conrados

Problema em Eheim 2213

Recommended Posts

Boas pessoal,

Hoje, e sem razão aparente, deparei-me com um problema no meu eheim 2213. O mesmo está a produzir um ruído bastante audível. Ainda não o abri para verificar o que se possa tratar, visto não ter qualquer experiência com filtros, mas pretendia ter uma noção do que se possa tratar, ou se alguém já experienciou o mesmo.

Deixo um pequeno vídeo para ser mais perceptível.

https://sendvid.com/cusz9bpr

Desde já obrigado.

Boas @conrados,

Provavelmente tens o veio do rotor partido ou a hélice descolada do íman, se for a segunda opção tens solução sem gastar dinheiro apenas com cola super 3, se for o veio partido terá de ser substituído, caso necessites comprar mais vale comprar no ebay veio eheim 2213 fica muito mais em conta ;)

Para saberes como colar a hélice dá uma vista de olhos num outro tópico que já tinha explicado como resolver:  http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255050-eheim-2213-barulho-constante/?do=findComment&comment=1397763

Qualquer dúvida dispõe!

Cumps,

• Upvote 1

Obrigado.

Mais logo abro o filtro para dar uma vista de olhos. Se for o veio partido julgo que seja facilmente perceptível certo?

Aproveito para informar que as imagens desse link já não estão disponíveis.

• Upvote 1

Sim, é fácil de identificar, ao retirares o rotor o veio fica logo à vista seja inteiro ou partido, trata-se de uma peça igual à da imagem abaixo:

D_Q_NP_782528-MLB25810222965_072017-Q.jp

Agradeço a chamada de atenção para as imagens quebradas (ainda é a saga do photobucket) vou corrigir isso logo e coloco aqui imagens para veres ;)

Cumps,

• Upvote 1

Já tirei o rotor e o veio não está partido. Existe é uma rotação na hélice.Será essa hélice que deve ser colada por forma a não rodar?

Mais um video...

http://sendvid.com/hizj9or3

Certifica-te que a parte de plástico branca está fixa ao íman, a hélice (parte cinzenta) deve oscilar um pouco para cada lado na parte branca até bater nuns bloqueios.

Logo quando chegar a casa mostro exemplo da foto.

Se estiver tudo bem com o rotor e com o veio é porque o filtro está a ser estrangulado por sujidade ou por demasiada matéria filtrante, para fazeres o teste retira o cesto da matéria filtrante e mete-o a trabalhar, se não fizer o tal barulho sem a matéria filtrante já sabes onde está o problema ;)

Cumps,

EDIT: O vídeo está inacessível.

• Upvote 1

O íman está seguro à parte plástica. A hélice roda até fazer batente. A quantidade de matéria filtrante é a mesma de sempre.

Lubrifiquei o veio e vou limpar o filtro.

Vamos ver....

• Upvote 1

Uma dica:  Sabes quando é que eu faço limpeza ao meu filtro? é quando ele faz sinal :my_biggrin: ou seja, quando faz o tal barulho é porque está sujo e a velocidade da hélice é superior à velocidade do caudal fazendo com que a hélice bata nos bloqueios...

EDIT: Já corrigi o link acima caso ainda queiras ver.

• Upvote 1

Já lavei o filtro e montei tudo. Continua a fazer barulho mas menos audível. Não tenho é pressão nenhuma na água... 

Mais um video:

https://streamable.com/0bk55

Sim já. Vou desmontar tudo outra vez. 

OK problema resolvido. Tirei o rotor novamente. Exerci alguma pressão sobre o íman e fiquei com ele na mão. Limpei tudo e colei com cianacrolato. Montei tudo e já tenho pressão. Ou o íman já não estava no sítio ou foi alguma bruxa  que aqui passou. 

Edited by conrados
  • Upvote 1

Agora mesmo, conrados disse:

OK problema resolvido. Tirei o rotor novamente. Exerci alguma pressão sobre o íman e fiquei com ele na mão. Limpei tudo e colei com cianacrolato. Montei tudo e já tenho pressão. Ou o íman já não estava no sítio ou foi alguma bruxedo que aqui passou. 

lool.....óptimo, estava a estranhar não dar pois eu tive o mesmo problema no início com o meu 2213.

Assunto resolvido! ;)

Cumps,

Obrigado por todas estas dicas. Foram uma grande ajuda. 

• Upvote 1