Problemas logo no inicio


Recommended Posts

Boas

Iniciei me à pouco na aquáriofilia e já estou a ter problemas com os meus peixinhos.

Comprei um aquário waterhome de 120*40*50 já com iluminação incorporada, 

tenho um filtro externo eheim 350, um termostato de 300W (tenho a temperatura nos 27º)

areão do rio e decoração artificial.

Esteve a ciclar durante 3 semanas e depois comecei a introduzir os pequenotes,

3 escalares

6 barbos (3verdes e 3 tigres)

3 tetras serpae

2 ramirezi

1 tubarão bala

4 gupys (1 macho e 3 fêmeas)

2 platy

Já à 2 mêses que se estão todos a dar muito bem.

Tenho feito 1 TPA de mês a mês e verifico o PH semanalmente  o qual se tem mantido nos 7,4.

Em 2 dias apareceram 2 peixes a ficar estranhos, muito quietos junto ao fundo e a respirar muito ofegantes, um dos quais(o ramirezi) já morreu. 

o outro(platy) está muito magrinho, não come quase nada e deita escrementos muito longos .

Além disso hoje reparei que um dos barbos verdes abandonou o cardume e fica escondido , quieto dentro duma jarra de decoração, mas na hora da comida vem comer.

Será que o filtro não é o adequado ou o que é que estou a fazer mal?

Será que alguém me pode ajudar ? Não quero perder mais nenhum peixinho.

Desde já agradeço qualquer ajuda que me possam dar.

Cumprimentos.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diamantino

Alem de o filtro que tens ser fraco para esse aquário,devias de fazeres

TPA,s todas as semanas,e não de mês a mês,devias de fazer já uma

tpa pelo menos de 30%,haverá muitas outras coisa que poderás fazer

deixo isso para os prós.

Cump: Álvaro Silva

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo concelho amigo Álvaro.

Esta manhã já adquiri um outro filtro,um eheim professional 3+600, estou neste momento a instalá -lo, e vou seguir o seu concelho sobre as TPA.

Espero que dê resultado.

Só não sei se devo manter o outro filtro ainda a trabalhar durante algum tempo até que este ganhe as bactérias!

Estou a precisar de sugestões.

Cumprimentos!

Diamantino Inácio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diamantino

Olha se mudares as cerâmicas do filtro velho,para o novo,

não precisas de ficar com o filtro velho a encher espaços,

mesmo que o filtro novo leve mais cerâmicas,juntas as novas

ás velhas,e segue.

Cump: Álvaro Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Álvaro

Não pensei nisso e neste momento tenho os dois a trabalhar.

Fiz a TPA como recomendaste e já se estão a notar resultados.

O barbo já voltou ao cardume e a platy já começou a comer.

Amanhã vou fazer essa alteração no filtro, assim escuso de ter os dois a trabalhar.

Agora penso que com este filtro e as TPA semanais isto está no bom caminho.

Cumprimentos

Diamantino Inácio

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diamantino 

Bom,agora não deixes de fazeres TPA,s semanais,na próxima 

faz outra de 30/% ou 40,depois podes fazer tpa,s semanais mais

pequenas ai de 20%,pois tu logo vês como as coisas correm.

Cump: Álvaro Silva

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que vou fazer para ver se não perco mais nenhum.

Agora é repor o ramirezi e tratar o aquário de forma mais cuidada.

É o que dá levarmos nos nas conversas de alguns comerciantes,como não percebemos quase nada do assunto , fazemos asneira . 

Cumprimentos 

Diamantino Inácio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tiveres impedimentos, não fazia mal nenhum deixares os 2 filtros a trabalhar constantemente. Esse aquário ainda é grande e iria beneficiar bastante se usasses os 2. Só o 600 poderá ser pouco.

Um conselho que te vai ajudar muito, antes de saíres para comprar qualquer coisa, ou fazeres qualquer alteração, pergunta primeiro. Vais ver que te vai ajudar a poupar tempo dinheiro e frustrações.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Inácio Sanches disse:

Se não tiveres impedimentos, não fazia mal nenhum deixares os 2 filtros a trabalhar constantemente. Esse aquário ainda é grande e iria beneficiar bastante se usasses os 2. Só o 600 poderá ser pouco.

Um conselho que te vai ajudar muito, antes de saíres para comprar qualquer coisa, ou fazeres qualquer alteração, pergunta primeiro. Vais ver que te vai ajudar a poupar tempo dinheiro e frustrações.

Boas.

Obrigado pela dica Inácio.

Vou seguir o teu concelho. Sou muito novo nisto mas, em relação ao filtro que tinha ( o clássico 350),era o que estava montado no aquário quando o comprei. Comprei o conjunto já usado, mas estava em funcionamento assim. Neste momento tenho os dois filtros a trabalhar e vou deixar estar assim porque quero a todo o custo evitar mais problemas. Em relação ás TPA , foi a senhora da loja onde comprei a maioria dos peixes que me disse que desde que o PH estivesse entre 7 e 7,5 não tinha necessidade de fazer. Mas mesmo assim eu estava a fazer de mês a mês.

A partir de agora já posso pedir que me ajudem aqui.  Antes não tinha ninguém a quem recorrer   a não ser essa senhora da loja. Enfim.........Hoje já estou mais contente porque parece me  que os peixes estão bem, a platy ainda está magrinha mas já come bem e já se movimenta pelo aquário, o barbo já voltou ao que era antes.

Cumprimentos

Diamantino Inácio

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.