MELHOR TERMOSTATO PARA 15L


Recommended Posts

Olá pessoal!

Recentemente contactei a loja Fitónia para adquirir um aquário para um peixe betta e aconselharam-me um da Marina de 3.4L por 32€ mas estou a achar minúsculo. Quero colocar areia + uma planta + aquecedor + o peixe e acho que o pobre coitado vai-se sentir completamente enclausurado.
Qual seria o tamanho ideal do aquário para o betta? 3.4L? 5L? 7L?

Já agora, tenho preferência por aquários já com a luz led. Se me puderem recomendar algum não muito caro, agradeço.

Editado por adrianarsimoes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá @adrianarsimoes,

...3.4L por 32€!!!!! desculpa mas até os chinocas têm bem maior por metade do preço.....eu comprei um aquario cocoon 43L com tampa de vidro por +/- 35€ podes ver aqui!

Não te aconselho aquários menores que 10L para 1 betta (aliás nenhum aquário deveria ser menor que 10L), quanto maior a litragem mais fácil será o controlo dos parâmetros do mesmo.

Mesmo que o aquário não tenha iluminação, podes sempre inventar com um candeeiro de mola de secretária serve perfeitamente ;)

Agora por favor, não gastes dinheiro nos kit's do mercado só porque são baratos e trás tudo.......esse "tudo" é fraco em todos os sentidos!

O mínimo para um betta que eu aconselho é:

1. Aquario 10L
2. Filtro cascata 200 a 300l/h no mínimo
3. candeeiro de secretária +/- 10w 
4. termostato de 25w

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel,

Vejo que somos ambos de Coimbra! Encontrei um aquário de 15L no continente a 18€. Acha bom? Não deve é ter luz...
Para um aquário de 15L um termostato de 75W é muito? É que lá não encontro inferior a isso...

O que acha disto?

O aquário: https://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=4900144(eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente)

O termostato: https://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=4873304(eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente)

O filtro: https://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=4873315(eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente)

É tudo adequado ao beta?

Já agora, este produto para tratar a água da torneira, é bom? Como uso? https://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=4443554(eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente

 

Obigada!!

Editado por adrianarsimoes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Adriana,

Se for apenas para o betta, está tudo ok excepto o termostato que é demasiado potente para a litragem, ou seja, se faltar a luz e a água arrefecer quando a luz voltar vai aquecer muito rápido a água o que não é bom para o betta....

Em relação ao filtro, eu escolheria um de mochila.

Cumps,

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... Sim, é só para o betta. Eventualmente, no futuro poderei adicionar uma fêmea mas tenho dúvidas acerca disso por isso...

Relativamente ao filtro, o que é um filtro de mochila e porque é que recomendaria mais esse?

 

E sobre o produto, o que tem a dizer?

Editado por adrianarsimoes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adriana,

Filtro de cascata é como o do link que disponibilizo abaixo, o bom deste filtro é que não ocupa espaço dentro do aqua e sempre que quiseres limpar não necessitas de meter as mãos dentro do aquário, logo não molhas a mesa/movel :my_biggrin:

Filtro de mochila ou cascata

Na minha opinião acho que ficas melhor servida do que com um filtro interno.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok! Já percebi!

Já agora, já que somos ambos de Coimbra sabe-me recomendar um sítio onde possa comprar o tal filtro e o termostato? 
Prometo que não lhe faço mais perguntas :my_rolleyes::default_blush: Só quero o melhor para o meu futuro bichinho :my_heart:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu betta vive bem em 5l. Se tiveres tempo vê o tópico em baixo descrito.

Tpa de 80% 1vez por semana. E come como um "rei".

Se fores adquirir um filtro cascata, vai ser difícil o betta manter o ninho. E se quiseres adicionar uma fêmea para reprodução, podes preparar-te para guerras.
É apenas um betta, mas tem algumas necessidades especiais para reprodução. Lê um pouco sobre o tema, pode ajudar muito a definir o que queres para o futuro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, adrianarsimoes disse:

Gostava que me dissesse o melhor sítio em relação qualidade-preço :)

Olá Adriana,

Sei que há lojas de aquariofilia em Coimbra, mesmo assim compro sempre online, neste momento a loja onde compro o material é a do link que te disponibilizei acima ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, NGE disse:

O meu betta vive bem em 5l. Se tiveres tempo vê o tópico em baixo descrito.

Tpa de 80% 1vez por semana. E come como um "rei".

Se fores adquirir um filtro cascata, vai ser difícil o betta manter o ninho. E se quiseres adicionar uma fêmea para reprodução, podes preparar-te para guerras.
É apenas um betta, mas tem algumas necessidades especiais para reprodução. Lê um pouco sobre o tema, pode ajudar muito a definir o que queres para o futuro.

Olá! Muito obrigada pela info!

O aquário seria para colocar no meu quarto e a minha mãe está a fazer resistência por causa do barulho do filtro. Acha que um aquário de 15L, sem filtro, trocando 50% da água 1 vez por semana e aspirando o fundo, o betta viverá bem?

O meu problema neste momento é mesmo o filtro. Ou tenho o peixinho sem filtro ou não tenho nada :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive uma situação semelhante e durante a noite tinha de desligar o filtro. Nesse caso tinha camarões.
No caso do betta não interessa trocas gasosas na agua eles respiram ar. Quanto ao filtro, seria para manter a agua a circular, desta forma filtrava a agua. Tem a má opção de desligar o filtro durante a noite. Basta ter um temporizador, digo má opção porque as bactérias do filtro poderiam vir a morrer e sempre que se ligasse o filtro, aquela agua parada e com as bactérias mortas seriam despejadas no aquário. Num aquário maduro (3 ou 4 meses de utilização) não haveria grande impacto, porque o sistema iria aguentar essa carga. Mas num aquario recente, o ciclo de azoto pode prolongar. (Não sei se conheces o ciclo de azoto, deve ler sobre o tema).

Se te comprometeres de semana a semana fazeres a aspiração do fundo do aquário (areia, ou o que colocares) fazer a limpeza dos vidros e trocares a agua. Não deves ter problemas. Podes adicionar algumas plantas.dependendo da localização do aquário e da luz usada.

Não sei se me estou a esquecer de alguma coisa. Mas acho que se me esqueci o pessoal pode auxiliar. :)

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, NGE disse:

Já tive uma situação semelhante e durante a noite tinha de desligar o filtro. Nesse caso tinha camarões.
No caso do betta não interessa trocas gasosas na agua eles respiram ar. Quanto ao filtro, seria para manter a agua a circular, desta forma filtrava a agua. Tem a má opção de desligar o filtro durante a noite. Basta ter um temporizador, digo má opção porque as bactérias do filtro poderiam vir a morrer e sempre que se ligasse o filtro, aquela agua parada e com as bactérias mortas seriam despejadas no aquário. Num aquário maduro (3 ou 4 meses de utilização) não haveria grande impacto, porque o sistema iria aguentar essa carga. Mas num aquario recente, o ciclo de azoto pode prolongar. (Não sei se conheces o ciclo de azoto, deve ler sobre o tema).

Se te comprometeres de semana a semana fazeres a aspiração do fundo do aquário (areia, ou o que colocares) fazer a limpeza dos vidros e trocares a agua. Não deves ter problemas. Podes adicionar algumas plantas.dependendo da localização do aquário e da luz usada.

Não sei se me estou a esquecer de alguma coisa. Mas acho que se me esqueci o pessoal pode auxiliar. :)

Sim, a ideia seria limpar 1x por semana... No entanto, numa loja de animais, encontrei um filtro silencioso por 18€. E acho que vou adquirir já que acaba por ser um descanso visto que não terei que limpar todas as semanas, certo? No caso de adquirir o filtro de quanto em quanto tempo teria de trocar parte da água? 

"No caso do betta não interessa trocas gasosas na agua eles respiram ar."
Mas o filtro não serve também para limpar a água e torná-la mais cristalina?

"Quanto ao filtro, seria para manter a agua a circular"
O betta não se dá melhor em águas paradas? Tanto quanto sei esse é o seu habitat natural :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas perguntas.
Ver, se sou capaz de elucidar.

Se adquirires o filtro, só o limpas quando começa a perder caudal. Deves limpar com agua do aquário ou com agua descansada (sem cloro ou cloramina), habitualmente a agua da torneira é bem tratada e devido aos tratamentos que leva, mata as bactérias boas e más.
A agua cristalina vai depender das matérias filtrantes do filtro. O filtro é basicamente o coração do aquário. É ele que vai manter as bactérias boas para transformar a amónia em nitratos e nitritos, que por sua vez pode ser absorvido por plantas (ciclo de azoto).

Os killifish podem nascer em aguas paradas, mas esperam/procuram por aguas de corrente e os bettas na natureza (não deve ser o caso do teu. Espécies selvagens, são mais delicadas devido aos parâmetros da agua, tipos de comidas vivas, etc..), são de aguas brandas, mas não quer dizer que estejam paradas. Mas, a agua pode ter,bastantes plantas, algas e outros que ajudam, a que não exista amónia. No aquário, tem de haver uma certo fluxo de agua, para que restos de comida e dejectos possam ir para o filtro. Fica mais fácil a limpeza do aquário e o "tratamento/transformação" é feito naquele recipiente.

Em Coimbra tens muitas lojas. As que conheço melhor são a fitonia, megazoo (acho que é assim) e Aquario salon (a mais antiga loja).

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, NGE disse:

Boas perguntas.
Ver, se sou capaz de elucidar.

Se adquirires o filtro, só o limpas quando começa a perder caudal. Deves limpar com agua do aquário ou com agua descansada (sem cloro ou cloramina), habitualmente a agua da torneira é bem tratada e devido aos tratamentos que leva, mata as bactérias boas e más.
A agua cristalina vai depender das matérias filtrantes do filtro. O filtro é basicamente o coração do aquário. É ele que vai manter as bactérias boas para transformar a amónia em nitratos e nitritos, que por sua vez pode ser absorvido por plantas (ciclo de azoto).

Os killifish podem nascer em aguas paradas, mas esperam/procuram por aguas de corrente e os bettas na natureza (não deve ser o caso do teu. Espécies selvagens, são mais delicadas devido aos parâmetros da agua, tipos de comidas vivas, etc..), são de aguas brandas, mas não quer dizer que estejam paradas. Mas, a agua pode ter,bastantes plantas, algas e outros que ajudam, a que não exista amónia. No aquário, tem de haver uma certo fluxo de agua, para que restos de comida e dejectos possam ir para o filtro. Fica mais fácil a limpeza do aquário e o "tratamento/transformação" é feito naquele recipiente.

Em Coimbra tens muitas lojas. As que conheço melhor são a fitonia, megazoo (acho que é assim) e Aquario salon (a mais antiga loja).

 

Ah ok! Muito obrigada!

O tal filtro silencioso de que falei é da Fitónia e é lá que vou comprar o Betta também, em princípio. A Aquário Shallon também ouvi falar muito bem e queria lá ir mas não faço ideia de onde seja.

Não sei, talvez agora ao início (por conta de todo o investimento já feito) irá ficar sem filtro. Estamos a falar do prazo de 1 mês mais coisa menos coisa, por isso acho que também não será o fim do mundo. Mas ainda não sei. Pode ser que o peixinho tenha sorte e que eu compre já :my_rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá malta!

Depois de já ter investido no aquário e algumas coisas mais, cheguei à parte do termostato para o meu peixinho betta.
A questão é que até agora só encontrei termostatos de 75W e o meu aquário tem 15L, ou seja, o ideal, tanto quanto sei, seria um de 25W certo?

Dado que não encontro em lado nenhum, seja a que preço for, o que acontece se eu comprar o de 75W? Cozo os peixes?
Os W's dos termostatos não representam apenas a velocidade a que aquecem? Então é suposto aquecer mais rápido mas quando chegar aos 27ºC parar certo? Então não haverá problema. Ou haverá? :my_cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora:

Depois de já ter investido no aquário e algumas coisas mais, cheguei à parte do termostato para o meu peixinho betta.
A questão é que até agora só encontrei termostatos de 75W e o meu aquário tem 15L, ou seja, o ideal, tanto quanto sei, seria um de 25W certo?

Dado que não encontro em lado nenhum, seja a que preço for, o que acontece se eu comprar o de 75W? Cozo os peixes?
Os W's dos termostatos não representam apenas a velocidade a que aquecem? Então é suposto aquecer mais rápido mas quando chegar aos 27ºC parar certo? Então não haverá problema. Ou haverá? :my_cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sallon... Mercado, em frente do mercado tens uma escola, na mesma rua tens mais a cima um edificio que acho que era do exercito (acho). Vais ter a um cruzamento nesse cruzamento contornas esse edifício para cima. Talvez -100 metros do outro lado da rua tens 3 lojas pequenas que são o aquário sallon.

Eu tive um de 75w em 15l e estava sempre no minimo. Podes tentar na baixa ao pé da loja do cidadão, uma loja de animais.
Maximo um de 50w. Watts é o consumo do termostato.
Tenta ver se tem termostato para tartarugas, habitualmente são mais pequenos e tem menos watts.
Com o calor que tem estado o meu não tem termostato. até 18cº eles aguentam bem. Acredito que dentro da tua casa não desça nesta altura a menos de 18ºc. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá @adrianarsimoes,

Uni o teus dois tópicos visto o assunto referir-se ao mesmo (dúvidas para aquario betta) e ao criar vários tópicos a informação fica dispersa e será mais difícil o pessoal ajudar-te.

Apenas quero ressalvar que o facto do termostato ser demasiado potente, vai aquecer a água muito rápido e os peixes não devem sofrer oscilações maiores que 3/4 º a cada 24/horas, caso contrário as grandes oscilações de temperaturas provocam stresse à fauna e abre portas ao aparecimento de doenças como o íctio por exemplo.

Deve considerar-se +/- 1W por cada litro de água, como o mínimo é de 25W é o aconselhável para ti.

Eu tenho um betta e à temperatura ambiente que está em casa não uso termostato.

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Adriana, já pesquisaste nos sites das lojas online  nossas patrocinadoras?

http://www.casadosdiscus.pt/store/category/119

 http://www.ecoarium.com.pt/pt/182-internos-aquecedores

https://www.pet4you.net/peixes/equip.-tecnico/aquecedores.html

https://www.seahorseshop.com/aqua/index.php?route=product/category&path=1

https://www.solaqua.net/epages/3311-141118.mobile/pt_PT/?ViewAction=View&ObjectID=22742361&PageSize=5&Page=3

Tens aqui diversas opções de marcas de qualidade à escolha. Podes optar por um de 25w ou eventualmente um de 50w se no inverno o local onde tiveres o teu aquário seja muito frio.

Tem atenção ao tamanho do termostato, como não disseste qual o tamanho do teu aquário convém ver esse pormenor. 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta!! Muito obrigada!

Entretanto encontrei um de 25W e é pequenino, pelo que cabe no aquário - 30x25x25 (acho). :default_dance:
Já montei tudo ontem, já está tudo a funcionar menos o termostato (que ainda não coloquei exactamente para testar a temperatura natural da água) e a temperatura da água está a 25ºC por isso acho que está ideal! Comprei mesmo só como salvaguarda, não vá chegar aí o Outono com força e eu precisar urgentemente de termostato e não ter :P 

Obrigada a todos! Agora só falta comprar o peixinho. Amarelo, branco ou rosa? :my_heart: Admito que o rosa roubou-me o coração! :my_rolleyes:

Mostrem-me os vossos! 

Resultado de imagem para yellow betta 

Imagem relacionada

Imagem relacionada

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Adriana,

Entre esses 3 preferia o branco, o amarelo também não se fica atrás mas considero o branco mais bonito ;)

Em relação ao meu, já tem 4 ou 5 anos....perdi a conta! Mas enquanto jovem era vermelho e azul, com o passar dos anos o azul revelou-se mais forte deixando o vermelho desaparecer quase por completo.

Apresento o meu forfulhas ;)

IMG_20160314_185702.jpg

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Miguel Simões disse:

Olá Adriana,

Entre esses 3 preferia o branco, o amarelo também não se fica atrás mas considero o branco mais bonito ;)

Em relação ao meu, já tem 4 ou 5 anos....perdi a conta! Mas enquanto jovem era vermelho e azul, com o passar dos anos o azul revelou-se mais forte deixando o vermelho desaparecer quase por completo.

Apresento o meu forfulhas ;)

IMG_20160314_185702.jpg

Cumps,

Que bonito!
É verdade, de todos também estou bastante inclinada para o branco :D
Se não encontrar, pensei em optar por um Halfmoon vermelho, também os acho bonitos e são bem comuns :)
Em princípio chamar-se-á Ozzy, Yuri ou Wally :) Opiniões e/ou sugestões aceitam-se!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu para escolher um nome preciso de olhar para o individuo lol, mas no caso do branco chamaria-lhe Ozzy ;)

A minha próxima aquisição se conseguir será este:

betta_crown_tail_a.jpg

São raros de se encontrar por aqui, mas acho-o lindíssimo.....o que mais me fascina nesta espécie é a forma com que interagem connosco, é sensacional!

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.