Primeiro aquário de agua doce


Recommended Posts

há 15 minutos, asol disse:

respeito a opinião, no entanto se formos para uma colónia inicial de 10 camarões red cherrie por exemplo rapidamente se multiplicarão e farão dejetos equivalentes aos 11 peixes (dependendo da comida que se dá a uns e a outros, quer uns quer outros prefiro que passem um pouco de fome do que tenham comida a mais). A experiência mostrou-me que o importante é manter o aquário em equilíbrio. Neste sentido, um ciclo bem feito (pelo menos 1 mês), esquema de TPA's rigorosas e sem excessos de comida (apenas dar comidas que seja consumida imediatamente) parece-me que os 11 peixes seriam felizes. Um aquário de 60l era muito melhor para começar, mas visto que o aquário já está montado estava a aconselhar dentro do que tem. Se o bichinho pegar aí sim no próximo aquário convém pensar nos peixes que quer primeiro e depois ajustar o aquário e restantes equipamentos ao pretendido.

Em alternativa aos neons há peixes mais pequenos: danio margaritatus, danio choprae e algumas espécies de rásboras entre outros.

A biobox não é dos tipos de filtro mais eficazes, mas para essa litragem as opções não são muitas. A melhor alternativa talvez seja um filtro de cascata para ganhar espaço dentro do aquário. 

De momento tenho o de 20litros porque não tenho onde colocar um maior, mas a ideia é um dia mais tarde investir num de 60lts até lá quero aprender melhor a parte da manutenção e tudo mais :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Inácio Sanches disse:

Filtro de cascata é bastante melhor que biobox, os eheim e fluval por exemplo dão facilmente para adaptar e colocar matérias filtrantes melhores que as que costumam vir de origem.

Este biobox tem varias caixas que dao para abrir uma com la de vidro acho uma com esponja e outra com uma especie de pedras brancas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de colocar esse produto, testei a agua deixo aqui uma foto do resultado do teste.

pH: 6,8 

KH: 0

GH: 14

Foto do teste: https://www.dropbox.com/s/24x9pbm9bqmteou/20747836_1614473535249622_1769203017_o.jpg?dl=0

Editado por filipeyankee
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mãos importante que esses valores é nesta fase ir medindo amónia nitritos e nitratos para perceber a evolução da ciclagem. Depois disso basta ir controlando os nitratos para perceber a necessidade de TPAS em termos de quantidade e periodocidade para manter um ambiente saudável.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 42 minutos, S.S. disse:

Mãos importante que esses valores é nesta fase ir medindo amónia nitritos e nitratos para perceber a evolução da ciclagem. Depois disso basta ir controlando os nitratos para perceber a necessidade de TPAS em termos de quantidade e periodocidade para manter um ambiente saudável.

"Tapatalking"
 

Qual é o teste dos nitritos e nitratos? para subir o ph e o kh basta faz tpa ou terei de usar algum produto? ou os níveis estabilizarão sozinhos? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recomendo comprares da marca JBL. Pela minha experiência são os que dão resultados mais precisos.
O pH tem tendência a descer ao longo do ciclo. Ele vai estabilizar.
Para que queres subir o pH? É muito melhor ter um pH estável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, RMartins disse:

Recomendo comprares da marca JBL. Pela minha experiência são os que dão resultados mais precisos.
O pH tem tendência a descer ao longo do ciclo. Ele vai estabilizar.
Para que queres subir o pH? É muito melhor ter um pH estável.

eu queria colocar o ph a 7, mas se ele estabiliza ao longo do ciclo vou esperar. esse produto da JBL serve para que? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falei da JBL em relação ao que perguntaste dos testes.

Li que tens o pH a 6.8. Ainda se mantém?
Se sim está óptimo. Não mexas nisso.
Qual é a fauna que queres colocar?
Repara que a fauna tem um intervalo de pH que aguentam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, RMartins disse:

Falei da JBL em relação ao que perguntaste dos testes.

Li que tens o pH a 6.8. Ainda se mantém?
Se sim está óptimo. Não mexas nisso.
Qual é a fauna que queres colocar?
Repara que a fauna tem um intervalo de pH que aguentam.

Ainda nem sei que fauna colocar eu queria meter um limpa vidros e 3 guppys, so que nas lojas de animais dizem que poderei colocar mas aqui no grupo discordam nao sei que fazer :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, RMartins disse:

Não te preocupes que não é por aí. Esse pH está bom para meter essa fauna.

Eu fui a loja hoje dos animais e o sr disse que o kh tava muito baixo e aconselhou uma tpa de cerca 30% da agua mas nao sei se é necessario a agua está super cristalina :/ 

https://www.dropbox.com/s/24x9pbm9bqmteou/20747836_1614473535249622_1769203017_o.jpg?dl=0 imagem do teste da agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em muitas lojas o que interessa é vender. O bem estar dos animais e a sustentabilidade do aquário fica para último plano. Em relação à fauna é sempre mais fácil manter um aquário com menos vivos do que com mais, seja ele qual for o tamanho do aquário.

Tal como disse antes, o limpa vidros deve ser um otocinclus os outros limpa vidros (que agora não me ocorre o nome) em adultos atingem mais de 10cm o que é demasiado para o tamanho desse aquário (na minha opinião). Quanto aos guppies 3 parece-me viável, tal como já disse antes é preciso controlar muito bem a população, caso haja machos e fêmeas rapidamente vai haver reprodução e os filhotes vão sobrecarregar o aqua.

O pH parece-me bem para os guppies, algo entre os 6,5 e os 7 está bem não é preciso forçar alterações. Deixa a natureza rolar... O kH a zero não me parece um problema caso seja para ter guppies.

 

 

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 54 minutos, RMartins disse:

Não é preciso.

eu comprei uns testes pa medir o gh kh e ph no qual diz que o ph esta entre os 6.4/6.8 mas noutro teste que comprei so para medir o ph diz que tenho o ph a 7.4. definitivamente tenho de comprar os testes da JBL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, RMartins disse:

Diz as marcas dos testes que tens?
São gotas ou fitas?

o que mede os 3 parametros e de fitas, o do ph é de gotas no entanto sao os dois da mesma marca DAJANA um é o 3 in 1 test e o outro ph test kit

Editado por filipeyankee
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, RMartins disse:

Confia no teste de gotas.
Para a frente se comprares novos testes compra da marca JBL.

Os testes de fita tem uma margem de erro maior? ou é da marca 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual destes testes é melhor? Na minha zona está tudo esgotado disto vou ter de encomendar não sei qual comprar, preciso para ver a amónio e  nitritos 
https://www.jbl.de/en/products/detail/4490/jbl-easytest-6in1

ou 

https://www.tiendanimal.pt/sera-teste-nh4nh3-p-716.html

https://www.tiendanimal.pt/sera-teste-p-709.html

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.