Como começar nos ciclideos


Pedro Faria

Recommended Posts

Boas a todo o pessoal do forum. :default_jcb_cheers:

Sou novo por aqui e provavelmente vou-me repetir mas gostava da vossa ajuda antes de cometer os famosos erros. Gostava de me iniciar com um aquário para ciclideos pois não queria ir para plantas apesar de achar bonito e ter visto lindos tapetes, mas ainda não me decidi para onde me virar pois ainda não estou familiarizado com as espécies. O único material que tenho é um filtro externo que me arranjaram da Eheim 2215 e que penso ser um bom começo na filtragem. Falta-me ainda verificar o estado do material interior em que penso poder estar já em mau estado que é um filtro todo branco e outro preto, as esponjas azuis parecem-me bastante aceitáveis. Já li que aquários para ciclideos convém serem grandes mas se possível gostava de começar com o tamanho mais pequeno que fosse possível para ciclideos pois a zona e espécies não tenho por enquanto nada de especial em mente e basta-me os que for possível para eles estarem bem.

Precisava então;

Aquário-que medidas? estava pensando adquirir nos vossos parceiros no forum daqueles por medida.

Termostato- seria boa compra o Eheim jagher 100w? +-

Conforme o que me vierem a aconselhar em termos de espécies gostava de ajuda em relação ao substrato a utilizar e as rochas ou pedras e outros acessórios necessários e onde posso comprar

O que me está a deixar desanimado é o valor pedido pelos móveis e calhas de iluminação ser um pouco puxado mas com a vossa ajuda penso que arranjamos uma solução intermédia.

Em relação ao filtro externo o que me aconselham a pôr lá dentro e onde posso adquirir esses acessórios(tenho 5 esponjas azuis, 1 branca fininha e 1 preta tb fininha)

Não me vou alongar mais agora e vou esperar pelas vossas sugestões para me ajudarem a montar o aquário, depois vou fazendo mais umas perguntas conforme me vão surgindo.

Espero ter-me feito entender pois ainda não estou familiarizado com esta linguagem e que me rectifiquem caso tenha dito alguma asneirada.

Obrigado pelo vosso tempo com estas perguntas todas e fiquem bem :default_jcb_bowdown:

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que sejas bem vindo, ciclideos, pois é um grande mundo! Temos muitas espécies, ciclideos do lago malawi, do tanganyika, Victoria e por ai fora...depois tens ciclideos norte americanos, centro americanos, sul americanos, podem ser espécies de pequeno, médio e grande porte.

Ora no meu entender para ciclideos, quanto melhor é a filtragem mais vantagens trás. O eheim 2215 é um filtro bom, nada contra, tem um caudal de 620l/h e dizem eles que serve para um aquário de 350litros, pois dizem, mas não é verdade na prática...com matérias filtrantes o caudal acaba por perder 30 ou 40% de saída, é só fazer as contas. portanto para um aquário onde se querem manter ciclideos, no mínimo o caudal de saida deve ser de 5x o volume de água do aquario, eu por exemplo tenho sempre em conta 7x o volume de água e é isso que gosto de aconselhar...Para esse filtro aconselho um aquário de 100L mais coisa menos coisa. 80x40x40cm por exemplo

Para teres uma noção do que o filtro leva e não é só esponja, deixo uma imagem...

technik_filter_schichten_0.gif

Para escolheres o termoestato tens de saber primeiro o tamanho do aquário, a quantidade de agua a ser aquecida, 100l está bem 100w, se for perto de 150l jáé melhor o de 150w e por ai fora em números redondos.

Fundamental mesmo é saber o que queres manter e para isso só pesquisando, para aquários mais pequenos, talvez pensar em ciclideos anões, ramirezis, ou apistogrammas...agora se queres discus, escalares, já é curto, isto falando de sul americanos...

Malawis mínimo aquário com 120cm de frente e fauna bem escolhida, bem como tanganyikas, a não ser que escolhas ter um monó-espécie, falando em africanos, poderias pensar também em kribensis por exemplo, tens de pesquisar e ver bem o que queres manter.

Depois há que ser minimamente coerente na escolha dos companheiros...

Há também que ter uma noção do que é o ciclo do azoto, no inicio de um aquário, etc

Com a informação que deste são os conselhos possíveis para já.:my_cool:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com a Vera em quase tudo.
Só dividia circulação e filtração em sectores diferentes. Para aquários pequenos não é necessário, mas para aquários superiores a 120/140cm. Podes ter um filtro que faça 5x o volume da agua, mas depois podes compensar com uma bomba de circulação tipo powerhead ou wavemaker.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 36 minutos, NGE disse:

Concordo com a Vera em quase tudo.
Só dividia circulação e filtração em sectores diferentes. Para aquários pequenos não é necessário, mas para aquários superiores a 120/140cm. Podes ter uma filtro que faça 5x o volume da agua, mas depois podes compensar com uma bomba de circulação tipo powerhead ou wavemaker.

Pois também pode ser, fica mais barato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Vera por seres tão rápida a responder e vires-me ajudar. 

A tua recomendação a nível de aquário 80x40x40 vai ao encontro daquilo que pretendo e do espaço disponível pois estou com ideia de o montar na sala e ter o mínimo de trabalho possível, dai ter optado por ciclideos e não ter plantas apesar de reconhecer a sua beleza. Em relação ao filtro estou a ver que tenho que gastar um bom dinheiro para o pôr funcional ou posso utilizar como ele vem? Se assim for mais vale investir noutro, pelo que já li aqui o Eheim Liberty 200 poderia ser opção para mim? pois só custa 28€. No capitulo do termostato serve o Jager 100W? Esta parte pode estar resolvida assim?

Quanto às espécies estava aberto a sugestões de quem percebe e me ajudasse na escolha para esta dimensão de aquário. Pretendo um aquário estável, não preciso de muitos peixes nem de muitas espécies até pode ser um casal para lua de mel e não tenho nenhuma pressa em meter lá peixes enquanto não tiver as condições reunidas dentro do aceitável. Se as esperadas sugestões me agradarem será com todo o gosto que as transporto para o meu aquário pois neste momento são vocês que percebem disto e não eu, mas vou ser um aluno aplicado. Fico então a aguardar a vossa ajuda nesta etapa para depois passar ás outras.

Para iniciar o aquário estava a pensar SEACHEM PRIME e API AQUA FILTER ACTIV, fico bem servido?

Desculpem tanta questão mas só assim consigo ir para a frente com isto e pode ser que sirva para outros na mesma situação que a minha.

Um abraço

:my_cool: 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vais nada comprar um filtro de mochila ou hang on, como queiras. Então tens aí um filtro bom, só tens de comparar as matérias filtrantes, isto se ele está a funcionar, né.

Ora bem tens Sera Biopur, siporax, etc, pesquisa por matérias filtrantes, mecânicas e biológicas.

O termo de 150W é melhor, acaba por não accionar tantas vezes e poupas em electricidade.

Para iniciar compras, Stability, da Seachem.

O aquario podes mandar fazer por medida. Não compres kit's em supermecados.

Vá vai fazendo perguntas, estamos cá para ajudar.

Já pesquisaste por appistogrammas?

Tens a hipótese de ter tanganyikas, lindos e com um comportamento incrível, vai ver o meu tópico na área respectiva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como pensei que tinha que fazer um investimento grande para o filtro sugeri o de mochila. Então e as esponjas azuis? Basta comprar um pacote do biopur e por lá dentro? Podias-me ajudar melhor ou mais detalhado como devo fazer? O termostato subo para 150W e tudo bem. Para iniciar aconselhas-me este em vez dos outros,certo? O aquário estava pensando por medida como já tinha referido e pode ser então em 80x40x40, tens alguma recomendação onde adquirir? Em relação ao móvel podes-me dizer qual o modelo do IKEA e se aceita este aquário?

Quanto ás espécies com a tua experiência e tantas mudanças de peixes não me queres sugerir umas ideias? é que eu posso pesquisar e gostar de determinados peixes e não serem os certos para este aquário. Como não percebo ainda nada da matéria não queria fazer asneiras e como ainda não comprei nada é fácil não avançar mas penso que me vão ajudar a levar isto para a frente.

 

Mais uma vez obrigado Vera pela colaboração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ikea

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá por partes, disseste que tinhas esponjas, tira lá uma foto e coloca aqui, do filtros e esponjas.

Móvel tens no ikeia, eu tenho aqui dois um deles está em uso á 7anos, sei que há idêntico no olx, tenho uma aquário lá em cima no total pesa uns 170kg.

o aquário não é o desta foto.

13161197_1620438384944306_183368898_o.jpg

Perto de ti tens uma boa loja que é a mais próximo, no barreiro, é nosso patrocinador, podes ver preços e o que tem para oferta.

No topico tens que ler com paciencia, tens lá varias especies, tens de ver quais é que gostas mais, não sou eu que vou dizer o que vais manter, o aqiario é para ti, passa um bocado por fazer uma breve pesquisa das especies, postas aqui as que gostas e congugamos duas especies para o teu aquario, isto se estivermos a falar de tanganikas.

Apiostogrammas, podes por um casal juntamente com um cardume que se adapte a eles, tetras, cardinais, neons, nanastomus, etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

GRWJzh8p_o.jpg

 

E8wA1cHr_o.jpg

 

EkkoDWOH_o.jpg

 

OADVLj8X_o.jpg

 

O Filtro em questão é este e vem com a figura A e pelo o que me é dado perceber aconselhas-me a construir a figura B que é mais eficiente para ciclideos, certo?

 

Estou a recuperar o filtro pois os tubos tem algum calcário que vou retirar e as ventosas estão muito duras e talvez tenham de ser substituídas, lubrifiquei a parte do motor e está a funcionar. Depois tiro fotos do filtro e coloco para verem. Não mencionei porque achei que não servem para o que pretendo mas com o filtro vieram 2 Rena 300 W e estão a funcionar bem pois liguei à corrente e aqueceu num instante. Será que posso ligar algum ao meu aqua ou é mesmo demasiado?

 

Relativo ao peixes appistogammas pelo que li requer uma agua mais mole e eu aqui na minha zona a agua é bastante dura e calcaria e penso que vai mais ao encontro dos tanganikas que requer uma mais dura e vai -me facilitar um bocado a vida a quando das mudanças de agua senão teria de ser grande ginástica, logo estava mais inclinado para essa situação das 2 espécies e que até pudessem criar, devia de ser giro. Porque não me aconselhas 2 espécies e 1 ou 2 hipoteses,se eu gostar  avanço para montar o aqua. (estou mesmo preguiçoso) e vejo tanto peixe e gosto deles todos, depois uns são agressivos outros não e fico todo baralhado com as conjugações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei destes:

lamprologus multifasciatus, ocellatus, similis, signatus, kungweensis

Os multi e signatus parecem-me espectaculares e a criar é lindo de se ver, agora o que posso conjugar e nº de peixes. Podes-me dar algumas sugestões destas 6 espécies.

 

Grande revolução!

O que fiz de errado que o video não aparece, é só o link

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehehehe, estou contente, um companheiro para os tangs!!! muito boa escolha.:default_wub:

Ora se queres criar, shell dwellers é uma coisa se queres mantê-los é outra. Para criar e ve-los criar com êxito, o aquário teria de ser monoespecie, para manter terias de juntar um espécie de rock dwellers. Isso é uma coisa que tens de ter em mente e escolher...eu gosto de os manter, tenho normalmente duas espécies no aquário, já tive três.

Lamprologus multifasciatus, ocellatus, similis, signatus, kungweensis, gosto de todos eles, tens de escolher um. Lamprologus multifasciatus, ocellatus, similis são os mais fáceis de arranjar...mas nada é impossível, uma questão de encomendares numa loja mais perto de ti, são peixes que vivem em colónia, podes comprar 5, normalmente são juvenis e ainda não sexados.

A areia, com certeza tens ai praias perto, não como vai isso de poluição, tenta escolher um sitio onde não haja, agarras num bom balde, molhas os pes na arrebentação e trazes a areia de borla.:default_dance:
Também podes comprar numa superfície areia de sílica, sacas de 25kg, são baratas.

Tens também de arranjar conchas, se quiseres uma especie de rochas, podes apanhar pedras na praia, grandes pequenas, se forem alcalinas não tem importancia vão subir o ph que é o que a gente quer.
Monta o aquário, depois eles finalizam o layout.:default_naughty:

O termo de 300W é muita coisa...

Pois quanto ao filtro, seja para que tipo de aqua for é sempre a opção B

PS.: O móvel depois convém sempre reforçar... mas tens outras opções no ikea, moveis com fundo, o meu não tem, pesquisa isso, se quizeres colocas aqui o link para vermos.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vi uns Videos e até fiquei entusiasmado com a criação, mas se tiver 2 espécies já não criam?  Poderia juntar Multis com Signatus no aquário? quantos peixes devo colocar de cada espécie?

Sim aqui tenho facilidade em arranjar areia. Tenho a areia da praia de s.torpes que é fina e tenho por ex na costa do norte que é mais areao com aquele bago já maior. vou tirar uma foto a cada uma delas e depois coloco aqui. qual achas mais indicada.

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá criar criam, os alevins é que são papados pelos outros :-(

Não,  nessas dimensões, podes ter uma espécie de rocha outra de conchas, cada espécie marca o seu território... em cada extremo do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.seriouslyfish.com/species/lamprologus-signatus/

Não, todos os que falaste são de conchas - shell dwellers

Esse site aí em cima é dos mais fiaveis, é por ai que deves pesquisar os peixes :my_cool:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora vou levar o filtro a um entendido para verificar se está tudo ok. Aqui vai umas imagens

cjOAPcx1_o.jpg

Z0RuXE4j_o.jpg

kqfZh4Vj_o.jpg

MmFCbaEH_o.jpg

liqNq9KQ_o.jpg

XEBdDmFK_o.jpg

oUGVtio9_o.jpg

4XQAM61m_o.jpg

O que achas? vou ter de substituir tudo ou as esponjas aproveitam-se? Posso ponderar a compra dum novo tipo sicce100 ou o eheim250 dependendo do que tenha que gastar para ter este em condições?

Vou-me ausentar e talvez vá buscar as amostras de areia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que está otimo!! As esponjas claro que aproveitas, estão boas. Parece muito bem estimado até as patilhas de metal estão otimas
Não acredito que te saia mais barato comprares mais um filtro, mas vê lá, se ele está em condições...eu aproveitava. Obviamente novo é novo, mas logo vez depois de o meteres a trabalhar, experimenta com um balde de água.

Mas vais levar a amigo para ver ou loja?? Já viste do aquário??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um conselho "extra", mede o ph da água que vais utilizar e escolhe as espécies por ai. numa eventualidade de precisares de efectuar uma TP ou mudança de peixes, será menos uma preocupação que necessitarás de ter. 

 

O resto acho que a Vera está a fazer um optimo trabalho, em te orientar.

 

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Ricardo, convém comprares testes para verificares os parâmetros da água, com JBL, são os melhores Qualidade/preço e mais fiaveis. Tenho sempre pH, kH e gH, ainda por cima quando acabarem esses tens as recargas da JBl, e sai-te mais barato em termos futuros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ricardo pela dica. Quer dizer que estou bem entregue á Vera! Só estou pensando comprar o material quando estiver tudo minimamente delineado. Hoje fui dar umas voltas por alguns sítios aqui na zona para ver o que por aqui existe e de facto está muito pobre, pois algumas que existiam já fecharam portas. Passei tb por um chinês c´da terra e tinha umas conchas mas fiquei.me só pelas vistas de momento. Vou ver se arranjo lá na doca nos pescadores ou então nas marisqueiras, inclusive temos a famosa feijoada de buzios e pode ser que se arranje alguma cenas interessantes. Ainda estamos na areia e vai aqui umas fotos de 3 sitios diferentes. Há aqui muita pedra para apanhar mas fiquei-me só pelas fotos e quando me decidir é só dar lá um salto. Pode ser que com as marés vivas dê algumas relíquias á costa.

Temos este mais grado

7J4ZtY6B_o.jpg

qhoSUVnk_o.jpg

5lqL9yHs_o.jpg

Este é mais fino

a3Xqo83G_o.jpg

uyw60rP8_o.jpg

HiqK2zm1_o.jpg

 

E mais este

4d8RleQc_o.jpg

tZRDBS1J_o.jpg

O solo do areia mais grada é assim e a nível de pedras poucas e de pequena dimensão

AEBCN0Gg_o.jpg

nUal4gH3_o.jpgYbhjhMKj_o.jpg

Nas areias mais finas já grandes pedradas

7H93C0zK_o.jpg

Algumas parecem ter metal dentro

Pq3j8jkW_o.jpg

tPjEHP7O_o.jpg

NuiwNM30_o.jpg

E agora doutra praia em que as pedras são mais naturais, sempre conheci lá este tipo

qm00SeuP_o.jpg

TKmUT0Mf_o.jpg

YRLiitV6_o.jpg

O que me dizes desta prospecção, sou capaz de me safar neste capitulo na decoração.

O móvel e a iluminação é que me estão a baralhar as contas, ainda estou um bocado á nora. o chinês tinha lá umas calhas led ditas para aquário mas pequenas mas com preços simpáticos mas vou ter de ver tudo melhor.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena, isso é que foi passear!!!

Olha a areia quanto mais fina melhor, porque eles escavam, metem-na na boca e cospem para outros sítios, é tipo trabalhadores da construção civil....:my_biggrin:

Pedras tens ai variadas e com fartura, sem problema, as ferrosas eu metia de lado. Tens muitos géneros e bonitos, eu gosto de usar um único tipo de pedra por uma questão mais estética, acho que fica mais bonito.

Quanto ás conchas é uma boa ideia, búzios só vendo, alguns dão outros não, é preciso ter cuidado com os que se escolhe, têm de ter algum tamanho, acho que tenho umas conchas a mais é uma questão de ver onde estão e enviava-te. As outras tem de ser muito bem limpas e fervidas várias vezes, se cheirarem mal, é porque ficaram restos, toca a lavar e ferver até estarem boas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mais fina é a 3ª, mas eu gosto muito da 2ª que tb é fina mas tem os corais e pedrinhas triturados e misturados na areia, será tb uma opção? Que te parece.

No chinês vi por aqui isto:

vulvggyn_o.jpg

Com preço e tudo

EMVI8jFU_o.jpg

L5DXjQ5F_o.jpg

wRbWcttZ_o.jpg

qOBCcErE_o.jpg

 

Até se pode dizer que tem alguma variedade. Qual a tua opnião

Obrigado Vera pela disponibilidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho-me estado a aplicar e como tinha mencionado aqui a agua é mais para o duro e sai praticamente dentro dos valores pretendidos. Penso que pode dar para ter uma ideia. Pelas fotos que leitura fazes?

BExcOTos_o.jpg

 

YqCuCwDY_o.jpg

1icaXNhY_o.jpg

rzerItot_o.jpg

 

Editado por Pedro Faria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! 

 

è uma leitura difícil, pede a opinião ai em casa a duas ou três pessoas. E depois vai por ai. Não digas qual o valor que pretendes, pede para verem e qual o número que acham que é.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais