Problema com Neons


MartinsTiago

Recommended Posts

Ola. Eu tenho neons no meu aquario e sempre que os compro passado algum tempo começam a ficar com as pontas das nadadeiras esbranquiçadas e nao sei porque... Ja por varias vezes que os adquiri e acontece sempre o mesmo, restando 5 de um grupo de 11. Sempre o mesmo problema mas alimentam-se bem e estao ativos apesar disso. O que sera?  :my_huh: vou desistir de os obter... 

SonyXperiaXZ MartinsTiago :default_animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui esta tudo direitinho companheiro. 

Comunitario 100l 

Bomba Rena Filstar IV4 600 l/h

Bomba JBL CristalProfi i80 150-420l/h

Bomba oxigenaçao JBL a300 com dupla saída regulaveis manualmente e duas pedras difusoras (uma grande e uma pequena) 

Termoestato JBL Protemp S100

Iluminaçao 50Hz 2x20w

Substrato inerte

Decoraçao artificial

Temperatura a 27 graus

PH = 7.5

NO2 < 0,3 mg/l

Fauna 

Mais ao menos 10 ou 12 molies

7 ou 8 platies

5 neons 

2 cascudos

4 corys

4 camaroeslarge.DSC_0094.JPGlarge.DSC_0098.JPGlarge.DSC_0105.JPG

SonyXperiaXZ MartinsTiago :default_animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Martins

Eu acho que um dos teus problemas esta no PH do teu aquário,

os Neons Cardinal são peixes de ph 4.0 a 6.4,deixo-te aqui um

linky,que te pode dar jeito, http://peixesdeaquario.com.br/peixes-2/peixes-de-agua-doce/neon-cardinal/

de resto espera por outras opiniões.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive neons 5 anos e acabei por os dar quando mudei de projeto, e o PH era 7.5 para mais, mas é claro que o cardume ao longo do tempo foi perdendo membros, agora se é subito e passado pouco tempo da compra revê a compra. Não compres peixes em loja há menos de 15 dias, de preferência mais, por vezes já chegam debilitados das viagens e facilmente adoecem.

 

Revê também esse valor de NO2 que deve ser = a 0. Os nitratos devem estar normalmente abaixo dos 20 a 30ppm.

 

QUESTÕES:

Há quanto tempo está montado o aquário?

Trocas a agua como e quando?

Lavas o filtro quando e como?

Quais as matérias filtrantes no filtro?

O resto da fauna como está?

Quando os introduzes no aquário fazes aclimatização?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brunomcc os 5 estao vivos a bastante tempo e ja sobreviveram a este novo setup do aquario que fiz a tres semanas... Refiz o projecto todo do 0 so com 50% da agua anterior :my_rolleyes:. Ja os outros foram morrendo um a um passado 1 mes de os comprar... 

SonyXperiaXZ MartinsTiago :default_animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

S.S o aquario esta montado a bastante tempo, so mudei o setup todo a pouco tempo como ja referi em cima. TPA 20% de duas em duas semanas.  As mortes nao sao subitas mas vao morrendo aos poucos.. 

Filtros de mes a mes na agua da TPA. 

Materia filtrante é carvao (mas vou retirar) vou trabalhar com as duas bombas em esponja somente. 

Restante fauna ativa e robusta. 

Aclimatizaçao de 15 a 20min. 

E a loja ja sou cliente a bastante tempo la e sao de minha confiança, eles tem bastante qualidade em tudo

SonyXperiaXZ MartinsTiago :default_animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/07/2017 at 19:07, MartinsTiago disse:

S.S o aquario esta montado a bastante tempo, so mudei o setup todo a pouco tempo como ja referi em cima. TPA 20% de duas em duas semanas.  As mortes nao sao subitas mas vao morrendo aos poucos.. 

Filtros de mes a mes na agua da TPA. 

Materia filtrante é carvao (mas vou retirar) vou trabalhar com as duas bombas em esponja somente. 

Restante fauna ativa e robusta. 

Aclimatizaçao de 15 a 20min. 

E a loja ja sou cliente a bastante tempo la e sao de minha confiança, eles tem bastante qualidade em tudo

Refazer o setup a 100% meso aproveitando agua maturada leva a quebra de colonia de bacterias no aquario. Pode haver ai picos de amonia e nitritos, o carvão ao fim de 6 semanas é lixo, também não deve ajudar se já tem mais tempo que isso. E já agora revia a aclimatização, 15 a 20 minutos é muito pouco se houver grande diferença de temperatura e dos parametros da água. Recomendo manter os sacos a boiar em cima do aquario durante cerca de 1h com adição de percentagens de 15 a 20% de agua do aquario (se no saco tens 1L adiciona 20cl por exemplo de cada vez) no saco da loja de 15 em 15 minutos, assim em cerca de 1h terás feito a transição para uma agua muito mais parecida ao que vão ter no aquario.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valeu S.S muito obrigado pelas dicas, e sim eu vou retirar o carvao ate porque ja o ia fazer apesar d ainda n ter seis semanas. E na aclimatizaçao vou fazer comonreferiu. Obrigado por tudo. 

SonyXperiaXZ MartinsTiago :default_animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais