+ Eficiencia  

19 votos

  1. 1.

    • Sim
      11
    • Não
      8


Recommended Posts

Forçar demasisado ar para dentro do escumador, aumenta a cavitação... A mistura ar/água fica demasiado rica em ar e as microbolhas colapsam unem-se em bolhas maiores.

 

Bombera mais ar só seria util se se estivesse a usar uma bomba grande, com o caudal cortado por uma valvula, em que o efeito venturi não fosse suficiente para puxar bastante ar, mas ainda houvesse muita água a passar.

 

cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou integralmente de acordo com o Allaphor!

 

O mais provável é a dimensão média das bolhas aumentar.

 

Quanto maior for a superfície de contacto e quanto maior for o tempo de permanência da bolha na coluna do escumador mais eficiente ele será.

 

Esse efeito consegue-se com bolhas o mais pequenas possível.

 

A bomba de ar pode funcionar se o aparente aumento da quantidade de ar em suspenção puder compensar a diminuição da superfície total. sinceramente duvido que isso possa acontecer nos nossos escumadores típicos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

No meu escumador (Jebo 180 - sistema venturi), em que a entrada de ar é feita antes do rotor da powerhead...sistema estúpido e barulhento :arrow: ... induzir a entrada de ar no tubo só provoca mais barulho e o escumador deixa de funcionar (a powerhead começa a trabalhar a seco).

 

Noutros sistemas, em que o ar entra após o rotor, deverá provocar um aumento no caudal de água (e ar)...aumento este que não é acompanhado por um aumento do cilindro de escumação, provocando bolhas maiores e a possível saída de água pelo tubo do copo de descarga -> inundação.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diesel_Car

 

Vê SFF o meu post e diz-me o que achas da ideia? o Objectivo era tornar o Jebo 180 num aquamedic midi-floater.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

 

Realmente isso que dizes de introduzir mais ar, é verdade. Eu simplesmente soprei no tubo e ia dando asneira. :lol:

 

 

Cumps

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Vê SFF o meu post e diz-me o que achas da ideia? o Objectivo era tornar o Jebo 180 num aquamedic midi-floater.
Deixa lá cuscar....:shock:

 

A ideia é a seguinte: Já que o Jebo não vale grandes coisas, não é possível retirar a parte castanha de baixo e colocar uma pedra difusora da aqua-medic com uma boa bomba de ar? pelo desenho parecem parecidos. Só não sei se o midi-floter tem saída de água em cima como o Jebo.

 

Na minha opinião, o único problema do Jebo (e que GRANDE problema) é a barulheira infernal que faz durante todo o dia :lol: . Para resolver o problema...resolvi desligá-lo durante a noite. :shock:

Tenho o aquário montado há 8 meses (irra....já tem tanto tempo e as algas continuam!) e, em termos de compostos orgânicos - fosfatos, nitratos, nitritos e amónia - está sempre "zerado" (testes Sera :? ). O escumador retira bastante porcaria...e como está desligado durante a noite, o aquário enche-se de bicharada nesta altura.

 

Assim, tens 2 hipóteses:

- Desligas durante a noite...e ao fim de semana aguentas a "esponja" aos gritos que não consegue ouvir a novela com o raio do "bicho" ali ao lado.

 

- Montas uma bomba (powerhead) mais pequena que a anterior (600l/h talvez...) para não inundares a casa - afinal a antiga iria trabalhar sem introdução de ar no rotor, né? - no local da outra. Furas a tampa do copo do escumador e introduzes um tubo do ar + difusor de madeira até ao fundo. Ligas a uma bomba de ar potente...e voilá. :)

 

Boa sorte!

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

Bem durante a tarde estive a experimentar a bomba de ar no escumador!

 

Resultados:

 

Liguei o tubo ao venturi que se encontra depois da bomba. Liguei a bomba de ar e BUM....Agua por dentro por fora.....

Fui buscar uma bomba mais suave...repeti os passos e esta aumentou de forma incrivel a coluna de bolhas, talvez o tamanho das bolhas tb tenha aumentado, mas contudo penso que o volume da coluna de bolhas tb aumentou de forma bastante acentuada.

Para finalizar a experiencia vou deixar ligado durante a noite e ver no que da!!!!

 

Amanha posto desenvolvimentos....!!!!!!

 

Cumpts

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com a generalidade das opiniões, até porque um escumador tem muito que se lhe diga e ha estudos e mais estudos para se construir um em condições. Só por isto, querer alterar qualquer coisa neste pítulo que referes seria desaconselhado.

 

Não sei se sabes mas um venturi bem construido, puxa ar por si só e não apenas deixa uma entrada de ar como se fosse apenas um tubo como acontece nas powerheads... Este "puxar ar" é basicamente o mesmo que teres uma bomba a enviar ar lá para dentro ou soprar, só que na proporção de ar certa para o escumador... cheers

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todos os escumadores que tenham como bomba uma Maxijet, podem ser kitados com uma simples Bioball.

Ou sejam ficam com uma Bomba Venturi e nao apenas com a valvula venturi que está já dentro do escumador.

Vao aumentar em muito o rendimento do escumador cheers

 

Esta semana se tudo correr bem vou fazer isso num seaclone ( mto semelhante ao jebo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica uma bomba needle wheel e não uma bomba venturi. cheers

 

 

E olha que não é tão simples assim, conseguílo com uma bioball...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma bomba com uma pinwheel continua a ser uma bomba venturi...

 

O mecanismo que puxa o ar é basicamente o mesmo, só que em vez de meia duzia de pás de rotor, ineficientes (como no meu Jebo 180), utilizam-se dezenas de pinos, que quebram ainda mais as bolhas de ar, aumentando a eficiência.

 

Se conseguires meter isso a bombar, Miguel, posta o processo de produção... Será util para os amaldiçoados pelo ruido destes escumadores infernais

 

Cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Segundo percebi, basta adicionar uma bioball no rotor da powerhead e...xaram...temos uma pinwheel:

 

T19.jpg

 

No entanto fica a dúvida: a powerhead não perde demasiada potência?

Os "pinos" da bioball são muito estreitos, havendo por isso uma diminuição no tamanho das bolhas (aumento em quantidade)...mas também não irá haver uma diminuição muito grande no fluxo de água? :shock:

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- ninguém tem aí uma bioball a mais para eu testar, não? :lol:

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu até tenho duas maxijets já transformadas se quiseres. :lol:

 

Mas não gostei do resultado. Isto há coisas onde não devemos inventar muito. Há pessoas que matam a cabeça a estudar e nós teimamos em querer em 5 minutos, fazer o que demora uns largos meses a ficar bem feito. É o mal das coisas serem tão caras em Portugal, se calhar...

 

Por muito DIY que já fiz, por muito que já li e por muito que já vi, não aconselho ninguém a alterar seja o que for num escumador se querem que ele seja eficiente para o tamanho que pretendem. Claro está, muito menos, fazer um escumador todo em DIY.

 

É que há uma grande diferença entre um escumador pensado e elaborado por uma marca para ser eficiente, e um pensado e elaborado por nós para ser barato! :shock:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os cépticos fica aqui o link por onde me vou guiar:

 

http://www.reefcentral.com/diy/seaclone_mo...difications.htm

 

Este esquema está mais que testado para os seaclone ( e por muita gente) e podem ver fotos do escumador a tirar porcaria preta,coisa que de origem não é facil . Nao se esqueçam que é um escumador que ja saiu á bastantes anos, e que apesar de ser mto fraquinho em termos de eficiência, a marca nao sei porquê nunca o alterou.

 

Dou-vos o exemplo do Berlin. O modelo normal ( o meu ) tem uma bomba normal e a valvula venturi dentro da entrada do escumador.

Existe a versao Turbo ( mais eficaz), que nao é mais que uma bomba de igual potencia mas venturi ou needle wheel como lhe quiserem chamar :wink:

 

No caso de outros escumadores nao sei, mas o principio é o mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Este esquema está mais que testado para os seaclone ( e por muita gente) e podem ver fotos do escumador a tirar porcaria preta,coisa que de origem não é facil . não (palavra corrigida) se esqueçam que é um escumador que ja saiu á bastantes anos, e que apesar de ser muito (palavra corrigida) fraquinho em termos de eficiência, a marca não (palavra corrigida) sei porquê nunca o alterou.

 

Provavelmente nunca alterou...porque entretanto saíu o Jebo 180. Como diz em muitos sites, trata-se de um "clone"...do seaclone..mas feito na china e de outra marca. :shock:

Em termos de preço, o Jebo é bastante mais barato...e pelos vistos eficaz!

Curiosamente todas as alterações propostas para o seaclone, explicitadas nesse site, são modificações que vem de origem no Jebo 180...senão vejamos:

 

1- Replace the stock air flow adjustment end cap and replace with a air adjustment valve.

 

O Jebo trás, de origem, uma pequena válvula bastante eficaz.

 

2- Reduce the inner most riser tube's length to approximately 2-1/2" to 3" in length.

 

No Jebo, o tubo interior vem bastante mais pequeno comparativamente ao seaclone:

 

Sea-clone (1ª e 2ª imagens) e Jebo (3ª imagem):

Image2.jpg

 

3- Seal the base of the collection cup to the top of the intermediate tube.

 

Já vem selado de origem no Jebo...

 

4- Reduce the height of the riser tube in the collection cup. The skimmate that the Seaclone generates is quite dark when compared to that produced by high-end skimmers.

 

Esta medida não vem no Jebo 180 (tubo do copo de recolecção cortado...diminuindo a sua altura), mas pessoalmente estou bastante satisfeito com a mesma.

 

Uma boa medida, que ainda não testei, seria adicionar um difusor de madeira no interior do escumador...no entanto mantinha-se o GRANDE problema do Jebo: a barulheira infernal provocada pela passagem de ar no rotor da powerhead (o mesmo não se passa no Berlin...acho eu).

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

Diesel_Car

Uma boa medida, que ainda não testei, seria adicionar um difusor de madeira no interior do escumador...no entanto mantinha-se o GRANDE problema do Jebo: a barulheira infernal provocada pela passagem de ar no rotor da powerhead (o mesmo não se passa no Berlin...acho eu).

 

O meu não faz barulho quase nenhum. A minha mulher nem se queixa. Será que é por estar no início?

Além disso fiz o que o Disel_Car me disse e retirei a esponja que cobre o venturi e coloquei à volta da saída do escumador.

 

Pic_5292_12.jpg

 

Resultado? praticamente não o oiço! pelo menos ninguém se queixa lá em casa. Nem eu que sou bastante esquisito com barulhos parazitas.

O meu problema são as micro-bolhas que são lançadas para o aquário, mas já li algures de quem colocou lá de vidro na saida do tubo antes da rampa de descarga. Vou experimentar e depois dou novidades.

 

Abraços,

 

Rui Manuel Gaspar

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

O meu não faz barulho quase nenhum. A minha mulher nem se queixa. Será que é por estar no início?
:D :roll:

 

A passagem de ar pelo rotor não faz barulho? :wink:

O meu faz uma barulheira infernal, tanto que o desligo durante a noite...

 

Além disso fiz o que o Disel_Car me disse e retirei a esponja que cobre o venturi e coloquei à volta da saída do escumador.

 

Fizeste bem, a potência do escumador aumenta bastante, e permite-te filtrar, por exemplo, restos de comida (ovos de artémia congelada...por exemplo...que são para mim um grande problema :wink: :D ).

Usar essa esponja ou outra qualquer na rampa de saída torna a saída de bolhas menor, o problema é que poderá entupir e fazer com que a água saia por cima...e te inunde a casa. Uma boa manutenção impede que isso aconteça...

 

 

Resultado? praticamente não o oiço! pelo menos ninguém se queixa lá em casa. Nem eu que sou bastante esquisito com barulhos parazitas.

O meu problema são as micro-bolhas que são lançadas para o aquário, mas já li algures de quem colocou lá de vidro na saida do tubo antes da rampa de descarga. Vou experimentar e depois dou novidades.

 

Segundo reparei, tens o escumador muito alto no teu aquário!! No meu, a rampa fica coberta com cerca de 1cm de água (a partir do fim). Não podes encher o aquário mais um pouco? Vai aumentar a eficácia do escumador..

 

O meu não tem nenhum tipo de "pós-filtro", e só liberta bolhas para o aquário quando altero a circulação. Tenta impedir que haja circulação de água, além do próprio escumador, em direcção á rampa.

 

Essa de teres conseguido silenciar o escumador faz-me uma inveja! :x:P

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Segundo reparei, tens o escumador muito alto no teu aquário!! No meu, a rampa fica coberta com cerca de 1cm de água (a partir do fim). Não podes encher o aquário mais um pouco? Vai aumentar a eficácia do escumador..
Já tenho a água pelo nível da trava do aquário. Posso sempre encher mais mas li algures que se deve deixar a água pelo menos a 5cm do topo!

 

O meu não tem nenhum tipo de "pós-filtro", e só liberta bolhas para o aquário quando altero a circulação. Tenta impedir que haja circulação de água, além do próprio escumador, em direcção á rampa.

 

Já não tem, mas de qualquer maneira as bolhas existem à saída da rampa e não depois. A água já vem do escumador assim. (se calhar não me estou a explicar da melhor forma)

 

Essa de teres conseguido silenciar o escumador faz-me uma inveja!

 

Quando quiseres tás à vontade para ir lá ver e ouvir. Para mim foi um espanto depois do que me disseste sobre o barulho. Agora também não sei se é por ele não ter nada para escumar ainda ...

 

 

Abraços,

 

 

Rui Manuel Gaspar

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais