Pré-iniciante precisa de ajuda


Recommended Posts

Boa noite,

Estou com a ideia de ter um aquário há mais de 1 ano, hoje decidi por fim que ia dar uso a um aquário que a minha irmã nunca chegou a usar. Trata-se de um kit de aquário de 36L (se não estou enganado) e estive a informar-me sobre os primeiros passos. Para chegar ao ciclo inicial preciso de ter o aquário já preparado, e para isso preciso de um substrato, ora bem, como sou estudante universitário não tenho muito dinheiro, e em todos os pontos que puder poupar melhor. Estive a ver substratos, mas estes todos parecem-me ser extremamente caros para preencher o fundo e dar um ligeiro relevo de um dos lados. Seria possível eu mesmo encontrar substratos pelos lados de Aveiro que não fosse preciso comprar? Preferencialmente um substrato escuro pois quero meter peixes com cores vivas para dar destaque.

Desde já, obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rafael, 

Deduzo que não queiras nem plantados nem nada que seja exigente certo?

Em vez de substrato escuro, porque não optas por areia branca, uns troncos e uns musgos? é que areia branca vende-se em qualquer loja de aquariofilia por +/- 1€ o kg, um tronco para essa litragem também te ficará por volta dos 3/4€ depois é só arranjares musgos que isso é barato e não tens muito trabalho...agora num aquário de 38L brutos terás apenas disponíveis +/- 33L e não poderás colocar muita fauna.

Olha este simples exemplo:

2qlb9tj.jpg

Não gostas? é só uma ideia, eu respeito o gosto de cada um e só estou a tentar seguir as tuas poupanças! ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso até acho muito bonito Miguel, a única coisa que alteraria seria um bocadinho de relevo, acho que dá um aspeto totalmente diferente a um aquário.

Até gostava de ter umas plantas, por acaso ainda não li muito sobre isso confesso, estava a pensar em primeiro arranjar o substrato, depois fauna, e só quando o ciclo estivesse concluído flora. Deveria de fazer de forma diferente?

Quanto à quantidade de fauna, também estava a pensar em por uns 6 gupis e uns 3 camarões, nada de especial. Mas confesso que ainda não pensei muito neste assunto, como disse, estou apenas a focar-me no aquário estéticamente para poder fazer o ciclo, e só depois pensar na fauna/flora.

Quanto aos troncos, um tronco de uma árvore não chega? Ou será que tem que levar um tratamento especifico? É que troncos ou ramos consigo arranjar disso aos pontapés ahah

Editado por Rafael Amorim
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rafael,

Vamos por partes, não confundas, flora é plantas e fauna são peixes ;)

Em relação ao relevo podes bem fazer isso com mais quantidades de areia e umas pedras, o tronco tem que ser tratado (nunca utilizar troncos resinosos) podes por exemplo aproveitar um belo tronco de uma videira que esteja seco, fervê-lo bem (durante +/- 2horas) e deixá-lo de molho +/- 3 semanas, quando vires que ele afunda, voltas a fervê-lo e À partida estará pronto a usar.

Em relação a toda a montagem, primeiro colocar areia, tronco, pedras, plantas, termostato, filtro e iluminação e depois terás de concluir o Ciclo de Azoto antes de colocar os peixes, se não o fizeres corres o risco de perdê-los todos.

Lê bem sobre o Ciclo de Azoto antes de começares seja o que for ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ups, sim, enganei-me bang 

Bem, por esse trabalho todo só por um tronco realmente mais vale dar 5€ por um tronco já tratado ahah 

Mas com essa areia branca é possível criar flora? 

Sim, já quase que o sei de trás para a frente ahah Muito obrigado por tudo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.