Honey, I shrimped the kids.


Recommended Posts

Voltei para dar umas novidades em relação ao GH.

Comecei a introduzir os minerais a pouco e pouco, o GH já aumentou, está de momento nos 4. No espaço de uma semana o valor subi um pouco e dentro de mais uma semana espero estar mais perto dos 6. Os TDS que estavam com um valor perto dos 80, estão agora nos 135 ppm, medidos ontem. Tudo no bom caminho. Entretanto medi os TDS na água canalizada e deu sempre valores entre os 70 ppm e os 80 ppm. Descoberta a razão pelo qual tenho sempre um GH baixo em todos os aquários. Vou ter de ajustar os valores nas águas de reposição, para quando inserir não haver quebras novamente. 

Os vermes desapareceram.

Os ottos estão sempre encostados nos cantos do aquário. Penso que deve ser o único sitio onde haja alguma alga para eles comerem. Pus uma rodela de courgette ligeiramente cozida, mas nem lhe tocaram. Só não estou preocupado porque estão com bom aspecto.

Logo já ponho fotos do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Não percebo porque é que as fotos desapareceram.

Aqui vai... alguns dos meus bichos. Estavam num outro aquário e passaram para este à cerca de 2 meses. Já vejo algumas crias bem pequenas, além de uma outra geração de mini azuis. Comprei ainda mais uns Blue Dream para renovar o sangue da colónia. Como podem ver já estavam a nascer Chocolate e alguns dos Carbon não têm a cor completa. Espero que os pequenos já sejam uma geração de grade mais elevado. Logo já ponho umas fotos recentes do aquário. 

large.DSC_1569.JPG

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno. As tuas fotos estão alojadas no photobucket e tal como muitos de nós foste vítima da mudança de politica desse site de alojamento no que toca ao serviço grátis. Podes ler mais info aqui:

Alternativas? Criar outra conta noutro site de alojamento de imagens ou usar a nossa galeria:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Tozé. É melhor usar a galeria. Sempre ficam mais visíveis aqui no fórum.

Obrigado pela tua ajuda.

Abraço.

Em relação à montagem:

Fotos actuais do aquário.

Completo.

large.DSC_1578.JPG

Pormenores de algumas plantas:

Fontinalis Antypirectica Gigantea

large.DSC_1419.JPG

Bucephalandra Deep Purple

large.DSC_1398.JPGlarge.DSC_1370.JPGlarge.DSC_1399.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto alterei o post inicial. Tinha saído o tronco com as anubias Bonsai. Os camarões acabaram por não ser Caridina, mas sim uns Blue Dream que tinha noutro aquário. Além disso tem 2 Ottos oferecidos por um amigo. É um peixe seguro de utilizar com camarões dado ser um verdadeiro vegetariano (pelo menos pelas informações que recolhei e pela experiência que tenho com eles, e que inclusivé já os mantive com CRS e nunca notei "problemas"). Assim que houver oportunidade são capaz de ir para um plantado que estou a planear, mas até lá estão aqui muito bem.

Quando passei os camarões para este aquário, fui apanhando os adultos e deixei os mais pequenos no outro aquário. isto porque os parâmetros estavam bastante diferentes (o outro solo estava esgotado) e assim ter o mínimo de perdas possível. Uma boa aclimatação e apenas reparei que tive 2 mortes. Posso ter tido mais, mas não dei por isso. As crias que ficaram no outro aquário, esperei cerca de 3 semanas e quando já tinham um bom tamanho (acima de 1 cm), passei-os também para este aquário. Aqui também tive uma morte. Enquanto os fui passando fui contando para ter uma ideia de quantos tinha. Cerca de 130, incluindo as crias passadas posteriormente. Olhamos para o aquário e nem parece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão com bom aspecto, e uma geral não se arranja?

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Vera,

Já lá estava uma, mas aqui vai outra. E mais umas da hora de jantar. Hoje foi dia de mais uma TPA, para receber os novos habitantes temporários, no Domingo.

A qualidade das fotos não é a melhor, mas o telemóvel não dá para mais. Mesmo assim tenho muitas fotos na minha galeria. Passem por lá e vejam mais alguns pormenores.

large.DSC_1710.JPG

large.DSC_1717.JPGlarge.DSC_1716.JPG

Editado por brunofasoares
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém consegue explicar porque é que algumas fotos não aparecem completas? Ou é mesmo só a mim. Já retirei uma ou 2, mas hoje volta a aparecer mais uma cortada. Nas primeiras do dia 31 de Agosto, a 2ª foto a mim não me aparece completa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só tu podes confirmar se falta algum pedaço das fotos, eu visualizo assim:

Screenshot_2017-09-07-13-39-59.jpg

Quando tiveres algum problema convém anexar um printscreen de como vês as imagens para que possamos comparar ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/08/2017 at 10:50, brunofasoares disse:

A curtir... eles andem aí.

large.DSC_1694.JPG

large.DSC_1693.JPG

Viva Tozé,

Estava a falar destas... conseguem ver completas? A de baixo só vejo cerca de 1/5 a partir de cima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Tozé. É estranho.

Entretanto chegaram novos habitantes. Não são espécies propriamente compatíveis em termos de parâmetros, mas para já tem de ser. Era uma oportunidade demasiado boa para se perder. Qualidade indiscutível e preço imbatível. Crystal Red que são apenas os meus camarões preferidos. Os azuis já têm uma casa a ser preparada só para eles. Ainda vai demorar mas vão ter uma casa mais tranquila e mais pacifica. Como são mais vistosos e mais difíceis de manter vão ficar neste aquário por ser maior e principalmente porque foi montado mesmo a pensar neles.  A ideia inicial era mesmo ter CRS, mas por razões financeiras não houve essa possibilidade.

Grades A, S, SS, Tigertooth, V-band, Hinomaru e penso que até um de grade mais elevado (não vou dizer qual sem ter a certeza). Assim que o conseguir apanhar a jeito tiro foto. Além disso têm cores muito sólidas, que é uma das principais características a ter em conta. Espero que gostem. Para mim é um regresso às origens, dado que comecei a minha experiência com camarões, precisamente com CRS.

 

large.DSC_1777.JPGlarge.DSC_1769.JPGlarge.DSC_1772.JPG

 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junto dos Crystal Red vinha um tal que me pareceu logo ser um grade superior. Confirma-se. Belo specimen. Do outro lado ainda se nota mais (assim que o conseguir apanhar a jeito tiro mais fotos), mas não há dúvida nenhuma que se trata de um Taiwan. Neste caso um Red Wine. 

 

large.DSC_1796.JPGlarge.DSC_1790.JPG

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Belo aquário, parabéns. 

Deves colocar um pratinho tipo pires de café para retirares o excesso de alimento e não deixar que este excesso se "funda" com o substrato. Apenas para evitares problemas futuros.Se optares por não colocar o "pratinho" evita ao máximo mexer com o substrato. Isto porque, ao mexeres, libertas bolsas de "gás" tóxico para os camarões. Também podes adicionar uns caracóis tipo Planorbis como equipa de limpeza. 

Numa nota pessoal, embora não seja apologista da mistura de Neocaridinas com Caridinas, o contraste vai ficar bonito. 

Abraço.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Alexandre Ferreira disse:

Boas,

Belo aquário, parabéns. 

Deves colocar um pratinho tipo pires de café para retirares o excesso de alimento e não deixar que este excesso se "funda" com o substrato. Apenas para evitares problemas futuros.Se optares por não colocar o "pratinho" evita ao máximo mexer com o substrato. Isto porque, ao mexeres, libertas bolsas de "gás" tóxico para os camarões. Também podes adicionar uns caracóis tipo Planorbis como equipa de limpeza. 

Numa nota pessoal, embora não seja apologista da mistura de Neocaridinas com Caridinas, o contraste vai ficar bonito. 

Abraço.

Viva Alexandre.

Obrigado pelas palavras.

Em relação ao prato não costumo usar, mas já pensei nisso várias vezes. Apenas coloco uma pequena quantidade de comida, mas repartida em 2 ou 3 vezes. Por norma durante a semana alimento de manhã e à noite. Ao fim de semana faço o mesmo com um suplemento da parte da tarde. 

Quanto à mistura, realmente não é adequado. Os parâmetros são diferentes. Este aquário foi montado com o intuito de criar CRS, A montagem está feita mesmo a pensar neles e por isso os azuis já têm nova casa, mas ainda em ciclagem. Pode-se dizer que vão regressar a casa, dado que já estiveram na primeira divisão da foto. A casa esteve em remodelações e renovação do solo e espero que dentro de 15 a 20 dias esteja pronta para os receber. 

large.DSC_1809.JPG

Não vou revelar mais porque estou a pensar em fazer um post com esta dupla montagem. Vamos ver se à tempo.

O contraste é excelente pela grande diferença de cores. Ambas as espécies são fabulosas e se os CRS são a minha espécie preferida, mas os azuis também já ganharam um lugar especial aqui em casa. Foi uma aposta excelente e nunca pensei que fosse gostar tanto deles.

Para se ver melhor o contraste...

large.DSC_1837.JPGlarge.DSC_1836.JPGlarge.DSC_1835.JPGlarge.DSC_1820.JPGlarge.DSC_1818.JPGlarge.DSC_1816.JPGlarge.DSC_1815.JPG

No entanto o objectivo é a reprodução e por isso vou tentar dar-lhes as melhores condições possíveis, para obter os melhores resultados possíveis.

Ficam mais umas fotos porque não consigo deixar de me deliciar com eles.

Estou só a verificar a temperatura.

large.DSC_1817.JPG

O meu dono anda à minha procura e eu escondi-me para o assustar.

large.DSC_1827.JPGlarge.DSC_1828.JPG

large.DSC_1832.JPG

Living la vida loca... um Blue Jelly a curtir a "onda"

large.DSC_1829.JPG

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então como foi referida a questão do prato, pus uma taça rasa das de sobremesa. Coloquei a comida no "prato" e aconteceu o que eu suspeitava... 2 CRS grandes pegaram logo em 2 pedaços e levaram para "parte incerta". Ou seja, tal como me tinha acontecido da primeira vez que utilizei prato, os camarões levaram tudo para outras partes do aquário. Como hoje vou fazer TPA, vou dar mais uma hipótese ao prato, mas se acontecer o mesmo vou retirar. A ver se consigo fazer um pequeno vídeo e partilho convosco a experiência. Não há-de ser nada que a maior parte de vocês já não tenham visto, mas é mais uma partilha. Além disso à sempre bulha e até é divertido ver 2 ou 3 camarões a puxar uma pastilha. Escusado será dizer que no prato não ficou nada. Em menos de 2 minutos estava vazio.

Após a entrada dos CRS, e como prefiro que as TPA´s não sejam tão bruscas, nem muito grandes, tenho feito 2 semanais. A meio da semana faço uma entre 10 a 12 litros. Ao fim de semana uma TPA pouco maior de cerca de 15 litros. Qualquer coisa a rondar os 45% do volume total por semana. Acho que será suficiente. 

Editado por brunofasoares
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais umas fotos dos meninos e mais um pouco da história do aquário. 

Estes CRS vieram de um aquário, onde estavam mais 3 centenas deles. Por essa razão eram muito agressivos e disputavam todo o pedaço de comida como se não houvesse amanhã. Quando chegaram ao meu aquário estavam frenéticos e corriam tudo à procura de alimento, e apanhei-os a comer 2 dos meus azuis. Não sei se por terem morrido ou por serem mais pequenos ou que estivessem a fazer ecdíse, mas é um facto que os primeiros 4 dias foram muito violentos. A partir do momento em que perceberam que teriam alimento suficiente, acalmaram e nunca mais vi comportamentos erráticos, até pelo contrário, são agora camarões muito serenos, ao ponto de chegar a casa ontem e só ver cerca de uns 10, isto dos 40 que comprei (morreu 1 nos primeiros dias e outro após a TPA do fim de semana passado). Como não vi mortos fiquei mais descansado e conforme comecei a procurar melhor, vi que alguns deles estavam escondidos debaixo das pedras e troncos, só com uma parte do corpo de fora. Assim que pus comida lá saiu tudo e pronto... umas fotos para verem o festim. Felizmente o aquário tem mais esconderijos do que pensei inicialmente. 

large.DSC_1854.JPGlarge.DSC_1852.JPGlarge.DSC_1856.JPGlarge.DSC_1858.JPGlarge.DSC_1851.JPG

Editado por brunofasoares
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto comprei mais uns "ingredientes" para eles. Além do Shrimp Dinner da GlasGarten, que me pareceu ser um alimento muito completo e excelente para uma dieta mais regular, comprei também o Betaglucan (também da GlasGarten), mas não trazia a colher. Como a colher deste é diferente, lá estou sem poder ter uma noção mais correcta. Se alguém tiver uma colher a mais que já não precise...:default_jcb_question:

Sei que a colher é de 0.7 g, portanto diferente das do Bacter AE e do Shrimp Baby.... mesmo assim peguei num pouco com a colher do Shrimp Dinner e lá pus. Não sei se alguém tem experiência com estes 2 produtos. O que acham? E os vossos camarões gostaram?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tive 3 perdas desde sábado, um CRS, e anteontem 2 Blue Jelly, decidi que era melhor fazer alguns testes. Então os resultados:

GH: 4

KH: 0

TDS: 130 (um pouco baixo para os neos, mas prefiro que os CRS estejam mais confortáveis)

NO2: perto de 0

NO3: perto de 0

NH3: perto de 0 ou mesmo 0.

E perguntam vocês... e o PH???

Pois aí é que está o problema. O PH está nos 7,5, mesmo com um solo que costuma acidificar bastante a água, chegando mesmo perto de valores de 5,5. Mas claro que a culpa é minha, que estou a usar água da torneira. Quando estava com um regime de apenas uma TPA semanal, de cerca de 30%, o PH estava nos 6,5 e agora como estou a fazer 2 TPA semanais, entre 40% a 45% no total, o PH disparou, porque a água da torneira está a sair com um PH de perto de 8. Ontem, além dos testes, foi dia de TPA, e como fiz os testes logo no início da TPA, deu para começar logo a corrigir o PH. Misturei com a água da torneira, água engarrafada com PH na ordem ods 5,3. Hoje quando chegar a casa já vou fazer novo testes de PH, só para ver se desceu alguma coisa.

O maior problema será estar a esgotar o solo mais rapidamente, pois estou a fazer com que uma acção maior sobre a coluna de água. A ideia seria que esta montagem durasse entre 1 ano e meio e 2 anos, mas assim  vai ser difícil.

Em relação ao prato, continua lá, porque acaba sempre por cair lá algum resto de comida, que tenho aspirado. Mesmo assim eles continuam a levar a comida para todo o lado. O problema é que não são muitos os que lá vão comer e por isso acabo sempre por espalhar mais a comida. Ponho metade no prato e o resto anda por lá. 

Tentei colocar o vídeo em que mostra um CRS a pegar numa pastilha se spirulina e a levar para o musgo, mas não consigo pôr na galeria. Acho que só dá mesmo fotos ou imagens. Como é que fazem para pôr os vídeos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno,

Muito rápidamente...

GH e KH normalmente andam "de mãos dadas" ou seja, os valores deveriam ser idênticos..há aí um problema

NO3 desconfio de um teste mal feito ou leitura incorrecta, não acredito que os nitratos estejam a zero...

PH o conselho que te dou é não brincares muito com os valores vais acabar por "desgastar" o efeito tampão e aí terás problemas à séria...

Para terminar, o uso de prato acho desnecessário visto que funciona tipo buffet, servem-se e depois cada um vai para o seu canto lol

Verifica a data de validade dos teus testes e se estiver bom volta a testar novamente.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,

Obrigado pelo feedback.

Tanto os nitratos como os nitritos estão perto de 0, mas tem um pouco, dado que fica ligeiramente rosa. Na escala dos testes dá um valor entre 0 e 0,05 mg/L e o NO3 um valor entre 0 e 0,5 mg/L.

O GH mede essencialmente cálcio e magnésio, enquanto que o KH é a dureza carbonatada e mede carbonatos e bicarbonatos presentes na água. O KH é que faz efeito tampão e sobre o PH. Caso o KH esteja a 3 ou mais é que faz efeito tampão, ou seja, não permite controlar os valores do PH, porque vai estar sempre a empurrar o PH para valores de alcalinidade. Mas sim, estou realmente a desgastar o solo e a intenção seria uma montagem a longo prazo.

Já é o meu 7º aquário com camarões e nunca utilizei o prato. Acho que ainda não foi desta que fiquei convencido.

Em relação às mortes, poderá ter sido uma pequena subida de amónia, que em águas alcalinas é sempre mais perigosa que em águas ácidas. Mesmo valores mais baixos são mais tóxicos em águas alcalinas.

Vou verificar o prazo dos testes e se estiverem bons, vou voltar a fazer o PH, para ver se resultou a utilização da água engarrafada e o teste de NH3.

Já agora uma opinião. Não sou muito de usar testes, e se querem que vos diga, em 20 anos são os primeiros testes que comprei. Qual o melhor para testar amónia. NH3/NH4 ou apenas NH3? Fiquei na dúvida quando comprei. Apenas havia NH3. Sei que o NH3 apenas mede a amónia livre. Acham necessário o teste mais completo? ou chega o de NH3? Qual costumam utilizar?

Logo já ponho mais umas fotos, vou tentar apanhar o pequeno, que a principio deve ser filho de uma Golden que estava grávida e que já não lhe vejo os ovos. Talvez uns mini Taiwans...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então para baixar o PH sem correr riscos, a TPA de ontem foi feita com água engarrafada. Fiz apenas de 15 litros para não mudar bruscamente os valores. Hoje vou medir novamente o PH e ver o quanto alterou. Entretanto vou alterar o regime de TPA´s para 1x por semana, de cerca de 20 litros (33%) e sempre com água engarrafada.

Já não será para alterar novamente, a não ser por alguma necessidade temporária. Entretanto ficam algumas fotos dos nossos amigos.

Apesar das perdas, que pelo que vi foram 4 CRS (azuis será mais difícil de perceber), não morreu nenhum dos camarões com grades maiores, ou seja, os Golden e o Red Wine continuam cá. Espero que agora o aquário estabilize de vez.

large.DSC_1870.JPG

large.DSC_1876.JPGlarge.DSC_1883.JPG

Logo dou notícias e coloco uma foto geral, que só agora é que reparei que está mesmo muito má.

Fica uma do musgo que está a crescer bem, apesar de a parte mais junto ao tronco estar a queimar. Além disso os fetos Windelov também estão a queimar, não sei se por muito tempo de luz ou mesmo por estarem muito acima. Em baixo não se nota tanto. Tenho 8 horas de luz, que não me parece assim tanto tempo, mas a calha está praticamente encostada ao cimo da água. Talvez seja por isso.

E uma foto de um dos azuis mais "apurados".

large.DSC_1885.JPGlarge.DSC_1884.JPG

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os testes não têm data de validade. Não acham estranho? São os da Aquili, os 5 em 1. GH, KH, PH, NO2 e NO3. Alguém sabe quanto tempo podem durar? Comprei em Dezembro de 2015, ou seja está quase a fazer 2 anos que foram abertos. Penso que os prazos não devem ser tão pequenos quanto isso, mas assim não posso confirmar. Seja como for, testei novamente e os valores deram o mesmo. NO2 e NO3 perto dos minimos, 0,05 mg/L e 0,5mg/L (pelo menos na escala é a cor com que estão mais parecidos) e testei o PH. O PH deu já bastante perto dos 6,5. desceu um pouco mais rápdo do que eu queria, mas não houve nenhuma morte para já, pelo menos visível. Por o PH, GH e KH terem valores que considero normais, penso que os testes estejam bons. No entanto se alguém tiver alguma dica, agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.