A tentativa


Paju

Recommended Posts

NOME: A tentativa

AQUARIO: 80*40*40

Data da montagem: Agosto 2017

Iluminação: Calha Led RGB de 80 cm 

Leds SMD 5630

3104 lumens 

32 Branco 7K / 26 Branco 10K / 12 Azul  460 / 12 Azul 450 / 6 Violeta / 12 Vermelho / 14 Amarelo

Filtragem: Jebao 1200 l/h com cerâmicas e esponjas

CO2: CO2 pressurizado 3 b/s com drop checker com reagente da aqua rebell 1 ml

Hardscape: Pedras cá dos montes

Substrato: Help advanced soil plants black

Aquecimento: Termostato eheim 150 W

Fertilização: a definir

Fauna: nariz de bêbado / neons / otoccinclus / escalar / guppys / ancistru / caridina japónica / red cherrys / neritina pulligera / neritina zebra

Flora:

Echidorus Tennelus

Rotala rotundifolia

Ludwigia Palustris

Eleocharis parvula

Micranthemum monte carlo

Echinodorus Bleheri amazonense

large.IMG_20170812_135307.jpglarge.IMG_20170813_102833.jpglarge.IMG_20171005_192642.jpglarge.IMG_20171005_192704.jpglarge.IMG_20171005_192714.jpglarge.IMG_20171005_192730.jpglarge.IMG_20171015_124954.jpglarge.IMG_20171015_125031.jpglarge.IMG_20171015_125108.jpglarge.IMG_20171015_125114.jpglarge.IMG_20171015_125117.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Espero que gostem do aquario.

Tenho um problema bicudo ou melhor verde se repararam nas fotos em cima, apesar  que acho que tem vindo a melhorar.

Acho que o que me falta é começar a fertilizar, mas aqui é que reside o busílis da questão e neste aspecto é que precisava da vossa ajuda.

Eu tenho KH2PO4, KNO3 e micros em sais da solaqua, e depois de ler alguns tópicos em que se aborda o tema de fazer os fertilizantes nomeadamente o tópico THE CUBE, em que o Vasco Ferreira e o  Paulo Soares esgrimem argumentos válidos de parte a parte sobre a fertilização, fiquei mais elucidado mas continuo a precisar de ajuda.

Não sendo rocket science isto dos ppm  e a quantidade de fert. a usar para fazer e aplicar no aquario não me deixa á vontade mas gostava de experimentar.

Eu tenho os testes de PO4 e NO3, e gostava de aplicar os fertilizantes na logica de exceder um pouco a necessidade das plantas apesar de  fazer as TPAS, mas sem exagero na sua aplicação.

Bom fico a aguardar ajuda da vossa parte.

Att: Paulo Martins

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Paju,

Parabéns pela montagem!

Não mencionas datas nem o tipo de manutenção que estás a administrar, é difícil perceber os porquês desse verdete.....as algas filamentosas ok é normal no início de uma montagem, esse verdete todo é que já não acho normal....fizeste as devidas tpa's durante o ciclo? quantas horas de iluminação estás a dar? Este são pequenos pormenores que fazem a grande diferença.

Acho que, antes mesmo de pensares na fertilização deverias rever qual o motivo para tanto verdete, porque quando começares a fertilizar haverá a tendência a piorar...eu esperava mais 1 semana ou duas para ver a evolução do verdete (sempre em cima das tpa's) se reduzir ok, se não reduzir a fertilização terá de ser à conta senão tens aí um boom de algas.

Vai medindo os nitratos e não os deixes passar dos 20/30ppm.

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O ciclo foi de aproximadamente 1 mês, sem tpas.

Faço tpas todas as semanas cerca de 30 por cento.

A iluminação é 8 horas diárias e o CO2 outras 8 horas mas começa o CO2 antes 2 horas e termina antes 2 h antes da luz.

Os nitratos e fosfatos estão sempre baixos, quase insignificante.

Eu estou a falar em fertilização porque a monte Carlo cresceu muito pouco e agora está a fazer melt 3 meses depois de plantada, deve ser carência de algo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paju,

Aponto a primeira culpa para a falta de tpa durante o ciclo, em relação à iluminação vejo que podes reduzir para as 7h de luz é suficiente, o cO2 reduzes também.

Em relação à tpa actual, faria 2 por semana, 1 de 40% ao sábado e outra de 20% à quarta, isto é imprescindível para evitar algas, para a saúde das plantas e para o bom funcionamento do ecossistema do aquário. 

A monte carlo 3 mêses depois de plantada?? agora fiquei confuso, a montagem não foi feita em Agosto? ..adiante, a monte carlo em +/- um mês e meio fecha, no teu caso e pelo facto de não teres feito tpa teve dificuldade em evoluir por falta de alguns nutrientes mas as raízes estão lá e vai voltar adaptada ao ambiente que se encontra, nota que a tpa não serve só para retirar nutrientes, também serve para repor, o que a tpa faz é um "reset" aos nutrientes em demasia e claro também purifica a água.

Podes e deves começar a fertilizar, mas com valores baixos, acompanhando de tpa's, um conselho que te dou por agora se não te sentes à vontade com a fertilização EI é fertilizares com tropica specialized e premium até a coisa estabilizar, ou seja, o verdete desaparecer e a monte carlo revela-se.

Cumps,

EDIT:  melt ou melting não é provocado por carência de algo, mas sim quando a mesma foi plantada de forma emersa e quando plantada na forma submersa, esta morre para crescer com mais força adaptada ao meio ambiente.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Erro meu a monte Carlo está plantada desde o início de agosto, e depois de ter se espalhado um bocadinho agora está estranha a ficar com folhas transparentes e castanhas/amareladas.

Acho que em relação ao verdete está a melhorar de dia pra dia nas pedras já nos vidros não está nada melhor e não é pontos verdes é uns finos fios verdes.

Vou aumentar as tpas.

Quanto á fertilização gostava de aproveitar os sais que me deram, sempre poupava pra aí 25/30€.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E fauna? Qual a equipa de limpeza?
Esse verdete é perfeitamente normal.
Nada que uns camarões ou umas puligera n derretam em uns dias.
Tens de ver um aqu como um todo, incluindo a fauna. Tudo é importante e tudo contribui para o equilibrio.
A iluminação é dimmable? Se for baixa um pouco.
Vai dando news.
Abraço

Enviado do meu Nokia 3310

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

A equipa de limpeza é constituída por 2 otocinclus, 2 pulligera, 2 neritinas zebra, 2 caridinas japonicas, red cherries e um limpa vidros nome na loja onde comprei mas  que só limpa pedras.

Acho que está a melhorar do verdete, quanto á iluminação não dá para baixar a potência mas tirar uma hora ao período de luz ajuda?

A minha outra questão é a fertilização o Miguel disse que podia e devia mas preciso de ajuda com a receita.

Alguem disponível para ajudar?

Att: Paulo Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

algumas fotos do ´´verdete " a melhorar......

E de uma receita, preciso da vossa opinião e ajuda neste campo e como fazer para micros. Serve esta calculadora?

large.Macros.JPGlarge.IMG_20171020_184052.jpglarge.IMG_20171020_184104.jpglarge.IMG_20171020_184116.jpglarge.IMG_20171020_184147.jpglarge.IMG_20171020_184158.jpglarge.IMG_20171020_184206.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa tarde Paju, 

 

Faço minhas as palavras do Vasco e do Miguel, as TPA tem de ser respeitadas religiosamente, é aqui que nós somos os maiores intervenientes no que toca à limpeza e manutenção do aquário. 

Esse escalar pode interferir negativamente no aquário no que toca ás espécies que aí tens, a combinação escalares/camarões não funciona. Os escalares devido à sua natureza de predador chamam um figo a tudo que lhes caiba na boca, até mesmo os guppys sofrem perto deles...

 

Essa calculadora serve sim, eu pessoalmente uso este, acho mais simples e prático. Eu utilizo sais mas de forma diferente, faço uma solução para cada tipo de fertilizante fugindo assim dos excessos causados pelo método EI, consigo assim entregar às plantas o necessário sem estar a causar grandes excessos na coluna de água. 

 

Como tens aí plantas de pouca exigência não precisas de uma grande concentração de nutrientes na coluna de água. 

 

Abraço 

 

 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,  e Potássio onde está? O K é só dos nutrientes mais importantes. É, simplificando, o nutriente que permite à planta absorver os nitratos etc. Deve ser sempre mais que o nitrato.

Sem potássio esquece tudo o resto, os nitratos e os fosfatos podem surgir naturalmente no aquário, potássio nunca.

Compra K2SO4 ou dás um pulinho a Gaia à Ecoarium e compra da Aquarebell.

Quanto ao verdete é normal e não é. Aposto que é falta de equilibrio da calha de luz. Reduz um pouco.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On ‎09‎-‎11‎-‎2017 at 17:54, ismael_figueira disse:

Boa tarde Paju, 

 

Faço minhas as palavras do Vasco e do Miguel, as TPA tem de ser respeitadas religiosamente, é aqui que nós somos os maiores intervenientes no que toca à limpeza e manutenção do aquário. 

Esse escalar pode interferir negativamente no aquário no que toca ás espécies que aí tens, a combinação escalares/camarões não funciona. Os escalares devido à sua natureza de predador chamam um figo a tudo que lhes caiba na boca, até mesmo os guppys sofrem perto deles...

 

Essa calculadora serve sim, eu pessoalmente uso este, acho mais simples e prático. Eu utilizo sais mas de forma diferente, faço uma solução para cada tipo de fertilizante fugindo assim dos excessos causados pelo método EI, consigo assim entregar às plantas o necessário sem estar a causar grandes excessos na coluna de água. 

 

Como tens aí plantas de pouca exigência não precisas de uma grande concentração de nutrientes na coluna de água. 

 

Abraço 

 

 

 

Boas.

Em cima coloco algumas fotos da melhoria no verdete, e a entrada de mais umas pedras.

Ismael tenho cumprido religiosamente as TPAS e talvez por isso tenha melhorado do verde.

Quanto ao escalar já resolvi, agora os camarões já aparecem mais no palco......

Na fertilização estou a fertilizar conforme a calculadora agora é esperar umas semanas e ver resultados....

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On ‎09‎-‎11‎-‎2017 at 19:44, Gonçalo84 disse:

Boas,  e Potássio onde está? O K é só dos nutrientes mais importantes. É, simplificando, o nutriente que permite à planta absorver os nitratos etc. Deve ser sempre mais que o nitrato.

Sem potássio esquece tudo o resto, os nitratos e os fosfatos podem surgir naturalmente no aquário, potássio nunca.

Compra K2SO4 ou dás um pulinho a Gaia à Ecoarium e compra da Aquarebell.

Quanto ao verdete é normal e não é. Aposto que é falta de equilibrio da calha de luz. Reduz um pouco.

 

Boas.

O potássio achei que o estava a adicionar no KNO3- Nitrato de potássio.

Acredito que K2SO4 seja mais concentrado mas será que não estou a adicionar algum potássio com o KNO3?

Agora será que é suficiente?

Quanto á luz á cerca de 3 semanas que diminui 1 hora para 7 horas diárias a calha não dá para  diminuir a intensidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a pensar adicionar uma pedra maior do lado direito em cima daquelas que lá estão para tentar dar profundidade á coisa que vos parece?

Sobrou substrato acham que mais um bocado no fundo direito e esquerdo  ajudava?

Quanto ao fundo gostava de pôr aquele fosco mas na leroy merlin um pedaço 80*40*40 custa um balúrdio, conhecem formas mais baratas tipo cartolina branca resulta bem?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paju, o potássio do KNO3 não é suficiente, tens de adicionar K2SO4. Deves apontar para 20 de N, 1 ou 2 de PO4 e 30 de K. Para isso tens de ver quanto o teu aqua produz e quanto ele consome, ou então ignora tudo e dá 20N 1P 30K todas as semanas e pronto :D Não faz mal nenhum, desde que feita pelo menos uma tpa semanal de 30 ou mais %.

 

Quanto à parte artística, já respondo mais tarde.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo.

Pois isso agora de química é que tá mau.

Quando te referes a 20 de N 1 ou 2 de PO4 e 30 de K isso é miligramas, é que eu já fiz os fertilizantes pela calculadora de cima, e os ppms não encaixo por nada essa história.

Vou encomendar o K2SO4.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Paju disse:

 

Peço desculpa enganei-me nas quantidades.

O que queria dizer é que podes fertilizar com:

10ppm de Nitratos (Kno3)
1 ou 2 ppm de Fosfatos (Po4)

e 20 ppm de potássio (K2SO4) 

estes valores são semanais, logicamente acompanhados por micros à tua escolha.

 

Quanto às contas vais à calculadora Rotala Butterfly e está lá tudo, segues as instruções e vais dar com isso. Vais dar umas turras primeiro, mas depois chegas lá e é assim que se aprende.

Tenta primeiro depois diz como te safas.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal.

UPDATE:

Comecei a fertilizar á uma semana com potássio( recomendação do Gonçalo) 8ml 3 vezes por semana.

E uns suportes para a tubagem estava farto das ventosas sempre a descolar.

AH e uma foto da fantástica casa das maquinas.lol

large.IMG_20171208_134717.jpglarge.IMG_20171208_133859.jpglarge.IMG_20171208_133913.jpglarge.IMG_20171208_133956.jpglarge.IMG_20171208_134051.jpglarge.IMG_20171208_134104.jpglarge.IMG_20171208_134109.jpglarge.IMG_20171208_134710.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vais ver que vai melhorar. Potássio é um macro chave, é o único que não pode ser gerado naturalmente dentro do aqua. De modo grosso é o nutriente que permite à planta absorver os outros, portanto não havendo potássio pode haver todo o resto mas a planta não tira partido deles.

 

Força!

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.