calha led


henrique M

Recommended Posts

boa noite

ha muito que ando afastado do mundo dos aquarios mas quero voltar e para isso preciso da vossa ajuda.

tenho um aquario 150(c)-50(l)-60(a) (450lt) quero fazer uma calha com leds mas quanto mais leio mais confuso fico. 

pretendo montar um aquario plantado ( com plantas de dificuldade media alta) e voltar a ter discus.

1- que tipo de leds devo usar ,quantos e com quantos w?

2- para alem dos leds e transfomador (?) do que necesito  mais?

obrigado

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Henrique,

Tens um bom membro que te pode ajudar nesse sentido, o nosso amigo Gonçalo84, entra em contacto com ele! ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Miguel Simões disse:

Boa noite Henrique,

Tens um bom membro que te pode ajudar nesse sentido, o nosso amigo Gonçalo84, entra em contacto com ele! ;)

Cumps,

Boas, quero chamar também o membro Filipe Sampaio que percebe mais disto que eu. Mas de qualquer modo vou mandar o meu bitaite.

Primeiro uma pergunta importante: Tens ou vais ter tampa nesse aqua?

Admitindo que não tens e como o aqua é alto (60cm) acho que o melhor era mesmo os flood light, ou seja os projectores. Se fores para 2 projectores de por exemplo 5000 lumens cada acho que ficas bem servido. É só uma questão de arranjares uns suportes para eles e já está. São de 220v e é ligar à tomada e pronto.

Eu comprei um de, se não me engano, 3800 lumens por 20€. Branco, todo bonitinho. Podes ver deles aqui.

Agora se tiveres jeito para trabalhos manuais então podes comprar só os chips e fazer tu a luminária.

Penso que dois destes de 50w chegam e sobram. Depois precisas de um driver.

Ou então podes ir para uma luminária com fitas de Led smd estilo a deste gajo que depois levou uma mudança de visual. As fitas podes ver aqui onde comprar. Aconselho a que usei que é a smd 5630 com 2400 lumens por metro. É a que apresenta melhor relação consumo/lumens.

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, quero chamar também o membro Filipe Sampaio que percebe mais disto que eu. Mas de qualquer modo vou mandar o meu bitaite.
Primeiro uma pergunta importante: Tens ou vais ter tampa nesse aqua?
Admitindo que não tens e como o aqua é alto (60cm) acho que o melhor era mesmo os flood light, ou seja os projectores. Se fores para 2 projectores de por exemplo 5000 lumens cada acho que ficas bem servido. É só uma questão de arranjares uns suportes para eles e já está. São de 220v e é ligar à tomada e pronto.
Eu comprei um de, se não me engano, 3800 lumens por 20€. Branco, todo bonitinho. Podes ver deles aqui.
Agora se tiveres jeito para trabalhos manuais então podes comprar só os chips e fazer tu a luminária.
Penso que dois destes de 50w chegam e sobram. Depois precisas de um driver.
Ou então podes ir para uma luminária com fitas de Led smd estilo a deste gajo que depois levou uma mudança de visual. As fitas podes ver aqui onde comprar. Aconselho a que usei que é a smd 5630 com 2400 lumens por metro. É a que apresenta melhor relação consumo/lumens.

Boas
Para já acho que o Gonçalo disse tudo...
Dá uma vista de olhos nos vários tópicos que existem sobre o assunto e vê qual te agrada mais. Se depois precisares de ajuda estamos cá.

Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Filipe Sampaio disse:

boas

o que acham se meter 4 de 5 w https://greenice.com/pt/cob-high-power/4176-led-high-power-cob-5w-500lm-50-000h-8435402541806.html e 4 de 20w https://greenice.com/pt/cob-high-power/4188-led-high-power-cob30-20w-2000lm-50-000h-8435402541745.html

a ideia seria :

das 11h as 16.30h ligavam 1x5w

das 12h as 17.30h ligavam 1x5w

das 13h as 18 ligavam 2x20w

das 14h as 19h ligavam 2x20w

das 15h as 20.30h ligavam 1x5w

das 16h as 21.30h ligavam 1x5w

de quantos drives iria necesitar? 

gostava de por 1/2 leds azuis para ligar a noite mas nao encontro no site

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Vou falar só da parte técnica, a parte do esquema de iluminação já é outro assunto.

Com esses leds vais ter logo à partida um problema com o aquecimento. Eu em tempos fiz uma com power leds de 3w ( não encontro o tópico ) e foi uma desgraça, ao fim de meio ano começaram os leds a queimar uns a seguir aos outros mesmo com um cooler ligado 24h por dia.

Para isso funcionar vais ter de usar um dissipador para cada led e colocar coolers para manter isso fresco. em relação ao driver terás que usar um para cada led devido a esses leds terem uma tensão nominal especifica, por exemplo, os que eu usei trabalhavam a 3.6V o que dava para fazer series de 3 para chegar aos 12V e assim podia usar uma fonte normal, os teus uns trabalham a 15-18V e os outros a 30-36V por isso terás de usar o driver especifico para cada led.

Espero ter ajudado. Alguma coisa dispõe.

Abraço

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Pessoalmente não sou muito fã dos projectores mas já vi pessoal com bons resultados.

Na minha opinião deves ter em atenção duas coisas:

- o facto de ser um foco tens de o elevar para que o ângulo da luz apanhe pelo menos metade do aquário.

- e o facto de não ser regulável não deves poder usar um dimmer, assim deves arranjar forma de os conseguir elevar se precisares de reduzir a intensidade da luz.

Cumprimentos

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o melhor é ires testando com um ligado e vai vendo a abertura da luz e assim vês a melhor altura

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas esses são bem mais pequenos. Mas dentro de uma calha ficariam muito perto da água. Por isso terei de inventar algo parecido.
Já agora o que acham da quantidade de lúmens?

Enviado do meu Future através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho uma boa quantidade de lumens. eu já experimentei um num cubo de 40 e se o elevar +/- a 10 cm do aqua ilumina tudo, portanto para iluminar 150cm tens de o elevar se calhar uns 50cm...

Pode fazer um teste simples: metes no chão encostado a uma parede e vês o ângulo de abertura. Mede horizontalmente 75cm e depois vês a que altura é que está da linha dos 75 ao chão. E é essa altura que tens de os meter.

Já agora quanto custou?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou a uma boa altura. Pensei que fosse preciso mais. :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais