Compatibilidade com killies


Avelino Almeida

Recommended Posts

Boa tarde a todos.
Nunca tive camarões por isso peço aqui ajuda à malta entendida.
Neste momento tenho 6 nothobranchius guentheri Zanzibar no meu Aquário com 100x40x40 criados cá em casa com algumas plantas, talvez mais tarde coloque umas corydoras albinas pois são peixes que eu gosto bastante mas ainda estou um pouco indeciso pois não quero muita fauna no Aquário.
Neste momento quero colocar ou pelo menos perceber se posso colocar uns camarões.
Alguém sabe ou me aconselha uns camarões que possa colocar com estes lindos peixes sem ser comerem uns aos outros?



Edit:

Aquário 100*40*40
Fauna : 6 Nothobranchius guentheri Zanzibar
Flora : musgo
Lotus
Fetos java
Echinodorus

Sem co2


  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Avelino, esses killies chegam aos 5 cm e parecem abrirem bem a boca lol, penso que as crias de camarão estarão em perigo perto deles, mas os adultos penso não correrem perigo, embora se aconselhe não colocar peixes com camarões, tens os neocaridinas que são bem grandinhos, para os peixes os confundirem com a comida, ou então os Amano, que alguns são ainda maiores que os teus Killies.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Paulo.

Eu não quero criar camarões nem é esse o meu objectivo, pelo menos não está nos planos.

Para já apenas quero que não se comam pois a minha experiência com camarões é zero.

Como não sou gajo de, vamos comprar e meter lá para dentro, prefiro perguntar a alguém que já tenha alguma experiência.

E em termos de parâmetros de água são muito esquisitos estes que falaste?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Avelino, deviam de ser todos como tu, primeiro as perguntas e depois avançar, não ao contrário.

Os neocaridinas estão dentro dos parâmetros dos teus peixes, normalmente são bastantes resistentes e não muito sensíveis com os parâmetros da água.

Mais dúvidas que tenhas podes sempre contar com a malta.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Avelino, deviam de ser todos como tu, primeiro as perguntas e depois avançar, não ao contrário.
Os neocaridinas estão dentro dos parâmetros dos teus peixes, normalmente são bastantes resistentes e não muito sensíveis com os parâmetros da água.
Mais dúvidas que tenhas podes sempre contar com a malta.
Abraço


Ok. Obrigado.

Vou dar uma vista de olhos no mercado para ver o que arranjo.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Avelino,

Em termos de compatibilidade as Neocaridinas e Caridina cantonensis serão predadas pelos Nothobranchius: estes predam tudo o que lhes caiba na boca e o que não cabe testam para ver se cabe, podendo magoar gravemente camarões de pequeno porte (i.e. cerca de 3cm). No entanto, se não pretendes criar camarões procura por Caridina multidentata (os Amano) mas que tenham pelo menos o mesmo tamanho que os N. guntheri, pois assim evitas testes por parte destes e garantes a sobrevivência dos camarões.
Se tivesses uma colónia vasta de Neocaridinas ou de Caridina cantonensis (quando digo vasta quero dizer para cima de 50-80 exemplares adultos) poderias pôr os guntheri com eles, pois dariam o enfoque às crias e haveriam sempre algumas que chegassem ilesas à idade adulta. Fiz isso com os meus Aplocheilus lineatus e eles deixaram-me população de Neocaridinas para contar a história, mas isso apenas porque tinha para cima de 200 camarões e mesmo assim os lineatus (dada a sua dimensão) fizeram sentir o seu impacto na população de camarões.

Em resumo: se queres pôr camarões procura por Caridina multidentata com uns 4-5cm e não terás problemas, tudo o resto é comida ou será atacado por eles.

Abraços killiófilos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Avelino,
Em termos de compatibilidade as Neocaridinas e Caridina cantonensis serão predadas pelos Nothobranchius: estes predam tudo o que lhes caiba na boca e o que não cabe testam para ver se cabe, podendo magoar gravemente camarões de pequeno porte (i.e. cerca de 3cm). No entanto, se não pretendes criar camarões procura por Caridina multidentata (os Amano) mas que tenham pelo menos o mesmo tamanho que os N. guntheri, pois assim evitas testes por parte destes e garantes a sobrevivência dos camarões.
Se tivesses uma colónia vasta de Neocaridinas ou de Caridina cantonensis (quando digo vasta quero dizer para cima de 50-80 exemplares adultos) poderias pôr os guntheri com eles, pois dariam o enfoque às crias e haveriam sempre algumas que chegassem ilesas à idade adulta. Fiz isso com os meus Aplocheilus lineatus e eles deixaram-me população de Neocaridinas para contar a história, mas isso apenas porque tinha para cima de 200 camarões e mesmo assim os lineatus (dada a sua dimensão) fizeram sentir o seu impacto na população de camarões.
Em resumo: se queres pôr camarões procura por Caridina multidentata com uns 4-5cm e não terás problemas, tudo o resto é comida ou será atacado por eles.
Abraços killiófilos,
Nuno



Obrigado pelo post.

Neste momento já lá estão dez camarões.
5 são reds e o resto são wilds, não estou preocupado com a reprodução pois não é esse o objectivo mas também não quero que sejam comidos.
Optei por estes porque não tenho experiência nenhuma com camarões e esta supostamente são mais fáceis.

Os primeiros dias estive atento, se houvesse problemas, iam para outro Aquário que está montado com umas cobras kuli.

Os nothos por vezes vão para junto dos camarões e põem-se de lado, mas não os tentam comer, olham e seguem viagem.

Tenho um pouco de Musgo onde se podem esconder, nos primeiros dias estavam lá sempre enfiados, agora já se passeiam no Aquário como se nada fosse.

Já lá estão há duas semanas sem problemas. :-)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ótimo Avelino! Ainda bem que tens tido uma boa experiência com a combinação.

Com os killies é sempre um jogo de sorte e boa conjugação de espécies. Nem sempre os podem encarar como alimento, como também podem de um momento para o outro, à semelhança do que acontece com a compatibilidade entre peixes. Por exemplo, já tive um Synodontis eupterus com 13cm que não me tocava nem nos Aplocheilus nem nos Tanichthys que tinha, mas se pusesse Tanichthys novos só atacava os novos, talvez por serem ligeiramente mais magros ou ainda andarem pouco à vontade no aquário, facto era que os sabia distinguir.
Com Nothobranchius nunca experimentei manter com camarões mas por exemplo Aphyosemion australe não tive problemas, já os lineatus como disse anteriormente tive. Ás vezes o tacto do aquarista é posto à prova nestes momentos, e só desejo que consigas chegar mesmo a conciliar a criação dos N. guentheri com algumas crias de Neocaridinas, isso sim seria brutal ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, A. Almeida.

Não sei o que sabes sobre os killifish. Mas os que tens são anuais. tem um desenvolvimento de alevins até adultos velhos, de um ano. E depois morrem.
De beleza extrema, são também rápidos no desenvolvimento. Se quiseres manter a espécie, deves ter outros requisitos num outro aquário.

Se tens interesse em conhecer o mundo dos killifish, tens a associação portuguesa de killifilia que te pode ajudar muito a compreender.

 

Sobre os camarões, assim que os mesmos aprendam que existe predadores. Eles aprendem a desaparecer. Alguns serão caçados, outros escondem se bem e devido ao tamanho do aquário, atrevo-me a dizer que vão durar mais tempo do que os killifish.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais