Algas principalmente nas anubias


pribeiro

Recommended Posts

Boas

Tenho tido umas poucas algas no aquario, mais ou menos controlado agora estas nas anubias já me chateiam. Ideias?

Obg

Cmpts

Paulo RibeiroP5017376.jpg?w=280&h=210&fit=cropP5017377.jpg?w=280&h=210&fit=crop

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas caridinas japonicas ajudam.

E as anubias são plantas de crescimento lento safam-se melhor em zonas de relativa sombra de outras plantas ou em zonas menos iluminadas ou mais baixas.

Coloca o setup do teu aquário, e tira umas fotos do geral para vermos melhor

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20170414_145301.jpg

Boas

Ai está a foto.

Setup : 300 L, CO2 1bolha por seg. 7h/dia, 2x54w t5 (6500k + Blau 8000) + T8 led 2400 lumens 9h dia, fertilização seachem fluorish, potassio e ferro, tpa 1x semana 20%

Mesmo as anubias por baixo dos fetos tem isto. Aparece-me de vez em quando alguma GDA no vidro mas controlavel, agora esta tenho muitas vezes de cortar folhas.

Cmpts

Paulo Ribeiro

Editado por pribeiro
Better photo

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pribeiro,

Já tens alguma melhorias? Segundo as imagens das anúbias eu reduzia o tempo de luz para 7h, e esperava pelo menos 2 a 3 semanas para ver o resultado.

É que isso parece-me ser mesmo luz a mais mas tb posso estar enganado :(

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As anubias que estão com algas são as da direita certo?

Parecem ser as mais expostas à luz directa, já na esquerda tens zonas de sombra à frente, pelo menos é a minha percepção da foto.

Uma ideia que podia resultar, comigo resultou, introduzir Hygrophila pinnatifida nesse tronco à direita onde estão as anubias, ela vai se fixar no tronco e crescer e lançar runner, podes ir podando e fixando novamente, eu corto e enfio o caule de forma a ficar preso entre as outras e ele desenvolve raiz que se prende pela madeira...

Assim vai ficando com uma zona mais densa com esta planta, controlado sempre o crescimento em altura com a poda e replantação.

Vais criar zona de sombra à anubia e ficas com uma planta bonita com outra cor e outro detalhe no aquário.

Apenas uma ideia...

  • Votar + 2

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obg pelos conselhos Pedro Bernardo e Miguel Simões, o periodo de luz não me parece demasiado até porque penso eu que se assim fosse não seriam só as anubias a ter estas algas. 

As anubias que estão "á sombra" tem menos algas mas tambem tem. Eu pretendo fazer uma pequena alteração no layout e vou ver se consigo colocar as anubias mais protegidas da luz. Uma coisa que me esqueci de dizer é que troquei a lampada de leds por uma nova pois a outra já tinha 2 anos, e esta tem mais 400lm que a outra. Poderá ser disto? Tambem já me disseram que estas algas aparecem devido á falta de nitratos. Será?

Obg

Cmpts

Paulo Ribeiro

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, pribeiro disse:

Boas

Obg pelos conselhos Pedro Bernardo e Miguel Simões, o periodo de luz não me parece demasiado até porque penso eu que se assim fosse não seriam só as anubias a ter estas algas. 

As anubias que estão "á sombra" tem menos algas mas tambem tem. Eu pretendo fazer uma pequena alteração no layout e vou ver se consigo colocar as anubias mais protegidas da luz. Uma coisa que me esqueci de dizer é que troquei a lampada de leds por uma nova pois a outra já tinha 2 anos, e esta tem mais 400lm que a outra. Poderá ser disto? Tambem já me disseram que estas algas aparecem devido á falta de nitratos. Será?

Obg

Cmpts

Paulo Ribeiro

Boas,

Se trocaste de iluminação pode ser essa a causa, antes de trocares a calha tinhas algas?

Se não, então está explicado, qualquer alteração que façamos seja na iluminação, filtragem, fertilização e Co2 compromete a flora, há situações e situações mas qualquer uma destas alterações devem ser feitas gradualmente e estar atento a olho bem aberto ;)

Cumps, 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Já tinha algumas antes, mas menos e a alteração foi minima mas se calhar vou ter de dar tempo para a adaptação a esta nova luz. Pensei nessa hipotese mas, como já disse, foi minima a alteração, achei que não fosse notar essa diferença.

Cmpts

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

As anubias, pela experiência que tenho, são esponjas de nutrientes. Há quem diga, "São de crescimento lento", pois são, se as deixares às escuras e não lhes deres nutrientes.

Esses Discus fornecem nitratos suficientes, que tu complementas com o Potássio. Têm CO2, um pouco limitado na minha opinião mas se as outras plantas estão saudáveis, principalmente as Blyxas, a minha opinião deve estar errada, ou então atestas no Flourish, mas como referes que por vezes te aparecem GDA ou GSA pode ser alguma variação na alimentação. Uns dias sem congelada ou dieta forçada e la vem o pó verde nos vidros... Fosfatos!

Se puderes, e não te custa muito 1, 2 € no máximo, complementa isso com 10 ppm's de Fosfatos. Adiciona 1 grama de KH2PO4 diariamente durante uma semana até à TPA. Os resultados deste teste são completamente reversíveis, podes perfeitamente deixar de fertilizar com o KH2PO4 e voltar a ter as algas.

Eu não gosto muito de algas, mas a pinnatifida é lindíssima, pena é que gosta de Fosfatos, ainda mais que as anubias.

Abraço

P.S. Só aceito reclamações com fotos e não reembolso portes de envio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas babykhan

Obg pelos conselhos.

Quanto ao CO2 parece-me que é o suficiente, já tive 2 bolhas por seg mas acho que não preciso. Tambem posso estar errado, mas é o que eu observo.

Já pensei em adicionar fosfatos, se calhar é uma solução. Mas vou fazer uma alteração no layout e depois disso vamos ver o que acontece.

O fluorish divido a dose semanal recomendada em dois e dou 2X por semana. Os discus comem artémia congelada todos os dias mas é metade de um cubo só para os dois artistas num comedouro flutuante e pouco se perde. Depois há o granulado. Tambem gosto muito da pinnatifida. Tambem concordo com a tua opinião das anubias. Tenho varias em outros dois aquarios com ciclideos sul e centro americanos, e como tem pouca luz é tudo muito lento, ao contrário destas que todas as semanas me crescem 2 ou 3 folhas.

Cmpts

Paulo Ribeiro

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais