Aquario usado como desinfesta-lo?


Recommended Posts

Olá pessoal,

Sou uma principiante neste hobby, tenho um aquário de agua quente de 50lts onde realmente tem corrido tudo muito bem.... até aqui tudo bem, decidi agora adquirir um aquário maior usado a baixo custo de 250lts, mas quando o vi quase que tive um colapso está sem ser usado a mais de 1 ano com restos de água dentro, ou seja, alta party de fungos e bactérias... Como faço para desinfeta-lo??? de maneira a que depois não me crie problemas, quando o começar a usar....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais benvinda ao fórum!

Para poderes usar esse aquário, o que deves fazer é lavá-lo bem com lixívia, se possível deixá-lo cheio de água com lixívia umas valentes horas, depois é lavá-lo bem lavado com água corrente para retirar todos os resíduos de lixívia existentes (enquanto passares a mão e sentires que existe uma espécie de camada gordurosa volta a passar por água até desaparecer).

Todo o material que vais usar usado deves fazer isso por segurança.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela receção e pelo conselho... o aquario já vem com filtro por isso vou abri-lo e lavar tudo com lixivia, conforme me forem surgindo duvidas eu vou colocando aqui no fórum e esperar que me ajudem... obrigado... :D

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, pika_manita@hotmail.com disse:

Obrigado pela receção e pelo conselho... o aquario já vem com filtro por isso vou abri-lo e lavar tudo com lixivia, conforme me forem surgindo duvidas eu vou colocando aqui no fórum e esperar que me ajudem... obrigado... :D

Sim faz isso, e podes contar com a ajuda desta magnífica comunidade! ;)

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não utilizes lixívia para lavar o aquário porque corres o risco do silicone se estragar e de vir a ter fugas de água depois (já me aconteceu uma vez e a partir dai comecei a usar outro sistema), eu normalmente quando limpo aquários vazios primeiro utilizo só água corrente e para tirar resíduos que "são teimosos" em sair lavo com um pano embebido em água oxigenada, no final de todo o processo volto a lavar bem lavado só com água corrente e um pano.  

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, mmsantos disse:

Não utilizes lixívia para lavar o aquário porque corres o risco do silicone se estragar e de vir a ter fugas de água depois (já me aconteceu uma vez e a partir dai comecei a usar outro sistema), eu normalmente quando limpo aquários vazios primeiro utilizo só água corrente e para tirar resíduos que "são teimosos" em sair lavo com um pano embebido em água oxigenada, no final de todo o processo volto a lavar bem lavado só com água corrente e um pano.  

Boas mmsantos,

Cada caso é um caso, acredito que te tenha acontecido, no entanto sempre desinfectei os meus aquários com lixívia há anos e nunca tive qualquer problema com os silicones, é claro que tudo vai depender da forma de utilização e da quantidade da mesma, digo isto porque um aquário certamente não será desinfectado todos os anos a não ser que haja falta de sorte e as contaminações persistirem.

Também pode usar uma solução caseira para desinfectar, que é com vinagre de vinho + sumo de limão + sal grosso, não remove com tanta facilidade mas sempre é mais seguro para a fauna no caso de mal lavado.

Saliento que a lixívia, se for bem usada e depois bem removida não causa perigos para a fauna, eu uso-a sempre para limpar o meu material todos os mêses.

É uma opção de escolha e experiência própria de cada um, e lá está os fóruns servem para partilharem experiências e cabe a cada um filtrar apenas o que achar mais lógico ;)

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

É mesmo como dizes Miguel Simões "cada caso é um caso" eu tive o azar de na única vez que usei lixívia para lavar o aquário ter ficado com fugas no silicone, nos restantes artigos uso sem qualquer problema e então a solução para o aquário passou por começar a usar alternativas como por exemplo a que dás no post anterior que também a experimentei, mas para mim tem-se tornado mais eficaz usar água oxigenada para limpar aquelas partes mais difíceis, qualquer que seja solução e desde que resulte com bons resultados é o que é o mais importante e no final cabe a cada um mediante a sua necessidade verificar a que melhor resulta no seu caso ;)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais