo ambiente, só após +/- 1 mês é que se continuar assim talvez seja algo que o incomode que terá de ser analisado.

No entanto, vai estando atento na alimentação dele, nas barbatanas e alguns possíveis pontos brancos.

O que podes fazer também para ver se ele está bem é colocar um espelho ao pé dele e se ele reagir (abrir as barbatanas todas) significa que está bem, ou seja, é a postura dele quando se prepara para atacar/defender, se ele não reagir ao espelho certamente que haverá um problema com ele. Reduz um pouco o tempo de iluminação, pois quando a iluminação é demasiada causa algum stress à fauna.

Vai estando atento nele e noutros a ver o que poderá estar a acontecer.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Miguel Simões disse:

Boas Miguel,

O teu Berta ainda está a adaptar-se ao novo ambiente, só após +/- 1 mês é que se continuar assim talvez seja algo que o incomode que terá de ser analisado.

No entanto, vai estando atento na alimentação dele, nas barbatanas e alguns possíveis pontos brancos.

O que podes fazer também para ver se ele está bem é colocar um espelho ao pé dele e se ele reagir (abrir as barbatanas todas) significa que está bem, ou seja, é a postura dele quando se prepara para atacar/defender, se ele não reagir ao espelho certamente que haverá um problema com ele. Reduz um pouco o tempo de iluminação, pois quando a iluminação é demasiada causa algum stress à fauna.

Vai estando atento nele e noutros a ver o que poderá estar a acontecer.

Cumps

Boas @Miguel Simões

mais uma vez obrigado pela tua ajuda. 

Vou fazer o que recomendas:

- começar por reduzir as horas de luz, atualmente fica das 08h às 20h, mas muitas vezes acabo por deixar até às 00:00 :-(

- alterar o período de luz artificial para as 18h às 00:00, o resto é natural;

- vou também colocar um espelho para ver a reacção dele, por vezes acho que ele tem medos dos meus filhos que passam o tempo todo à volta do aquário;

- A alimentação tem corrido bem, ele gosta e come bem, mas vou tentar enriquecer um pouco com alimento vivo;

- Já me tinha lembrado de perceber se seria ictio (???), mas aparentemente nao tem qualquer ponto branco, mas vou continuar atento;

- ainda assim por descargo de consciência vou alterar o termómetro, não confio naquilo :-(, nem no aquecedor nano...do Aliexpress

Obrigado mais uma vez pela tua ajuda.

Abraço

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualização :

 

- começar por reduzir as horas de luz, atualmente fica das 08h às 20h, mas muitas vezes acabo por deixar até às 00:00 :-(FEITO)

- alterar o período de luz artificial para as 18h às 00:00, o resto é natural;(FEITO)

- vou também colocar um espelho para ver a reacção dele, por vezes acho que ele tem medos dos meus filhos que passam o tempo todo à volta do aquário; (REAGE SÓ AO TOQUE DO VIDRO)

- A alimentação tem corrido bem, ele gosta e come bem, mas vou tentar enriquecer um pouco com alimento vivo; (ESTOU À ESPERA DE UM ENCOMENDA - UM PRATO PARA ARTEMIA)

- Já me tinha lembrado de perceber se seria ictio (???), mas aparentemente nao tem qualquer ponto branco, mas vou continuar atento; (ATÉ AGORA NADA)

- ainda assim por descargo de consciência vou alterar o termómetro, não confio naquilo :-(, nem no aquecedor nano...do Aliexpress (COMPREI UM TERMÓMETRO DE QUALIDADE QUE DIZ QUE A ÁGUA ESTÁ A 27,5° )

 

 

 

 

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora meus caros amigos eu não consigo ver os animais mal e não descansei enquanto não vi o Betta melhor.

De dia para dia e apesar de feito o que me sugeriram ele piorava. Passava o dia todo encostado de lado a um canto atrás de um pedra.

Decidi fazer várias coisas.

Retirei as pedras brancas, porque me causaram dúvidas se poderia, estar a alterar o pH. Os testes de tiras umas vezes apontam para 7 outras vezes parece que é mais elevado.

Entretanto apercebi-me que a cauda tinha dois ou três pontos minúsculos brancos. E o fantasma do ictio surgiu novamente. Aumentei a temperatura para 30° é surpreendentemente ele começou a reagir.

Quem se ressentiu foram as neritinas zebra que parece que não gostaram da temperatura alta. Terei que as retirar?


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais