Aquascaping with lava rock


Jorge Laranjeira

Recommended Posts

Boas malta,

Montei hoje o meu primeiro plantado a "serio".

Aquario 60x30x30

Iluminação 2x Chihiros A501

Aquecimento? Precisa??

Filtragem Ainda estou a pensar...

Substrato 9l de JBL subrate pro (3º premio de classificação no concurso de hardscape patrocinado pela ecoarium)

Hardscape Rocha vulcanica

Plantas:

Monte carlo,

eleocharis sp mini,

Bolbitis heteroclita,

Ricardia Chamedryfolia

Agora enquanto não junto uns trocos para o Co2 vou começar em drystart

Aceito criticas e assim para melhorar

PS: a minha tecnica de plantação precisa de ser melhorada!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge, grande hardscape! Quantos quilos de rocha vulcânica usaste nesta montagem? Só usaste uma saca de 8L de substrato?

Acho que devias ter colocado um substrato fértil por baixo, podes reforçar com umas cápsulas de fertilizantes. Penso que tens aí duas calhas muito potentes, convém teres isso no mínimo ou vais ter algas no futuro!!!

O co2 é essencial, o problema dos dry start é que quando metes agua as plantas estando habituadas a ter todo o co2 atmosferico que necessitam vão sofrer se não meteres o co2 a bombar!

Como vais montar as calhas de 50 cms num aquário de 60?

Faz aí um esquema de como queres plantar isso, sff

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São cerca de "25litros" de rocha, o peso nao sei porque não pus na balança

Só usei um saco de substrato, depois tem muito enchimento com rocha por baixo como conseguem ver nos primeiros passos do video.

Em drystart não ha algas pois não?

Se eu puser as duas calhas a bombar agora, as plantas vão crescer mais rápido? Depois regulo para menos quando tiver água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Jorge Laranjeira disse:

São cerca de "25litros" de rocha, o peso nao sei porque não pus na balança

Só usei um saco de substrato, depois tem muito enchimento com rocha por baixo como conseguem ver nos primeiros passos do video.

Em drystart não ha algas pois não?

Se eu puser as duas calhas a bombar agora, as plantas vão crescer mais rápido? Depois regulo para menos quando tiver água.

Boas. As calhas deves começar bem devagar. Sendo Chihiros eu começava as duas no nível 3 durante umas duas semanas pelo menos. Depois então ia subindo um nível de cada vez a cada mês. 

Quanto ao hardscape está fixe, mas devias de ir estreitando o caminho para trás que dava mais sensação de profundidade. 

Quanto ao fértil fizeste bem em não meter, assim podes reutiliza lo em futuras montagens, e agora compensas com fertilização. 

Abraco 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em dry start podes pôr no máximo, convém ter em atenção se a temperatura não fica muito alta, sendo que tens duas, podes ligar uma no início e aumentas o tempo ligada. O risco maior não serão as algas mas sim os fungos, por isso convém não teres humidade a mais, tenta ter uma abertura para criar alguma circulação de ar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

É normalissimo no primeiro mês teres um surto de algas, as plantas estão a sofrer a mutação de emerso para imerso. E como não tens plantas de crescimento rápido que absorvam o boom de nutrientes inicial as algas aproveitam! Mas isso vai ao sítio quando meteres a equipa de limpeza e acertares no binômio iluminação/fertilização. Tens feito tpas? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Então Jorge, como está a decorrer o teu primeiro aquascaping? As algas já foram derrotadas? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.