Crystal Red vs ph 7.0


Andre Henriques

Recommended Posts

Boas eu no inicio do verão tive um problema no meu aqua e os 3 peixes que sobraram troquei por uma colónia de 10 Red Cherrys. Andei a ver em algumas lojas e gostei muito dos red crytals.

Aqui na minha zona o Ph é +-7.0 e eu não sei se os consigo manter com esse Ph.

Acham que consigo? , porque eles são um bocado caros e para andar a mandar dinheiro para o lixo.. se alguem os tem ou teve nesse ph diga porque toda a ajuda é bem vinda.

cumps,

André.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

o pH 7 é um pouco alto para os crs. Por outro lado os crs são camarões mais sensíveis, o meu conselho é experimentar os red cherrie, ver como eles reagem e reproduzir. Daqui a uns meses, se tudo correr bem com os red cherrie, eventualmente dar o salto para os crs. Entretanto adicionar umas folhas de carvalho e/ou outros elementos para tentar baixar um pouco o pH.

Cumprimentos

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa que tens de ter em atenção nos crystal red é aos níveis da dureza da água, o kh e gh e também ao tds. Contudo, pela experiência que tenho nos camarões, o que melhor se pode fazer é evitar ao máximo alterações dos parâmetros da água. Quanto mais forem constantes melhor. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, jNuNeS-_- said:

Uma coisa que tens de ter em atenção nos crystal red é aos níveis da dureza da água, o kh e gh e também ao tds. Contudo, pela experiência que tenho nos camarões, o que melhor se pode fazer é evitar ao máximo alterações dos parâmetros da água. Quanto mais forem constantes melhor. 

subscrevo, também prefiro ter os vivos com ligeiras diferenças em relação ao ideal mas constantes do que ter os parâmetros sempre a oscilar. Por vezes perdem-se alguns no início mas depois, principalmente os que já nascem nessas condições, têm uma taxa de sucesso superior.

  • Votar + 1

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/08/2017 at 23:48, jNuNeS-_- disse:

Exato. Não acho que seja preciso estar tudo 100% igual ao que se lê. Convém é manter tudo sem oscilar.

ok na minha zona os valores do ph nunca saem dos 7.0.

 

On 10/08/2017 at 22:23, Abel Brás disse:

Eu não ligo nada a isso e eles lá andam no meio dos Endlers!!!

ok obrigado

cumps, 

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.
Eu também já gastei uma pequena fortuna com CRS e a coisa nunca corre bem.
Tenho PH abaixo de 7 devido ao co2.
Red cherrys e Bloody Mary nascem aos magotes tenho centenas espalhados pelo aquario.
Nas tpa a temperatura é rigorosamente igual.
Contudo não consigo também manter uma colónia de CRS pelo que desisti. Para estar a ver morrer também não.. e sim são caros. Adorava ter uma boa colónia mas não consigo. Também ando a ver se percebo porquê..

Bem haja a todos.

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por experiência própria posso dizer que CRS são fáceis de manter e reproduzir com sucesso desde que tenhamos as melhores condições para eles. 

Isso implica o quê? Logo à partida terá que ser um aquário dedicado a eles! Substratos próprios para camarões devidamente ciclados, sem peixes carnívoros junto e sem qualquer adição de fertilizantes ( o cobre é mortal para eles). Ao contrário dos peixes, os camarões  não tem sistema de defesa, os tais anticorpos que nos protegem das bactérias e vírus e às vezes basta adicionar outros camarões do mesmo gênero mas criados noutro ambiente para ser o suficiente para dizimar toda uma colônia - been there, done that...

Podemos e  devemos ter plantas tipo fetos e anubias alem doa musgos que não necessitam de fertilizações ou adição de co2 e fazer pequenas  tpas semanais mas sempre a arriscar que da agua da torneira ou mesmo engarrafada venha algo que seja mortal para eles, a única maneira shrimpsafe é usar agua de osmose que depois leva os minerais necessários ao seu desenvolvimento. Perguntem aos criadores como os mantem antes deos comprar e sigam esses parâmetros à risca.

Ter uma boa filtragem nunca é demais, boa circulação da agua permite uma maior oxigenação da água essencial para estes pequenos invertebrados.

A temperatura nunca deve ultrapassar os 25 graus, no verão existem imensas mortes nos nossos aquários por causa disso. Se necessário usem ventoinhas para arrefecer a água em dias como estes.

E em relação aos tais valores de pH, GH, kH e mesmo o TDS? Mais uma vez a resposta está em questionar diretamente quem os criou!

Isto tudo é para os caridina crystal red, os mais acessíveis dos caridina, há depois todo um mundo de apuramentos e cruzamentos que os tornam ainda mais frágeis e caros!

Finalmente um conselho para quem está a começar ou que os pretendem ter camarões e plantados exigentes: escolham os neocaridina! São bem mais fáceis de manter e reproduzem-se muito mais rápido.

Espero ter ajudado, quaisquer duvidas dispõe.

 

 

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela ajuda caro Toze. Penso que no meu plantado é melhor mesmo não insistir em tentar ter CRS.
Bem haja.

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.
Estive agora à conversa com um criador de CRS que estava no fbook a vender.
Segundo ele com PH 6.6 e kh3 temperatura de 26 graus mesmo com injeção de co2 diz ele que são condições excelentes para criar CRS JUVENIS. Não me aconselhou a comprar adultos porque diz que estes morrem na transição para estas condições mas que os juvenis sim irão crescer e reproduzir.
Bom.. vale o que vale confiei no senhor e mais um investimento..
Vamos lá ver como corre a coisa...

Abracos

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, PAFS disse:

Estive agora à conversa com um criador de CRS que estava no fbook a vender.
Segundo ele com PH 6.6 e kh3 temperatura de 26 graus mesmo com injeção de co2 diz ele que são condições excelentes para criar CRS JUVENIS. Não me aconselhou a comprar adultos porque diz que estes morrem na transição para estas condições mas que os juvenis sim irão crescer e reproduzir.
 

Quando eu disse para questionarem os criadores não era no sentido em que eles se reproduziam nas vossas condições mas sim para replicarem as condições em que eles foram criados! Por aquilo que ele te disse não parece ser esse o caso senão os adultos não iriam morrer na tal transição ;)

Boa sorte com isso.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, PAFS disse:

Boas pessoal.
Estive agora à conversa com um criador de CRS que estava no fbook a vender.
Segundo ele com PH 6.6 e kh3 temperatura de 26 graus mesmo com injeção de co2 diz ele que são condições excelentes para criar CRS JUVENIS. Não me aconselhou a comprar adultos porque diz que estes morrem na transição para estas condições mas que os juvenis sim irão crescer e reproduzir.
Bom.. vale o que vale confiei no senhor e mais um investimento..
Vamos lá ver como corre a coisa...

Abracos

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk
 

Boas PAFS, as condições aqui mencionadas por ti são aceitáveis, de longe são excelentes para os animais,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, Paulo SS Conceição disse:

Boas PAFS, as condições mencionadas aqui mencionadas por ti são aceitáveis, de longe são excelentes para os animais,

Bem eu nem devia comentar, corro o risco de ser ignorada.
Dizem tudo o que lhes apetece, para vender, "Segundo ele com PH 6.6 e kh3 temperatura de 26 graus mesmo com injeção de co2 diz ele que são condições excelentes para criar CRS JUVENIS." isto é para rir, diz ele que é excelente, 26º, CO2 e quem enfia a carapuça e é ingenuo, corre o risco de deitar dinheiro para o lixo, mas cada um é como cada qual, acredita no que quer...e gasta aquilo que em principio tem...

Quem teu amigo foi Paulo, te avisou á "bué" mas que interessa isso, vindo de uma ignorante na matéria, seis anos de experiência com neos e caridinas, até ibéricos tive e que por acaso ficou sem uma colónia inteira, de crs grades sss+, e para cima, com genes taiwan, golden, um kingkong, etc por causa de uma pequena oscilação de co2, mas os outros é que sabem e são espertos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.
Lá estamos nós.. confiei na palavra do homem. Apenas isso. Nunca coloquei em causa a vossa experiência e conhecimento vale?
Aliás agradeço de coração.
Revertendo a situação e dado que tenho outros aquários então Vera por favor em síntese indica-me parâmetros ideais.
Temperatura agua:
Kh:
Co2 sim ou nao:
Entre outras coisas vitais.
Leio muito e sabes isso. Mas sabes que a net também é desinformativa porque por mais filtragens que se faça a tudo o que se lê os erros acontecem. Se me avisas-te antes penitencio-me por não ter guardado a informação.
Mas já agora.. porque é que os Bloody Mary e Cherrys aguentam-se tão bem e os crs nem por isso?
Já andei a ver se percebia algo relacionado com a estrutura dos mesmos mas não apanhei nada em concreto. Lê-se várias opiniões.
E também temos por aí plantados de amigos com co2 e crs.. eh pá se eles conseguem.. tentarei conseguir mas não sacrificando os camarões.
Os últimos que tive duraram uns meses. Por isso.. devo fazer algo errado no intermédio para que não subsistam..
Bem haja a todos.

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk
 

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas PAFS, as condições aqui mencionadas por ti são aceitáveis, de longe são excelentes para os animais,
Muito obrigado amigo Paulo.
Já é um princípio...
Menos mal.
Grande abracao

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não Paulo, não é lá estamos nós, o único problema que há, é que conto com a boa educação dos membros pelo menos como moderadora, e muito mais com aqueles que já lidei e lido pessoalmente, mas eu relembro-te, em 12/DEZ/2016 ignoraste um post meu no tópico do teu aquário, e desde ai que me tenho escusado de dizer-te seja o que for. Mas adiante que não sou de guardar rancores, fico é sentida com as atitudes das pessoas, porque acho que não mereco, só isso.
E sim quando estiveste comigo, abordas-te que querias ter crs, e eu disse-te na altura que se quisesses ter neocaridinas muito bem, já as caridinas era bastante complicado por utilizares fert's e co2, dentro de outras coisas.
Sim também conheço gente experiente nomeadamente na área do aquascaping, e que perderam ao fim de alguns meses a colónia inteira, o que quer dizer alguma coisa, não é?
Quanto ao resto, parâmetros, substratos etc deixo para 2/3 moderadores experientes na matéria te dizerem o que acham nomeadamente o António, o José ou o Paulo.
De acrescentar que o que te disserem aqui serve para todos os outros membros e para o dono deste tópico também, salutar é a troca de ideias e experiências, para o bem e para o mal.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Na minha humilde experiência, posso resumir a manutenção de camarões no geral a uma palavra: Estabilidade.

Penso que já foi dito tudo anteriormente, ainda assim:

  • Substrato próprio para camarões: ajuda a estabilizar os parâmetros da água na gama desejável para camarões. Alguns substratos para plantados libertam amónia, principalmente no início, e isso é letal para os camarões;
  • Ciclo do azoto: essencial, mas por vezes esquecido até por quem anda nisto há muito tempo. Um aquário bem ciclado é meio caminho andado para evitar problemas;
  • Filtragem: estes animais são muito sensíveis, daí que um bom sistema de filtragem é aconselhado;
  • Parâmetros da água: o mais próximos possível da espécie a manter... mas é melhor não serem bem os indicados mas estáveis do que querer atingir os ideais e andarem sempre a oscilar;
  • TPA: com água o mais próxima possível dos parâmetros do aquário. Quanto maior a diferença de parâmetros, mais lenta deve ser a reposição da água no aquário, maior a frequência de TPA's e menor o volume de água trocada em cada TPA;
  • Plantados hi-tech: possível? Sim. Aconselhado? Não. É difícil estabilizar tudo e há demasiadas coisas que podem correr mal. Para começar, os fertilizantes de micro-nutrientes contém cobre que é tóxico para os camarões. Depois qualquer desajuste na fertilização ou na dosagem de CO2 e lá se vai a colónia toda. Claro que tudo depende da espécie (os neocaridinas são muito mais tolerantes) e da experiência do aquariofilista.

Com a experiência, pode-se optar por "contornar" algumas destas regras, mas não será de aconselhar, principalmente a quem esteja a começar.

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Prada.

Agradecer-te pela ilucidacao brilhante. Já li muitos comentários teus sobre a espécie em causa e já tinha tirado apontamentos.

O meu muito obrigado.

Vou agora mesmo comprar o equipamento e passo a passo com calma fazer as coisas bem feitas como recomendado.

Muito obrigado

 

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

 

 

 

 

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço imensa desculpa Prada! É o corrector do telefone e não consigo rectificar via móvel... assim que chegar a casa corrigir. Desculpa mesmo.

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

corroboro o que o Prada disse e acrescentaria o seguinte:

- muito cuidado com a temperatura no Verão, evitar ao máximo que ultrapasse os 25º, como nesta altura uso ventoinha a água evapora muito, convém repor a água evaporada com água destilada;

- existência de musgo, fundamental para a criação, bem como disponibilizar comida própria para a pequenada;

- paciência com eles, que a recompensa é fantástica :default_jcb_smile:

abraço,

IMG_20170122_195855.jpg

  • Gosto 1
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei 5 crs para o Yama e foram morrendo um a um, e nessa altura tinha a temp a 27/28º... Mas agora não sei se foi por isso ou por outras razões. Os micros que dou têm 0.3% de cobre, e há sempre alterações bruscas na água num plantado de alta exigência.

Já agora, que salganhada Ferreira! :my_biggrin: Espetacular.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

esqueci-me de referir uma situação que já causou muitas mortes em áquas de pessoal amigo e a que muitas vezes não sabemos "ler" os sintomas.

- é fundamental uma boa oxigenação do áqua, deve existir bastante movimento à superfície para promover as trocas gasosas. Se virem que não existe agitação à superfície e que os camarões se juntam em grandes grupos nas zonas mais próximas da superfície (topo de um tronco por ex:), desconfiem imediatamente, é sintoma da falta de oxigénio no áqua, um amigo meu perdeu centenas de camarões antes de se perceber a causa.

abraço,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bons conselhos. A estabilidade é fundamental.

A minha primeira experiência com camarões foi precisamente com CRS. Mantive e criei-os num aquário plantado, sem solo próprio (substrato fértil e areão) e sem ter grande atenção aos parâmetros. Apenas estabilizei no que seria perto do ideal. Fertilizava um pouco e injectava CO2 de lata. Correu excelentemente bem, para minha surpresa. Depois de tudo o que li percebi que não seria a espécie mais adequada para iniciar, e mesmo à pessoa a quem comprei referiu o mesmo. Como já tinha alguns anos de hobby achei que não ia ter grandes problemas. O objectivo era mesmo manter e não procriar.

Agora tenho outras espécies e tudo nas melhores condições para eles. Para mim o ideal em termos de parâmetros para CRS será GH 5, KH 0-1 (o mais perto de 0 possível), PH 6,5, TDS 140, temperatura 23º e manter tudo o que seja nitritos, nitratos e amónia a 0. Os solos realmente são uma grande ajuda. Como já referiram, temperaturas muito altas são fatais. Há 2 anos perdi uma colónia de Tangerine Tiger e outra de CBS precisamente por isso. Quando cheguei a casa tinha as temperaturas dos aquários nos 29º. Safei apenas os meus Blue Dream, mas mesmo esses fiquei reduzido a cerca de 10 camarões.

PH acima dos 7 é perigoso. Pode provocar um pico de amónia. Em PH´s ácidos a amónia não é tão perigosa ficando como que neutralizada em valores mais baixos, mas em PH´s alcalinos essa amónia pode ser fatal, mesmo em concentrações menores. também me aconteceu recentemente com uma montagem onde o solo ficou esgotado e deixou de suster o KH e PH

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais