Retrieve Forefathers


Vera Santos

Recommended Posts

Ora boas, malta da pesada, trago novidades, após uns longos 8/9 meses, isto tem de se dar tempo ao tempo, lol!

Então primeiro falando de material, substituí o Sicce por um Eheim professional 4 +600.

À nível de lily's comprei em inox que sou muito desastrada e não costumo gozar de muita sorte, assim não se partem.

Comprei mais uma calha igual à que já tinha, depois arrependi-me um bocado porque podia se calhar ter optado por uma 900S, mas pronto, mal servida não fico.

Queria era arranjar 2 adaptadores para puder controlar a intensidade de luz.

Compras a fazer agora, só plantas, não sei ainda é quando, que ainda vou experimentar uns tronquitos a ver se gosto no layout...

A nível de hardscape dei um grande avanço de à mês e meio para cá, começei por tentar sem substrato mas foi-me difícil de visualizar o que pretendia, então decidi colocar uma camada de pedra de Lava de granulometria pequena para fazer altura, utilizei um bocado de substrato antigo da montagem anterior e por fim utilizei 2 sacas e meia de Neo.

Deixo algumas fotos para vocês dizerem o que acham.

4fbb65411b5d2a867f61a6ae23b302d9.jpg347f1a00fce434920dcd75ddf56a027a.jpg4aa7be4603c5ca077f21d0ea2b7f5f35.jpg233c36bfb67088fb0c666e3c63ac7113.jpgfa5de6f9a6aaebdcf5b752d2a7a9b197.jpg

Falta ainda, ver se consigo conter o Substrato com lã e colar algumas pedras, ali do lado direito naquelas duas brechas que vêem desaguar cá à frente dois caminhos com areia.

Gostava de acrescentar alguns raminhos que cá tenho, para não ser só rocha mas não experimentei ainda, não sei se vou gostar de ver e se funciona. 

Algumas dicas faz favor que vocês é que são mais entendidos nestas lides. 

 

E só acrescentar uma vista de cima, tem espaço ou acham pouco para plantar, estou a falar atrás. 487f98a6033b082b8dc2e4bbfd8e31e9.jpg

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vera.

Realmente uma 900S ficava aí a matar.

Relativamente ao espaço na traseira tens de sobra.

O layout no geral está bom e não metia areia aí. Vai-se misturar tudo e dar bastante trabalho. Apostava num tapete fácil (eleocharis, marsileia crenata ou monte carlo por exemplo), plantas médias no meio plano (staurogyne, Gratiola viscidula, blyxa, crypto parva etc) e atrás uma bela moita colorida de rotalas ou qq coisa assim.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm, já não foste a tempo... Decidi colocar um pouquinho de areia... Estava com esta na ideia... Não me parece que fique mal, digo eu. 124108df8d29a8c49a6034344d8fa502.jpg4c60c092c137dda43c7fdee7577f10bd.jpg2b744607cd65f24b8d368704eebe9354.jpg

Tentei proteger ao máximo adicionando mais rocha.

 

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite Vera

Por incrível que parece ainda não tinha visto este tópico.
9 meses a preparar este projecto, muitos parabéns e um exemplo, eu não tenho tanta paciência.
Mas nota - se a distância que este é um projecto com cabeça tronco e membros.
Tudo equipamento de qualidade.

Em relação ao layout, já tinha dito que gosto muito, adoro essas rochas cheias de detalhe e textura e criaste uma composição muito harmoniosa.

Não consigo deixar de olhar para essa formação rochosa e pensar numa paisagem estilo mordor, o negro das rochas dão look muito dark a composição.

De uma maneira ou outra isso com as plantas certas vai ficar um espectáculo, parabéns.



Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vera.
Gosto do arranjo da rocha mas o caminho não consigo perceber
Tens o caminho recto para trás e mais alto que o meio, na minha opinião fica desfasado do resto do setup.
E plantas que estas a pensar fazer?

  • Gosto 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Luís Cardoso disse:

Olá Vera.
Gosto do arranjo da rocha mas o caminho não consigo perceber emoji3.png
Tens o caminho recto para trás e mais alto que o meio, na minha opinião fica desfasado do resto do setup.
E plantas que estas a pensar fazer?

Boas é com agrado que te vejo aqui a orientar-me que bem preciso, pois eu estava naquela de ver uma praí há e um caminho, mas então diz lá, ficava melhor sem caminho mesmo. É que eu até gosto daquele carreiro, mas é estreito, daí pensei assim, que raio de plantas é que vou pôr aqui? Lol, Epah faço aqui o caminho, lol, fica descentrado e tal, se o vou pôr ao meio o pessoal começa a dizer que o layout fica centralizado.... Vá dá lá a tua opinião que eu por ti mudo tudo!!! :my_tongue: não desfazendo os "opinantes" daqui do tópico, não fiquem enciumados sff!

Quanto à plantas estava a fazer uma lista e depois quero fazer um esquema para ver as vossas opiniões. Não quer dizer que use todas, é só uma lista das que gosto. 

Plantas fundo:

Rotala sp green
Rotala sp. "Colorata"
Rotala 'Vietnam H'ra'
Rotala Coinf Leaf
Rotala Macandra Narrow Leaf

Plantas médio plano:
Hyptis Lorentziana

Plantas frente/tapete:
Eleochris sp. mini, 
Staurogyne reppens,
Micrantemun "monte carlo" 
Alternanthera reineckii "mini"

Queria lá no fundo, vermelhos alaranjados e verdes, quero tudo lol. Vamos lá ver se consigo lidar com as plantas, estou com receio que corra menos bem... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz lá um desenho de como estas a pensar moldar as moitas para eu perceber a tua ideia.

Tentar fazer isso amanhã, entretanto tive a observar melhor as fotos e vou dar um jeito menos linear do lado esquerdo do caminho a ver como fica...a ver se melhora

 

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que se perceba, onde estão 3 ou 2 números nas moitas pretendo de alguma forma misturá-las um pouco, que dizem????

Plantação.jpg

Tinhas razão Luís, acho que o caminho ficou melhor assim, mais irregular logo mais natural. E fico com mais espaço á frente para plantar, até já esteve assim, não sei porquê mudei para o que estava.

Depois ao colocar aquela pedra ali no principio do desfiladeiro pensei e se...

meio caminho.jpg

Mas nesse caso que plantas metia ali????? a pedra da mais á direita dei mais uma beca ao desfiladeiro, estava muito inclinada.

Também não desgosto desta hipótese...escolham lá se faz favor e ajudem a decidir as plantas também, dicas precisam-se. critiquem prai á vontade que não me importo, gostava é que isto saisse bem.

PS: com a lei do menor esforço já fiz uns riscos no vidro da frente :default_chair: mas acho que nas fotos não se nota muito...mas nota-se

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente composição Vera! Isso anda devagar mas anda é o que interessa :)

Cumps,

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força nisso Vera.
Gosto mais do caminho assim, se tiveres mais uma pedra pequena tranca final do caminho junto ao vidro traseiro, junto da pedra direita de forma a terminares a curva para trás da outra pedra.
Vais ter muito trabalho com a tesoura, mas isso é que da luta.

  • Gosto 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Luís Cardoso disse:

Força nisso Vera.
Gosto mais do caminho assim, se tiveres mais uma pedra pequena tranca final do caminho junto ao vidro traseiro, junto da pedra direita de forma a terminares a curva para trás da outra pedra.
Vais ter muito trabalho com a tesoura, mas isso é que da luta.

Vou partir mais uma então a ver se coloco lá. 

Olha tu que tens experiência, consegues dizer mais ou menos quantos vasos vou precisar de cada planta, ajudava imenso saber. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Decidido e não mexo mais, layout concluído! 

 

Frontal  

IMG_20180722_201629.thumb.jpg.08b10d655d430688406fb85889ddc538.jpg

 

 Lado direito visto de cima, acrescentei pedra lá trás ao fundo.

IMG_20180721_004537_874.thumb.jpg.bf3a8b14c4612829ba062a7c54b59be8.jpg

 

Vista do sofá

34d98fda1b83de5e2184cfc5b03a2263.jpgaad79456fc560bc4c3a1d5a793679ff7.jpga8d3ef7914ac76fd47ff6b43a7a8126e.jpg62028e498e265fe1d3d82c88f6803af6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vera

Se agora já esta muito bonito,depois de plantares,vai ficar com certeza um espectáculo,essas pedras,como o Bruno diz,a mim também me faz lembrar o estilo Mordor,do filme Senhor dos anéis,são muito bonitas mesmo.

Abraço Álvaro Silva

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Álvaro, pelo apoio, espero que sim, corra bem!!! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Vera,

Aqui vem o chato só para dizer mal, já deves estar habituada ao meu criticismo, vou começar !!!

Lado esquerdo com bom equilibrio trocava a pedra maior junto ao vidro pela imediatamente a seguir com isto reforças o ponto focal a 1/3 e evitas o reflexo no vidro !!!

Depois em sequência disto e tendo o lado esquerdo mais destaque o caminho de areia devia seguir para o mesmo lado de modo a que o olhar nao se disperse !!!

Acho que com estas duas pequenas alterações o layout vai ganhar muito !!!

Abracito

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

  • Gosto 1

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Vera,

Aqui vem o chato só para dizer mal, já deves estar habituada ao meu criticismo, vou começar !!!

Lado esquerdo com bom equilibrio trocava a pedra maior junto ao vidro pela imediatamente a seguir com isto reforças o ponto focal a 1/3 e evitas o reflexo no vidro !!!

Depois em sequência disto e tendo o lado esquerdo mais destaque o caminho de areia devia seguir para o mesmo lado de modo a que o olhar nao se disperse !!!

Acho que com estas duas pequenas alterações o layout vai ganhar muito !!!

Abracito

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk


@Nuno M obrigado, é isso mesmo que pretendo, já outra pessoa me chamou à atenção da mesma coisa, a questão é que eu vou ver o aqua de frente como tu estás a imaginá-lo e como toda a gente se preocupa especialmente para concursos Mas eu vou observá-lo mais do sofá que é do lado esquerdo e por isso achei mais piada ao caminho do lado direito porque do sofá vou vê-lo e mudando acabo por não o ver!

Sobre a mudança das duas pedras fiquei sem dúvidas, já tinha reparado nisso do reflexo, mas com a preocupação do layout em V invertido, não me tinha ocorrido essa hipótese. Vou mesmo mudar!

Caminho - Mesmo assim vou experimentar, questão que se põe, que plantas é que ponho onde está o caminho agora, área com menos luz, que plantas coloco lá????

Sobre as zonas das diversas plantas achaste bem as minhas escolhas ???


@Ignace estou a pensar usar musgo pontualmente, mas ainda não me decidi por qual, queria dois tipos.


Sugestões? Estava a pensar em cladophora em alguns sítios.





Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Independentemente do sitio onde vais ver o layout como está não lhe acho nenhum encanto, nao acho que acrescente nada ao layout, quase que ter apenas uma pequena baia seria melhor !!! Se o mesmo acabar para tras do ponto focal e de mais impacto ganhas pela certa mais profundidade !!!

Quanto as plantas eu nao me preocupava minimamente com 2 TS vais ter de te preocupar é com luz em excesso

Convesso que nem olhei para as plantas que vais colocar, apenas em termos de composição acho que ainda pode melhorar e muito !!!

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

  • Gosto 1

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A votos, quem prefere o layout 1, como estava antes...

 

Frontal  

 

34f896b84aad4fa6e2c5f0e5ec1668d0.jpg

 

 

Layout dois....

9d5b97193fe5fa05e3ea568e50310dac.jpg

 

Caminho a meio está fora de questão!

 

Depois das vossas respostas logo decide, uma coisa é certa, não se pode agradar a gregos e troianos, portanto... Mas chutem as vossas opiniões sinceras.

 

Enviado do meu VKY-L09 através do Tapatalk

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia cara Vera!

 

Sou novato neste mundo dos plantados, mas na minha humilde opinião, a versão 2 do teu layout está mais bem conseguida. É mais agradável e harmoniosa. Gosto bastante e espero um dia conseguir estar a esse nível. :)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vera.
Eu gosto mais do primeiro.
No entanto acho que algumas alterações introduzidas pelo segundo estão muito bem conseguidas.
Passo a explicar a pedra do lado esquerdo do primeiro layout estava a distrair muito a atenção daí que o segundo tem um feeling mais harmonioso.
Mas para mim no global o segundo e mais simétrico com os foi lados muito semelhantes, e as proporções e alturas nos dois lados iguais , o que para mim parece monótono e pouco natural, acho que o primeiro apresentava um ar mais natural, porque as pedras pareciam menos ordenadas.
Também acho que o caminho do primeiro fica melhor que no segundo.
Mas os dois tem os seus pontos fortes sobre o outro.
Mas isto é apenas gosto pessoal pessoais, tu e que estas a ver o layout ao vivo.



Sent from my GT-I9305 using Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais