Tapete na parte de baixo do aquário


Recommended Posts

Olá bom dia a todos os aquariofilistas e membros deste forum.

Então é assim, tenho um aquário de 90 litros e vou comprar um JBL 702, pois seria o 902, mas o Sr. da loja me indicou este o 702, pois segundo ele é um pouco mais barato, e chega na perfeição, mas acontece que já montei o aquário á 1 Mes e me esqueci de meter o tapete na parte de baixo por causa de vibrações e gostaria de saber se ainda é possível meter o mesmo?

alguém me pode ajudar? obrigado a todos e um grande bem haja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

O vidro do fundo está assente em que material? Pedra? Madeira? Laminado? Consegues fazer uma fotografia e colocar aqui?

Na realidade, até podes ter o vidro directamente sobre outra superfície não elástica. Mas basta haver qualquer sedimento ou pequena sujidade, ou mesmo a superfície não estar nivelada, que quando estiveres a encher o aquário, possa correr algo de mal. Daí o ideal seja que se utilize sempre qualquer material elástico que consiga absorver estes desníveis. Não tem de ser obrigatoriamente um tapete; podes usar PVC, esferovite, cortiça, etc... desde que seja elástico.

Agora a parte mais complicada... consegues levantar o aquário para colocar a base? Consegues... tens é de tirar bastante água do aquário, e consoante o teu tipo de hardscape, não sei se o poderás levantar facilmente. Se colocares também uma fotografia, será mais fácil para te dizer se é fácil ou não.

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde Sr. Luís Fortunato.

Desde já muito obrigado pela sua atenção, e é assim estou a pensar em meter o tal tapete, na altura em que fizer o TPA, pois aí tiro tudo lá de dentro menos o areão e os peixes, e tento tirar o mais possível de agua, e ele está em cima de um móvel em madeira que comprei para o mesmo. Está a ser mais difícil meter aqui uma foto, do que levantar o aquário eheh.:default_chair: pois não percebo nada disto

Editado por Domingos Guilherme
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

Atenção que deves evitar ao máximo retirar coisas de dentro do aquário. Sejam elas rochas, troncos, etc...

Se o conseguires fazer sem tirar nada, melhor.

Responde-me só mais a uma coisa... o aquário é feito só em vidro? Ou tem alguma moldura em plástico?

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sr. Luís sim tem moldura plástica mas só em baixo á volta, e quando faço o TPA, tiro sempre tudo do aquário, para que assim possa limpar melhor o areão.

Cumprimentos.

Editado por Domingos Guilherme
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

Se o teu aquário tem uma moldura plástica em baixo, tipo este:

m8MWIPYm31UJ2_kQ0PeHG7g.jpg

Então não precisas de lhe colocar nenhum tapete/esponja/cortiça/whatever... é verdade que podem amortecer as vibrações. Mas pouco ou nada vais notar ao colocar isso entre a moldura plática e o móvel. Se a parte inferior do aquário fosse vidro, aí sim seria quase que imperativo usares qualquer coisa... tendo em conta que existe uma moldura plástica, não há necessidade.

Em relação a tirares coisas do aquário para limpares melhor o areão... começa a não fazer isso. Não deves andar a mexer nos elementos decorativos do aquário, muito menos a mexer sempre no areão. Não estou a dizer que isso não possa ser feito em certos tipos de aquário, mas se um dia mais tarde tiveres um aquário plantado, ou melhor do que isso, com um substracto fértil, então aí é que não vais poder de todo andar a aspirar o areão, muito menos a mexer na decoração.

Cumprimentos

Luís Fortunato

PS: Só mais uma coisa... não me trates por Sr. Luís :)

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa Tarde Sr. Luis.

Sim efectivamente é desse género o aquário, a diferença é que em cima a tampa que tem a luz, é que faz de aro á volta, mas em baixo o aro em plástico é igual a esse, quanto ao TPA, sempre me foi indicado que para poder aspirar bem, teria de tirar a rocha que tenho com uma anubia e o tronco, e os outros elementos decorativos, quer então dizer que tenho estado a fazer mal , e sempre julguei que ao tirar tudo ficaria a aspiração bem melhor, mas obrigado por toda a sua disponibilidade  pela ajuda.

Cumprimentos

Vasco Pessanha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 42 minutos, Domingos Guilherme disse:

Olá boa Tarde Sr. Luis.

Sim efectivamente é desse género o aquário, a diferença é que em cima a tampa que tem a luz, é que faz de aro á volta, mas em baixo o aro em plástico é igual a esse, quanto ao TPA, sempre me foi indicado que para poder aspirar bem, teria de tirar a rocha que tenho com uma anubia e o tronco, e os outros elementos decorativos, quer então dizer que tenho estado a fazer mal , e sempre julguei que ao tirar tudo ficaria a aspiração bem melhor, mas obrigado por toda a sua disponibilidade  pela ajuda.

Cumprimentos

Vasco Pessanha

Lá está... não quer dizer que não possas fazer isso. Só acho é que poderás perder algumas bactérias que terás no areão, se o andares constantemente a mexer. E uma coisa é quando tens poucos peixes, tens poucas bactérias... mas quando tens mais peixes, mais bactérias terás. Logo, ao andares constantemente a mexer no areão, potenciarás a perda das mesmas. Sem contar que se fosse um plantado, aí não poderias mesmo fazer nada disso. Daí que te aconselhe a começares a aspirar o areão com mais cuidado, evitando-o mexer muito.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Okei amigo Luís, muito obrigado pela informação, pois isso nunca me tinha sido dito como faço TPA de 8 em 8 dias julguei que teria de aspirar o aquário sempre o melhor possível , e para mim o melhor possível era tirar sempre todo o material e aspirar, e aliás foi o que me foi informado, já não sei por quem, daí eu o fazer sempre , mas com esta informação que eu apesar de não perceber nada disto compreendo pois faz sentido, uma vez mais os meus agradecimentos .

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais