Alteração T8 para LED


Recommended Posts

Ola a todos,

Estou a pensar alterar a iluminação do meu aquário (200 L 100x40x50), atualmente tenho duas florescente T8 de 30W e já com algum tempo de utilização (não é uma iluminação muito forte).

Queria passar a usar fitas de LED mas como de iluminação não percebo muito venho pedir a vossa ajuda.

A ideia, como já disse é mudar de T8 para LED, e já agora aumentar um pouco a intensidade de luz.

Para a dimensão do meu aquário qual a quantidade de lumens aconselhado, devo utilizar luz branca fria (6000K-7000K) ou luz quente (3000K). Não tenho plantas muito exigentes mas gostaria de ter um pouco mais luz.

Do que já investiguei estava a pensar usar duas fitas brancas e uma azul todas com dimensão de 1 metro, 9.6W/m e 900lm/m, será muito? Relativamente a resistência à agua as fitas são IP65

Vi também pessoal que durante a noite em vez de desligar toda a iluminação deixa uma luz menos intensa para simular a lua. Alguém com algo parecido? Aconselham?

Obrigado

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Olha uma solução é usares calhas que podem ser usadas apoiadas no vidro mas tabém ser instaladas nos suporte T8 ou T5L8, nós no projecto Harmony usamos umas podes ver no link. Esta funcionam ON OFF mas podes usar um controlador para regular a intensidade e simular o ciclo solar e lunar. Completamente estanques pode estar submersas. 

Tens outras marcas também e em todas basta desligar o balastro das velhas T8 e ligar as calhas LED sem complicação.

Mas também gosto bastante de DIY há aqui pessoal com projectos em andamento outros concluídos que podem dar umas dicas, mas podes ir dar um olhinho enquanto não tens resposta por aqui, vê em: PROJECTOS DIY e em ILUMINAÇÃO DIY

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais