Inicio de uma nova experiência com Bettas


BlueBetta

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Depois de alguns anos afastado do hobbie dos aquários, pensei dar uma nova oportunidade a mim mesmo de experimentar este hobbie mais uma vez.

Ultima vez que experimentar isto foi algo muito ridículo, comprando um "betteira", algo muito simples e nao percebi que este hobbie era muito mais do que isso.

Entretanto, resolvi novamente dar uma oportunidade de criar e cuidar dos peixes que mais gosto, bettas, e no entanto sinto que nas lojas da especialidade, distorcem um pouco a informaçao para apelar a compra, e antes de proceder a isso ja tive a pedir algumas o sugestões.

Neste caso, já possuo um aquário de 60L, 60*30*30 cm, não é algo muito grande mas para começar novamente acho que serve, já limpei-o muito bem, comprei uma arial negro, pedras apropriadas para aquários, filtro interno com filtragem mecânica e química (Fibra de filtro, cerâmica e carvão activo)e termostato.

Também já comprei algumas plantas que não necessitam de substrato como anubias nana e fetos de Java (penso que sejam esse nomes).
O aquário tem se mantido assim durante 1 semana e tudo parece bem, amarrei com rede de pesca as plantas as pedras que tinhas para nao se soltarem e terem tempo para se fixar, agora está na hora de colocar os peixes, que seriam para já, um Betta Macho e 5 - 6 neons.

Entretanto surgiu me duvidas, já tive a procura no forum e não vi nada que me respondesse as questões que tenho são:
- Um betta macho e tetra neons será que se iram dar bem no aquário? Quantos neons devo ter no aquário de 60L em conjunto com o Betta, 6 está bom ou é necessário mais ou menos indivíduos? 
- Em termos de alimentação, o que aconselham dar?
-Termos de plantas, gostaria futuramente colocar mais, quais espécies de plantas vocês aconselham? Como devo fazer para cuidar delas, algum produtos que promova o crescimento delas? Quando devo fazer podas?

Outras sugestões são bem vindas.
Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá BlueBetta,

Sobre o número de peixes que podes colocar, havia uma regra não tão linear mas dava para ter uma noção mais próxima da realidade, que era:

O tamanho a considerar do peixe é sempre em adulto:

2 a 5cm > 1,5L/cm

5 a 9cm > 2L/cm

9 a 13cm > 3L/cm

maior que 13cm > 4L/cm

Eu também tenho um Betta, mas infelizmente já tentei de tudo mas já vi que ele com o tempo apodera-se do território e assusta a malta toda, cheguei até ver alguns tetras a saltar fora do aquario....hoje tem um aquario só para ele, não vale a pena por isso não te vou aconselhar juntar outras espécies, mas cada caso é um caso.

Alimentação deve ser alternada, tudo vai depender da tua carteira :), se dermos variedades a fauna agradece e a sua aparência fica melhor, cores mais apuradas, e ter em atenção nunca dar em demasia.

Agora plantas, tens muitas de baixa manutenção e bem bonitas, tens é de fertilizar seja em pastilhas ou líquido. As podas são feitas quando verificares que estão muito grandes ou existem folhas velhas a serem retiradas.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas BlueBetta 

Tu dizes que montastes o aquário há uma semana,

pois com uma semana esta a começar o ciclo do azoto,

pelo que vi devias ler aqui no Fórum sobre o Ciclo do Azoto,

o aquário ainda não esta feito para receber vivos,estas sujeito

a matar os peixes,e mandares € para o lixo,o ciclo demora +ou

-um mês,mais coisa,menos coisa.

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/04/2017 at 10:14 PM, Alvaro Silva disse:

Boas BlueBetta 

Tu dizes que montastes o aquário há uma semana,

pois com uma semana esta a começar o ciclo do azoto,

pelo que vi devias ler aqui no Fórum sobre o Ciclo do Azoto,

o aquário ainda não esta feito para receber vivos,estas sujeito

a matar os peixes,e mandares € para o lixo,o ciclo demora +ou

-um mês,mais coisa,menos coisa.

Comp: Álvaro Silva

Verdade, comprei 10 neons e um casal de bettas, a betta femea pelo vistos matou o macho, fui dar com ele como almoço para os camarões, e agora estava a meter-se com os neons, tirei-a do aquario, enfim, foram assim uns 10 euros ao charco.

Editado por BlueBetta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas BlueBetta,

O que podes fazer é trocar o Betta fêmea na loja por outra espécie para evitar mais desgraças!

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim irei fazer isso, nao sei é se ela vai me trocar a betta por outro peixei, mas muito possivelmente, nunca mais tento criar bettas, talvez ela troque por mais neons ou outro peixe que não faça mal aos neons nem aos camarões. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, BlueBetta disse:

Sim irei fazer isso, nao sei é se ela vai me trocar a betta por outro peixei, mas muito possivelmente, nunca mais tento criar bettas, talvez ela troque por mais neons ou outro peixe que não faça mal aos neons nem aos camarões. 

BlueBetta,

A desistência não é solução, se gostas e queres criar Bettas, porque não compras um aquário só para os Bettas e fazes uma divisão a meio do aquário depois só os juntas na fase do "acasalamento"?

A criação de Bettas requer muita atenção sobre os mesmos, o único problema com a criação de Bettas é que depois tens de separar todas as crias, estás disposto a isso?

Se queres apenas o Betta porque gostas da beleza dele, compras um aquário de +/- 20L só para ele ;)

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não estou preparado ainda, deveria ter ficado com apenas o betta macho, mas agora que ele se foi não vou voltar para já ao mesmo erro.

Talvez coloque Guppies ou mais neons não sei bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais