Aquabasis + manado ou flourite


Carlos Silva123

Recommended Posts

Ola malta estava a pensar fazer uma nova montagem low tech non co2 que Tom Barr fala sobre  Diana Walstad's, o que acham seria melhor usar tendo em conta os custos também claro, manado com aquabasis ou simplesmente seachem flourite? A minha duvida é que já li algures que flourite dificulta o enraizamento mas por outro lado ja li pessoal a aconcelha lo neste metodo.. ja o manado é super leve será que segura bem plantas como a echinodorus bleheri?

Editado por Carlos Silva123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

Seachem, Ada, Manado, Tropica é tudo argila. Uns mais outros menos carregados de nutrientes para dar o "Boost" inicial a qualquer aquario plantado. 

Alem da diferenciação da carga dos nutrientes, o aspecto seguinte que os distingue é a cozedura da argila.

Uns são mais compactos, outros não, outros são mais leves outros não, uns são mais porosos e outros não.. etc

De todos o Manado é o mais leve mas tambem o mais poroso. Não aconselhavel pela grande maioria para plantados porque com o fluxo da água o substrato mexe, e não consegues manter um layout fixo. E dependendo da flora então pior. Peixes que rastreiam o chão já se está a ver o que sucede ao Manado. Por outro lado o Aquabasis da JBL também como fertil é fantástico. 

O Seachem é de todos o mais compacto, denso e pesado. Mantém as formas de um layout é certo, mas para fixação de plantas é um martirio. E na hora de replantar então ainda pior. Parte-se os caules e raizes a tentar perfurar o substrato porque com o tempo a argila adensa-se ainda mais.

Quanto à Diana.. termos que recuar para bem perto ou até antes de 1998 e nessa altura não havia os substratos que existem hoje por isso aconselho-te a não ires muito por aí.. até porque não vais certamente meter o teu aquario ao sol, ou perto de uma janela, nem fazer plantação seca, etc. bem como escolher a dedo plantas de crescimento rápido que absorvam rapidamente nutrientes etc etc. 

Falar em Low Tech ou High tech nos dias de hoje já não se aplica. O facto de teres um aquario sem CO2 não faz dele um Low Tech. Se tivermos um aquario sem CO2 e com uma calha LED é o quê? Um Middle Tech? Percebes o ponto de vista?

Sê mais especifico sobre o que pretendes fazer. Porque se a ideia for um plantado bonito, não é sem CO2 que o consegues fazer. Se for um aquario para ter meia duzia de plantas que não requeiram grandes recursos é outra história. Podes manter um sem CO2 e vais tentando manter alguma qualidade com luz bem controlada e alguma fertilização.. até porque consegues obter algum CO2 através da fauna e derivados de carbono como o Seachem excel entre outros. 

Grande Abraço.

 

Editado por PAFS
  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, então basicamente o unico que se aproveita é o aquabasis ;) o que aconselharias a pôr por cima dele? Sem ser sustratos "soil" ... ora bem a ideia do Tom ( pelo que percebi) é um bocado diferente da diana um pouco mais modernizada onde envolve mesmo esses substratos de argila até mesmo fala em não precisar do uso de turfa ou um substrato fértil exclui também essas horas ao sol e a"hora de descanso" .. a minha ideia era mesmo seguir o metodo dele low light non co2 fertilização 1x semana 0 ou poucas tpas, crescimento lento.. plantado denso (denso porque segundo ele deve estar o mínimo 70% plantado para isto resultar)  com anubias echinodoros fetos de Java etc.. achas então que esse metodo não se aplica mais hoje em dia?? Tenho um aquario já preparado de 100x40x40 com uma calha vivagrow90 cerca de 3500lmns so me faltava mesmo decidir o/os substrato/s a usar e se vou co2 com EI ou se experimentava este metodo novo (para mim) ... 

Editado por Carlos Silva123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, 

O que disse é que como fertil o Aquabasis é excelente. Mas há outros como o Tropica Plant Growth. 

Em cima dos ferteis aplicas um substrato granulado. E aí já te dei a minha opinião. Além daqueles granulados que referi a titulo de exemplo há outros. Muitos outros como o novo NEO SOIL, o JBL  Proscape, Dennerle etc. 

As escolhas são vastas e múltiplas.

Eu usaria o Tropica PLant Growth com Tropica Soil, ou JBL Aquabasis com Tropica Soil. Mas isto para um plantado exigente. 

Não é o que me parece que seja o que pretendes fazer por isso usa um desses substratos e de todos eu não iria certamente para o manado pela leveza dele. De resto com excepção da ADA e da ELOS que têm sistemas mais complexos e encadeados qualquer um desses substratos serve o propósito de ter umas plantas de pouca exigência. 

Citação

minha ideia era mesmo seguir o metodo dele low light non co2 fertilização 1x semana 0 ou poucas tpas, crescimento lento.. plantado denso (denso porque segundo ele deve estar o mínimo 70% plantado para isto resultar)  com anubias echinodoros fetos de Java etc.. achas então que esse metodo não se aplica mais hoje em dia?? Tenho um aquario já preparado de 100x40x40 com uma calha vivagrow90 cerca de 3500lmns

Olha.. andas a ler e fazes muito bem, já fazes mais que muitos que só aparecem a disparar perguntas e não pesquisam nada. Por isso parabéns. 

Mas dou-te um conselho. Deixa de ler matérias do Barr..e de outros semelhantes a ele porque em tudo o que lês por essas bandas há sempre um "mas.." ou um "If?" e muitas questões por esclarecer.

Vai aqui à nossa secção denominada "Low Tech" e vê e lê os projectos que por lá estão sem CO2 (só não percebo qual o estigma que muitas pessoas criam à volta do Co2) e questiona os colegas daqui nos seus projectos para as duvidas que te surgirem que te garanto vais ficar muito mais elucidado que andar no Barr Report..

Com essa calha de 3500 Lumens tenho cá para mim que as anubias vão sofrer a menos que as escondas por baixo de troncos ..

Num aquario de 100/40/40 com essa calha de luz já te estou a ver daqui a uns meses a olhar para ele dentro de casa e a pensares..  "Isto podia estar bem melhor".. porque o desejo de evolução neste hobby afecta a todos. 

Pensa bem no que pretendes fazer porque encher um aquario (o tal densamente plantado do Barr..) de 100 cm por 40 tem que se lhe diga. Não estamos a falar de um aquario de 60.. com uma luz residual e escassos centimetros de grão.. para ser mantido a baixa velocidade.. 

Vai lá à secção e tira ideias e lê. 

Abraço

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, PAFS disse:

Com essa calha de 3500 Lumens tenho cá para mim que as anubias vão sofrer a menos que as escondas por baixo de troncos

esta intensidade dá para diminuir com controlador já daí a ter comprado por não saber bem o que queria ( e por não ser muito cara ;) )

obrigado vou dar uma vista de olhos mais aprofundada 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.