Marco Carvalho

Difusor vs Atomizador vs Reator CO2

Recommended Posts

Boas, qual a melhor opção para CO2?

JBL Proflora Direct CO2 Inline Diffuser;

UP Aqua CO2 Inline Atomizer;

SERA Flore CO2 Active Reactor.

Pelo que li, os dois primeiro são muito parecidos, em que o JBL não cria tanto "nevoeiro" como o da UP, mas por outro lado as bolhas de co2 são maiores. O Reactor, li bem e mal...

Será para um aquário plantado de 300l.

Se alguém tiver outra opção, agradeço desde já a opinião/conselho.

• Upvote 1

Boas

Já usei de todo o tipo :rolleyes:

Mais que dar uma opinião vou partilhar a minha experiência...

Comecei com difusores mais económicos e depois passei para um VIV 50 e gostei tanto do aspecto como do desempenho, lia boas opiniões obre os atomizadores e reactores e resolvi testar.

O reactor, não era o da Sera mas um clone em tudo idêntico, não gostei, era necessário muito caudal para ele ser eficiente, mas lá está muito pessoal usava e gostava...

Os UP gostei muito não fosse todos os que recebi acabarem por começar a rachar mesmo com pressões de 1.5~2BAR

No final recebi um de substituição que já vinha com material mais resistente mas passado uns tempos era necessário abrir para limpar a cerâmica e quando o fechava já não vedava bem.. se apertasse mais partia...

Depois desta coleção testei o JBL e é o que uso, acho muito resistente, prático, eficiente, por vezes vem uma ou outra bolha maior no inicio mas nada de 7UP dentro do aquário, é fácil abrir para limpar e não tem cerâmica a peça é uma espécie de polímero poroso.

Tive um 12/16 num filtro e agora chegou um 16/22 para o filtro novo.

Um truque para optimizar qualquer atomizador é coloca-lo o mais próximo do filtro possivel pois a distância até ao outflow vai contribuir para a dissolução de algumas bolhas maiores. 

No meu caso tenho logo a seguir ao filtro segue para a parte de cima do UV é forçado a descer o que ajuda, faz um pouco o efeito do reactor CERGE e depois segue para a saída...

large.20170508_234554.jpg.a3edfe2c63ce07

Estou satisfeito :smile2:

• Upvote 1

Obrigado desde já pelo seu post. Por acaso, perguntei a sua análise no seu post The Serenity.

A minha ideia é a mesma, por ser da JBL julgo que seja mais resistente. Eu agora estou a usar a versão antiga da UP num aquario de 100l, e o nevoeiro é muito! Irei usar dois filtros com 1500l/h para este de 300l, acha que apenas um difusor é suficiente? 

• Upvote 1

Quais são os filtros e que tipo de layout vais ter?

Isso é muita corrente, mas também qual a dimensão do aquário?

Eu tenho dois eheim, um PRO 3 350 e um novo PRO 4+ 350 ambos com 1050l/h e tive de reduzir o caudal, o meu aquário tem 120x50x50 e um atomizador chega para esta litragem e é eficiente, como disse voltava a comprar, nada de nevoeiro, nada de 7UP, apenas uma ou outra bolha maior aparece de quando em vez, mas como disse tenho no inicio do circuito e ainda dá algumas voltas pelo UV, se for mais directo pode ter mais bolhas, mas não tantas como um difusor... mas tenta ver mais opiniões :happy:

• Upvote 1

Boas
Eu uso o Jbl e até está próximo da saída, deve ter cerca de 1 metro de tubo, e estou super contente.

Voltava a comprar

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

• Upvote 2

Mas também gostava de salientar que no meu nano uso o difusor Neo que para mim tem a melhor relação preço /qualidade.

há 22 minutos, Pedro Bernardo disse:

Quais são os filtros e que tipo de layout vais ter?

Isso é muita corrente, mas também qual a dimensão do aquário?

Eu tenho dois eheim, um PRO 3 350 e um novo PRO 4+ 350 ambos com 1050l/h e tive de reduzir o caudal, o meu aquário tem 120x50x50 e um atomizador chega para esta litragem e é eficiente, como disse voltava a comprar, nada de nevoeiro, nada de 7UP, apenas uma ou outra bolha maior aparece de quando em vez, mas como disse tenho no inicio do circuito e ainda dá algumas voltas pelo UV, se for mais directo pode ter mais bolhas, mas não tantas como um difusor... mas tenta ver mais opiniões :happy:

Estou a pensar em dois JBL 1501, pelo que li, o caudal verdadeiro deles baixa para os 900l/h _ 1000l/h e tendo em conta que irei experimentar usar pre filtros, o caudal ainda ira reduzir um pouco mais. Dai optar pelos 1501. Layout/estilo será metade dutch metade natural. Muitas plantas... 

Estou mais inclinado para o JBL, o reator é opção, mas os reviews dizem todos que faz um assobio irritante...

há 18 minutos, Filipe Sampaio disse:

Boas
Eu uso o Jbl e até está próximo da saída, deve ter cerca de 1 metro de tubo, e estou super contente.

Voltava a comprar

Obrigado Filipe. 

• Upvote 1

Só dou por ele a funcionar se abrir a porta do armário, e nada tem a ver com assubio e muito menos erritante... :smile2:

• Upvote 1

No meu ainda não ouvi nada...

Boas, o reactor faz assobio? Não será nos difusores? Esses sim fazem um assobio.

Neste momento uso um jbl, e o dropchecker e as plantas dizem me que funciona bem, mas, o reactor que usava antes era bastante mais eficiente. Zero bolhas ao contrário do (meu) jbl. Ouvia-se um barulho das pás a rodar mas só pertinho dele, com a porta do móvel fechado não ouvia nada.

Mas..... Dá um trabalho desgraçado limpar, também reduz bastante o caudal.

Quando mudei de filtro comprei um sera 500 para tubagem 16/22 mas aquilo lá dentro tem um tubo que deve ter 12 mm. Ou seja, além da restrição provocada pelo desenho do reactor, ainda leva essa redução na tubagem de saída e , por causa da posição da entrada e saída, tens sempre que pôr mais mangueira.

O reactor é o melhor na dissolução, de resto, só desvantagens. Eu aconselharia o jbl.

• Upvote 2

+1 Jbl. Tenho um e se soubesse tinha comprado outro em vez do difusor Do!Aqua (mas queria experimentar difusores).

O meu está a menos de 1 metro da saída e considero bastante eficiente, especialmente em relação a difusores.

• Upvote 2

Boas, obrigado pelos vossos conselhos e opiniões. Ja me decidi, vou optar pelo JBL.

Em relação ao assobio que falei, estava-me a referir ao reator da Sera. Vejam este video.

Isso é defeito desse, o meu da ista está desmontado, mas garanto que não fazia esse barulho. E são os dois idênticos.
É a primeira vez que vejo esse problema

• Upvote 1