Ifreet

Uma nova casa para as minhas 3 orandas

Recommended Posts

Bom dia,

Pedi um orçamento a uma loja de animais para um aquário com medidas de L75xP35xA45 (o móvel é do IKEA, os cubos KALLAX) perfazendo 118L e deram dois orçamentos, sem tampa (129 euros) e com tampa (147 euros) ambas com espessura de vidro de 8mm. Pergunto, serão estas umas boas medidas?

Sendo a minha primeira vez que irei comprar um aqua novo, em que é que posso ter mais em atenção nestes casos?

Tenho um filtro da JBL e401 que está num aqua de 54L (este aqua foi-me oferecido), penso que seja suficiente para o de 118L?

Obrigado.

Cumprimentos

Edited by Ifreet

Boas. 

As medidas são pequenas para orandas.

O aqua é muito caro a não ser que seja em vidro extra claro.

Arranja com medidas mais standard (100x40x40 ou 120x50x50) e pede orçamento na Vidromoldura ou Ecoarium.

O filtro é insuficiente.

O que queres dizer com vidro extra?

Mas há algum problema o aqua ter aquelas medidas? É que estou condicionado ao móvel que tenho... Nem que doe 1 ou 2 peixes a alguém amigo interessado por aquariofilia.

Enquanto ao filtro já suspeitava que era insuficiente.

Edit: E se for 75x40x40? Já pedi um orçamento na Ecoarium.

Edited by Ifreet

Vidro extra claro é mais caro, geralmente o dobro, porque é... extra claro. E alertei para as medidas porque, e apesar de ser para orandas, no futuro podes querer compra uma calha de luz e não é facil com essas medidas estranhas. As medidas standard são 60, 90, 100, 120 e 150.

Se for para ficares só com um tens um aqua que penso que seja bom: 60x40x40. Tem 100L, medidas fáceis e dá para no futuro pensares num plantado ou qq coisa assim.

E tenta também na Vidromoldura/Centrividro. São mais baratos e pelo que oiço dizer de qualidade irrepreensível.

Ah boa, muito obrigado.

Já agora, qual é a diferença desses vidros (para além das diferenças de preços) para outros normais?

Os vidros normais podem ter ligeiros defeitos do tipo pequenas bolhas e também são menos claros, mas isso é uma preciosidade mais virada para aquascaping.

O extra claro é um vidro mais refinado com (se não me engano) baixo teor de ferro.

Ou seja para peixes de agua fria ornamentais basta o normal. Got it.

Outro móvel está fora de questão... queria mesmo aproveitar o espaço todo do móvel, será mesmo difícil encontrar iluminação para um aquário com 75 cm de largura?

Edit: Já encontrei solução no ebay.

Edited by Ifreet

Com isto tudo, esqueci-me de perguntar qual o filtro ideal, já que o e401 da JBL é insuficiente? Talvez, dentro da mesma marca, o e901 ou até mesmo o e1501?

Obrigado.

Boas

Sim o JBL e901 chega bem para esses 120L.

• Upvote 1

Se podes, ficavas melhor servido com o 1501, pelo menos pela maior capacidade de filtragem biológica. Mas sim, o 901 deve chegar.

• Upvote 1

O 901 chega para 120lts de água mas 120lts se água não vão chegar para a carga orgânica de 3 orandas adultas a não ser com TPAS grandes e mais que uma por semana. Aconselho ir vendo os nitratos e não deixar passar dos 20/30ppm antes de cada TPA, embora aguentem mais se for acumulando de semana para semana pode ser fatal.

O ideal era ter uns 200lts ou mais e meter o 1501 e mesmo mantendo os 120lts o 1501 será sempre melhor garantindo menores necessidades de manutenção do filtro e mais rápida decomposição de amónia e nitrites. Pode é fazer corrente a mais coisa que as orandas não gostam mas isso resolves alterando o outflow para não sair com tanta pressão.

"Tapatalking"

• Upvote 2