Honey, I shrimped the kids.


Recommended Posts

Boas Bruno!
No manual dos testes normalmente está especificado a validade. No caso dessa marca em questão a validade é de 12 meses depois de aberto.

Cumps


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 2

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 42 minutos, KukoPT disse:

Boas Bruno!
No manual dos testes normalmente está especificado a validade. No caso dessa marca em questão a validade é de 12 meses depois de aberto.

Cumps


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Obrigado pela resposta. Agradeço imenso a atenção.

A única coisa que este "kit" traz é mesmo a tabela dos valores. Nem na caixa nem na tabela está a validade. Mas presumi que depois de abertos tivessem um tempo máximo.

Mais uma despesa. Nada que não estejamos já habituados.

Já agora o que aconselham em termos das medições que vou precisar de fazer. Um kit que tenha pelo menos GH, KH e PH? Quando comprei estes só encontrei da Aquili, mas provavelmente existem mais algumas marcas que tenham um kit completo e mais especifico até para camarões. Como já referi nunca tinha comprado testes e estes foram os que encontrei logo na primeira loja que fui. Nem procurei mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

De regresso de férias. Deu para monitorizar as condições do aquário e especialmente os níveis que estes nossos amigos exigem em termos de parâmetros. Com mais 2 TPA´s de 30% com água engarrafada os valores de PH estabilizaram entre 6 e 6,5. Para os Caridina é o ideal, já para os neos não será o mais indicado. Mesmo assim já os tive nestes parâmetros e deram-se bem. Vão passando aos poucos para um outro aquário montado a pensar neles, será um regresso a casa, visto que já lá estiveram. Renovação do solo e limpeza geral do aquário e agora já quase no fim do ciclo para os receber novamente. 

Em relação aos testes estarem ou não na validade, e poderem ou não ser utilizados, enviei um mail para a Aquili precisamente a perguntar se ainda os poderia utilizar em segurança e o que me responderam foi que dado os testes estarem abertos à algum tempo podem já não ser fiáveis. Concordo com a informação, mas continuo a usar até conseguir comprar uns novos. Penso que vou comprar um kit igual dado ser o que mais necessito de medir.

Em relação a serem fiáveis ou não, acredito que sim, pelos valores que tenho obtido e que fazem todo o sentido nesta altura. Mesmo assim e como já referi, vou comprar um novo kit para ter a certeza. Quando vier vou fazer uma comparação dos valores obtidos e posso então tirar todas as dúvidas.

Isto porque de momento tudo me parece muito bem no aquário, boa saúde. As crias de Golden estão bem e a crescer a um bom ritmo. Ao todo já contei 7. A fêmea não tinha muitos ovos (talvez nem metade do que é o mais normal), mas pelo que consegui ver a taxa de sobrevivência foi alta. São belos especimens. Ainda pequenos dado terem cerca de 2 semanas a 2 semanas e meia.

large.DSC_1931.JPGlarge.DSC_1930.JPGlarge.DSC_1932.JPG

Um dos meus camarões tropeçou na cholla e os outros descascaram-se a rir.large.DSC_1929.JPGlarge.DSC_1926.JPGlarge.DSC_1927.JPG

Muitas carapaças andam por aqui, o que é sempre um bom sinal.

Alguém utiliza o alimento Shrimp Dinner da Glasgarten? Os meus não apreciam muito. Não é um alimento que vão logo pegar. Fica no aquário e vejo que alguns camarões vão comendo, mas nada que seja o preferido deles. Já o Complete da Shrimp King (Dennerle) tem uma melhor aceitação por parte deles, começam logo a beliscar. No dia seguinte o Complete desapareceu e se der o Shrimp Dinner ainda lá vejo as pastilhas. Será por um se desfazer mais rápido e o outro não? Poderá o Complete ficar menos visível por se desfazer e entrar mais no solo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Que raça São esses camarões que tens brancos junto com os cristal red e os blue ?

Cumps 

Editado por joker
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, joker disse:

Boas 

Que raça São esses camarões que tens brancos junto com os cristal red e os blue ?

Cumps 

Viva,

Os brancos são crias de uma fêmea Golden, que não sei a espécie do macho. Talvez CRS, talvez um taiwan de grade superior. As crias também me parecem ser todas Golden, por isso a hipótese mais provável será um CRS de grade elevado, também ele com o gene, presumo que um K14.

Como o que eu pretendo é seguir a linhagem dos "reds", para já estou no bom caminho, tendo em conta que no meu aquário também tenho um Red Ruby/Wine. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não se cruzam com CR ? tens aí um camarões espetaculares,parabéns

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, joker disse:

E não se cruzam com CR ? tens aí um camarões espetaculares,parabéns

Obrigado.

Sim, os Golden e Red Rubys cruzam com os CRS e o objectivo será mesmo. O gene é estabilizado nos Crystal Red, por ser mais fácil de o fazer em camarões de grades inferiores, e depois ao cruzarem é ele mesmo passado para as crias desse mesmo cruzamento (pelo menos é esse o objectivo, o que não quer dizer que todas as crias o possam ter). Assim é mais fácil de obter melhores resultados finais.

Quanto aos azuis, são neocaridinas por isso não cruzam com caridina (no meu caso CRS e respectivas linhagens ou apuramentos).

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, Dannigs10 disse:

Boas, excelentes gambas que andam para ai ! Daí que cada caso seja diferente.. Apenas com água engarrafada e os resultados têm sido espectaculares!

Cumps

Daniel

Obrigado Daniel. Mesmo com água engarrafada devemos ter em atenção que não tenha elevados níveis de carbonatos e bicarbonatos e que o PH seja próximo do que queremos como resultado final. isto porque o objectivo final é que o solo faça o resto do trabalho, sem que a deterioração do mesmo seja rápida. Neste momento pretendo que todas as minhas montagens de camarões durem pelo menos 1 ano e meio, se possível que cheguem a 2 anos, sem ser necessário renovar o solo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim claro, até porque sem água mineral deverá vir carregada disso, mas digo no sentido de ser mais "fácil" ou "cómodo", basta encontrar a água certa! Já agora qual a marca que tens usado?

Exactamente como eu, uso o aquagro e noto que 2 anos é o máximo... Apesar de que a partir de 1 ano e meio já está muito "lamacento", mas com o efeito desejado ainda, pelo menos no meu caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora estou a usar a do Minipreço. Tem bons parâmetros, mas é mais porque é o super mais perto de minha casa. Como não tenho carro tem de ser a braços. 4 garrafões de cada vez e não chega para a TPA semanal mais a reposição. 20 litros da TPA mais cerca de 15 de reposição é obra. 

Em relação ao solo, nesta montagem estou a usar o da HELP, mas já tenho mais 3 aquários a ciclar em que estou a usar o Aquagro. Estes vieram precisamente de aquários com Aquagro e estavam excelentes. Acredito que se desfaça mais que o da HELP, mas desde que vá fazendo o efeito necessário é o que interessa.

Já agora, que espécies tens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo esclarecimento das dúvidas pessoal,eu também sou louco por camarões,já tive vários aquarios com Neocaridina red,CR,CB,camarão amano,camarão ibérico,camarão madeira e Neocaridina green, mas tive alguns anos desligado e agora decidi voltar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, brunofasoares disse:

Agora estou a usar a do Minipreço. Tem bons parâmetros, mas é mais porque é o super mais perto de minha casa. Como não tenho carro tem de ser a braços. 4 garrafões de cada vez e não chega para a TPA semanal mais a reposição. 20 litros da TPA mais cerca de 15 de reposição é obra. 

Em relação ao solo, nesta montagem estou a usar o da HELP, mas já tenho mais 3 aquários a ciclar em que estou a usar o Aquagro. Estes vieram precisamente de aquários com Aquagro e estavam excelentes. Acredito que se desfaça mais que o da HELP, mas desde que vá fazendo o efeito necessário é o que interessa.

Já agora, que espécies tens?

Neste momento so tenho reds e rilis num comunitário, mas ate à 3 meses tive reds, babaultis, rilis e yellows.. Todos os aquas com o aquagro e durante perto de dois anos... Agora esta um em preparação para Crs, a ver como corre ! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, joker disse:

Obrigado pelo esclarecimento das dúvidas pessoal,eu também sou louco por camarões,já tive vários aquarios com Neocaridina red,CR,CB,camarão amano,camarão ibérico,camarão madeira e Neocaridina green, mas tive alguns anos desligado e agora decidi voltar :)

Que seja um bom regresso.

 

há 3 horas, Dannigs10 disse:

Neste momento so tenho reds e rilis num comunitário, mas ate à 3 meses tive reds, babaultis, rilis e yellows.. Todos os aquas com o aquagro e durante perto de dois anos... Agora esta um em preparação para Crs, a ver como corre ! 

Caridinas é preciso ser mais rigoroso. Boa sorte.

 

O mais importante é sempre a qualidade da água. Os parâmetros podem não ser os ideais, mas desde que a água esteja óptima o sucesso é garantido.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, brunofasoares disse:

Que seja um bom regresso.

 

Caridinas é preciso ser mais rigoroso. Boa sorte.

 

O mais importante é sempre a qualidade da água. Os parâmetros podem não ser os ideais, mas desde que a água esteja óptima o sucesso é garantido.

Exatamente e com calma tudo se consegue, respeitando sempre os seres vivos, como dizem os maratonistas africanos "a mente comanda tudo o resto" !

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Uma breve actualização. Os neos estão a sair aos poucos. Vão saindo aos 15 ou 20 a cada TPA, também para não sobrecarregar o aquário para onde foram e que está montado à cerca de 1 mês e meio. Desta vez sairam 12, para a próxima já sai uma quantidade maior.

As crias de Golden estão a crescer a um ritmo normal, o que demora sempre imenso, e até agora sem perdas visíveis. A fêmea tinha poucos ovos por isso presumo que a taxa de sobrevivência tenha sido bastante elevada. Contei pelo menos 8. Estão com pouco menos de 1 cm. Até agora não se vê mais nenhuma fêmea grávida o que me faz pensar...

large.DSC_1978.JPG

large.DSC_1930.JPGlarge.DSC_1931.JPGlarge.DSC_1975.JPG

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
On 24/01/2018 at 15:49, Telmus disse:

@brunofasoares os teus shrimps são qualquer coisa de fantástico! Parabéns! São mesmo lindos! 

Obrigado Telmus. São fantásticos sem dúvida. Os meus preferidos de longe. Felizmente está estabilizado e isso é o mais importante nos camarões.

On 06/12/2017 at 17:15, sammy disse:

Novidades Bruno?

 

Novidades não são muitas. Apenas que como o aquário está estável não tenho tido perdas, apenas 1 camarão em mês e meio, mas não estou a conseguir que reproduzam.

Entretanto há uma nova montagem em perspectiva. Este dos camarões que está no cimo de uma estrutura vai passar para o meio, e o que vier, como vai ser um plantado, vai para o cimo da estrutura.

Está tudo a ser organizado com calma e se quiserem podem seguir aqui no fórum porque vou fazer post com essa montagem.

Foto para terem uma melhor ideia do que estou a falar. Passando este para baixo consigo ter um maior em cima e aproveitar melhor o espaço disponível.

large.DSC_0094.JPG

E claro, umas fotos mais recentes. O vidro da frente está um pouco sujo, mas não quero limpar, tem algas castanhas e os camarões adoram andar a beliscar.

large.DSC_0069.JPGlarge.DSC_0068.JPGlarge.DSC_0064.JPGlarge.DSC_0063.JPG

Esta folha de catappa foi agarrada pelo musgo e se a puxar vem tudo atrás. Ali caiu e ali ficou...large.DSC_0066.JPG

large.DSC_0068.JPG

Espero que gostem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno, é mesmo pena ainda não estarem a reproduzir... Como te tinha dito, tens de ir tentando com possíveis soluções para descobrir o que leva a isso! De resto o aqua parece perfeito para dar certo.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz algumas alterações como baixar e subir o GH e TDS, alterar o PH, estava a utilizar água engarrafada e mudei para água de osmose, mas ainda nada. Como estão saudáveis decidi não mexer mais e se não reproduzirem paciência. Vou deixar a natureza tomar o seu curso com o minimo de interferência possível.

Já agora posso dizer que fiz as seguinte alterações, além da água de osmose:

- regime de TPA´s desceu para 20% todas as semanas;

- introduzi um filtro esponja duplo, bomba de ar de 200L/h (ruidosa como tudo e tenho de a desligar durante a noite);

- os filtros são limpos alternadamente, uma semana o esponja, na seguinte o externo (apenas limpeza das esponjas de filtragem mecânica, a filtragem biológica leva uma passagem por água ao fim do mês);

- os neocaridinas já sairam quase todos (à sempre algum que ainda fica escondido).

 

De momento os parâmetros estão perto de:

GH: 5

KH: 0/1

PH: 6,7

TDS: 165

Entretanto vou tentar descer um pouco o GH e os TDS, remover uma pedra que está dentro do aquário que poderá estar a empurrar os valores do PH para cima e o tronco grande vai sair porque quero utilizar na nova montagem. Vou substituir por um mais pequeno e até me vai dar jeito nas limpezas e visualização dos camarões. Acho que eles não vão gostar muito porque este tronco fornece muito esconderijo.

 

há 1 hora, Dannigs10 disse:

Boas Bruno, é mesmo pena ainda não estarem a reproduzir... Como te tinha dito, tens de ir tentando com possíveis soluções para descobrir o que leva a isso! De resto o aqua parece perfeito para dar certo.

Abraço

Obrigado. É como disseste, algumas pequenas alterações até podem ajudar a que eles comecem a reproduzir. Como esta montagem está planeada para durar cerca de 2 anos, tenho tempo para poder obter mais informações e chegar a algumas conclusões que podem ser importantes no futuro. Vamos ver no que dá.

 

On 06/12/2017 at 17:15, sammy disse:

Novidades Bruno?

 

Desculpa Sammy, afinal as novidades eram mais do que estava a pensar...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom. Adicionei mais uns Golden (alguns mais para o Red Bolt).

Falta ainda reproduzirem, antes de morrerem. Vou fazer uma pequena experiência visto já terem cerca de 1 ano e 3 meses.

Entretanto algumas delícias feitas a pensar neles...

Um belo Ferrero Rocher... (desculpem a qualidade das fotos, mas além do telemóvel não ser grande coisa o vidro da frente está cheo de algas)

large.DSC_0260.JPG

E uma espetada...

large.DSC_0167.JPG

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O "ferrero" é uma bola de minerais mas que é comestível, não como aquelas pedras que se vêm por aí. Como é à base de cálcio ajuda bastante na ecdíse e a melhorar a cor deles. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.