Red Cherry Shrimp nano tank


Recommended Posts

há 48 minutos, jNuNeS-_- disse:

Parece ser uma sanguessuga. Mas não sei.
Tenta abrir um tópico em pragas, pode ser que seja + rápido e que alguém diga com 100% de certeza o que é.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que vi, cheguei à conclusão que são sanguessugas.

Já retirei umas 5/6, mas até agora não tive nenhum baixa e não vi nenhuma praga eminente.

Entretanto diminui a alimentação e fiz umas tpa's mais ligeiras mas menos espaçadas. 

 

@NGE por acaso não és tu que tens o canal do youtube que publicaste hoje um video a usar a pedra de coral, pois não? 

Eu por acaso tenho aqui uma pedra calcária do tempo dos meus ciclideos, acho que vou tentar usar. Será que existe problema se a pedra for muito grande ou devo tentar fragmentá-la? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.
Tem jeito se ser sanguessuga. Não sei como podes apanhar esses bichos.

Era para ter saído ontem, mas enganei-me no dia de publicação. hahahaa
O teu aquário é recente, anda deves ter cálcio suficiente. 
Sim. a pedra que tens, devias cortar um bocado. No video consegues ver a minha (tem buracos e é a primeira do lado esquerdo), antes tinha tentado uma ainda mais pequena. Para que não fosse grande o choque de parâmetros. Nunca pensei que resultasse tão bem. Neste momento já começo a mudar os crs para outro aquário que nasceram dos cbs. Também já adicionei uma pequena pedra de coral. E os brancos estão muito bons.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim já me falaram para usar uns comprimidos diluídos em água que se compram na farmácia para acabar com os parasitas, o único senão é que também "arruma" com os caracóis, e como tenho já bastantes não os queria tar a tirar. Vou ver se consigo controlar a situação e ver se apresentam alguma ameaça aos red's.

 

Em relação à pedra, consegui lascar um canto e já pus no aquário. Na altura em que se falou disto neste tópico já tinha posto um pouco, e tive sucesso tanto nos nascimentos como nas eclises. De certeza que ajudou. 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Disseram-me que à partida só afeta os animais que tenham um sistema digestivo frágil, como o dos caracóis. 

Entretanto ainda só vi/retirei mais uma sanguessuga. Os camarões cada vez têm melhor aspecto, não tendo notado nenhuma influência deste parasita. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até este momento não apareceu mais nenhuma sanguessuga no aquário. Não fiz nada de especial para as combater. Limitei-me a retirar as que fui vendo e fiz umas trocas de água. Os camarões continuam saudáveis e parece que já tenho outra geração no aquário.

 

Neste momento estou tentado em introduzir uns crystal red. Já estive a ler as limitações de os ter em conjunto com os red cherry, mas em termos de parâmetros da água tenho o aquário em boas condições para os crystal red. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O crescimento/reprodução dos red cherry vai influênciar de alguma forma o dos crystal red ou é apenas pela questão de que a certa altura terei uma proporção muito elevada de red cherrys para uma muito pequena de crystal red?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a entender. Eu por acaso melhorei a filtragem estes dias. Tinha um filtro interno parado, tirei o copo de baixo e fiz a entrada toda em espuma. Tá a filtra bem e melhorou a circulação de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz algo parecido com um filtro cascata. Dentro do filtro tinha colocado matérias filtrantes e um pouco de esponja e no chupador adicionei uma esponja fina.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • jNuNeS-_- changed the title to Red Cherry Shrimp nano tank

Boas pessoal.

 

De forma a atualizar o tópico comecei por alterar o nome do mesmo, visto nunca chegar a ter tido crystal reds no aquário e da forma como as coisas estão a correr, não deverei ter nenhum assim tão breve.

O aquário está no ponto, a meu ver. Neste momento tenho cerca de 5 vezes o número de camarões que introduzi, alguns com cores já agradáveis. Os parâmetros estão estáveis e sempre resolvi a questão das sanguessugas.

 

De forma a continuar com o projecto, acho que chegou a altura de começar a escolher os camarões com melhores cores para começar a apurar as mesmas das gerações seguintes.

Que dicas devo seguir para ter sucesso? Não tenho nenhum aquário preparado para o efeito, será possível cruzar os camarões desejados no mesmo aquário, utilizando uma maternidade/divisória/...?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Antes de mais parabéns pelo aquário. Ficou bem bonito e agradável.

Quanto às "sanguessugas" são planárias e aparecem normalmente devido a excesso de alimentação e dejectos dos vivos no aquário. Deves colocar a comida num "pratinho" para poderes retirar o excesso. Se voltarem a aparecer reduz a alimentação e podes mesmo deixar de alimentar por um dia. 

Quanto ao processo de apuramento das cores dos Neocaridina Red Cherry, o melhor é teres outro aquário para o fazeres (1Aqua ou mais :D). Vai depender muito de até onde queres chegar com o apuramento, mas o processo passa pela selecção dos que apresentam maior pigmentação. Fazer apuramentos naquelas maternidades exteriores XXL por exemplo só aconselho para cruzamentos genéticos específicos onde queres que camarão A cruze com camarão B. Se esta segunda hipótese mais especifica é o que pretendes, aconselho a separar para a maternidade apenas quando a cela da fêmea estiver formada (se possível a sua visualização). Assim ficará ovada mais rapidamente e reduz o tempo de "prisão" :D

 

Espero ter ajudado,

Grande abraço.

  • Votar + 1

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

Foi exactamente o que fiz para acabar com os parasitas, reduzi à alimentação, passei a usar uma tampa para colocar a comida e melhorei a filtragem. Até ver está tudo controlado.

Em relação à selecção dos camarões, a minha ideia inicial seria juntar os mais vermelhos para um lado e deixar os restantes no aquário. Já pensei em arranjar uma placa de acrilico fino, fazer furos e dividir o aquário, mas não sei até que ponto é viável. Entretanto já vi uns cubos 30*30*30 que seriam suficientes para começar um novo aquário, mas já implicava arranjar substrato novo, termostato, filtragem, etc. 

Queria tentar manter a coisa o mais económica possivel.

 

A ideia da placa seria fazer marcações em toda a superficie e fazer furos com uma broca fina, apenas para deixar passar a água entre as duas partes. Caso fizesse as medições corretamente, nem seria preciso colar a placa, bastava enterrar no substrato e com umas pedras já dava o suporte necessário. Como tenho dois tipos de filtragem no aquário (filtro de esponja com bomba de ar e filtro interno modificado com espuma na entrada) colocava um em cada divisória e garantia a filtragem e a movimentação da água. Será uma ideia viável? 

 

Cumps e obrigado pelas dicas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, jNuNeS-_- disse:

Boas, 

Foi exactamente o que fiz para acabar com os parasitas, reduzi à alimentação, passei a usar uma tampa para colocar a comida e melhorei a filtragem. Até ver está tudo controlado.

Em relação à selecção dos camarões, a minha ideia inicial seria juntar os mais vermelhos para um lado e deixar os restantes no aquário. Já pensei em arranjar uma placa de acrilico fino, fazer furos e dividir o aquário, mas não sei até que ponto é viável. Entretanto já vi uns cubos 30*30*30 que seriam suficientes para começar um novo aquário, mas já implicava arranjar substrato novo, termostato, filtragem, etc. 

Queria tentar manter a coisa o mais económica possivel.

 

A ideia da placa seria fazer marcações em toda a superficie e fazer furos com uma broca fina, apenas para deixar passar a água entre as duas partes. Caso fizesse as medições corretamente, nem seria preciso colar a placa, bastava enterrar no substrato e com umas pedras já dava o suporte necessário. Como tenho dois tipos de filtragem no aquário (filtro de esponja com bomba de ar e filtro interno modificado com espuma na entrada) colocava um em cada divisória e garantia a filtragem e a movimentação da água. Será uma ideia viável? 

 

Cumps e obrigado pelas dicas

Boas,

Não quer dizer que não resulte ou que não seja viável mas desaconselho mesmo. Primeiro devido às dimensões do teu aquário que não te dá muito espaço para manobras no seu interior e depois porque estamos a falar de Neocaridinas e é muito fácil ficares sobre-lotado. Podes sempre arranjar uma maternidade externa daquelas xxl que fazem retorno da água do aquário ( têm um inlet para ligar um tubinho de bomba de ar). Não separas os camarões mas podes sempre ir seleccionando aos pouquinhos num rácio mais reduzido. (A maternidade serviria apenas para cruzares A com B e não para separar os camarões).

A melhor ideia é mesmo teres dois aquários para o efeito, porque mesmo entre os mais apurados terás descendência menos apurada ou seja, menos coloridos. Assim podes andar sempre a jogar , mais vermelhos para um lado e menos vermelhos para o outro :D 

 

Espero ter ajudado,

Abraço. 

  • Votar + 1

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo. 

Era mesmo só uma ideia que tinha e não sabia mesma se era viável. 

Vou considerar então arranjar um novo aquário.Em relação à maternidade, não tou a ver quais são. Só conheço aquelas transparentes que ficam dentro do aquário e que têm várias placas para fazer compartimentos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se dividires o aquário os recém nascido devem conseguir passar de um lado para o outro. Apuramento vai ser difícil.

Isto dos apuramentos é complicado, estou a tentar fazer com os crystal black, mas nascem muitos.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.