Agua muito alcalina


Recommended Posts

Boa noite. Tenho um aquário de 12litros contendo um betta e duas ampularias, os substratos são cascalhos de rio (retirado da natureza e tratado devidamente) , duas plantas artificiais e aquecedor de 10w. O que ocorre é que a agua não para neutra,  fica sempre muito alcalina. Eu coloco o acidificante hoje ou faço a tpa a agua está perfeita, algumas horas depois volta a ficar alcalina. E isso está deixando meu betta com as caldas todas "corroidas" e ele fica um pouco triste . O que eu faço ? Desde ja obrigada .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Camila,

Antes de mais, deves parar com o sofrimento do betta até encontrares o problema, retira-o dessa água, compras água num supermercado com um ph +/- 6.5 e coloca-o em segurança (eu tenho uma betta há 4 anos e só faço tpa 2 vezes por mês, não vais gastar assim tanto em água)

Deduzo que uses água da torneira, se for, faz o seguinte teste, 2 copos um deles apenas com água da rede e no outro água da rede e um pouco do cascalho, no dia seguinte faz o teste, se a água do copo com cascalho fica com a água mais alcalina é porque o problema está no tipo de cascalho.

Outra coisa que não deves fazer, não uses quimicos para subir ou descer parâmetros da água, isso acaba por ser tóxico para os peixes e nunca terás os parâmetros estagnados, olha que 12L é muito pouco e qualquer gota a mais pode ser fatal, usa elementos naturais como troncos, turfa, pinha de amieiro para baixar a alcalinidade da água e para subir, conchas, pedras calcárias entre outros é uma questão de pesquisares na net o que faz subir e o que faz descer....eu desconfio que é esse cascalho que te está a fazer subir a alcalinidade, mas faz o teste para confirmares.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais