Novo Aqua 90L


Diogo Machado

Recommended Posts

Boas pessoal. Há muito tempo que não ando por cá, até porque a minha situação profissional não tem ajudado.
Já tenho um Aqua de 40L mas na verdade nunca foi só meu, o meu velhote perdia mais tempo com aquilo do que eu.
 
Há umas semanas vi uma oportunidade e fiz um negócio espetacular: um áqua de 80x30x40 mais móvel e acessórios, 75euros. Lá voltou o bichinho eheh
Agora que mudei de casa decidi pegar nisto. Infos:
 
1 - Nome do Aquário: Não faço ideia.

2 - Data da montagem: 5 Outubro 2017

3 - Dimensões do aquário 
3.1 - Volumes bruto e útil :
80cm x 40cm x 30cm, 90L talvez

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro:
SP 880 Internal Pump
4.2 - Termostato: Trixie 100W
4.3 - Iluminação/Foto-período: 18W - 8h por dia
4.4 - Sistema de CO2: sera air 110 plus
4.5 - Outro equipamentos adicionais: o filtro/ carvão estão embutidos no circuito de água, ver imagens abaixo

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil:
um pouco no fundo misturado com substrato inerte
5.2 - Substrato inerte: areia branca e pequenas pedras pretas ( naturais, nao sao pintadas)
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc): vai ter certamente. ainda não arranjei nada à minha medida.

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

7 - Fauna -
Ainda não tenho nada, apenas o plano. 
A ideia é ser à base de platys e guppys,
Um pequeno cardume de Neons. Talvez alguns invertebrados. 

8 - Plantas
Á base de musgo no fundo e algumas plantas na parte mais atrás. Do estilo bonsai. Depende do tronco ou pedras que arranjar.. 

9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura) : tudo normal, de acordo com a palheta para análise. 26ºC
9.2 - Frequência das TPA's: 1x
...
 
10 - Fotos
large.IMG_20171007_141152.jpglarge.IMG_20171007_162550.jpglarge.IMG_20171007_162727_HHT.jpg
 
 
Neste momento apenas tenho o material para o fundo e algumas plantas: musgo e duas plantas que o sr. de uma loja me arranjou.
Uma das minhas duvidas resume-se no sistema de filtragem, acho q dá para perceber nas imagens. Ainda não compreendi como é suposto colocar as tubagens e assim, por causa dos blocos azuis de "efervescencia". 
 
Quanto ao resto, alguma ideia para iniciar o aquário da forma mais correcta? Pra semana vou colocar as restantes plantas para estabilizar o aqua antes de inserir os peixes.
Toda a ajuda é bem vinda ! :) 
 
Edit: que plantas me aconselham? Não tenciono adicionar mais nenhum equipamento para CO2 e assim. 
 
Cumprimentos,
Diogo
 
 
 
 
 
Editado por Diogo Machado
Mais infos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo Machado 

Só te quero dizer que acho que devias de encher mais o aquário ate

um dedo do rebordo,e que deves saber que o ciclo do azoto demora 

pelo menos um mês,e acho que devias começar a pensar em comprares

um filtro esterno,que esses são muito fracos,tem calma para tudo correr

bem,boa sorte.

Cump: Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Diogo Machado 

Só te quero dizer que acho que devias de encher mais o aquário ate

um dedo do rebordo,e que deves saber que o ciclo do azoto demora 

pelo menos um mês,e acho que devias começar a pensar em comprares

um filtro esterno,que esses são muito fracos,tem calma para tudo correr

bem,boa sorte.

Cump: Álvaro Silva

Boas,

O aquário está no máximo, tirei foi a foto durante a TPA.

Eu sei que demora pelo menos duas semanas, até porque ainda vou inserir mais plantas. Eu queria era aconselhamento numa lista de plantas que não dependessem tanto de CO2 e assim.

Nesta fase não quero colocar um filtro externo. A minha intenção é colocar um aqua mais pequeno ao lado deste para alevins e assim, usando o mesmo filtro. E só nessa altura é que colocava o filtro externo!

Obrigado

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo

Olha aqui,sempre podes escolheres as plantas,ou

fazeres uma ideia das que queres,e se são de baixa

manutenção, http://tropica.com/da/planter/  

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/9/2017 at 00:26, Alvaro Silva disse:

Boas Diogo

Olha aqui,sempre podes escolheres as plantas,ou

fazeres uma ideia das que queres,e se são de baixa

manutenção, http://tropica.com/da/planter/  

Cump: Álvaro Silva

Muito obrigado Álvaro, vou-me ficar pelas mais resistentes e de crescimento rápido. Anubias e as "cabombas", mais uma erva tipo relva de fundo. 

Quanto à luz tou a usar uma lâmpada de 18W (comprei nos chineses). O aquário nao tem luz solar direta. Parece legítimo? 

Ja agora, como fazem para limpeza do fundo no meio das plantas? Tenho medo de as soltar pq a ideia é colocar diretamente no solo, sem usar o truque do fio de pesca.. 

Cumps

Editado por Diogo Machado
Correção
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo 

Para  sifonar o aquário,podes usar um tubo,isto se não tiveres

 isto Resultado de imagem para Chupadores para limpeza de aquariosjunto das plantas tens que

ter mais cuidado com as mesmas,há frente do aquário,já podes estar 

mais há vontade e sugares toda a sujidade.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Update: youtube link : 

Já passou algum tempo desde q tenho o aquário, sem baixas, tudo top.

Fauna: 7 Neon Tetra 7 Guppy 2 Platy 3 Corydora ( Albino) 1 Pleco

Flora: Cabombas, anubias nana, musgo de java e outras plantas q nao sei o nome.

Mais tarde tenciono mudar a luz por leds ( parece-me o melhor a longo prazo).

Ainda não decidi se me meto na bricolage e faço uma sump ou se compro u filtro externo e retiro a biobox ( não sei se o aqua está riscado nessa zona)..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compra um filtro externo...para este tipo de aquário é muito mais versátil que uma sump e com muito mais utilização futura, a não ser que queiras enveredar pelos salgado ou ciclídeos africanos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Vasco Ferreira disse:

Compra um filtro externo...para este tipo de aquário é muito mais versátil que uma sump e com muito mais utilização futura, a não ser que queiras enveredar pelos salgado ou ciclídeos africanos.

A minha intenção é arranjar um equipamento comum aos dois aquas.. E acho que é mais fácil com sump do q com filtro externo. Tinha de derivar muito as tubagens :default_alberteinstein:

Pq é q sump é melhor para ciclídeos já agora? Apesar de não gostar de ciclídeos fiquei curioso..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Update do aqua, dois meses depois. A negrito estão as novidades. 

1 - Nome do Aquário: Não faço ideia.

2 - Data da montagem: 5 Outubro 2017

3 - Dimensões do aquário 
3.1 - Volumes bruto e útil : 80cm x 40cm x 30cm, 90L talvez

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro: eheim experience 130
4.2 - Termostato: Trixie 100W
4.3 - Iluminação/Foto-período: Incandescente 18W Grolux - 8h por dia
4.4 - Sistema de CO2: não presente.

4.5 - Outro equipamentos adicionais: não presente. 


5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil: um pouco no fundo misturado com substrato inerte
5.2 - Substrato inerte: areia branca e pequenas pedras pretas ( naturais, nao sao pintadas)
5.3 - Decorações: pedra de xisto e dois troncos pequenos.

6 - Fertilização: mix de micros e macros da Jbl ( Ferro político

7 - Fauna: 

- 3 corydoras. - 7 neons azuis. - 2 platys. - 7 guppies adultos ( e mais uns tantos alevins q nasceram no entretanto). - 2 peixes machado. 


8 - Plantas: 3 anubias nana, alguns pés de Sessiflora e musgo de jawa nos troncos. Mais duas plantas q não sei o nome. 


9 – Observações

9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura) : tudo normal, de acordo com a palheta para análise. 26ºC

9.2 - Frequência das TPA's: 25% 1x por semana. 

 

Resumindo, tudo está a correr mais ou menos bem excepto duas situações:

- Ainda não tive nenhuma baixa excepto os ancistrus ( e não pleco como tinha dito) . Introduzi um ao mesmo tempo q os platys e não se aguentou. Anteontem introduzi outro e também não se safou. Ou já tavam minados e eu não tenho sorte nenhuma ou tou a fazer alguma coisa errada. 

- As Sessiflora estão a perder as folhas mais abaixo e as folhas q se aguentam ficam amarelas nas pontas. Ao início pensava q era falta de nutrientes.. Mas tenho fertilizado com liquido e nada mudou, portanto só me resta a iluminação. Tenho pensado em algo como a imagem abaixo, mas não sei qual escolher.. Qual o número de lumens indicado para o meu aqua? Visto q já tenho a tampa com calha para luz de tubo T8 não queria entrar em muitos trabalho. 

Imagem 1: luz antiga ( loja dos chineses) - tubo fluorescente T8 18W 6400K vs luz nova ( 1 mês) - tubo fluorescente T8 grolux 8500K acho. 

large.IMG_20171210_210957_HHT.jpg

Imagem 2: Sessiflora com folhas amarelas na ponta. large.IMG_20171211_005440_HDR.jpg

Imagem 3: Setup após poda e nova disposição das plantas mais altas. large.IMG_20171211_005551.jpg

Toda a ajuda é bem vinda. Acho mesmo q o problema tá na iluminação.. Quero substituir por uma "lâmpada led" como no link seguinte, mas não sei quantos watts devo usar. Nem sei qual a relação lumens /litro ideal, pois leds não funciona da mesma forma em termos de W/Litro. Certo? 

t8LED3s.jpg

 

Assim não tinha de adaptar uma fita led à tampa já existente.. Obrigado! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.