Retrieve Forefathers


Vera Santos

Recommended Posts

1 - Nome do Aquário
Temporáriamente foi No name yet!!!

1.1 - Nome final (19 DE JAN) :

Retrieve Forefathers!!! 

2 - Data da montagem

23.09.2018

Dry start method até 21.12.2018

Data em que foi plantado e cheio - 22.12.2018

3 - Dimensões do aquário 
3.1 - Volumes bruto e útil
90P ADA Style - 90*45*45 - Vidro extra claro - 182.250L brutos / 150L úteis
Comprada em 2° mão ao membro Francisco por coincidência num anúncio no OLX, que fez o favor de mo transportar e entregar em mãos em Lisboa por 100€, construído por Centrividro no Cacém. (2016)

3.2 - Estrutura/móvel
120X50X50cm em ferro com placa de contraplacado marítimo. Comprada em 2016, 2 mão no OLX - 60€
 
Reforço em com tampo em pinho maciço, cortado no Leroy & Merlin de 2cms. 45€ +-. (2018)
 
Placa em PVC Branca A ser personalizada. Cortada é vendida pelo Tozé Nunes. +- 35€, (2018)
 
Por colocar e comprar uma lateral à medida, pré - furada, a pedir ao mesmo. 

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro
Sicce Whale 350 (Caudal: 1.100L/H) (2017) - Soluções Aquaticas
 
substituído por
 
Eheim professional 4+600, comprado em 2 mão ao membro e amigo Paulo Soares. 175€ (2017)

4.2 - Termostato
Eheim-Jager 300W
 
substituído por
 
Termóstato externo Hydor 300W, 60€ comprada Solucões Aquáticas. (2018)

4.3 - Iluminação/Foto-período
1 Calhas de led's Twinstar 900E series  175€ Aquafish (2017)
 
1 Calha de led's Twinstar 900E series
150€ ao membro e amigo Paulo Soares. (2017)
 
Fotoperiodo de 10h


4.4 - Sistema de CO2
 
Garafa co2 com extintor 5 kg, em segunda mão, recuperada e validada por intermédio da Ecoarium. 
 
Redutor de 2 Manómetros com válvula de ajuste fino integrada, aquaristik, Zanclus. 
 
Válvula solenóide (Aquafish)
 
JBL proflora direct 16/22 - Soluções Aquáticas. (2018)
 
4.5 - Outro equipamentos adicionais
 
Bomba doseadora de 3 canais - a adquirir. 
 
5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil

4 Sacos de Neo Plant Soil 8L, Soluções Aquáticas. 
+- 2 ou 3 sacos de Neo de montagem anterior comprados à Aquafish (2015)
 
1 saco Neo usado de (2014 de montagem anterior) 

5.3 - Decorações 
30kg de Rocha Vulcânica preta/Vermelha/Lava Rock - Loja/armazém de artigos de construção civil e jardinagem (2017)

6 - Fertilização
Macros 
Nitrogen; Phosphorus - Aquafish, já tinha (2016)
 
Potassium da gama Seachem Soluções Aquáticas 
 
Substituídos por 
 
Aquaforest, AF macro - Deep Blue Aqua
 
Micros 
Iron Seachem - soluções e Trace da Seachem, oferecidos pelo membro Paulo Soares. 
 
Substituídos por 
 
Aquaforest, AF Micros - Deep Blue Aqua
 
________________________________________
 
Seachem Flourish Exel 100ml - Deep Blue Aqua
 
________________________________________
 
Neo PLANTS ST. LONG a experimentar. 
 

7 - Fauna 

7.1 - 
 
40 - Cardume de Simulans - Deep Blue Aqua

7.2 -
 
1 Colisa Lalia macho - Deep Blue Aqua
 
1 Colisa Cobalto fêmea - Deep Blue Aqua
 
7.3 - Betta Splendens  "Half Moon" branco macho, não é puro. - Deep Blue Aqua 
 
7.4 - 3 "Caracóis" Pseudomugyl Furcatus
 
7.5 - 10 Caridina multidentata "Caridina Japónica" 
 

8 - Plantas
8.1 - Quantidade e espécie 
 
3 vasos - Micrantemun Monte carlo - Zanclus -  @aquaflora.nl 
 
2 vasos - Alternanthera reineckii - Soluções Aquáticas - @aquaflora.nl
 
2 vasos Bucephalandra lamandau mini red - Soluções aquáticas -
@aquaflora.nl 
 
1 vaso - Staurogyne reppens 1vaso Soluções aquáticas - @aquaflora.nl 
 
2 vasos - Rotala sp Green - Soluções Aquáticas - @aquaflora.nl 
 
2 vasos - Rotala sp vietnam - Soluções Aquáticas - @aquaflora.nl 
 
3 vasos - Rotala wallichii - Zanclus - @aquaflora.nl
 
Em falta e à espera de disponibilidade:
 
2/3 Rotala vietnam H'ra - @aquaflora.nl 
 
2/3 Rotala rotundifolia orange juice - @aquaflora.nl - Nova planta! 
 
2 vasos de Eleochris sp. mini - @aquaflora.nl 
 
4 vasos de Bucephalandra a escolher ainda - @aquaflora.nl 
 

9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água:
 
Ph - 6.6/6.8
Gh -  
Kh - 
NO2 -
NO3 - 
NH3/NH4 - a medir
Temperatura - 26°
 
 
9.2 - Frequência das TPA's
 
1°semana - diariamente 70 a 80%
2° semana - diariamente 70%
3° semana - dia sim dia não 70%
4° semana - dois em dois dias 70%
5° semana - três em três dias 70%
6°semana - quatro em quatro dias 70 %
7° semana - uma vez por semana 70%
 
9.3 - Alimentação 
Ocean Nutrition Comunity Formula Pellets 100 - Zanclus 
Dia sim dia não, quantidade a adequada à fauna existente. 
 
9.4 - Tesoura Aquavitro Straight Spri - Soluções Aquáticas 
 
9.5 - Tesoura Aquavitro curved shears - Soluções Aquáticas 
 
9.6 - BacterAE 76
 
10 - Notas/Gastos
 
969.30€ + - 
 
11 - Agradecimentos, 
 
Um especial agradecimento a:
 
António Nunes 
Bruno carvalho
Fernando Francischelli 
Filipe Oliveira 
Ignace Sanches 
Ismael Figueira 
Luís Cardoso 
Nuno Matos 
Tiago Miravent 
Vasco Ferreira  
 
e demais participantes neste tópico, todos me ajudaram a chegar ao fim de um projecto, com o seu apoio, muito ou pouco contributo, todos importantes para mim. 
 
 
 
12 - Fotos
 
Primeiras fotos, primeiros passos, a recuperação da estrutura. 
 
Ora estive a lixar a estrutura na totalidade com a ajuda de uma Black & Decker.

21684250_1907060229615452_210528779_o.jpg

Agora estou a pintá-la, vou dar 3 de mão.

21684466_1907461002908708_1267656014_o.jpg

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Vera a ir High-tech! Não sei como não vi este tópico. 

Material de topo! Tem tudo para correr bem!

Força e vai atualizando.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Gonçalo, vamos lá ver como isto corre, a primeira montagem aqui em casa foi engraçada pelo convívio, mas na verdade teve pouca mão da minha parte no conceito do mesmo, serviu para me apaixonar pelo aquascaping, após muitos anos como fishkeeper, e ainda sou de ciclideos.
Depois montei os dois cubos para camarões o que me deu muito prazer, e pensei acho que sou capaz, vamos lá ver.
Desta vez, quero ser eu a tentar chegar a uma montagem que se diga minimamente razoável, depois talvez convide alguns comparsas para ajudar na plantação...este aquário é para comemorar os meus 50 anos e dar algum brilho a 2017 que acabou por ser triste mas a vida continua, e temos de seguir em frente. E para mim este aquário vai dar-me animo para continuar o meu caminho, a intenção é conseguir aguentá-lo o mais tempo possível.
Vou precisar bastante da vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vera,

Tenho as minhas plantas todas em modo Cruzeiro no aquário ate ir iniciar a minha montagem.
Como nao as vou usar, Se as quiseres posso voltar a meter mais fertilização para se manterem em condições ate ires fazer a plantação.



Isto é.. se te interessar este tipo de plantas.

Bjsc87236da705f4a451db6e68159936a28.jpg5075e3652830b768b4d4940140b5c0ea.jpg0ab2a26ce4d5f92ea00c1b9c0cf6ff5e.jpgd999867b7456b7fe1f68a0966dbe6c9e.jpgbb47ea07af37fa5e9da8aed600079791.jpgfe86887b61da6440d35959a3439299bd.jpgd3b9a3706f09a3b69d28061ff976a046.jpgb319563e71e3d72faabffa4a9ef836d8.jpgfcba38b8da00962f483bbf6d6d461138.jpgd9542136d27fc47c96d0f5cde4630abc.jpg983e5051dd4f0ca5659ebffb3a19077b.jpg

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vera Santos disse:

Obrigada Gonçalo, vamos lá ver como isto corre, a primeira montagem aqui em casa foi engraçada pelo convívio, mas na verdade teve pouca mão da minha parte no conceito do mesmo, serviu para me apaixonar pelo aquascaping, após muitos anos como fishkeeper, e ainda sou de ciclideos.
Depois montei os dois cubos para camarões o que me deu muito prazer, e pensei acho que sou capaz, vamos lá ver.
Desta vez, quero ser eu a tentar chegar a uma montagem que se diga minimamente razoável, depois talvez convide alguns comparsas para ajudar na plantação...este aquário é para comemorar os meus 50 anos e dar algum brilho a 2017 que acabou por ser triste mas a vida continua, e temos de seguir em frente. E para mim este aquário vai dar-me animo para continuar o meu caminho, a intenção é conseguir aguentá-lo o mais tempo possível.
Vou precisar bastante da vossa ajuda.

Claro que consegues! Com todos os workshops que já foste vais ver que é fácil.

Só dou um conselho, faz o layout com tempo, não tenhas pressa! De um dia para o outro a nossa visão muda bastante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, PAFS disse:

Olá Vera,

Tenho as minhas plantas todas em modo Cruzeiro no aquário ate ir iniciar a minha montagem.
Como nao as vou usar, Se as quiseres posso voltar a meter mais fertilização para se manterem em condições ate ires fazer a plantação.



Isto é.. se te interessar este tipo de plantas.

Bjs0ab2a26ce4d5f92ea00c1b9c0cf6ff5e.jpgbb47ea07af37fa5e9da8aed600079791.jpgfe86887b61da6440d35959a3439299bd.jpgd3b9a3706f09a3b69d28061ff976a046.jpgb319563e71e3d72faabffa4a9ef836d8.jpgd9542136d27fc47c96d0f5cde4630abc.jpg

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk
 


 

Olá Paulo, obrigada, como sempre prestativo e com bom coração, disso não tenho dúvidas! 
Mas agora estares a fertilizar por minha causa...já é pedir muito. :my_rolleyes:

Ainda tenho as pedras para lavar com a maquina de pressão, tão sujas, e depois se calhar vou experimentar bem a posição, quero fazer um monte do lado esquerdo para tapar a fresta posterior esquerda, fazer um declive e depois do lado direito fazer idêntico, ficar um vale ali mais ao menos a meio. Estou a pensar colocar as pedras maiores á frente, e depois ir andando para trás com as mais pequenas, para tentar dar profundidade...quem sabe um caminho  ou uma praia á frente, sei lá já estou a fervilhar ideias....:my_biggrin:

O Gonçalo tem razão tenho de pensar bem...ver bem, vou demorar um bocadinho, mas gostei muito das imagens das plantas acima mas precisava que as identificasses de qualquer maneira, passam-me sempre os nomes delas, fora a tripartida que sempre gostei muito, mas é uma planta que se tem de ter cuidado porque sem dares por ela está espalhada por todo o lado.
Esta semana já vou buscar as sacas de substrato, estão guardadas.

Entretanto hoje tenho novidades e estou apaixonada!

Quase 3 anos á espera de juntar tudo para este aquário é muito tempo e agora sentada na sala a olhar para ele, estou feliz! :my_tongue:

 

21985542_1910734862581322_1153233660_o.jpg

21951781_1910734825914659_1553160622_o.jpg

Já limpei o aquário, estava cheio de dedadas quando tirei a foto. LOL

  • Gosto 1
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Vera,
Quem agradece sou eu retribuo o carinho.
Nao tenho data para o meu novo inicio mas quando chegar a altura digo-te . Talvez ainda as tenha.
Muita calma como diz o goncalo. Olha se puderes faz uma bancada em madeira e testes.. testes..layouts.. e mais layouts ate que um dia vais dizer a ti mesma: É isto!!

Força miuda! Dá-lhe com alma!! Qualquer coisa apita.
Beijos

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Paulo, esqueceste-te de dizer o nome das plantas, das cinco que pus no meu post...

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo pelo Paulo, Limnophila Hippuridoides, Ceratopteris Thalictroides, Pogostemon Erectus e Myriophyllum Matogrossense. 

Vera, este vídeo ajudou-me quando fiz o Red Canyon, ensinou-me alguns truques para dar profundidade e outros como pôr lâ filtrante para encher espaços entre pedras de modo a que o substrato não caia.

 

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo, o vídeo explica bem a questão da profundidade, essa da lã de vidro é que não me tinha ocorrido, tenho de ver se compro no Leroy Merlin e também já tinha pensado comprar uma saca ou duas de 5kg de rocha vulcânica mais esmigalhada, para dar altura na parte de trás.

O problema vai ser arranjar pedras mais pequenas, não sei até que ponto será fácil de partir a rocha vulcânica, porque tenho alguma com aspecto mais espumoso (é levezinha e parece pedra pomes) e depois tenho da mais pesada, que até nem parece vulcânica... é bonita até.

 

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A vulcânica parte-se bem comparado com outras pedras, um escopro e um martelo faz o serviço fácilmente.

No Yama também meti rocha vulcânica como base do substrato para dar altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De cima para baixo:

Lobelia Cardinalis
Hotonia palustris
Ammnia Bonsai
Pogostemon Erectus
Didiplis Diandra
Myriophillum Matogrossense
Tripartida
Blyxa
Limnophilla Hipuridoides.

No meu set up tens todas. Mete o nome delas no google images e vês melhor.

Bjs

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade Vera esqueci de dizer uma coisa.. a Tripartida nao é assim difícil de domar.
Na realidade ela lança é runners bué compridos.
Cortas um e vem tudo atrás. É so puxar. É relativamente fácil de a manter cingida a um espaco. Nao te preocupes com isso.
Se fores ver ao meu tópico eu ate fazia e cortava tapetes inteiros dela . Na boa buinha mesmo! E é uma planta lindíssima que dá um toque muito "nature ". Força com isso.

Bjs

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui nesta foto vês um runner que se for preciso chega ao outro lado do aquário.. cheguei a tirar runners com mais de um metro. Se cortar aqui vem tudo atrás. 33671ede1548acb5c78a7034bf17c7f2.jpg

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje já fui buscar as 4 sacas de substrato, optei pela Neo, porque como sabem quando montei os dois cubos de 30l, utilizei aquagro num e Neo no outro e tirei as dúvidas, o tapete de Montecarlo e mesmo as outras plantas cresceram muito melhor é muito mais rápido. Isto deveu-se a um amigo ter dito que usava com sucesso o aquagro e realmente era mais barato, mas a diferença de 7€ compensa é acho que vale a pena.

Não consigo pensar a nível de plantas sem ver como sai o layout mas Montecarlo é quase certo, gosto muito e já lhe tomei o jeito.

Surgiu a dúvida na diferença de tamanho entre a estrutura e a base de aquário, daí salvaguardando alguma situação menos boa, falei com um engenheiro civil, meu amigo para me dar uma opinião, estou a aguardar as contas dele, mas parece que, tendo que reforçar a estrutura há solução á vista. É que a estrutura foi concebida para aguentar uma aquário de 300 L, tendo 120*50*50, contra os 90*45*45 do aquário. É que o aquário é novo, nunca chegou a ser cheio, mas comprei-o em segunda mão e foi em conta, e pelo tamanho também mais fácil de manter. Assim sendo á espera de luz verde para avançar ou resolver a situação de modo a ficar seguro, já que o investimento vai ser grande e por outro lado não quero ter outros prejuízos na minha sala.

Optei por fazer uma alteração á filtragem, vou vender o JBL 900 que tenho aqui é substituí-o por um Sicce whale 350, tem bom aspecto, trás é umas mangueiras cinzentas bem foleiras, vou usar as do JBL.

 

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo obrigada, eu utilizei tripartida na montagem anterior e gostei do efeito, gostei muito desta planta.
O aquário anterior está quase desmontado, nao vou aproveitá-lo, vai para o lixo, já fez o o seu serviço, tem 50 anos, tenho lá 6 peixes de fundo, para mudar para um aquário que montei a uma amiga minha. É giro é vê-los um ao lado do outro, é um contraste colossal.

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Por menos uns euros eu comprava um JBL 1501  por 129.00€... ou se quiseres mesmo um Sicce mais vale juntares mais 29€ e comprares o 500.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah e o sistema de ferrar no SIcce é nas mangueiras, se vais substituí-las tens de ferrar com a velha técnica do chupa-maria...

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/09/2017 at 21:57, Gonçalo84 disse:
Ah e o sistema de ferrar no SIcce é nas mangueiras, se vais substituí-las tens de ferrar com a velha técnica do chupa-maria... 

 

 

A sério, oooh que caraças....bem vou repensar, será mesmo? Mas tens experiência com eles? Ou viste algum comentário?

 

PS: o Ivo aconselhou este porque em termos de caudal a diferença é mínima, e o sicce mesmo atestado com matérias filtrantes, não perde tanto caudal como a fluval, JBL, etc. Ele achou que este era uma boa escolha, não esteve em causa o montante até que por acaso eu tinha a mesma ideia que tu, que o 500 ia fazer a diferença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que 200 l/h ainda é relevante, se fosse um de 1100 e outro de 1150l/h então realmente não valia a pena, mas de 1100 para 1300 vale bem os 30 paus.

 

whalew

 

Está aqui e na página da Solaqua o vídeo e mostra como se ferra.

Mas de qualquer modo ia na mesma para o JBL até porque a media biológica fica pouco atrás da Eheim (substract pro), da ADA (Bio Rio), da Seachem (Matrix) e da Equo (Stilla), a não ser que já tenhas aí algumas destas.

Podes ver aqui as diferenças entre as diferentes marcas.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vera,

Tenho no meu 250L um Sicce Whale 500 e acho que valeu bem a pena os 30€ a mais comparado com o 350. As mangueiras resolvem-se fácil, quanto à ferragem a chatice é mesmo o que o Gonçalo disse, ainda não coloquei uns lilly pipes exatamente por isso.

Mas de resto, aconselho com uma boa relação qualidade/preço. 

Boa sorte, a acompanhar!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vera,
grande projecto!

Tenho cá pedra vulcânica pequena (vermelha), devem ser uns 20Kg, podes levar o que precisares.
Filtros para mim é EHEIM e pouco mais... (bem podem andar às voltas)

:my_rolleyes:

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Vera, 

 

Mais vale tarde que nunca, uma espera tão prolongada só se pode traduzir numa montagem à altura. Tens aí um aquário com tamanho para fazer uma bela montagem, tal como já aqui foi referido, tem calma e vai brincando com o hardscape até ao ponto em que digas "É isto, não vou mexer mais". Se vais optar pelo estilo Iwagumi tenta dar bastante altura na parte de trás, e a colocação de pedras maiores à frente e mais pequenas atrás ajuda bastante no ganho de profundidade do layout. Quanto à flora, depois de teres o layout definido pensas nisso,  é nessa altura que vais perceber que plantas usar e onde melhor se encaixa cada uma. 

 

Quanto ao filtro, a minha opinião recai somente sobre os clássicos da eheim (é o único que tenho), são filtros robustos e bem construídos, não sofrem com problemas de fugas pois são desenhados para ser funcionais e não esteticamente bonitos. O sistema de ferrar é o famoso "chupa-maria" mas isso não lhes tira qualidade. O meu está cheio até cima com stila da Équo e não noto grande perca de caudal, faço manutenção aproximadamente a cada mês/ mês e meio e está sempre a bombar. 

 

Força para este novo projecto

 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais