Duvida / Doença (?)


Recommended Posts

Olá, 

Tenho um aquário com cerca de 30L, a temperatura ronda os 26ºC , aquario com bastante musgo e algas. 

Fauna: 

Cerca de 20 Guppys  (jovens e adultos)

Cerca de 40 Guppys alevinos (ainda na maternidade )

1 pleco 

2 camarõnes

Desde hoje de manhã que noto que os peixes (guppys) estão mais inativos passando o tempo todo nos cantos junto ao aquecedor e filtro. Notei também que a cauda (principalmente das fêmeas) se encontram encolhidas, alguns dos peixes passal algum tempo pousado no chão e/ou no topo do filtro.  Comem normalmente. 

Ontem(encontravam-se normais) foi feita  uma mudança de água cerca de 50%. 

Na segunda feira foram adicionados dos Guppys fêmeas a aquário vindos da loja ( sendo que estes são hoje os mais activos e parece-me normais). 

Hoje já fiz uma mudança de agua de 50% e aumentei a temperatura  para 30ºC.

Alguma ideia do que se possa estar a passar ? 

Obrigado ! 

(Tentei criar um tópico em doenças / pragas, mas não foi possível )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @joaolcbatista,

Movi o teu tópico para a área indicada.

Provavelmente os peixes que introduziste viessem com alguma doença, no entanto mencionas que ontem estavam normais e fizeste uma tpa de 50%, o tempo neste momento está quente, ao introduzir água nova estará muito fria, estas grandes oscilações de temperatura pode provocar choque térmico ou fazer com que a fauna fique mais vulnerável a doenças como por exemplo o íctio.

Tens feito testes à água ultimamente?

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Miguel Simões disse:

Boas @joaolcbatista,

Movi o teu tópico para a área indicada.

Provavelmente os peixes que introduziste viessem com alguma doença, no entanto mencionas que ontem estavam normais e fizeste uma tpa de 50%, o tempo neste momento está quente, ao introduzir água nova estará muito fria, estas grandes oscilações de temperatura pode provocar choque térmico ou fazer com que a fauna fique mais vulnerável a doenças como por exemplo o íctio.

Tens feito testes à água ultimamente?

Cumps,

Obrigado, 

Não tenho feito :/  

No momento que fiz a mudança de água e nas horas seguintes eles reagiram bem, só comecei a notar alterações ao comportamento hoje de manhã. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@joaolcbatista,

Deverias comprar testes de nitratos e amónia pelo menos, sendo que o de nitratos é o que mais vais usar.

Tem cuidado quando fazes tpa's para não haverem grandes diferenças de temperatura, nota que os sintomas não são imediatos, por esse motivo só te apercebeste no dia seguinte.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Marco Lopes disse:

Parece me que tens peixes a mais para esse aquário. Vê isso bem.
Cmps

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk
 

Sim começam a ser bastantes para um aquário de cerca de 30L, todos os que nasceram mais recentemente serão para ser mudados para outro. ficando assim com cerca de 15 / 20 peixes. 

E uma correção, não é um pleco é um ancistrus (pleco é o que tenho no aquário maior embora não tenha a certeza desse também)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Miguel Simões disse:

@joaolcbatista,

Deverias comprar testes de nitratos e amónia pelo menos, sendo que o de nitratos é o que mais vais usar.

Tem cuidado quando fazes tpa's para não haverem grandes diferenças de temperatura, nota que os sintomas não são imediatos, por esse motivo só te apercebeste no dia seguinte.

Cumps,

Obrigado @Miguel Simões

Esse aquário está no escritório e quando saí de lá ao fim do dia eles já me pareciam mais activos e continuavam todos a comer bem, vou esperar para ver como estão amanha de manhã.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim temos mesmo de esperar até amanhã.

Olha, não precisas de fazer "citar" em todas as mensagens, o tópico assim fica muito pesado para o leitor.

Basta escreveres o nome do membro a quem te queres dirigir no meu caso és tu @joaolcbatista, e o membro recebe uma notificação em como o citaste, apenas quando um tópico tem demasiadas questões/respostas para não haver confusões é que se faz citar para saber ao que corresponde o teu comentário.

Não te preocupes que não és o único e como estamos todos a ambientar-mos na nova plataforma do fórum temos de dar o exemplo para tornar os tópicos mais leves de se ler.

Obrigado pela tua compreensão e colaboração!

Cumps,

Editado por Miguel Simões
Correcção de informação
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 @joaolcbatista só uma nota, disseste atrás que ias aumentar a temperatura para 30°, pergunto eu porquê??? Para que efeito, não percebi...

Depois para 30l de água e quando os alevins crescerem vais ficar com a aquário sobrelotado, o que de todo não é bom e te trará problemas.

Outro pormenor importante é a filtragem, qual é o filtro, pode não estar a fazer o seu devido trabalho, por ser insuficiente por exemplo, se tiveres uma bomba de ar permite NESTE momento oxigenar melhor a água.

Umas fotos eram bem vindas, quando se trata de doenças, quer uma geral, como dos peixes afectados....

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aumentei um pouco (neste momento a 27/28ºC) pois li em alguns sitios que caso fosse uma bactéria ou semelhante poderia matar a mesma. Errado ? 

@Vera Santos como ja tinha dito em cima os alevinos assim que fiquem um pouco maiores  irão passar para outro aquário :my_smile:

O filtro neste aquário é um elite jet flo 50 , e esta a ser usado com uma barra que permite alguma oxigenação na água.

Já estão mais activos hoje, continuam a comer normalmente, mas as caudas ainda bastante recolhidas. 

Fotos de ontem

 
View post on imgur.com

Hoje

View post on imgur.com
View post on imgur.com
 
 
(Obrigado pela dica @Miguel Simões :my_biggrin:)
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais