Criação de bettas


Recommended Posts

Boas pessoal. 

Sou um apaixonado por bettas splendens, contudo ando à mais de ano a tentar tirar criação e não tenho tido sorte nenhuma, o mais próximo que tive foi um macho a dar o abraço à fêmea mas muito mal dado, ao final de umas horas a abraçar e a não sair um único ovo, o macho desistiu e começou a agredir violentamente a fêmea, ao ponto de lhe arrancar pedaços.... actualmente o meu problema é os machos não fazerem ninho, alguém me pode ajudar? 

Obrigado 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José,

Terás de ver o que estás a fazer mal, dá uma vista de olhos neste link o guia passo a passo sobre a criação, também deves pesquisar outras fontes de informação porque existem várias técnicas para o fazer, actualmente como tens o teu aquário? Podes colocar foto?

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel

Esteves guia já o vi e revi dezenas de vezes. Eu sei que estou a fazer algo de errado, só não sei o quê, pois tenho boas condições para os peixes, os machos é que não fazem ninho, ou se fazem é demasiado pequeno e  pouco tempo após fazerem destroem-no.

Vou tentar enviar fotos dos aquários dos machos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, José Castro disse:

Não sei como colocar fotos aqui...

Para colocares fotos dá uma vista de olhos neste tópico.

Se não conseguires, instala o Tapatalk no tlm através do Play Store e consegues colocar fotos directamente no tópico ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José, 

Antes de mais necessitas de mais água em ambos os aquários, não sei qual ou quais os motivos que te levaram a ter apenas essa água, necessitas de colocar algo em que o macho se sinta seguro ou escondido como por exemplo um pouco de esferovite, basta um quadrado 10x10cm num canto que não se mova.

Vê o exemplo do esferovite que te falo neste video.

A fêmea só a deve ser "largada" para junto do macho quando verificares que a placa de esferovite contém já várias bolhas (significa que está pronto para o acasalamento).

Após o acasalamento deves estar atento e qualquer sinal de violência retirar de imediato a fêmea.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais água como assim? Ambos os aquarios contêm aproximadamente 7l, numa altura de 11cm.. O esferovite, é uma placa?Está aberto no meio? Não consegui perceber muito bem no vídeo..

Enviado do meu SM-J320FN através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca larguei a fêmea antes do tempo, a única vez que tive uma fêmea agredida, foi porque o macho não estava a fazer o abraço em condições e por fim chateou-se e decidiu espulsa-la do território

Enviado do meu SM-J320FN através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, José Castro disse:

Mais água como assim? Ambos os aquarios contêm aproximadamente 7l, numa altura de 11cm.. O esferovite, é uma placa?Está aberto no meio? Não consegui perceber muito bem no vídeo..

Enviado do meu SM-J320FN através de Tapatalk
 

Ok, pelas imagens parecia-me ter +/- 5cm de água, mesmo assim 7L é pouco deveria ser entre 15l a 20l numa altura máxima de 12cm para que o peso gravitacional da água não "esmague" os ovos.

A placa não tem buraco nenhum, serve para o macho ir buscar oxigénio à superfície e largar as bolhas debaixo da placa de esferovite acumulando-as desta forma, o macho após a largada de ovos vai recolhê-los e colocá-los entre as bolhas que acumulou debaixo da placa de esferovite. Nota que o fundo deve ser escuro para facilitar o macho visualizar os ovos.

Deves reduzir o máximo de correntes de água para não destruir o ninho, manter a temperatura nos 28º e luz sempre ligada 24h por dia até à retirada do macho, no final da desova assim que notares que a fêmea esteja a esconder-se ou muito quieta retira-a, pois o macho vai dedicar-se apenas ao ninho defendendo os ovos de toda a espécie existente no aquário (incluíndo a fêmea).

Dica: Não uses o aquário que tem o musgo visto que todos os ovos que lá caírem o macho não conseguirá ir lá buscá-los, penso que o teu problema esteja aí, ou então o macho é imaturo ainda.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu coloquei o musgo porque vi em alguns sites que o musgo ajudava a recriar o meio ambiente deles, e ajudava mais tarde os alevins a esconderem-se do pai...Neste momento não tem, mas quando faço as tentativas frustradas de criação, coloco um copo de plástico cortado a meio num canto do aquario, na altura que o macho abraçou a fêmea, ele tinha feito um pequeno ninho por debaixo do copo.. mas vou fazer o seguinte, tenho um pequeno aquário de 50l, este fim de semana vou colocar lá um dos machos, vou meter apenas a ponte com o feto de java, e vou meter uma placa de esferovite, e quando tudo estiver pronto dou noticias, ok?
Obrigado por tudo e grande abraço


Enviado do meu SM-J320FN através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas amigo
Ao fim de algum tempo desaparecido, tenho novidades... segui o teu conselho, tirei o que estava a mais, coloquei uma placa de esferovite, que por sua vez até tem uma abertura no centro, e o resultado está nos vídeos abaixo.
Obrigado pelos conselhos

Vídeos não, fotos 48ec154ae72c05bb6c9b67a584557279.jpg23d5825129d1a58bc41c40efcda9c058.jpg
 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais