novo projeto escalares


Josespada

Recommended Posts

Olá,

Vou mudar a fauna do meu aquário, quero trocar os guppys por escalares.

Gostava de ter a vossa opinião e as vossas dicas para refazer este novo habitat.

A minha ideia é introduzir 6 escalares juvenis, um casal de ramirezi e uns 20 tetra cardinais.

As minhas grandes dúvidas e indecisões têm a haver com o substrato a usar e com as plantas. Pretendo o mais básico e simples, não tenho CO2 nem capital para investir num substrato fértil bom.

Tenho um aquário com 120*45*45

filtro externo eheim 2213 tenho um interno que têm como finalidade fazer circular a água.

de iluminação tenho 3 fitas Led 

termostato 300w para a decoração tenho dois troncos um de tamanho médio e outro grande.

o substrato é um misto de areão do rio com areão preto.

o ph anda pelos 7.2

Fico a aguardar a vossa ajuda

·.¸¸.·´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸ ><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Enoi

Só vou dar uma opinião sobre o filtro 2213,e muito

fraco para esse aquário,deves começar a pensar

em comprares um mais potente que esse.boa sorte.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Bom dia, sempre ouvi dizer que os escalares comem os peixes pequenos. Eu nunca tive espera pela opinião de quem conhece melhor.
Cmps

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk
 

Editado por Tozé Nunes
Retirar quotes!
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvaro Silva, vou tentar vender este para comprar um superior, talvez o 2215 seja suficiente

Obrigado Marco Lopes, vou procurar mais informação, os escalares vão entrar ainda juvenis mas mesmo assim é melhor .confirmar.

Ando a procurar Akadama penso que seja rasurável para as plantas pouco exigentes.

Plantas estou a procurar anúbias de folha larga, fetos de java, valisnérias e mais algumas de preferencia altas.

·.¸¸.·´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸ ><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Josespada

O 2215 a que tu te referes,ainda fica muito justo para esse

aquário,o melhor mesmo era o 2217,eu tinha um 2213 num

aquário de 100x30x40,e tive que comprar o 2217,onde eu o

compre foi na Fish Planet,em Benfica,junto há praça,mais ao

menos um mês atrás fui lá,e eles tinham o filtro 2217 em 

promoção.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Como já foi dito anteriormente e bem, o eheim 2217 será suficiente para esse aquário.

Quanto à fauna, tenho a dizer que com peixes pequenos eles são relativamente pacíficos, já com camarões não é a mesma coisa. Eu mantenho narizes de bêbado com escalares e até á data não há incidentes.

Abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Escalares em pH 7.2...esses valores são da agua que sai da tua torneira? Se sim melhor mesmo gastar algum dinheiro com substratos argilosos que "amaciam" a água. 

Quanto aos restantes companheiros, boas escolhas mas também preferem pH mais ácido e dureza baixa.

Os cardinais estão safos da boca dos escalares desde que não sejam demasiado juvenis, já os muito parecidos neons são petisco para os escalares. Sem falar nos camarões que com essa escolha de fauna iriam viver sempre na expectativa de serem comidos...

Quanto ao filtro,  estou de acordo com os membros anteriores, demasiado fraco para tanta litragem. E há outras opções sem ser os clássicos da Eheim, pesquisa um pouco e se tiveres duvidas pergunta que estamos cá para isso :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico grato pela vossa atenção,

Em alternativa ao 2217 (não tenho disponibilidade financeira) posso reparar o meu segundo filtro 2213 para ficar com os dois a trabalhar. Assim penso que já haverá filtragem suficiente. E como vou posicionar as flautas e os puxadores de água?

Tozé Nunes quando fala em substratos argilosos, quais as opções que tenho? ando a pensas na akadama ou no Manado, ainda não sei qual é o mais indicado.

tenho mesmo que fazer baixar o Ph, além do substrato posso colocar mais alguma coisa no aquário para baixar o ph sem ser químicos?

·.¸¸.·´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸ ><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fico grato pela vossa atenção,
Em alternativa ao 2217 (não tenho disponibilidade financeira) posso reparar o meu segundo filtro 2213 para ficar com os dois a trabalhar. Assim penso que já haverá filtragem suficiente. E como vou posicionar as flautas e os puxadores de água?
Tozé Nunes quando fala em substratos argilosos, quais as opções que tenho? ando a pensas na akadama ou no Manado, ainda não sei qual é o mais indicado.
tenho mesmo que fazer baixar o Ph, além do substrato posso colocar mais alguma coisa no aquário para baixar o ph sem ser químicos?

Para baixares o ph também podes usar folhas, bagas de amieiro, casca de árvores (atenção às espécies não podem ser resinosas e vão te escurecer a água), e turfa. No meu caso usei água do lidl e do leclerc mas acabei por baixar de mais kk.
Cumprimentos

Enviado do meu 6043D através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com ph 7.2 se não forem escalares selvagens eu esquecia as alterações ao ph. Tudo o que meteres na água para baixar isso na hora das TPAS se usares a água da companhia com os tais 7.2 vai trazer oscilações no ph. A melhor opção é sempre a estabilidade. Vai ver o ph que eles têm na loja onde os comprares e depois vês se eles precisam desses ajustes.

"Tapatalking"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá boa noite,

Estou de volta com novidades do meu projeto.

Já o desmontei, e já coloquei a acadama, a flora e a decoração.

Estou á espera que chegue o Eheim 2217 até lá tenho o 2213 ativo depois vendo.

Fica a foto do inicio da montagem.

large.IMG_20170718_154149.jpg

  • Votar + 2

·.¸¸.·´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸ ><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto. Tens espaço para os peixes nadarem e para plantas crescerem.
Nesse aquário 6 escalares no máximo (3/4cm), até atingirem os 10cm (a contar barbatanas), depois só 4. Quando surgir 1 casal. é só o casal. Falo por experiência. Eles são territoriais e vocalizam.

Deixo a sugestão de adicionares um casal se ciclideos anões (+ uns abrigos tipo o link https://www.youtube.com/watch?v=rMzFe86vwFA , https://www.youtube.com/watch?v=MsC49Kw1pUk )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá NGE, é mesmo esse o meu objetivo, conseguir um casal entre estes 6 escalares pode ser que tenha sorte :)

Penso ter comprado um casal de ramirezi, eu não sei identificar o macho e a  fêmea, e fique com vontade de comprar mais um casal, aproveito para perguntar se o espaço chega para dois casais? Vou procurar abrigo para eles, as canas são uma boa sugestão pode ser que encontre alguma coisa perecida.

Junto chegou também o cardume de tetra cardinais, e as corydoras.

Em relação ao ph estou a usar folhas de amendoeira, os escalares na loja estavam em água .com um ph 6.8. Vou retirar as folhas quando já estiverem ambientados à água.

 A foto que se segue  tem os peixes nativos e os novos inquilinos a ambientarem-se ao novo habitat

large.IMG_20170719_182636.jpg

Editado por Josespada
  • Votar + 1

·.¸¸.·´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸ ><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

a tua montagem está com muito bom aspecto, boa escolha.

Permite-me que partilhe a minha experiência com os Ramirezi, são peixes muito bonitos mas muito territoriais. Não tentes dois casais nesse tanque, vai dar asneira na certa.

Quanto ao Ph, a tendência é para descer, no início do meu projecto fiz uma série de experiências - turfa, folhas, etc - e o único resultado foi uma oscilação enorme que emm nada beneficiou os peixes. Deixa andar, com os troncos que tens e o aumento 7 crescimento da massa vegetal vais acabar por atingir os parâmetros que pretendes.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tenho o aquário montado, fica o Setup e fotos para sugestões de melhoria.

Setup


Aquário:
120x45x45
Iluminação:
1x 55 LED 2x 55 LED

Filtragem:
Filtro Eheim 2217

Substrato:
Akadama

CO
2:
N/A

PH 6.8

Temperatura:
300w a 25º

Hardscape:
Troncos e rocha vulcânica

Fertilização: Líquida - Easy Life Profito

 Flora:
- Anubias, Feto de Java, Valisnérias

Fauna:
- 10 Guppys -5 Mollys- 4 Coridoras Pimenta-1 Coridora Bronze- 1 Cobrinha Khulii

- 2 Escalares Prata- 2 Escalares Koi-1 Escalar Amazon-1 Escalar Zebra

-20 Tetra Cardinal-4 C,A.E. Comedor de Algas Chinês

 

large.IMG_6637.JPGlarge.IMG_6630.JPGlarge.IMG_6620.JPGlarge.IMG_6613.JPGlarge.IMG_6572.JPGlarge.IMG_6582.JPGlarge.IMG_6590.JPGlarge.IMG_6610.JPGlarge.IMG_6568.JPGlarge.IMG_6556.JPGlarge.IMG_6555.JPGlarge.IMG_6552.JPGlarge.IMG_6546.JPGlarge.IMG_6544.JPGlarge.IMG_20170726_210949.jpglarge.IMG_20170726_210856.jpglarge.IMG_6636.JPG

  • Votar + 1

·.¸¸.·´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸ ><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fêmea é a que tem a doença + prenunciada. (as duas primeiras imagens)

Podes identificar a fêmea da seguinte forma.  
Habitualmente a "barriga" rosada/violeta (quando é madura), a mancha preta na lateral costuma ser + preta do que a do macho e a barbatana dorsal nos machos costuma conter no inicio 3 pontas mais altas.

 

Deixa o aquário estabilizar, foram muitos peixes introduzidos de inicio. As bactérias tem de acompanhar o crescimento dos detritos. Adiciona pouca comida nos primeiros tempos, em quanto não tratares essa doença, não compres mais.

Editado por NGE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NGE muito obrigado pela observação.

Já comecei o tratamento com eSHa EXIT, ausência de luz artificial e pouca comida.

Se houver mais alguma coisa que possa e deva fazer agradeço a informação.

Agora é esperar que este pesadelo passe, estou a pensar em 15 dias de tratamento, será suficiente?

 

·.¸¸.·´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸ ><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José refizeste o layout encheste o aquario e meteste os peixes quanto tempo depois? Ao meteres muitos peixes ao mesmo tempo, mesmo com o ciclo feito se foi o caso, vai dar picos de amónia a nitritos novamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá S.S. as dicas de quem sabe são muito úteis,

Estou a adicionar waterlife digests ammonia and nitrite para ajudar todo o processo biológico do habitat.

Quando fiz a alteração, aproveitei metade da água da anterior montagem e tudo o que estava no filtro antigo foi para o novo ( esponjas, cerâmicas, bio bolas )

Tenho esperança que os peixes fiquem limpos da doença.

 

·.¸¸.·´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸ ><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá NGE, depois de 12 dias do inicio do tratamento, penso que conseguimos combater a doença com sucesso.

Aparentemente os peixes estão saudáveis, não sei se mantenho as luzes apagadas por mais uns dias.

Ficam algumas fotos, a vossa experiencia poderá detectar alguma coisa que eu não consigo ver.

Um muito obrigado pela vossa ajuda NGE\S.S.

large.IMG_7542.JPGlarge.IMG_7536.JPGlarge.IMG_7522.JPGlarge.IMG_7519.JPGlarge.IMG_7508.JPGlarge.IMG_7506.JPGlarge.IMG_7503.JPGlarge.IMG_7492.JPGlarge.IMG_7491.JPGlarge.IMG_7484.JPGlarge.IMG_7480.JPGlarge.IMG_7474.JPGlarge.IMG_7472.JPGlarge.IMG_7458.JPGlarge.IMG_7456.JPGlarge.IMG_7449.JPGlarge.IMG_7436.JPGlarge.IMG_7433.JPGlarge.IMG_7430.JPGlarge.IMG_7425.JPG

  • Votar + 1

·.¸¸.·´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸ ><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.