Primeiro aquário (Ajuda e concelhos muito bem-vindos)


Rafael Amorim

Recommended Posts

1 - Nome do Aquário - A comuna

2 - Data da montagem - 28/05/2017

3 - Dimensões do aquário 
3.1
- Volumes bruto e útil - 38L (volume bruto) 28L (volume útil estimado)

4 - Equipamentos Instalados - Conjunto Marina 10G
4.1 - Filtro - Marina S15 Slim 
4.2 - Termostato - JBL 50W
4.3 - Iluminação/Foto-período - Tenho dúvidas e vou precisar de ajuda para descobrir quando decidir quanto a fauna e flora a colocar.
4.4 - Sistema de CO2 - Não Existente.

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil - Substrato Sera de 2.4Kg, fotografia situada em baixo.
5.2 - Substrato inerte - 5Kg de gravilha preta de marca Aqua Now (Aquarium gravel)
5.3 - Decorações - Pedra vulcânica grande, pedras brancas pequenas compradas na Zoofeira por 1€ (tenho intenção de comprar mais 1 tronco pequenino)

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) - Não existente, se for necessário peço que me ajudem neste aspeto, queria evitar para ter o menor custo de manutenção possível.

7 - Fauna
7.1 -
Ainda por decidir...

8 - Plantas
8.1 -
Ainda por decidir, quero optar por um musgo para fazer tapete e cobrir uma parte da pedra, quero ainda uma planta pequena, decisão da mulher.

9 – Observações
9.1 - Parâmetros da água - Temperatura a 26ºC por enquanto, irei fazer testes proximamente.
9.2 - Frequência das TPA's - Nesta fase inicial, 1 vez por dia, cerca de 15%.
 
10 - Fotos

Ando com o bichinho do aquário à mais de 1 ano, e por fim, falei com a mulher e fomos comprar um. 

Um aquário de iniciantes, somos estudantes universitários, e como tal, não temos finanças para mais, sei que é pequeno mas foi o que foi possível de arranjar.

large.592c1acb2fb3e_Photo28-05-17211309.jpg

Aquário de 38L com tudo incluído (menos termostato, comprado separadamente um da JBL 50W, recomendado pelo senhor da loja Proaquarium)

Todos os elementos que irão fazer parte do aquário foram devidamente lavados por água quente (a ferver quase, até ia queimando as mãos).

Substrato fértil da Sera, 2.4Kg pela base do aquário

large.592c1acf122c4_Photo28-05-17211402.jpglarge.592c1acd3e827_Photo28-05-17211350.jpg

Após a colocação do substrato fértil pela base do aquário procedeu-se à colocação do substrato inerte sobre este.

large.592c1ac82881b_Photo28-05-17211245.jpg

Na parte esquerda já se encontra parte do substrato inerte colocado.

Lá estivemos a ver como ia ficar o Layout com as pedras e finalmente nos decidimos, ficou algo assim

large.592c1ad8a82e1_Photo28-05-17214456.jpg

Procedeu-se à colocação de todo o material, o que ficou com o seguinte aspeto:

large.592c1ade7f61d_Photo28-05-17230826.jpg

Água um bocado turva, mas hoje de manhã já estava mais limpa (filtros estavam um bocado porcos), vamos esperar 2 semanas (minimo) antes de introduzir fauna devido ao ciclo do azoto.

Água do cano, ainda tenho que testar pH. 

Quanto à flora, queria-mos colocar musgo a servir de tapete numa zona, musgo numa parte da pedra e um tronco para fazer uma espécie de árvore pequena (em cima ia ser colocado outro tipo de planta).

Tal como disse, somos estudantes e temos um orçamento apertado, não conseguimos ter um aquário maior nem podemos gastar muito dinheiro, como tal, estavamos a pensar em comprar um pedacinho ou dois de musgo e esperar que ele se alastre. Que acham até agora? Erros, opiniões e conselhos serão muito bem-vindos, não tenham medo de ser maus, é a nossa primeira vez a ter um aquário e estou à espera de uns quantos erros.

Outra coisa, que aconselham em termos de flora? Estivemos a ver o site da ecoarium e não nos conseguimos decidir com nada, quero evitar alta necessidade de CO2, pois tal como disse, "budget".

Editado por Rafael Amorim
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rafael

Primeira coisa que te digo e para leres aqui no Fórum

sobre o (ciclo do azoto)esse mesmo que demora mais

ao menos um mês,só depois disso se pode por peixes,

quanto há flora tens muitas plantas que não leva co2,

ora vê aqui,  http://tropica.com/da/  sempre podes tirar

umas ideias,não tenhas pressas que neste hobby,a

pressa,e a morte do artista,ou melhor dos peixes,lei

tudo com calma, para não gastar€s,uma vez que

não abunda muito,boa sorte.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas
Como já disse o Álvaro tem muita atenção ao ciclo do azoto.

Quanto ao layout nao gosto dessas pedras brancas dão um ar muito artificial ao aquario e desvia a atenção toda do resto do layout.
Mas é só uma opinião pessoal.

As plantas devias colocar já pois ajudam no ciclo.
Podes colocar musgos e uma Sessiflora são fáceis e de crescimento rápido com meia dúzia de pés em pouco tempo tens o aquario cheio.

Se puderes coloca o setup completo do aquario fica mais fácil ajudar.

Cumprimentos

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquariofilia.net/forum/topic/250845-descrição-de-setup-aquário-de-água-doce/

http://www.aquariofilia.net/forum/topic/248841-ciclo-do-azoto-síndrome-do-novo-aquário/

Coloquei duas vezes isto porque da forma que está em cima não fica visivel no tapatalk.

Editado por Filipe Sampaio

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Alvaro Silva disse:

Boas

Eu ate acho que essas pedras brancas devem ser calcarias

Não sei se ele viu,se são,ou não são calcarias.

Álvaro Silva

Em principio não são. Aquilo deve ser marmore normalmente é vendido como seixo rolado.

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rafael
Primeira coisa que te digo e para leres aqui no Fórum
sobre o (ciclo do azoto)esse mesmo que demora mais
ao menos um mês,só depois disso se pode por peixes,
quanto há flora tens muitas plantas que não leva co2,
ora vê aqui,  http://tropica.com/da/  sempre podes tirar
umas ideias,não tenhas pressas que neste hobby,a
pressa,e a morte do artista,ou melhor dos peixes,lei
tudo com calma, para não gastar€s,uma vez que
não abunda muito,boa sorte.
Cump: Álvaro Silva

Sim, estou a deixar fazer o ciclo de azoto neste momento e vou colocar plantas em princípio amanhã, no entanto li que ao fim de duas semanas deveria de colocar 2 peixes resistentes, o que vai ajudar a completar o ciclo. Estará esta informação errada e realmente deverei colocar apenas peixes ao fim de 1 mês?


Boas
Como já disse o Álvaro tem muita atenção ao ciclo do azoto.

Quanto ao layout nao gosto dessas pedras brancas dão um ar muito artificial ao aquario e desvia a atenção toda do resto do layout.
Mas é só uma opinião pessoal.

As plantas devias colocar já pois ajudam no ciclo.
Podes colocar musgos e uma Sessiflora são fáceis e de crescimento rápido com meia dúzia de pés em pouco tempo tens o aquario cheio.

Se puderes coloca o setup completo do aquario fica mais fácil ajudar.

Cumprimentos

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk




Sim, as plantas irão amanhã para o aquário, em princípio, se não tiver que mandar vir pela internet

Irei colocar o set up completo assim que conseguir

Boas
Eu ate acho que essas pedras brancas devem ser calcarias
Não sei se ele viu,se são,ou não são calcarias.
Álvaro Silva


Sim eu testei com o método de vinagre, não são calcárias

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update: 

Coloquei informação adicional no primeiro post.

Água parece mais turva depois de ter feito a TPA ontem, é normal? Serão as bactérias? Acho estranho por só estar assim mais turva depois da TPA, antes de ter feito a água apresentava-se mais cristalina.

EDIT:

Estive a ver também para neutralizar a água, o que me dizem destes blocos neutralizantes? São baratos, o que é fulcral, e tem na ornimundo, uma das poucas lojas com coisas de aquariofilia em Aveiro...

shop-FL400007-1.jpg

Editado por Rafael Amorim
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.