Ajuda para compra LED's e fonte para iluminação DIY


taiko

Recommended Posts

Boas, gostava que me dessem uma ajuda para a compra de uns high power LED's e respectiva fonte para fazer uma calha para o aquário. O aquário tem 100cm de cumprimento por 40cm de largura e 50cm de profundidade (200L). É plantado. Por agora tenho tido fitas de LED mas as plantas, apesar de não andarem mal, não estão propriamente no seu esplendor. No ano passado cheguei a comprar uns high power LED's (6 brancos, 3 vermelhos e 3 azuis, totalizando qualquer coisa como 100W e 8000 lumens) e uma fonte. Mas, aparentemente, a fonte era a errada e depois de fazer a calha, quando se foi a experimentar, os LED's começaram a rebentar ou a pegar fogo e teve que se desligar logo... (é o que dá não ter conhecimento de electricidade)

Pois bem, como tal, gostava de pedir ajuda a quem percebe da coisa. (Até porque, mesmo as fitas LED já estão muito fracas, desde há uns dias para cá e então preciso urgentemente de renovar a iluminação) Quero ter luz suficiente a chegar ao fundo para ver se consigo manter um tapete, se possível. E, com isto tudo, se possível quero que o gasto de luz também não seja muito alto, dentro do possível. LOL :P

Desde já, agradeço a ajuda. ;)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Taiko. Nada tenho contra os Chips, mas as fitas resultam bem. Pelo menos as minhas que têm bastante intensidade de luz. Foi as que tinham mais lumens por watt que encontrei, neste momento debitam 11000 lumens por apenas 50w de consumo... Acho que melhor é impossível (pelo menos ainda não encontrei).

Outra coisa que se tem de ter em atenção com as fitas é volts. Eu tenho as minhas a 11.8 se não me engano para estarem proximas do máximo mas não queimarem. Tenho-as a trabalhar à 8/9 meses e não noto nenhuma reduçao de luz. 

E depois há outro pormenor importante. Devem ser alimentadas de pelo menos dois lados, porque a luz vai perdendo a intensidade ao longo da fita.

De qualquer modo vê este tópico em que eu e o Filipe já demos os nossos bitaites.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, amanhã vejo o tópico com mais atenção.

No entanto, em relação às fitas, eu tenho as minhas desde que tenho o aquário, praticamente (tenho-as instaladas há quase 2 anos) e até há coisa de um mês, talvez até menos, estavam com uma boa intensidade. O problema é que não deviam ter força suficiente para chegar ao fundo. Eu tinha uns quantos pés de Marsilea Hirsuta que não vingaram. Nos primeiros tempos andaram na fase de "não crescem, mas também não morrem" mas passado um tempo acabaram mesmo por morrer. Tenho uma outra no fundo (Cryptocoryne x willisii, se não estou em erro) que até tem desenvolvido bem e tem criado pés por tudo o que é lado, mas essa é, segundo o site da Tropica, pouco exigente no que diz respeito à luz, ao contrário da Marsilea Hirsuta que é um pouco mais exigente, pelo que parece.

Eu tenho 5 fitas de pouco menos de 1m cada. Cada metro corresponde a +/- 1000 lumens, pelo que me lembro, o que quer dizer que tenho (ou tinha) quase 5000 lumens. Eu não percebo muito disso mas penso que o número de lumens não significa necessariamente potência para chegar ao fundo. Penso eu...

  • Votar + 1

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, taiko disse:

Boas, amanhã vejo o tópico com mais atenção.

No entanto, em relação às fitas, eu tenho as minhas desde que tenho o aquário, praticamente (tenho-as instaladas há quase 2 anos) e até há coisa de um mês, talvez até menos, estavam com uma boa intensidade. O problema é que não deviam ter força suficiente para chegar ao fundo. Eu tinha uns quantos pés de Marsilea Hirsuta que não vingaram. Nos primeiros tempos andaram na fase de "não crescem, mas também não morrem" mas passado um tempo acabaram mesmo por morrer. Tenho uma outra no fundo (Cryptocoryne x willisii, se não estou em erro) que até tem desenvolvido bem e tem criado pés por tudo o que é lado, mas essa é, segundo o site da Tropica, pouco exigente no que diz respeito à luz, ao contrário da Marsilea Hirsuta que é um pouco mais exigente, pelo que parece.

Eu tenho 5 fitas de pouco menos de 1m cada. Cada metro corresponde a +/- 1000 lumens, pelo que me lembro, o que quer dizer que tenho (ou tinha) quase 5000 lumens. Eu não percebo muito disso mas penso que o número de lumens não significa necessariamente potência para chegar ao fundo. Penso eu...

Sim, mais lumens não significa mais capacidade de penetração, mas o teu aqua é de 50, o meu é de 45 e tenho a calha elevada uns 10cm acima da água e está neste momento dimada a 70% e chega bem ao solo.  Portanto não é só pelos lumens mas pela qualidade deles e pelo expectro. Estas são de 6000k, se calhar as tuas são de 4500? 

Acho que antes de ires para os chips devias de ir para as fitas, sai mais barato, é mais simples, mas têm é de ser boas...

Vê as que usei na minha calha (link na assinatura), essas tenho a certeza que valem o dinheiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas outra coisa, o problema no teu aqua poderá não ser luz. Se lhe espetares co2 em cima vais ver que essa luz chega...

A malta pensa no co2 como se fosse opcional, mas para mim é tão opcional como luz, fertilizantes etc... Podem dizer "mas já vi fotos de aquários bonitos sem co2", eu digo que é verdade, mas é preciso vários factores conjugados:

- O aquariofilista tem de ser experiente, isto porque este hobby já é lento, sem co2 entao é super lento, do tipo fazer-se uma alteração e só passado 1 mês ou mais vês ligeiras diferenças, e por isso é preciso alguém experiente para acertar logo à primeira...

- O setup tem de ser muito bem pensado em termos de flora

- A foto tende a ser mais ou menos de longe

etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este é o meu aquário (já está bem diferente, claro):

Tem aí as informações (pelo menos até à última vez que o consegui actualizar lol). As specs da iluminação são:

Iluminação: DIY estrutura metálica com 3m de fitas de LEDs brancos (SMD 5630, 60 leds/m, 6000-6500K cool white, 1680-1800 lm/m), 1m de vermelhos e 1m de azuis (SMD 5630, 60 leds/m, red/blue, 1200-1320 lm/m), totalizando entre 7400 a 8000 lumens.

E sim, são alimentados de um só lado.

Podes ver aqui a luminária. Ainda levou mais duas fitas, uma azul e outra vermelha, de resto está igual. Quanto ao CO2, não tenho já estive para ver disso (até tenho uma botija que cheguei a comprar), mas depois acabo sempre por adiar e nunca chego a comprar nada disso. lol

E será por isso que é minha Ludwigia repens 'Rubin' não fica vermelha? Ela só começa a avermelhar quando cresce e chega ao topo (isso foi a principal razão que me levou a pensar na questão de a luz não ter potência suficiente).

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive agora a ver assim por alto o teu tópico " Calha LED 11000 2017 " que tens na assinatura e o aquário onde está e parece que está a ir bem. E o aquário anterior em que dizes que esteve também estava bonito. O que me leva a pensar que até devem ser boas, as fitas. Não sei qual é a diferença entre essas ( SMD 5730 ) e as minhas ( SMD 5630 ), mas deve haver uma boa diferença, pelo que parece.

Se são assim tão boas como dizes, se não te importares de me indicar a que encomendaste, agradecia. Suponho que, como a minha, também traga já transformador.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há grande diferença, as minhas têm 2400/m, as tuas têm 1800 lumens/metro, é uma questão de pôr menos ou mais fitas. Em relação a penetração deve ser igual ou parecida.

Os outros aquas estão bonitos devido ao co2, não só à luz. Claro que também é importante, assim como a fertilização, mas podemos comparar a tunnigar um carro: metes-lhe um aileron Matias, umas jantes 19 e uma caveira nas mudanças mas não mexes no motor 1100... Resumindo, anda o mesmo. O co2 é o motor, a luz a suspensão, e a fert os pneus. Neste momento tens pneus e suspensão, mas não tens cavalos. E o que tás a dizer é que queres tirar os Mabor e pôr uns Michelin... 

Pesquisa um redutor (35€) e um difusor (se for um Neo custa 10€) antes de investires na luz. Vais notar um pulo gigante nas plantas. Não só em crescimento mas em côr e saúde.

Em relação à minha calha vê este tópico. Está lá tudo, as fitas, o transformador etc.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hm.. Ok. São as SMD 5730, portanto. Já estive a ver disso no ebay mas não estou a encontrar nada. Aliás, encontro em várias descrições mas quando vou ver é sempre SMD 5630.

Quanto ao co2, hei-de ver isso mas não para agora. O mais urgente agora é mesmo a questão da iluminação.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hm.. Ok. São as SMD 5730, portanto. Já estive a ver disso no ebay mas não estou a encontrar nada. Aliás, encontro em várias descrições mas quando vou ver é sempre SMD 5630.
Quanto ao co2, hei-de ver isso mas não para agora. O mais urgente agora é mesmo a questão da iluminação.

Boas
Esquece o ebay a qualidade não compensa já usei vários tipos de leds vindo de lá e aquilo não deve ter metade dos lumens anunciados
Vê na teclusa.

Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Filipe Sampaio disse:


Boas
Esquece o ebay a qualidade não compensa já usei vários tipos de leds vindo de lá e aquilo não deve ter metade dos lumens anunciados
Vê na teclusa.

Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
 

Não encontro os tais 5730 por lá, só 5630. Mesmo assim, a diferença de €€ é bastante grande. E ainda tem que se comprar o transformador à parte... :\

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim de facto a diferença é grande mas a qualidade compensa eu estou a usar as 5630 e acredita que valem o dinheiro

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Taiko, fiz um longo texto para te explicar que o que precisas é de co2 e não de mais luz. Se aumentares a luz no teu aqua vais ter muito mais crescimento... de algas!

Mostro-te aqui umas fotos da mesma planta com co2 e sem co2:

DSC_0012.jpg

31651683696_a79605d052_o.jpgSem título by Gonçalo Silva, no Flickr

tira as tuas próprias conclusões.

De qualquer modo as fitas que tenho são 5630 e foram compradas, como o Filipe diz, na Teclusa. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hm... Bom, como diz que a diferença em princípio não é muito, para agora, como tenho alguma urgência com a iluminação, vou optar por usar umas iguais às que tenho (recebi-as em duplicado lol) e futuramente analiso melhor a possibilidade de uma iluminação melhor, caso seja o caso. E, quando tiver a situação da iluminação resolvida logo peço também aconselhamento quanto ao que comprar para o sistema de co2. Já aqui tenho a garrafinha de teste co2, o drop checker e o conta bolhas. Foram comprados no ebay, também, pelo que não sei como é em termos de qualidade. Tenho também uma bilha de co2 já guardada. Pelo que me parece e que me lembro de ter lido, parece que já só me falta a mangueira e o redutor, certo?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas taiko,

Andavas desaparecido pah! :) 

Ora bem, então tu tens:

  • Botija de co2
  • Drop checker
  • conta bolhas

Falta-te:

Tens de ter em conta antes de adquirir o redutor, qual é o tipo de rosca da botija, se DIN477 (rosca europeia) ou CGA 320 (rosca americana), se não comprares os tipos de rosca compatíveis vais ter de comprar um adaptador que ronda +/- os 20€.

Eu aconselho-te em adquirires o tipo de rosca DIN477, terás menos problemas com compatibilidades do equipamento e mais fácil serão as recargas (nem todos os locias de recarga de co2 têm os adaptadores para as roscas CGA 320.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Já lá vai um tempinho, sim. :)

Bom, a rosca é DIN477, rosca europeia. Quanto aos items que enumeraste, costuma haver packs já com isso tudo ou quase tudo, não costuma?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tudo depende onde e a quem compras, o que quis referir é o material que te falta para teres um sistema completo sem te chateares, eu por exemplo, na primeira vez que comprei, andava a comprar às peças e tudo do mais barato.....mas descontente com a compatibilidade e qualidade das peças acabei por comprar uma coisa em condições e sim já completo, foi até hoje....nunca mais me preocupei ;) se fores ao meu tópico encontras lá o material que adquiri.

Se és comprador no ebay encontras lá coisas bem baratinhas que servem perfeitamente.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas, andei já de volta da iluminação e parece que a iluminação até estava boa (tive que substituir uma fita, vá). O transformador é que estava a dar o berro, aparentemente... E por causa disso já andaram a morrer plantas ... :(

A ver se ela recuperam. Hão-de recuperar, com certeza. Entretanto, quando tiver tempo e paciência tenho que ver a questão do material para o sistema de CO2. Alguma sugestão de modelos ou assim? É que já ouvi falar de modelos relativamente baratos mas que acabaram por sair caro porque ora gastavam CO2 à maluca ora não tinham o rendimento esperado... E quero ver se gasto bem o dinheiro, já que o vou gastar. Já aprendi a lição. lol

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Taiko,

Tens kits completos à venda que até são acessíveis, como este por 120€ Ecoarium, também este por 140€ Solaqua, ou este por 150€ Aquaeden.

No entanto em qualquer um deles aconselho-te a pedir a data de fabrico da botija, uma botija tem prova hidráulica durante 10 anos, se por exemplo a botija já foi fabricada há 5 anos pois já só terás 5 anos de validade, após isso terás de pagar +/- 50/60€ para fazer nova prova para mais 10 anos.

Tens outra opção que é arranjares uma botija (extintor) de cO2 cheia, arranjas um adaptador e compras apenas um redutor completo (com manometros, valvula solenoide, valvula ajuste fino) és capaz de gastar apenas uns 60€

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Sim, botija já tenho. Está fora da data. Mas pelo preço que foi posso muito bem dar-me ao luxo de a deitar fora depois ou assim.

Sendo assim, só precisaria mesmo do resto do material.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, taiko disse:

Boas. Sim, botija já tenho. Está fora da data. Mas pelo preço que foi posso muito bem dar-me ao luxo de a deitar fora depois ou assim.

Sendo assim, só precisaria mesmo do resto do material.

Ok se já tens botija é mais fácil o resto...

Tens este exemplo redutor completo 60€ da Solaqua, é completo e é o mais fica em conta ;)

16107697_1247774225259666_188695561_o.jp

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
On 14/06/2017 at 13:12, Miguel Simões disse:

Ok se já tens botija é mais fácil o resto...

Tens este exemplo redutor completo 60€ da Solaqua, é completo e é o mais fica em conta ;)

16107697_1247774225259666_188695561_o.jp

Cumps,

Boas, desculpa só agora responder. Tenho tido muita coisa em mãos e só agora me lembrei disto.

Agora que estou mais livre quero ver se é desta que compro isto.

Sempre se mantém este como a melhor escolha?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @taiko,

Só vais ver melhorias no teu aqua acredita, ph estável, plantas mais saudáveis, menos algas e mais podas também ;)

Vai dando notícias das tuas aquisições, somos cuscos à brava! lol

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais