Shenanigans tank 65x40x40


Luís Fortunato

Recommended Posts

Boa tarde.

Após vários anos sem estar muito activo aqui no Fórum, eis que vos trago imagens de um dos meus aquários de casa...

Equipamentos

Aquário: 65x40x40 cm

Iluminação: Twinstar Light 600E + suportes DIY (8 horas diárias)

Filtração: Eheim 2215 só com esponjas azuis e lã filtrante

Aquecimento: Termostato externo Hydor 200W 12/16mm

CO2: Pressurizado. Diluição feita através de reactor AquaGro 1000 (temporizador independente; liga 30 minutos antes da luz, e desliga-se 1:30 antes da luz se apagar)

Eheim skimmer 350 (funciona apenas 1 hora a cada 3 horas fora do fotoperíodo, e a meio do fotoperíodo apenas 30 minutos)

Twinstar Nano 2 + Reactor M9

 

Hardscape e substractos

Nesta parte, espero que os puristas não se chateiem... Usei restos de bastante material que fui guardando ao longo dos anos.

ADA Bacter 100

Penac P & W

Elos Terra Zero

JBL Aquabasis plus

Tropica Plant Growth Substrate

Elos Terra

ADA Amazonia

 

Flora

Eleocharis sp. Mini

Helanthium tenellum "Green"

Cryptocoryne "Tropica"

Microsorum sp. "Mini"

Bucephalandra "Deep Purple"

Bucephalandra "Wavy Green"

Anubias nana petite

Vesicularia montagnei "Christmas Moss"

Ludwigia palustris

Rotala sp. Vietnam

Rotala sp. Green

Proserpinaca palustris "Cuba"

 

Fauna

10 Rasbora espei

2 Otocinclus affinis

xx Neocaridina davidi "Carbon Rili"

yy Caridina cantonensis "Crystal Black Shrimp"

 

O aquário está montado aí há uns 2 meses, 2 meses e meio... mais coisa menos coisa.

Nas primeiras 3 semanas, as TPA's eram duas por semana, de pelo menos 80% do volume de água. Após esse período inicial, e quando comecei a adicionar animais, passei-as a TPA's semanais com a mesma percentagem.

 

Fertilização típica

Após TPA e uns 30 minutos da água a circular com o filtro ligado, adiciono por esta ordem:

7 bombadas de Tropica Premium Fertilizer

7,5 mL de Seachem flourish Advance

20 ppm de NO3 com solução DIY de KNO3 (fertiliza logo com 12 ppm de K+)

18 ppm de K+ com solução DIY de K2SO4 (para dar um total de 30 ppm de K+, 12+18)

10 mL de Seachem Flourish Excel diluídos no aquário, localmente se houver alguma alga a matar

Após uns 15~20 minutos, 8 ppm de PO4 com solução DIY de KH2PO4 (não contabilizo o K+ adiiconado, porrque é desprezável face aos 30 ppm já adicionados com o KNO3 e o K2SO4)

E é isto... quaisquer dúvidas, estejam à vontade para colocar.

Durante uma TPA a borrifar as plantas para se manterem húmidas:

 

Na mesma TPA, a fauna toda apertada tipo festival de verão com cabeças de cartaz :P

 

Hope you like it... mais vídeos e fotografias virão

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Gosto 1
  • Votar + 5

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

Aqui ficam mais umas fotografias ilustrativas da evolução (pouca)...

large.59623f79cda31_Photo09-04-17101146.

Como tudo começou... Luna the aquascaping dog!!

large.59623f817a1aa_Photo17-04-17205738.

Após ter sido montado e cheio de água... ao pé do da Catarina Santos :)

Para os menos observadores, ainda com 3x24W T5.

large.59623f5d8880e_Photo17-05-17225549.

Aqui, ainda sem peixes...

large.59623f76217d0_Photo07-05-17202152.

A contemplarmos a nossa obra :)

large.59623f7f9b084_Photo14-06-17184950.

O aquário há coisa de 1 mês atrás (antes de irmos ajudar a montar o aquário Harmony em Portimão)

large.59623f718067a_Photo05-06-17193816.

large.59623f6d69715_Photo05-06-17193806.

large.59623f65e8b35_Photo05-06-17193737.

large.59623f6223cb7_Photo05-06-17193650.

E mais umas quantas...

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 5

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom... Tudo com aspeto brutal.... A necessitar urgentemente de um registo fotográfico completo... ;)

Enviado do meu ThL_T11 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O homem voltou! Porque demoraste tanto??? :)

Por causa desse nome lá tive que ir ao google amigo:

Screenshot_20170709-160859.png

Com que então travessuras... :p

Queres explicar melhor a escolha desse nome?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vasco. Obrigado.

Sim... nem que seja para ver se animamos um bocadinho mais o Fórum.

Olá Tozé... sabes que travessuras nem é de todo a melhor tradução para "Shenanigans". Ou melhor, é uma tradução possível, mas neste caso, é mais a parte do "Silly and high-spirited behavior" :) Porquê? Porque me apeteceu :)

Citando o Bruce Willis no Pulp Fiction "I'm an american... our names mean sh*t" :P

Isto tudo só para te responder que nem sempre os nomes dos aquários têm de ter algum motivo ou relação com algo :)

Abraço a ambos

Luís Fortunato

PS: agora ide comentar o tópico do aquário da Catarina... sempre é bem mais giro do que este.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

Primeiro que tudo, bem vindo então de volta, montagem a acompanhar com certeza.

Fiquei intrigado com o teu esquema de fertilização.

Isto porque comecei a fertilizar com os produtos da tropica e ainda estou a tentar acertar. Neste momento apenas fertilizo 10 push de specialized e 5 premium diariamente.

Utilizas o premium, mas não o specialized, estando a substitui-lo por soluções DIY de KNO3, K2SO4 e PO4, certo? É por algum motivo?

Pensei em adicionar mais ppm de K ao fertilizar também com o K2SO4 DIY, aconselhas?

E o Seachem flourish Advance, qual a finalidade?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As duas maiores razões para não usar o specialized e sim Macros DIY, são o facto de a longo prazo ser mais barato, e para mim, a mais importante, conseguires controlar as adições separadamente. Ou seja, se o teu aquário consumir mais PO4 do que NO3, com um fertilizante que te introduza sempre a mesma proporção de NO3/PO4, das duas, uma: ou andas sempre com valores altos de NO3, ou com valores baixos de PO4...

Em relação à adicionares mais Potássio ao teu esquema de fertilização, a resposta é tão simples quanto: notas carências de Potássio nas tuas plantas? Se sim, fertilizas, se não, não há necessidade de o adicionares.

O Seachem flourish advance, eu vejo-o mais como um "apoio" aos micronutrientes. Pelo cheiro e cor, aquilo cheira-me a que seja uma combinação de micronutrientes com fontes de carbono e com uns pós de pirlimpimpim, segundo a Seachem, hormonas de plantas que ajudam a assimilar nutrientes e outras coisas que tais.

Infelizmente, não consigo montar 2 aquários semelhantes a nível de equipamento e utilizar num é no outro não para ver a diferença é tirar ilações. O que posso dizer, é que há já uns meses que uso o Seachem Advance, e não me tenho dado mal com ele.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa pinça para terrier deve ser especial! (é assim que o cão fica no castigo?)

A fertilização é demasiado complexa para mim, cada vez tenho menos paciência para essas contas...

o que interessa é que as plantas estão top, como sempre!

gosto das espei e do marisco, boas cores.

vou ver o outro tanque, parece mais maturado.

:-)

sugiro uma tradução do nome da montagem : manigâncias!

Editado por tmiravent
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis.

Muito bom. Estou ansioso para ver isso maturado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje foi dia de pegar no canhão :)

Mas só vou deixar um pequeno vídeo...

Enjoy!!

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis, 

Aquário muito saudável e com bastante "madeira". Gosto da rebeldia do tronco e da forma como está no aquário.

Mais uma montagem a acompanhar com certeza.

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá malta.

Hoje ficam só com duas da superfície :)

large.IMG_2450.JPG.9651601404486c9c5df6a

large.IMG_2451.JPG.71699f634f70e364a576d

Have fun

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 3

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá malta.

 

Hoje ficam com um pequeno vídeo deste aquário...

Logo depois das filmagens, poda e tpa.

 

Enjoy!!

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 6

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom Luis, ótimos detalhes. 

 

Como andam a comportar-se os camarões neste aquário? Parecem bem acomodados.

 

Abraço 

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, ismael_figueira disse:

Muito bom Luis, ótimos detalhes. 

Como andam a comportar-se os camarões neste aquário? Parecem bem acomodados.

Olá Ismael.

 

Obrigado... mas a culpa é essencialmente da máquina e da objectiva :P

 

Em relação aos camarões, os Carbon, como não poderia deixar de ser, reproduzem-se que nem coelhos. Em relação aos CBS, esses é que ainda não vi nada... Mas eles também são poucos (4 ou 5) e até à data, ainda não vi nenhuma fêmea ovada. Mas eu continuo a trocar a água à bruta e a fertilizar do mesmo modo, e não tenho tido quaisquer problemas.

A ver se lá para Setembro introduzo mais uns quantos CBS's para ter massa crítica :)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá malta.

 

Deixo só uma de perfil... para não dizerem que nunca mais actualizei isto :)

20799309_10203610576060727_1919708353829

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 11

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 19 horas, snake-bite disse:

Muito Bom...

Respira saúde o aquário, impecável!

 

Obrigado :)

 

Cumprimentos

Luís Fortunato 

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/09/2017 at 14:00, Vasco Ferreira disse:

e fotos fresquinhas?

Ainda tenho de as colocar no frio :)

 

A ver se este fim de semana sai alguma coisa.

 

Abraço

Luís Fortunato

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui seguem duas fotografias... feitas com o telemóvel :)

imagejpeg

 

imagejpeg

Considerações... a precisar de uma valente poda!!!

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa noite.

 

Há já algum tempo que não colocava aqui nada...

Hoje foi dia de poda (à grande!!), e ficam então com uma fotografia apenas de como ficou :)

O musgo já estava muito grande, e a roubar o protagonismo ao tronco. Por isso deixei só uns farrapos, que daqui a uns meses, hão de estar com o mesmo tamanho :)

 

?do=download

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Gosto 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto tempo e sai só uma foto!!! Acabou-se o rolo ou que?? :P 

Porque tens o drop checker junto ao tapete? E o twinstar? Estão ambos a fazer sombra para o tapete! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais