Ajuda com quantidade de CO2


taiko

Recommended Posts

Boas. Dando seguimento a este tópico, gostava que me ajudassem com a quantidade de co2 necessária para injectar no aquário. Deixo aqui a mensagem que escrevi no outro tópico:

Boas. Comprei ontem o redutor (juntamente com um casal de Ramirezi e um cardume de Termaterina(?), que já estão na casa nova), na SolAqua. Quanto ao redutor, ainda não montei mas a rapariga explicou-me mais ou menos como se monta. Mas antes disso, gostava de saber, face à minha iluminação, a quantidade de co2 que injecto para o aquário e se, apesar de a iluminação ser relativamente fraca, irá fazer um efeito significativo nas plantas.

 

Isso e gostava de saber as quantidades recomendadas para fazer a minha fertilização. Já tinha os 'pós' e já tinha feito anteriormente a solução mas não sei se estava correto. Nunca cheguei a perceber se os valores recomendados são por semana ou por cada fertilização.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Taiko.

Antes de mais é importante referir que um plantado só resulta em condições com uma boa ligação Luz-CO2-Fertilização. Estes 3 componentes devem estar equilibrados, é errado, por exemplo, dares demasiado co2 se nao tens iluminação suficiente para o acompanhar, ou caso contrário. No meu ponto de vista os 3 são essenciais e não devem existir uns sem os outros. É claro que há aquarios lindissimos sem CO2 mas são feitos por aquariofilistas super experientes e demoram o dobro do tempo a ficar composto. Agora com o CO2 vais ja notar uma grande diferença no teu aquário.

Quanto à fertilizaçãoe ao tipo de iluminação que estás a usar, deixo para os mestres, porque não costumo usar DIY, mas tens muitos tópicos explicativos aqui no fórum.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.
Sim, isso eu sei. Preciso de ter um equilíbrio entre os 3. Precisamente por isso é que estou a perguntar isto.

Eventualmente, hei-de fazer um upgrade à iluminação mas não para já. Não há t€mpo. lol

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@taiko,

Com a ajuda do drop checker já podes ter noção da quantidade de co2 necessária.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, é verdade, sim senhor. Já nem me lembrava disso. Até tenho aqui isso comprado há muito. LOL xD

A ver se experimento amanhã, isso.

Quanto à fertilização, sabes se os valores indicados (em relação à mistura dos pós) é semanal ou por dose?

Tipo, nesta imagem, por exemplo, as 25 gramas de nitratos serão adicionadas ao aquário por cada vez que fertilizo ou ao longo de 1 semana?

e9YSb82.png

 

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse exemplo, as 25gr são para 500ml, ao dares 10ml por semana são 50 doses, ou seja, estás a dar 0,5gr por semana (500/10=50 / 25gr/50 doses = 0,5gr).

Todos os pós que estão aí mencionados são diluídos nos 500ml, que vais dando durante 12,5 mêses (40ml por mês = 10ml por semana)

Cumps,

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, ok. As 25 gramas são da solução completa.

Bom, sendo assim, se calhar os valores são muito baixos, mesmo tendo uma iluminação não tão boa. Tenho que ir fazendo experiências, então, estou a ver.

 

Obrigado. Já me deste aqui uma boa ajuda. ;)

  • Votar + 1

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais