Rescaping de aquário plantado


jNuNeS-_-

Recommended Posts

Viva.

 

Eu tenho um aquário de 60 litros densamente plantado, com injeção de co2 e fertilização diária e tudo mais, mas neste momento tenho algumas plantas que desenvolveram de tal forma que dá vontade de pegar em tudo e organizar ahah

 

Com isto, queria perguntar qual a melhor forma de o fazer. A ideia seria tirar toda a fauna e flora e replantar, aproveitando para dar uma aspiradela ao substrato. Sei que corro riscos de picos de amónia/nitritos por andar a mexer no substrato. 

Devo tirar todos os peixes e aproveitar a água do aquário, fechar as torneiras do filtro para manter as colónias de bactérias e só depois começar a tirar as plantas.

Que outras dicas devo seguir para evitar problemas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só algumas rotala, tenho já um grande arbusto, mas dá para ver que por baixo estão mais escuras e com menos folhas. De resto tenho crypto brown e green, sendo que as brown tão bem grandes já, mas com muita saúde. Tenho depois vallisnerias, que já é tipo praga, manda rebentos para todo o lado. Todas as semanas tenho de arrancar uns quantos pés novos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que descreves está a correr tudo bem.

Faz uma poda grande e replanta o que vires que está mau.

Se tiveres de meter as podas fora por não teres sítio para as plantar não faz mal, isso nasce tudo outra vez e as moitas ficam cada vez mais densas e bonitas.

 

Tem atenção que as crypto tem umas raizes muito compridas. Não esperas conseguir arrancar a raiz completa...

Puxa o rebento com cuidado e corta a raiz um bocado abaixo para a poderes fixar sem enterrar o rizoma.

 

Força nisso

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ter de ganhar coragem para cortar então a rotala ahahah

Acho que de todas as plantas, foi nestas que podei pior. Vou ver se amanha ponho aqui umas fotos para dar para ver o antes e o depois.

 

Obrigado pelas dicas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, 

É sempre possivel alterar todo o layout do aquario. Fiz isso mesmo este fim de semana ao meu aquario sem necessidade de retirar peixes e ou mexer em equipamentos. Removi completamente algumas plantas e replantei-as noutras partes do aquario. Alterei a posição de mais de metade das plantas. 

A questão é que não se pode ou não se deve fazer isto de uma assentada que é o que toda a gente faz. 

Obra a efectuar pela manhã cedinho mesmo (é necessário tempo para recuperação):

Aqui há que ter atenção ao volume de plantas que se pretende deslocar / recolocar / replantar. Se for o aquário todo o procedimento abaixo deverá ser feito em três dias. Se for metade do aquário em dois dias serve.

Desligar o filtro. Manter o CO2 a trabalhar.

Com muita calma arrancar (literalmente) as plantas que quer deslocar. (Uma vez mais ter atenção ao volume de plantas que se pretende deslocar / recolocar / replantar). Se for o aquario todo arranque metade do pretendido e no outro dia outra metade. E arranque plantas de forma dispersa. Se possivel não todas do mesmo lado do aquario

Arrancar é agarrar o pé da planta résvés ao substrato e puchar a planta muito devagar até começar a soltar a raiz e ir retirando o mais devagar possível. Se aperceber que a raiz é extensa e custa a sair, mantém o(s) pé(s) agarrados e em simultâneo enterra um dedo pelo substrato na continuação dos pés que fará com que a planta saia mais facilmente. Aqui é mesmo uma questão de jeito da pessoa. 

Conforme a raiz vai aparecendo dar uns toques com o dedo na raiz da mesma para libertar o que está agarrado a ela logo ali na zona mais funda e não vir tudo atrás conforme a extrai da água espalhando a sujeira toda.. é um trabalho que requer cuidado e perseverança. Mas com calma faz-se na boa. 

Depois das plantas retiradas mantê-las num recipiente com água á luz natural da casa e completamente submersas. e nunca ao escuro. 

Arrancar para não restarem raizes lá por baixo. Mesmo que o problema seja as partes inferiores da planta que enfraquece é sacar tudo para fora como descrito acima, lavar bem as raizes cá fora, podar cá fora e voltar a plantar os pés que se aproveitam porque muitos é melhor irem para o lixo certamente.

Após retirar as plantas, deixa a água do aquario assentar por meia horita, seguindo-se a sifonagem ao fundo do aquario sem agitar o substrato claro está! Fazendo em simultâneo a extracção de água até um volume de 30% perfazendo uma TPA de 30%. Conforme sinfona retira a água e a sujeira. 

Encher de imediato o aquário (ver notas finais) e meter o filtro a trabalhar e não mexer mais no aquário nesse dia. 

No dia seguinte de manhã, replanta tudo como idealizou ou realiza o mesmo procedimento se tiver mais plantas a retirar.

Se dividiu o procedimento de retirar as plantas em duas fases, então desliga o filtro e retira as plantas que faltam. E agora replanta já as que retirou ontem nos locais que idealizou. Nova TPA de 30% e filtro a trabalhar até ao dia seguinte. 

No dia seguinte é só plantar o resto das plantas já tratadas. Desliga o filtro e replanta e volta a ligar o filtro. Nada de TPA. 

Se fizer isto sem pressas nada ocorre mal. Já o fiz diversas vezes ao longo do tempo. 

Cuidados adicionais que só você pode aferir:

1- Temperatura da água nas TPA. 

2- Parâmetros da sua água de rede. 

3- Estado do filtro antes do procedimento.

Repare que em tempo algum refiro mexer no filtro. Este procedimento pressupõe que a manutenção ao filtro está em dia e que este está a cumprir a sua missão.

Depois de todo este procedimento só abro o filtro uns 3 dias depois por causa da colonização e consoante a lixeira que ele aspirou, ou mudo apenas a lã ou faço a manutenção completa ao mesmo.

Cumprimentos, 

 

Editado por PAFS
  • Votar + 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já muito obrigado por este passo a passo, vai ser com certeza muito útil.

Eu queria apenas preencher um canto atrás do aquário com uns pés de cryptos brown, que neste momento estão muito altas e com muitos pés, já encostadas ao vidro da frente. Em relação às rotala, estas desenvolvem bem, mas devo ter errado na técnica de poda e não estão do meu agrado. Certamente vou cortar bem próximo do substrato e replantar as falhas com pontas. 

 

Já agora tenho uma outra dúvida, tenho noutro canto uma echinodorus que antes de introduzir o co2 (à 8 meses) a tinha dado como morta, mas entretanto recuperou e ficou bem bonita e saudável. O que acontece é que as novas folhas tendem a sair da coluna de água, chegando a contornar a calha que está a 10 cm da superficie. Segundo sugestão de um colega, cortei todas as folhas que estivessem fora de água e mais umas duas submersas, que já eram bem antigas. Terei procedido bem?

 

Mais uma vez obrigado a todos pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.
Eu fiz essa descrição aproveitando a tua questão inicial quando pensavas em reestruturar tudo. Porque é possível e assim se quiseres podes fazer.
Não sei que Rotala te referes.
Quanto à Echinodorus é normal esse crescimento para fora do aquario pois a planta cresce desmesuradamente. Essa classe de planta (não todas porque há Echinodorus que ficam rasas) é mesmo assim. Já tive várias dessa classe e quando atingiam determinada altura cortava esse pé mesmo no fundo. Sem problema. Ela estará sempre a trazer outros.
Essas por norma criam uma raiz gigante. Cuidado ao retirar porque podes sujar muito. Lá está a questão de fazer isso fazeadamente.
Se as raízes estiverem a aparecer as vezes o melhor é cobrir. com mais substrato nessa zona. Ou claro.. tirar fora e replantar. Mas face ao volume da raiz depois para soterrar de novo não é pêra doce porque com a pinça talvez não consigas. Tens que a replantar à mão! Enterrar a mão no substrato da mesma maneira que se faz com a pinça.
Grande abracao.



Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Já dei uma coça nas plantas. Retirei todas as rotala aproveitando apenas as que estavam em perfeitas condiçoes, cortando em pontas pequenas e voltando a plantar em molhos de 3 pontas bem juntas, já num novo local do aquário. (Vi esta técnica num video da tropica, em que se replantavam as pontas podadas em pequenos molhos).

Entretanto já dei um jeito Às vallisnerias e mantive tudo o resto. Segui as dicas do Paulo em desligar o filtro e tudo mais e correu tudo super bem. Depois de replantar, liguei o filtro e em poucos minutos tinha a água totalmente limpa. Amanhã já tinha agendada a limpeza do filtro, por isso já fica tudo em condições.

 

Tenho também no aqua uns pés de ludwigia palustris, já bem vermelha nas pontas, mas também não está como quero. Tem muitas pontas/rebentos a meio do caule e está pouco densa. Poderei utilizar a mesma técnica que na rotala, de retirar tudo, aproveitar o que está em condições e plantar?

Em relação às fotos, não consegui tirar nada pq o telemóvel entregou a alma ao criador e só amanha é que devo de ter um substituto. 

 

P.S. Segue o video que falei: 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Após alguns dias a ver o desenvolvimento da rotala decidi fazer o mesmo a ludwigia, cortar as pontas e replantar num local de luz mais direta. Está tudo com muito bom aspecto e com um crescimento notório. 

A echinodorus continua a lançar folhas para fora da água. Será que se comprar umas cápsulas e as enterrar junto da raiz ajuda ao problema? Que cápsulas aconselham?

 

Vou ver se amanhã já coloco fotos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva pessoal,

Após as alterações que fiz no aquário, quase tudo resultou. A echinodorus já tem duas folhas novas bem formadas dentro de água e a rotala está a crescer bem. O único problema está na ludwigia. Perdeu a cor, ganhou algas e não aparenta desenvolvimento algum. As vallisnerias cobriram todo o vidro traseiro como queria, apenas tenho pena de a ludwigia não estar a vingar. Já pensei em retirar os poucos pés que tenho e tentar fazer uma cultura emersa ou algo do género, a ver se consigo salvar a planta. 

Continuo com co2 estável, fetilização EI micros e macros, dia sim, dia não, com folga ao outro dia da tpa, e reduzi o fotoperiodo para 8 horas.

Que mais deverei tentar? Já pensei em pastilhas para o substrato, mas da maneira como estão as vallisnerias, essas vão lançar ainda mais pés para a frente do aquário, coisa que não me canso de arrancar uns quantos todas as semanas. 

 

Cumprimentos a todos,

José Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva de novo, 

Acho que está no momento de renovar o aquário e tou a pensar em arranjar um novo pouco maior e aproveitar as cryptos e rotala e a fauna. Eu estava a pensar em aproveitar todo o equipamento deste aquário. Será que posso montar o novo aquário (substrato e inerte) e encher com a água deste já maturado e ligar o filtro também já colonizado? Assim transferia as plantas e os peixes. Será arriscado?

Aceito críticas a esta ideia. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.