Ajuda com a receita caseira de gelatina


Jota9913

Recommended Posts

Boas a todos! 

Comecei recentemente a montar um aquário de 115 litros e queria plantar eleocharis parvula, mas para tal preciso de co2, e como os sistemas atuais são demasiado caros para o meu bolso, vi que há uma receita de gelatina, mas até agora não entendi bem porque tanto me dizem para usar 2 saquetas como me dizem para usar 4 saquetas de gelatina. Alguém me pode dar uma receita correta e bem explicada? Desde já agradeço toda a ajuda possível 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá @Jota9913,

Já ponderaste adquirir um sistema desse tipo da NEO?

Kit Neo CO2

Acho que sempre é mais seguro e ficas com o material caso queiras mais tarde fazer a tua própria receita ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Miguel Simões said:

Olá @Jota9913,

Já ponderaste adquirir um sistema desse tipo da NEO?

Kit Neo CO2

Acho que sempre é mais seguro e ficas com o material caso queiras mais tarde fazer a tua própria receita ;)

Cumps,

Boas Miguel, consegues me descrever mais ou menos como funciona esse kit e o que é? Obrigado pela sugestão! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basicamente é a mesma coisa que as ditas receitas caseiras mas com outro patamar de segurança (minha análise), faço um copy/paste da descrição do mesmo:

Agora é possivel ter um sistema de CO2 de Fermentação com um caudal constante, pressão suficiente para trabalhar com difusores e com uma durabilidade até 50 Dias ! 

Instruções de Uso : 

1º - Introduzir 300ml de água morna (50% de água a ferver + 50% água fria) dentro da garrafa NEO 
2º - Depois de fechar a garrafa NEO agitar pelo menos 100 vezes 
3º - Esperar 24h que a mistura se transforme em gelatina 
4º - Introduzir na Garrafa NEO 1 embalagem de NEO CO2 BIO
5º - Adicionar a Garrafa NEO 200ml de água morna (100ml de água a ferver + 100ml água fria)
6º - Retirar a tampa de fecho e introduzir a tampa com ligação ao tubo de CO2, o CO2 irá começar a sair
7º-  Quando o sistema NEO CO2 reduzir o seu caudal apenas a água no topo necessita de ser substituida e nunca a gelatina

São apenas 19,90€ pelo kit completo e podes sempre usar a tua própria receita mais tarde ;)

Nota que, prefiro recomendar um kit de co2 de botija, mas nestes casos de carteiras mais pequenas isto é QB!

Caso não te agrade, tens sempre a hipótese do co2 de campânula da Trópica como este

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 minutes ago, Miguel Simões said:

Basicamente é a mesma coisa que as ditas receitas caseiras mas com outro patamar de segurança (minha análise), faço um copy/paste da descrição do mesmo:

Agora é possivel ter um sistema de CO2 de Fermentação com um caudal constante, pressão suficiente para trabalhar com difusores e com uma durabilidade até 50 Dias ! 

Instruções de Uso : 

1º - Introduzir 300ml de água morna (50% de água a ferver + 50% água fria) dentro da garrafa NEO 
2º - Depois de fechar a garrafa NEO agitar pelo menos 100 vezes 
3º - Esperar 24h que a mistura se transforme em gelatina 
4º - Introduzir na Garrafa NEO 1 embalagem de NEO CO2 BIO
5º - Adicionar a Garrafa NEO 200ml de água morna (100ml de água a ferver + 100ml água fria)
6º - Retirar a tampa de fecho e introduzir a tampa com ligação ao tubo de CO2, o CO2 irá começar a sair
7º-  Quando o sistema NEO CO2 reduzir o seu caudal apenas a água no topo necessita de ser substituida e nunca a gelatina

São apenas 19,90€ pelo kit completo e podes sempre usar a tua própria receita mais tarde ;)

Nota que, prefiro recomendar um kit de co2 de botija, mas nestes casos de carteiras mais pequenas isto é QB!

Caso não te agrade, tens sempre a hipótese do co2 de campânula da Trópica como este

Cumps,

Quanto ficaria um kit de botija? O que eu vi até agora custava 200 euros.. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada disso amigo, tens mais barato e material decente:

Kit CO2 Solaqua Completo a 140€

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just now, Miguel Simões said:

Nada disso amigo, tens mais barato e material decente:

Kit CO2 Solaqua Completo a 140€

Cumps,

Realmente.. Vou ponderar as três opções e assim que decidir atualizo o post, obrigado pela ajuda mais uma vez  cumprimentos ;) 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, 

Difusor de CO2 - 10 Euros. 

Extintor de CO2 - 10 a 15 euros

Conta bolhas - 10 euros

Regulador - Não mais de 50 euros. 

Drop Checker - 10 a 30 euros (Conforme quiser).

 

 

É tudo uma questão de filtrar a informação no forum.. Procurar. 

E na web consultar o pricing de equipamentos.

Cumprimentos.  

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Na página de Facebook " aquariofiliaPT " está um membro de nome Pedro Aquino a vender um extintor de 2 KG (Cheio) por 10 euros. 

Aqui no Olx kit completo por 50 Euros

https://www.olx.pt/anuncio/kit-co2-para-aqurios-plantados-IDzNMc5.html#9695cac5a3

https://www.olx.pt/anuncio/2-botijas-co2-tmc-redutor-presso-tmc-IDAF2tI.html#3c1fbc3202

Em ambos podes negociar so o redutor. 

É uma questão de estar atento e procura. Há sempre muita gente (infelizmente) a desistir do Hobby ou a evoljuir comprando outros equipamentos e vendendo os que tem. 

 

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse link do olx não é do kit completo por 47 eur, mas sim apenas o conjunto redutor, solenóide e válvula de ajuste fino. A botija é à parte.

 

Dependendo da zona de onde és, caso tenhas que pagar portes e o valor dos mesmos, e também se esse vendedor no olx te dá garantia, talvez compense mais comprar numa loja. Em Lisboa há 2 a vender um kit parecido.

 

Quanto a recomendar extintores em fim de vida, eles são baratos mas não garantem a segurança de quem os usa, logo, por mais 30 eur compra se novo numa casa de extintores. Além disso, podem ser recarregados tranquilamente em vez de se andar a comprar outros também em risco de ruptura.

 

Eu uso 1, com redutor igual a esse do olx, mas na arrecadação, dentro de casa nunca. Assim, o redutor recomendo, a botija não, só nova.

 

Edit : não reparei que eram 2 links, o kit da tmc parece bom, também vi só o redutor a venda 15 eur ainda esta semana, o problema é que a rosca não era igual às dos extintores, o que faz com que só se possam usar as botijas da tmc ou com a mesma rosca, o que sai um bocado mais caro. Também podes colocar um adaptador na rosca.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

https://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/sistemas-co2/kits-de-co2/waterplant-kit-semi-pro.html

 

Boas novamente. Encontrei este sistema para aquários 150 litros, o meu é de 115, acham que vale a pena? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Esquece isso....isso são botijas descartáveis tão pequenas que para a tua litragem deve dar apenas para 2 ou 3 semanas, o valor das recargas que irias comprar durante o ano dava para comprares um sistema decente.

Para isso aconselhava-te este que sempre dá para recarregar por +/- 4€€ e dá para +/- 4 mêses a 2bps 7h/dia, esta foi a minha primeira compra, mas mesmo assim optei por comprar um kit decente já de 3kg com redutor, manómetros, válvula solenoide, válvula de ajuste fino, enfim...completo.

Uma coisa aprendi, quanto maior a recarga mais barato fica, ou seja, no meu exemplo recarrego as duas por 10€.....agora faz as contas! ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquecido, então achas que vale a pena adquirir aquele kit que me enviaste? Este : https://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/NeoC02

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E alias, achas mesmo necessário adquirir um sistema de co2? Plantei o aquário com eleocharis mini, sagittaria subulata e heteranthera zosterifolia. Como fauna tenho 6 neons, 1 corydora e 4 molinesias. Li num site que os plantados safam se bem sem co2, apenas não se desenvolvem tão bem 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem co2 não se safam, tem que haver sempre uma fonte de co2, tendo fauna acaba por haver sempre um pouco para algumas plantas com uma exigência de muito baixa, por exemplo anubias. Quando existem trocas gasosas à superfície também acaba por haver alguma "injecção" de co2.

 

É sempre bom ter injecção de co2 e a melhor maneira é mesmo o pressurizado.

 

 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Jota9913 disse:

Esquecido, então achas que vale a pena adquirir aquele kit que me enviaste? Este : https://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/NeoC02

Sim Jota, sem dúvida! ;)

Lembra-te, seja qual for a compra que faças, o kit terá que ter redutor, manómetros, válvula solenoide, válvula ajuste fino, quando eu comprei o meu primeiro kit paguei quase 100€  não tinha válvula solenoide e o redutor rebentou derivado a pressão a mais numa recarga.....fartei-me de comprar peças à parte e nunca tinha uma coisa funcional, hoje tenho mas tive de me render ao investimento e acabaram-se os problemas ;)

Por esse motivo, se tiveres de investir, investe de uma vez.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Miguel Simões said:

Sim Jota, sem dúvida! ;)

Lembra-te, seja qual for a compra que faças, o kit terá que ter redutor, manómetros, válvula solenoide, válvula ajuste fino, quando eu comprei o meu primeiro kit paguei quase 100€  não tinha válvula solenoide e o redutor rebentou derivado a pressão a mais numa recarga.....fartei-me de comprar peças à parte e nunca tinha uma coisa funcional, hoje tenho mas tive de me render ao investimento e acabaram-se os problemas ;)

Por esse motivo, se tiveres de investir, investe de uma vez.

Cumps,

E esse kit traz tudo ou tenho que comprar isso à parte? Sabes mais ou menos dizer me como funciona tudo? Nunca pesquisei assim muito sobre co2... Agradeço toda a ajuda desde já :) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a confusão......quando disse "sim sem dúvida" pensei que te referias ao kit de botija.

Se pretendes o kit da NEO com receita caseira, também é funcional, e vem pronto a utilizar, ou seja, depois de fazeres a mistura e aguardares 24h é que poderás coloca-lo a funcionar. (mas este kit da NEO não é a mesma coisa que um kit pressurizado, o pressurizado tu podes controlar a injecção de co2)

Como funciona o kit da NEO? nada de especial, basta seguires as indicações conforme te indiquei acima.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Inácio Sanches disse:

Sem co2 não se safam, tem que haver sempre uma fonte de co2, tendo fauna acaba por haver sempre um pouco para algumas plantas com uma exigência de muito baixa, por exemplo anubias. Quando existem trocas gasosas à superfície também acaba por haver alguma "injecção" de co2.

É sempre bom ter injecção de co2 e a melhor maneira é mesmo o pressurizado.

Como disse o @Inácio Sanches, não se safam, com o tempo vais acabar por ficar sem elas...

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Miguel Simões said:

Como disse o @Inácio Sanches, não se safam, com o tempo vais acabar por ficar sem elas...

Cumps,

Pois... Tive a procurar no olx e encontrei este kit, o que acham? https://www.olx.pt/anuncio/kit-co2-para-aqurios-plantados-IDzNMc5.html#8cd1f87e18

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já se falou sobre esse anúncio noutro tópico, esse preço não é do kit completo mas sim do redutor e solenóide, o que até é um bom valor, caso tenha garantia. Mas duvido que esse vendedor dê alguma garantia. O kit completo por 60 eur com extintor é um excelente preço se a botija estiver dentro da validade, se não, mais vale comprar uma botija numa loja de extintores. Para referência, eu estou para comprar uma a 36 eur, nova.

As botijas têm uma validade por um motivo, não concordo que alguém recomende sequer.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

33 minutes ago, Inácio Sanches said:

Já se falou sobre esse anúncio noutro tópico, esse preço não é do kit completo mas sim do redutor e solenóide, o que até é um bom valor, caso tenha garantia. Mas duvido que esse vendedor dê alguma garantia. O kit completo por 60 eur com extintor é um excelente preço se a botija estiver dentro da validade, se não, mais vale comprar uma botija numa loja de extintores. Para referência, eu estou para comprar uma a 36 eur, nova.

As botijas têm uma validade por um motivo, não concordo que alguém recomende sequer.

Então estou numa incógnita.. Não pretendo mesmo gastar mais do que no máximo 100 euros num kit de co2..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na solaqua consegues o redutor e solenóide por 53 eur. Vais a uma casa de extintores e perguntas que botijas têm, há lojas com garrafas usadas ainda dentro da validade. Dropchecker manda vir da china. Difusor também podes mandar vir, uso um barato no meu aquário de 60 e não tenho razões de queixa, apesar de que vou mudar para 1 em linha, que ficou por menos de 9 euros, da AliExpress. Também podes ver dropchecker, difusor e conta bolhas nos classificados. Faz as coisas com tempo que vais arranjar bons negócios.

 

 

 

Edit : atenção que vale a pena gastar uns trocos a mais num bom difusor, tens os neo que são excelentes por apenas 10 eur e os em linha da jbl que são os que no momento recomendo mais.

A melhor opção para mim é um reactor, usei um e só mudei porque infelizmente como o filtro era curto tive que mudar de filtro, mas as botijas duram eternidades e a dissolução é de quase 100%

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais