Ajuda Identificação Espécie de Anfíbio


VVolf

Recommended Posts

Boas, 

Estava eu a tratar do jardim quando me deparo com esta rã/sapo a saltitar por entre as ervas. A minha primeira impressão é que seja a rã de focinho pontiagudo. Mas o habitat era claramente típico para um sapo, seco e sem nenhum curso de água por perto. No entanto quando me aproximei o animal fugia e saltava como uma rã. A muito custo lá a apanhei e mudei-a para um lugar melhor no meu terreno, onde não corre o risco de ser pisada e onde tem um lago por perto. Mas ela não quis ir para a água...

HGofPDc.jpg

Alguma dica sobre o que possa ser? Há probabilidades de haver mais destas por perto? Não quero correr o risco de magoar nenhuma sem querer. Fiz bem em muda-la de sitio ou pode ser prejudicial?

Agradeço ajuda de quem souber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Felizmente voltei a ter oportunidade de me encontrar com este animal. E pela análise que lhe fiz, agora que sabia minimamente com o que estava a lidar, concluí estar na presença da já rara Rã Ibérica. Olhos laterais, manchas negras nos olhos, tamanho inferior a 5 cm, gosta de se esconder na vegetação marginal. Muito menos tímida que a rã verde. Infelizmente não vejo vestígios de mais nenhuma pelas redondezas... 

Aqui fica um video do meu ultimo encontro com ela, pelos vistos gostou do lago :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.