Automatização de descarga Co2 mantendo niveis de PH


duarteacores

Recommended Posts

Boas tardes a todos,

Com o intuito de optimizar o gasto de Co2, níveis correctos/estáveis de PH estou a ponderar adquiri algo como isto:

https://www.jbl.de/?lang=pt&mod=products&func=detail&id=7395

https://www.amazon.de/Sera-Seramic-Controller-ohne-Zubehör/dp/B009QYHI38

Alguém tem experiência, sabe se realmente resulta? Conhecem outras marcas? Ou simplesmente outras soluções com a mesma finalidade?

Obrigado desde já todas as respostas,

Duarte M B Franco

Editado por duarteacores
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o Nuno M. usava um desses. Crystal Mountain

Não sei se merece o dinheiro, mas também nunca usei. 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Esse da JBL segundo informa no link nem trás incluído o sensor.

Nunca tive, mas a a noção que tenho do que li, é que era uma chatice volta e meia ter de calibrar a sonda/sensor numa solução tampão de pH, mas isso é como quase todos os equipamentos neste contexto de medição de pH...

Também andei a ver do mesmo pois gosto de engenhocas e as vezes um gajo tem de inventar onde gastar dinheiro, (como se ele fosse muito...) mas optei por não comprar...

A CO2Art tinha uns porreiros mais baratos, mas já nem os vejo no site, nem esses nem nenhuns...

Vais mesmo necessitar desse tipo de controle? Eu tenho o CO2 a ligar a solenoide 1 hora antes de ligar a iluminação e 30 minutos antes desta desligar, o tempo varia de aquário para aquário em função do equipamento, etc.... mas a coisa assim funciona com a maioria de nós, há quem até uso sempre ligado com menos injecção (bolhas por segundo) que se fizesse por fotoperíodo... 

Eu sinceramente não vejo grandes variações de pH, no meu caso oscila entre os 6.8~7 pH monitorizado com o Seneye

Na minha opinião não compensa o investimento, mas é opinião de quem não usou, era porreiro aparecer algum colega que tenha um controlador e diga o que acha :smile2:

Como o Gonçalo disse o Nuno Matos usou este equipamento, consta do setup dessa montagem, pode ser que ele apreça e diga algo...

Deixo o manual caso não o tenhas visto ainda, português a partir da página 127 e estive a ler por alto a calibração é para ser feita de 30 em 30 dias, até nem é muito chato e é touch e cheio de cenas fixes, a questão é se é necessário e isso só tu sabes :happy:

JBL ProFlora pH-Control Touch

  • Votar + 2

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais