Montagem de fitragem em 3 aquários na vertical


Recommended Posts

Boas tardes a todos,

Estou com um problemazito que já pode alguém ter passado e assim ajudar-me.

Montei 3 aquários uns por cima dos outros e comprei um fitro Eheim 3e 700. Tenho um concentrador de fluxo de àgua de entradas e outro de saidas. Ou seja as três saidas de água dos 3 aquários juntam-se e vão ao filtro numa só e a mesma coisa no circuito de entra, embora que passando primeiramente num filtro UV e num inlinedifusor de CO2.

O meu "problema" é que se faltar a electricidade o circuito de água vai vazar pela simples força gravítica, pois os aquários de cima irão lentamente descarregar para o que mais abaixo está.

Como resolvo isto?

Todas as ideias e opinioes agradeço desde já.

Cumprimentos a todos,

Duarte Franco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, PDI disse:

Válvulas anti retorno será que ajudam?

Boas,

Válvulas anti-retorno só vai travar o caudal, não será boa ideia.

Existem válvulas solenóides para água mais usadas em jardins, é um caso de estudar a situação e ver se dá e se te compensa, tipo esta:

Garden-Irrigation-Water-Soleno.jpg

Ou seja, se falhar a luz, pumba fecha a válvula, mas terão de ficar 24h/24h ligadas....

Qualquer das formas vamos ver se mais alguém se manifesta com alguma ideia para este caso.

Cumps,

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço as duas ajudas até agora.

A anti-retorno não irá resultar visto que o sentido do fluxo da água é o mesmo com motor ligado ou desligado e assim o anti.retorno nada faria.

A válvula soneloide ok já consultei algumas empresas, e preço pelos 60€ mais ou menos x 4 = 240€... Ui...

Quem tem outras ideias?

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, duarteacores disse:

Desde já agradeço as duas ajudas até agora.

A anti-retorno não irá resultar visto que o sentido do fluxo da água é o mesmo com motor ligado ou desligado e assim o anti.retorno nada faria.

A válvula soneloide ok já consultei algumas empresas, e preço pelos 60€ mais ou menos x 4 = 240€... Ui...

Quem tem outras ideias?

Abraço.

Duarte,

Não precisas de 4....se pensares bem só precisas de 2 vê bem o percurso, só necessitas nos 2 aquários de cima em cada mangueira de saída.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, Miguel Simões disse:

Duarte,

Não precisas de 4....se pensares bem só precisas de 2 vê bem o percurso, só necessitas nos 2 aquários de cima em cada mangueira de saída.

Cumps,

Infelizmente caro Miguel, têm mesmo que ser 4 pois quando o sistema está desligado (o motor) o circuito da entrada de água também faz a "descarga" para os inferiores... Isto porque as tubagens estão abaixo do nível de água. Julgo que mesmo que estivessem acima, iria haver a descarga de tudo o que estivesse dentro das tubagens...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, duarteacores disse:

Infelizmente caro Miguel, têm mesmo que ser 4 pois quando o sistema está desligado (o motor) o circuito da entrada de água também faz a "descarga" para os inferiores... Isto porque as tubagens estão abaixo do nível de água. Julgo que mesmo que estivessem acima, iria haver a descarga de tudo o que estivesse dentro das tubagens...

Boas Duarte,

Ok, fiz mal o esboço mental, só estava a contar com 1 lado que era a saída de água, mas o problema irá persistir também no lado de entrada, logo seriam necessárias 4....

Ora bem, só vejo 2 possibilidades, colocá-los horizontalmente, ou comprares 2 filtros de mochila em 2ª mão, sempre fica mais em conta do que as válvulas soenóide ;)

Cumps,

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tenho uma bateria de três aquas mais sump.

Tenho os vidros dos aquas furados no topo de uma lateral, uma curva 90º um espigão para ligar a mangueira e a água do de cima entra no de baixo, e assim sucessivamente até chegar à sump.

Quando falta a luz (e enquanto não a pago para ser reposta) a água que se acumula na sump é a soma dos espaços entre a tona da água e o furo no vidro, dos três aquas, claro. 

Tenho uma Eheim compact 1000 (1000 litros/hora) que repõe a água apenas ao aqua mais alto, talvez só lá cheguem 300 ou 400 litros, nunca os contei.

Funciona, têm todos filtro de fundo por isso nunca postei fotos aqui, aborrece-me ser linchado em praça pública, prefiro o recato do lar. Podes no entanto fazer a 'pesca' directamente na curva 90º, há umas protecções próprias de enroscar.

No teu caso o 3e 700 não deve ser suficiente, já consideraste uma sump?

Abraço

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, babykhan disse:

(.......)

Funciona, têm todos filtro de fundo por isso nunca postei fotos aqui, aborrece-me ser linchado em praça pública, prefiro o recato do lar. 

(.......)

Abraço

Boas

Mas qual linchado em praça pública? :biggn:

Ainda para mais com sump... E com a tua experiência.... A sério?

No teu caso os filtros de fundo funcionam per si, mas também como pré filtro pois ainda terás materias filtrantes na sump certo?

E fizeste um furo no uptake para desferrar lá em cima em caso de falha de luz não manter o sistema ferrado, certo? Mostra lá!

Desculpem o off topic mas agora ainda fiquei mais curioso. posta lá fotos e deixa la os linchamentos para a idade média que estamos noutros tempos!

Ajudas a perceber o sistema de bateria que tens com sump e satisfazias a minha curiosidade.

Vamos lá às fotos :wink:

Abraço

  • Votar + 2

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large_Esq.jpg

Boas tardes,

Desde já quero agradecer uma vez mais as varias ideias e opiniões postadas por todos.  Tenho noção que provavelmente o que funcionaria melhor e mais económico seria usar um Samp, mas quando estava a adquiri o material deu-me ideia de fazer isto por forma a poupar alguns € (erro meu) e para aproveitar ao máximo o espaço para ter mais um aqua...

Aqui deixo desenho do que estou a realizar e duas ideias para solução do meu problema, que até agora me pareceram as mais exequíveis.

Uma será usar 6 electrovalvulas, pois como têm acção mecânica, não irão afectar de forma alguma a pressão interna para as várias saídas, mas irão gastar por válvula 8w ou seja 8X6 48w constantes...

A outra será por 3 (entradas de água nos aquários) acima do nível de água bem como as 3 saídas de água dos mesmos quase no limite superior do nível de água para quando houver algum corte de corrente apenas irá ser descarregado para o aquário inferior uma pequena quantidade e assim não transbordar.

Por último um misto destas hipóteses, tipo 3 eletrovalvulas e as 3 saídas no limite do nível de água.

O que acham? Se puser as saídas de água no limite a filtragem funcionará bem? Se houver uma boa circulação e as entradas de água nos aquários estiver a "apontar" para o fundo ficará ok? Ou convém sempre as saidas de água dos aquários estarem o mais próximo possivel do fundo obrigatoriamente?

Mais alguma ideia?

large.59131effde801_Esq2.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá Duarte,

Sempre conseguiste arranjar uma solução para o teu caso?

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boas tardes,

Quando á solução por mim desenhada - tive que adicionalmente-te por overflows.

posso é aconselhar usarem um filtro por aquário pois parece-me estar a ter que limpar filtro muitas vezes embora este tenha debito para a "litragem" de todos os aquarios juntos e por vezes tenho que realizar ajustes no debito de água em alguns dos aquários principalmente quanto o fltro começa a ficar "sujo".

Abraço a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais