Road to Asgard


CarlosNunes

Recommended Posts

Olá a todos,

Deixo aqui o setup e umas fotos da minha nova montagem.

Aquário: 60x30x36 em vidro extra-claro

Luminária: Twinstar 600E

Filtro: Eheim Ecco Pro 300 com lilly pipes Blau

Hardscape:

Seiryu Stone

ADA La Plata Sand

Substratos:

ADA Power Sand

ADA Amazónia Light

Tropica Powder

Outros:

Sistema CO2 presseurizado + Válvula Solenóide + Redutor e Conta-Bolhas

Difusor Neo S

Termostáto Eheim thermopreset 100

Flora:

-Rotala Rotundifolia
-Rotala Green
- Hemianthus Micranthemoides
-Ludwigia Arcuata (poda dos aquários Aquaeden)
- Ludwigia Palustris (poda dos aquários Aquaeden)
- Alternanthera Reineckii Mini
- Cryptocoryne Albida "Brown"
- Hemianthus Callitrichoides "Cuba"

Espero que gostem! Um obrigado ao Miguel Reis e à Aquaeden pela ajuda na definição do layout.

large.59b56a3a7b521_RoadtoAsgard5.jpglarge.59b56a337bb35_RoadtoAsgard4.jpglarge.59b56a2c20497_RoadtoAsgard3.jpglarge.59b56a1fd56b2_RoadtoAsgard2.jpglarge.59b56a1c3688f_RoadtoAsgard1.jpg

Editado por CarlosNunes
  • Gosto 1
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos 

Hardscape espetacular!

A plantação também me parece bem, só retirava a palustris e metia rotala colorata ou assim, a folha da palustris parece muito grande para esse setup. Se quiseres mesmo mante-la pelo menos trocava-a pela Hra. O mesmo para a micranthemoides e rotundifolia. E optava também pela reinicki em vez da araguaia. 

De resto está brutal. 

A seguir com atenção.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma montagem para acompanhar o seu crescimento! A nível de flora o Gonçalo já disse tudo! Eu não sou grande apologista de separar as espécies de plantas como se de um holandês se tratasse, tal como nos camarões também gosto do efeito da mistura de diferentes cores,  daí gostar do efeito da mistura de plantas como as diversas rotalas assim como gosto de tapetes misturados! Dá mais trabalho manter mas o efeito é mais natural.

Sobre o hardscape nada a declarar :) tá espectacular. 

Já agora porque usaste Tropica powder com o sistema Ada? 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, antes de mais obrigado a todos pelos comentários!

há 14 horas, Gonçalo84 disse:

Boas Carlos 

Hardscape espetacular!

A plantação também me parece bem, só retirava a palustris e metia rotala colorata ou assim, a folha da palustris parece muito grande para esse setup. Se quiseres mesmo mante-la pelo menos trocava-a pela Hra. O mesmo para a micranthemoides e rotundifolia. E optava também pela reinicki em vez da araguaia. 

De resto está brutal. 

A seguir com atenção.

Abraço

Também estou ainda em fase de análise da plantação por isso é que achei melhor colocar aqui a imagem para discutir convosco e ter mais algumas opiniões sobre o assunto. Concordo com a questão da palustris e da colorata. Não percebi "o mesmo para a micranthemoides e rotundifolia". Que mesmo? trocar uma pela outra? Em relação á reinicki também concordo, mas fico à espera que alguém também dê outras alternativas viáveis que encaixem bem naquelas zonas

há 9 horas, Tozé Nunes disse:

Mais uma montagem para acompanhar o seu crescimento! A nível de flora o Gonçalo já disse tudo! Eu não sou grande apologista de separar as espécies de plantas como se de um holandês se tratasse, tal como nos camarões também gosto do efeito da mistura de diferentes cores,  daí gostar do efeito da mistura de plantas como as diversas rotalas assim como gosto de tapetes misturados! Dá mais trabalho manter mas o efeito é mais natural.

Sobre o hardscape nada a declarar :) tá espectacular. 

Já agora porque usaste Tropica powder com o sistema Ada? 

Boas Tozé. normalmente costumo sempre plantá-las em zonas distintas e a partir daí elas que façam o seu trabalho e se espalhem e misturem por onde quiserem, apesar de manter sempre algum controlo em relação a isso, principalmente para não misturar planos altos com baixos. Em relação ao Powder, utilizo-o como acabamento final por cima de todo o amazónia quando já está mesmo tudo completo. Por ser bastante mais fino, deixa um toque mais aprimorado aos acabamentos, principalmente em espaços mais apertados. Para além disso penso que facilite um bocado o processo de plantação. 

há 1 hora, brunofasoares disse:

Belo scape...

Gracias! :default_baned:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a sugerir trocares a ordem entre a rotundifolia e a micranthemoides. A HM como tem folha mais pequena ajusta-se melhor perto do caminho, só isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Layout muito bom Carlos,

A meu ver podia ser muito mais impactante se tivesse mais altura de substrato e as pedras principais estivessem mais perto da superficie, certamente teria muito mais profundidade, mas é realmente uma boa composição !!!

Vou acompanhar !!!!

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Gonçalo84 disse:

Estou a sugerir trocares a ordem entre a rotundifolia e a micranthemoides. A HM como tem folha mais pequena ajusta-se melhor perto do caminho, só isso.

Estou a perceber onde queres chegar, e estou com bastantes dúvidas se a micranthemoides será ou não será a planta ideal para este layout. Qualquer outra sugestão é sempre bem-vinda

há 2 minutos, Nuno M. disse:

Layout muito bom Carlos,

A meu ver podia ser muito mais impactante se tivesse mais altura de substrato e as pedras principais estivessem mais perto da superficie, certamente teria muito mais profundidade, mas é realmente uma boa composição !!!

Vou acompanhar !!!!

Muito Obrigado Nuno, tive exatamente a mesma sensação depois de o finalizar, tal como tenho a sensação que falta alguma coisa ao lado direito do layout! Não vou remexer na altura, mas se achar indicado talvez opte por adicionar ali mais qualquer coisinha à direita enquanto não me decido com a flora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto as plantas eu não utilizava moitas neste layout, tens muito mais a ganhar usando uma Juncus Repens, Cyperus Helfery, Eleoecharis Montevidensis, Eleoecharis Vivipara, Valisnéria nana, assim de repente são escolhas que acho que se enquadrariam ai muito bem, dando mais profundidade !!!

Pensar bem em plantas de apontamento para fazer varios planos nas laterias assim como na areia !!! Hydrocotyle Tripartida/Verticilata, Eloecharis Pusila, Pogostemon Helferi, Staurogyne Repens/Porto Velho, Lobelia Cardinalis Mini, Althernanthera Reinickii Mini/Purple, bucephalandras entre as rochas !!!

O tapete são os classicos, cuba, monte carlo, glosso, elatine, eloecharis !!!  na areia poderas usar Marsileia Crenata/Hirsuta !!!!

São apenas sugestões apesar de tudo quem tem de gostar és tu !!!

 

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Nuno M. disse:

Quanto as plantas eu não utilizava moitas neste layout, tens muito mais a ganhar usando uma Juncus Repens, Cyperus Helfery, Eleoecharis Montevidensis, Eleoecharis Vivipara, Valisnéria nana, assim de repente são escolhas que acho que se enquadrariam ai muito bem, dando mais profundidade !!!

Pensar bem em plantas de apontamento para fazer varios planos nas laterias assim como na areia !!! Hydrocotyle Tripartida/Verticilata, Eloecharis Pusila, Pogostemon Helferi, Staurogyne Repens/Porto Velho, Lobelia Cardinalis Mini, Althernanthera Reinickii Mini/Purple, bucephalandras entre as rochas !!!

O tapete são os classicos, cuba, monte carlo, glosso, elatine, eloecharis !!!  na areia poderas usar Marsileia Crenata/Hirsuta !!!!

São apenas sugestões apesar de tudo quem tem de gostar és tu !!!

 

Percebo a tua questão em relação à profundidade e não discordo nada, mas plantas desse género não combinam muito comigo, prefiro optar pelas moitas, agora resta-me decidir quais as plantas ideiais para o fazer. Os apontamentos são mesmo para ser feitos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos, uma semana depois da montagem do Hardscape finalmente a plantação e o aquário cheio! Let the games begin :default_jcb_sterb029:

Lista de plantas:

-Rotala Rotundifolia
-Rotala Green
- Hemianthus Micranthemoides
-Ludwigia Arcuata (poda dos aquários Aquaeden)
- Ludwigia Palustris (poda dos aquários Aquaeden)
- Alternanthera Reineckii Mini
- Cryptocoryne Albida "Brown"
- Hemianthus Callitrichoides "Cuba"

large.59befc8265e3f_RoadtoAsgardPlanted.jpglarge.59befc7b7cea7_RoadtoAsgardPlanted3.jpglarge.59befc747ad3e_RoadtoAsgardPlanted2.jpglarge.59befc70d1a30_RoadtoAsgardPlanted1.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um reparo Carlos,

A R. Mini encostada ao vidro lateral vai tirar muito pretagonismo ao restante layout, faz uma moldura com montecarlo até ao fundo, outra coisa teres a mesma no lado esquerdo e direiro tambem fará com que se perca o ponto focal do aquario !!! Mantinha apenas a mesma no lado esquerdo !!! Assim como a palustris vai contrabalançar o layout e torna-se visualmente cansativo !!! 

Mas mais uma vez tu é que tens de gostar !!!

 

 

Editado por Nuno M.

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, Nuno M. disse:

Um reparo Carlos,

A R. Mini encostada ao vidro lateral vai tirar muito pretagonismo ao restante layout, faz uma moldura com montecarlo até ao fundo, outra coisa teres a mesma no lado esquerdo e direiro tambem fará com que se perca o ponto focal do aquario !!! Mantinha apenas a mesma no lado esquerdo !!! Assim como a palustris vai contrabalançar o layout e torna-se visualmente cansativo !!! 

Mas mais uma vez tu é que tens de gostar !!!

 

 

Olá Nuno,

Mais uma vez obrigado pelo feedback. O tapete que tenho não é de monte carlo mas sim de cuba. Percebo o que queiras dizer em relação a  r.mini contra o vidro e realmente é verdade, vou tentar que o tapete molde o vidro e que ela fique mais no meio. Em relação a mesma no lado esquerdo e direito estás a falar do tapete? Porque a r.mini so se encontra a esquerda, que na direita estão as albida.

Com o crescimento das moitas da rotala por detras da palustris penso que essa questão se dissolva e esta passe mais despercebida não contrabalançando tanto o layout, pois também no outro lado estará a arcuata a crescer em frente da micranthemoides.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Carlos, 

 

Já foi tudo dito, o hardscape está muito bom porém podia ter um pouco mais de altura para ganhar mais profundidade. A selecção de plantas também me parece bem e concordando com o Nuno a reinikii não deveria ficar encostada ao vidro isto dá-lhe maior destaque no reflexo do vidro e acaba por lhe dar mais dimensão tornando-se no ponto focal. Com um layout destes isso seria uma pena. Uns apontamentos de eleocharis acicularis mini no meio da cuba para dar um ar mais natural e por fim uns apontamentos de marsilea hirsuta no caminho de areia encostado ás pedras. A palustris misturada com a rotala parecem-me uma boa aposta, tonalidades diferentes vão fazer um bom contraste.

 

A acompanhar

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

15 dias depois, uma atualização após poda as moitas. Como é possível ver muita alga filamentosa....

Fertilização: ADA neutral K e ADA mineral

 

large.59d1183f7c6d2_RoadtoAsgard15days.jpg

Editado por CarlosNunes
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas Carlos, 

 

Essas diatomáceas são perfeitamente naturais, vai aspirando o que conseguires e conjuga com TPA's regulares. Aposta na equipa de limpeza, umas caridinas são ótimas para te dar uma ajuda com as algas.

Há aqui algo que me está a intrigar, não consigo desligar da pedra que está na frente quase encostada ao vidro.. aquela sombra parece que está ali a criar um "vazio", entendes? Talvez se a conseguisses puxar um pouco mais para trás conseguisses neutralizar esse efeito. 

 

Abraço  

 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.