Cyrprichromis leptosoma


Bangai

Recommended Posts

Boas,

Tenho um aquário com 240l brutos, com 100x40x60 (comp, x larg. x altura) e gostaria de saber se é viável a manutenção de um cardume de 6 Cyprichromis num aquário com estas características? O sistema de filtragem ainda está por determinar, mas terá de ser sempre interno por não ter como colocar um externo (iluminação embutida na tampa e o móvel para onde vai é um  módulo de estúdio fechado pela parte de trás não permitindo a sua perfuração para passar mangueiras.

Aguardo atentamente as vossas respostas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bangai 

Mas as mangueiras podem passar por fora,eu tenho

um filtro EHEIM classic 600,num aquário 100x30x40

e o filtro esta no chão,e a tubagem por fora,uma vez

que não e móvel,mas uma mesa,onde o aquário esta,

agora não sei ate que ponto tu consegues arranjar um

filtro interno que dei para um aquário de 240l brutos,

mas mesmo que tu arranjes,sempre que o fores limpar

vai cair lixo dento do aquário,acho que devias pensar 

melhor,para de pois não te arrependeres,boa sorte.

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, Bangai disse:

Boas,

Tenho um aquário com 240l brutos, com 100x40x60 (comp, x larg. x altura) e gostaria de saber se é viável a manutenção de um cardume de 6 Cyprichromis num aquário com estas características? O sistema de filtragem ainda está por determinar, mas terá de ser sempre interno por não ter como colocar um externo (iluminação embutida na tampa e o móvel para onde vai é um  módulo de estúdio fechado pela parte de trás não permitindo a sua perfuração para passar mangueiras.

Aguardo atentamente as vossas respostas.

 

Cumps

Pois daria, mas se a única opção é um filtro interno, então é mesmo para esquecer.

Não estou a perceber como é que não podes perfurar o móvel, se puderes explicar isso com fotos, agradecia.:wink2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com fotos é complicado pois onde ele vai estar assente é um modulo fechado de madeira maciça (pensa numa caixa de 100 x 55 x 60cm de madeira onde estão arrumados dossiers com documentação de clientes), logo embora virtualmente possa perfurar o módulo não convém de todo ter água a passar por de baixo dele, junto dos dossiers.

Mas porque com um filtro interno é para esquecer? E se for esse o caso, então seja, prefiro dar boas condições de vida a outras espécies que dar condições mínimas de habitabilidade aos Cyprichromis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é por isso mesmo, dar boas condições aos peixes.

Ciclídeos africanos necessitam de uma boa filtragem.

Tenho aqui 3 aquários em que tenho filtros externos, nenhum deles está escondido, hoje em dia há por aí filtros que esteticamente até são bonitos.

Quando me iniciei com Tanganyikas utilizei um filtro interno, que era uma situação temporária e não dei nada bem, tive baixas, por causa da má filtragem apenas.

Pensa nisso.

 

PS: a capacidade do "copo" é importante, quanto maior melhor. Convém ter caudal de 7x o volume do aquário.

 

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim sendo optarei por não ter Tanganyicas. Prefiro não ter então os Cypricromis a não lhes dar boas condições. O modulo está anexo a outros 2 em forma de " L " deitado, sendo 3 módulos de 1m contíguos (total de 3m de extensão) por 2 m de mais um modulo de 1,5m em frente, logo estou cingido a filtros internos. Em todo o caso obrigado a todos pela vossa preciosa contribuição, eu e os peixes (que foram poupados) agradecemos.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
Assim sendo optarei por não ter Tanganyicas. Prefiro não ter então os Cypricromis a não lhes dar boas condições. O modulo está anexo a outros 2 em forma de " L " deitado, sendo 3 módulos de 1m contíguos (total de 3m de extensão) por 2 m de mais um modulo de 1,5m em frente, logo estou cingido a filtros internos. Em todo o caso obrigado a todos pela vossa preciosa contribuição, eu e os peixes (que foram poupados) agradecemos.
 
Então e já passou tanto tempo, afinal que fauna decidiste​ manter? Só por curiosidade...

Enviado do meu U FEEL LITE através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais