Nano do Budhafante


Axebitten

Recommended Posts

Olá a todos. 

Tinha para aqui um nano aquário a apanhar pó, e um destes dias resolvi dar-lhe alguma vida. Achei o resultado engraçado e gostaria de partilhá-lo convosco.

A ideia era ter algo mais a cair para o decorativo, algo que contribuisse para o Feng Shui da casa. Talvez mesmo sem qualquer peixe.

O aquário é bem pequeno. Tem 40x25x20cm, penso que equivale a 18lt.

Como subtrato utilizei uma areia fina branca que para tinha para aqui de uma anterior montagem.

plantei um mix de plantas de tapete, espalhando sementes no substrato humido, com muito pouca água. 

Comprei uma estatueta que achei interessante, para o que queria, e imprimi uma imagem de uma floresta de bamboo para o fundo.

Coloquei uns pequenos pés de fetos bolbitis nas laterais para criar alguma profundidade e tentar esconder um pouco os equipamentos.

Por fim acrescentei um filtro de ar (a ser substituido em breve), um termostato de 25w e uma calha led.

Como unico habitante está actualmente um peixe (pseudomungil furcatos) adoptado da minha sogra, sendo que é o ultimo sobrevivente de um cardume da mesma especie. Está para oferta para quem tiver algum cardume de australianos. Um dia que o deixe de ter talvez coloque um betta no aquário, se encontrar o certo.

Qualquer sugestão ou questões estejam á vontade. Abraço.

26sa416.jpg

  • Gosto 1
  • Votar + 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas @Axebitten, gostei do pormenor do fundo . Pessoalmente não uso imagens no fundo mas acho que neste até nem desgosto ! :default_dance: Por baixo da areia não tens nenhum substrato? Estás a fertilizar? Tinha usado aí também uns ramos pequenos ficava top só com musgo e ponha aí uns camarões ou umas Boraras brigittae . E ponha só plantas de um lado e deixava o outro só com a areia.
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

IMG_20171025_205739.jpg

Obrigado João. Não tenho nenhum substrato por baixo. A areia é que já foi ficando suja nas camadas interiores. Também não uso nenhum fertilizante ou co2 neste aquário. Está numa varanda o que significa que tem boa luz, isso ajuda. Entretanto troquei o filtro de esponja por um de mochila de 450lt/h e acabei por mudar a luz que tinha para um outro aquário, ficando este com uma calha clip on de 10w. As plantas de tapete têm crescido surpreendentemente bem.

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

IMG_20171025_205739.jpg
Obrigado João. Não tenho nenhum substrato por baixo. A areia é que já foi ficando suja nas camadas interiores. Também não uso nenhum fertilizante ou co2 neste aquário. Está numa varanda o que significa que tem boa luz, isso ajuda. Entretanto troquei o filtro de esponja por um de mochila de 450lt/h e acabei por mudar a luz que tinha para um outro aquário, ficando este com uma calha clip on de 10w. As plantas de tapete têm crescido surpreendentemente bem.

Parabéns está bem bonito. Que filtro usas?


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Miguel Valadas disse:


Parabéns está bem bonito. Que filtro usas?


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Obrigado Miguel. É um filtro barato da Sunsun - HBL-501. Não costumo usar filtros de cascata mas este, para o preço, é porreirinho.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Miguel. É um filtro barato da Sunsun - HBL-501. Não costumo usar filtros de cascata mas este, para o preço, é porreirinho.


Obrigado. Fiz uma pesquisa na net e parece-me um preço bem porreiro. Faz muito barulho? Tenho um filtro interno e estava a pensar trocar. Onde compraste? Obg


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei pelo AliExpress. Custou uns 11 ou 12 eur já com portes. É silencioso, o plástico é bom e trás um skimmer e tudo. Aconselho.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se tem algo a ver com feng shui ou não mas preferia ver o Budhafante um pouco mais de lado para ganhar volume. E talvez não tanto ao centro do aquário? O fundo de bambu deixa passar luz? É que nas fotos mal se vê, se colocasses uma retroiluminação ficava engraçado.

Quanto a fauna eu apostava num pequeno cardume de borara ou só camarões, ia ser engraçado ver os patudos em cima da estátua :) 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Tozé Nunes disse:

Não sei se tem algo a ver com feng shui ou não mas preferia ver o Budhafante um pouco mais de lado para ganhar volume. E talvez não tanto ao centro do aquário? O fundo de bambu deixa passar luz? É que nas fotos mal se vê, se colocasses uma retroiluminação ficava engraçado.

Quanto a fauna eu apostava num pequeno cardume de borara ou só camarões, ia ser engraçado ver os patudos em cima da estátua :) 

 

Pois realmente nas fotos o fundo mal se vê, mas também não é muito importante. Essa sugestão de mexer a estatua faz sentido, mas neste caso em particular até gosto de a ter no meio porque complementa o alinhamento das plantas, formando um triangulo. Cá está, a ideia não é ser "natural". Gostei das sugestões de fauna e vou optar por uns camarões red. Abraço.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...
On 02/12/2017 at 23:39, Miguel Valadas disse:

 

 


Bem bonito parabéns. E o outro peixe ? Que sementes usastes?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

 

Obrigado. Só tenho camarões neocaridina e o betta. O Pseudomungil que tinha inicialmente foi oferecido. As sementes sao vendidas como sementes de glossostigma no ebay e em sites asiáticos.

Entretanto deixo uma foto:

IMG_20171207_073143.jpg

Editado por Axebitten
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.