Crystal Wood


Recommended Posts

Olá Pessoal! Bem depois de reunir o material necessário finalmente procedi à montagem do meu primeiro plantado , não está perfeito... Longe disso , mas no bom caminho! 

Podia ter feito as coisas com mais calma, mas estava super impaciente...

Data de Montagem: 30 / 03 / 2017 

Móvel: Aquatlantis p/ STYLE LED 80

Aquário: Aquael Leddy 80 (kit)

Medidas: 75 x 35 x 40 

Iluminação: LED 16 W     ( 9h-11h30  e das  19h-00h  -  Total 7h30 de Luz ) 

Filtro: Aquael ASAP 500 (interno)

Termostato: Aquael 100W

CO2: Botija 2kg com manómetro duplo e solenóide, difusor Neo Diffuser       ( A ligar 1h antes da luz ligar e a desligar 1h antes da mesma desligar)

Hardscape: 
- Tropica Plant Growth Substract
- Tropica Aquarium Soil
- Seiryu stone
- Tronco tratado 

Flora:
- Bacopa 'Compact'

- Microsorum pteropus

- Anubia nana

- Anubia barteri 

Cryptocoryne Wendtii

- Hygrophila Angustifolia

Hygrophila 'Siamensis 53B' 

Limnophila Sessiliflora

- Limnophila Hippuridoides

- Staurogyne Repens

- Micranthemum (Monte Carlo)

Fauna:
- Neocaridina Fire Red

- Caridina Tangerine Tiger


Parâmetros da agua:
- Ph 6,6 / 6,8  

- Nitratos +/- 40 mg/l 

Fertilização: 

- Tropica Premium + Tropica Specialized  (Ainda não comecei a Fertilizar) 

Ps: Ainda falta adquirir o resto dos testes, mas parece-me estar ok quanto a nitritos e assim. 
      Em relação ao filtro este é temporário, além de ser pouco eficiente causa um impacto visual horrível, porém já na próxima semana vou adquirir um bom filtro externo. Depois também pretendo adquirir um termostato externo para ficar com o aquario ainda mais clean. :thumbup3:

Editado por André Figueiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

> > > > > >   Dia 1  < < < < < 

17671328_1469692026408434_1432657309_n_z

17577847_1469692023075101_258664564_n_zp

> > > > > > >   Dia 3   < < < < < < 

17820418_1479280525449584_199446441_o_zp

17760521_1472769932767310_992689837_n_zp

17690493_1472770439433926_618013149_n_zp

Ps: Peço desculpa pela qualidade das fotos, mas foram tiradas com o telemóvel. 

Feedback: 

As plantas parecem ter pegado bem, notei imediatamente crescimento da Staurogyne , da Angustifolia e especialmente da Sessiflora que não para de crescer. Entretanto (agora por volta de 8 dias de vida) já podei e replantei a Staurogyne e a Sessiflora.

Os unicos problemas que tenho pra já são os malditos caracóis que começaram a aparecer, mas nada preocupante por enquanto...

Brevemente mais fotos. 
 

Editado por André Figueiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para primeira tentativa está excelente. A única coisa que notei é que as rochas que usas ou são muito pequenas ou estão enterradas demais no substrato e isso vai fazer com que desapareçam completamente quando as plantas cresceram. Mas para o design que estás a usar isso até não é mau de todo. Vai sair daí uma bela floresta. 

Editado por aquariomaniaco

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, aquariomaniaco disse:

Para primeira tentativa está excelente. A única coisa que notei é que as rochas que usas ou são muito pequenas ou estão enterradas demais no substrato e isso vai fazer com que desapareçam completamente quando as plantas cresceram. Mas para o design que estás a usar isso até não é mau de todo. Vai sair daí uma bela floresta. 

Boas Aquariomaniaco,
Antes de mais muito obrigado! Foi a minha tentativa e sei que o Design está longe de ser perfeito, mas face à disponibilidade de pedras / troncos foi o melhor que consegui montar..
Em relação as plantas vou sempre controlando a coisa pra não ficar demasiado ! Entretanto ainda vou adicionar mais uma hydrocotyle e uma Alternanthera reineckii 'Mini' ... 

Editado por André Figueiras
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

Bem para primeiro plantado tenho a dizer que fizeste bem o trabalho de casa ;)

A coisa mais importante agora é teres paciência embora a vontade seja mexer todos os dias, mas uma coisa que podes e deves fazer todos os dias é ver todas as alterações que possam surgir, todo o cuidado é pouco.

A Sessiliflora é normal que cresça muito, aliás é a plantas que vais fazer mais podas durante o ano ;), em relação às pedras também sou da opinião que serão tapadas pelas plantas brevemente, se quiseres fazer alguma alteração sugeria que fosse agora no início, dá uma boa altura nas pedras.

De resto agora é esperar que cresça tudo ao mesmo tempo.

Vou acompanhar ;)

Cumps,

 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Miguel Simões disse:

Olá André,

Bem para primeiro plantado tenho a dizer que fizeste bem o trabalho de casa ;)

A coisa mais importante agora é teres paciência embora a vontade seja mexer todos os dias, mas uma coisa que podes e deves fazer todos os dias é ver todas as alterações que possam surgir, todo o cuidado é pouco.

A Sessiliflora é normal que cresça muito, aliás é a plantas que vais fazer mais podas durante o ano ;), em relação às pedras também sou da opinião que serão tapadas pelas plantas brevemente, se quiseres fazer alguma alteração sugeria que fosse agora no início, dá uma boa altura nas pedras.

De resto agora é esperar que cresça tudo ao mesmo tempo.

Vou acompanhar ;)

Cumps,

 

Muito obrigado Miguel, é bom saber que estou no bom caminho....

Tenho vindo a observar todos os dias o desenvolvimento da coisa, tenho tirado as folhas mortas e algum caracol que veja vai fora também. 

Em relação a mexer nas pedras acredito que não seja necessário pois vou manter as plantas com um tamanho controlado, além disso a pedra da direita é demasiado grande pra ficar completamente tapada, se ficarem um pouco também não há crise...

Agora é esperar e ter paciência, e arranjar um filtro externo o quanto antes pois embora tenho feito TPA de 3 em 3 dias noto alguma espuma na superfície... 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Evolução ao longo de apenas 1 semana : 

Antes:

17888718_1481032225274414_1403979107_n_z

Depois: 

17858097_1481032235274413_1735016918_n_z

Só agora a comparar as fotos é que notei a diferença! O Monte Carlo parece estar a dar-se bem bananarock
Ps: O Co2 está assim porque eu parti o Difusor  :(  Tenho que arranjar outro... 

Editado por André Figueiras
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André.

Está muito bom! Começaste muito bem. Tem só atenção às sombras, que embora a monte carlo seja "fácil" pode não se dar bem à sombra. E não te guies muito pelo crescimento inicial. Ao fim das primeiras semanas tende a abrandar.

Como está a ser o regime das tpa's? Estás a seguir a bula da Tropica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Gonçalo84 disse:

Boas André.

Está muito bom! Começaste muito bem. Tem só atenção às sombras, que embora a monte carlo seja "fácil" pode não se dar bem à sombra. E não te guies muito pelo crescimento inicial. Ao fim das primeiras semanas tende a abrandar.

Como está a ser o regime das tpa's? Estás a seguir a bula da Tropica?

Obrigado Gonçalo!!
Pois eu sei, já notei isso, aquelas com mais sombra não estão a crescer muito mas pelo menos não estão a morrer ...
E é bom que assim seja, desde que se dêem bem. 

Exatamente, em relação a TPAs estou a seguir as dicas da Tropica, mudei cerca de 50% de 3 em 3 dias e agora ao fim de uma semana comecei a mudar 30% ! Ate Instalei a app da Tropica :smile2:

Editado por André Figueiras
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais umas sugestões:

- Mete o termo numa das laterais. Assim, e como se olha para o aqua a maior parte das vezes de frente, ele não te bate tanto nos olhos.

- Essas anúbias têm o caule enterrado? Se têm não deviam.

- Eu teria aproveitado a sombra para pôr a pedra grande e o feto + anúbias, que para além de se safarem à sombra PREFEREM sombra senão vão ser atacadas por GSA.

- Há várias "regras" de aquascaping que não seguiste. Não está muito harmonioso. Eu tinha plantado as mais altas à esquerda atrás do tronco e depois ia "descendo" para a direita. Mas lá está, é a primeira tentativa e quem tem de gostar és tu.

- Eu não teria apostado em substrato fértil para poder aproveitar o solo numa próxima montagem, serviria para encher e criar declives, mas já está.

Força nisso e paciência aqui com a malta do fórum que por vezes demora a responder.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Gonçalo84 disse:

Mais umas sugestões:

- Mete o termo numa das laterais. Assim, e como se olha para o aqua a maior parte das vezes de frente, ele não te bate tanto nos olhos.

- Essas anúbias têm o caule enterrado? Se têm não deviam.

- Eu teria aproveitado a sombra para pôr a pedra grande e o feto + anúbias, que para além de se safarem à sombra PREFEREM sombra senão vão ser atacadas por GSA.

- Há várias "regras" de aquascaping que não seguiste. Não está muito harmonioso. Eu tinha plantado as mais altas à esquerda atrás do tronco e depois ia "descendo" para a direita. Mas lá está, é a primeira tentativa e quem tem de gostar és tu.

- Eu não teria apostado em substrato fértil para poder aproveitar o solo numa próxima montagem, serviria para encher e criar declives, mas já está.

Força nisso e paciência aqui com a malta do fórum que por vezes demora a responder.

Grandes dicas, obrigado!

- O problema do termo ter de ficar ali é que como tenho tampa fico condicionado com a saída dos fios, este só pode ficar mais à direita do aqua e como ta ali o filtro interno não tenho espaço... Mas também não me preocupei muito visto que é temporário até remover o filtro, e aí sim irei colocar o termo na lateral. 

- Pois vou tentar dar um jeito nisso, enterrei as plantas um bocado mal basicamente porque plantar é horrível, eu nem tinha a noção mas é muito difícil plantar de forma a que elas não se soltem e fiquem logo a flutuar. Então por isso algumas delas enterrei demasiado o caule.

- Em relação ao Aquascaping não era nada disto que eu inicialmente tinha pensado, mas tive várias condicionantes, a primeira foi o tronco que só fica bem naquela posição e por isso não o consegui meter encostado mais à direita (como pensei inicialmente) e depois as pedras, mandei vir da Aquaeden e só quando chegaram reparei que eram poucas e não do tamanho que queria. Ainda assim, a minha ideia era ter plantas altas nos 2 cantos, queria algo com aspecto de "floresta" mesmo, com plantas altas em ambos os cantos mas com o tronco como ponto focal. Mas adiante, por todas estas condicionantes decidi deixar como está, e entretanto ainda vou tentar colocar uma Anúbia ali naquela sombra, visto que se vão dar melhor lá. 

- Pois , e mesmo assim a minha ideia inicial era usar areia para criar uma espécie de "rio"  e desisti da ideia porque pensei em reaproveitar o Solo. Em relação ao Substrato não pensei que se poderia misturar com o solo, tolice minha... 

 

Editado por André Figueiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André,

Estamos sempre a aprender e ainda vais fazer algumas alterações até ficar a teu gosto.

Acho que todos nós somos um pouco assim e é isso que dá pica neste mundo! ;)

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/04/2017 at 11:46 PM, André Figueiras disse:

Grandes dicas, obrigado!

- O problema do termo ter de ficar ali é que como tenho tampa fico condicionado com a saída dos fios, este só pode ficar mais à direita do aqua e como ta ali o filtro interno não tenho espaço... Mas também não me preocupei muito visto que é temporário até remover o filtro, e aí sim irei colocar o termo na lateral. 

- Pois vou tentar dar um jeito nisso, enterrei as plantas um bocado mal basicamente porque plantar é horrível, eu nem tinha a noção mas é muito difícil plantar de forma a que elas não se soltem e fiquem logo a flutuar. Então por isso algumas delas enterrei demasiado o caule.

- Em relação ao Aquascaping não era nada disto que eu inicialmente tinha pensado, mas tive várias condicionantes, a primeira foi o tronco que só fica bem naquela posição e por isso não o consegui meter encostado mais à direita (como pensei inicialmente) e depois as pedras, mandei vir da Aquaeden e só quando chegaram reparei que eram poucas e não do tamanho que queria. Ainda assim, a minha ideia era ter plantas altas nos 2 cantos, queria algo com aspecto de "floresta" mesmo, com plantas altas em ambos os cantos mas com o tronco como ponto focal. Mas adiante, por todas estas condicionantes decidi deixar como está, e entretanto ainda vou tentar colocar uma Anúbia ali naquela sombra, visto que se vão dar melhor lá. 

- Pois , e mesmo assim a minha ideia inicial era usar areia para criar uma espécie de "rio"  e desisti da ideia porque pensei em reaproveitar o Solo. Em relação ao Substrato não pensei que se poderia misturar com o solo, tolice minha... 

 

Se acertássemos à primeira não tinha piada nenhuma!

Se achas que esse solo é dificil de plantar havias de tentar o ADA Amazónia! No fim de o aqua cheio então é nível expert mesmo. Até te apagas. Maior parte das vezes é preciso 2 mãos, uma com a pinça e outra a carregar a planta para baixo enquanto retiras a pinça. 

Quanto ao substrato vai dar para aproveitar um bocado, mas não todo. Aconselho sempre a iniciantes que se usarem solos bons não porem fértil para poderem mexer à vontade nas plantas, não correndo o risco de levantar o fértil para a coluna da água.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo, 

Logo já te coloco aqui um pequeno video para veres como faço (RE)plantação. Piece of cake.. 

Não custa nada e nem precisas mexer na planta. 

Até logo. 

 

Editado por PAFS
  • Votar + 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, PAFS disse:

Boas amigo, 

Logo já te coloco aqui um pequeno video para veres como faço (RE)plantação. Piece of cake.. 

Não custa nada e nem precisas mexer na planta. 

Até logo. 

 

Boas,

Agora estou curioso para ver essa habilidade! :)

Mas sem mexer na planta......huummm....... já sei ...arredas o aquário!!! (na brinca ;) )

Coloca lá isso que estou super curioso.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Miguel Simões disse:

Boas,

Agora estou curioso para ver essa habilidade! :)

Mas sem mexer na planta......huummm....... já sei ...arredas o aquário!!! (na brinca ;) )

Coloca lá isso que estou super curioso.

Cumps,

Foi uma forma de expressão. Apenas coloco a planta na pinça. A partir daí não lhe toco mais. Como ele se queixa que elas se soltam eu vou usar uma varinha que as suporta enquanto a pinça é sacada.

Enterra com a pinça - fixa/suporta com a varinha mantendo a pinça no lugar - saca a pinça - e fica lá a planta. Nada de especial..

abraço

 

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, PAFS disse:

Foi uma forma de expressão. Apenas coloco a planta na pinça. A partir daí não lhe toco mais. Como ele se queixa que elas se soltam eu vou usar uma varinha que as suporta enquanto a pinça é sacada.

Enterra com a pinça - fixa/suporta com a varinha mantendo a pinça no lugar - saca a pinça - e fica lá a planta. Nada de especial..

abraço

 

...ahhh, ok, desta forma sim! Eu por acaso faço como tu mas usando 2 pinças, as de pontas curvas e rectas, as rectas são para segurar a plantas enquanto tiro as de pontas curvas.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Toma lá uma filmagem meio atabalhoada assim à pressa mas dá pra teres uma ideia. Nada como a prática claro está.



Assim um cadinho à bruta pra veres que as plantas não são cristal . Às vezes rio (no bom sentido claro está) quando vejo aí o People com todos os cuidadinhos a plantar eh eh eh. Enterra bem as bacanas que elas não se assustam e não morrem.

Abraço

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o Gonçalo tinha mesmo razão, as minhas Anubias estão a ficar com as folhas super amarelas.... Luz a mais :(

Será que as vou perder de todo? ... Devia tentar muda-las de lugar? 

17888438_1483122001732103_1318596558_n_z

Editado por André Figueiras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

Tenta colocá-las nas partes menos iluminadas do aquário, há sempre um canto ou outro com menos iluminação.

Nesse estado ainda as podes recuperar.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Miguel Simões disse:

Boas André,

Tenta colocá-las nas partes menos iluminadas do aquário, há sempre um canto ou outro com menos iluminação.

Nesse estado ainda as podes recuperar.

Cumps,

É isso mesmo que vou tentar fazer,

Obrigado Miguel 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, 

Só agora pude ler o teu tópico por completo. Por norma para me pronunciar ou dar uma opinião avalio sempre o quadro geral porque num aquário nenhum elemento trabalha independente dos outros. Tem que haver equilíbrio. E sem ele só se vive problemas. 

Tal como tens o aquário neste momento o máximo que poderás fazer é tentar manter as coisas a um nivel em que as perdas não sejam elevadas. Isto é conseguir manter as plantas a um nivel de sobrevivência para se aguentarem. 

Como já referiste e bem tens que tratar de comprar um filtro urgentemente. E para mim sem isso tudo o mais é secundário. Sem coração ninguém vive. E os sinais de que as coisas estão a escambar já estão presentes no aquário. 

Citação

 tenho tirado as folhas mortas

Citação

noto alguma espuma na superfície... 

Mencionas-te logo de inicio que tinhas 40 PPM de nitratos. Não leves a mal mas acho bastante improvável para não dizer impossível para quem não fertiliza (Não vi menção a isso) que de 30 de Março a 09 de Abril obtivesses esse valor. Não sei que teste usaste mas a esse nível só te posso recomendar testes JBL. São mais caros que os outros mas vale cada cêntimo.

A esse propósito costumo dizer que há muitas coisas na aquariofilia onde podemos poupar mas outras há em que a poupança acaba por se traduzir em custos muito mais elevados e ainda por cima a curto prazo porque nos nossos aquários as coisas acontecem a um ritmo acelerado. E isso já deves ter dado conta.

CO2: Vou ser bastante resumido para não te confundir. Esse reagente que tens veio de onde? Se for fiável acertas o CO2 e não lhe mexas mais. Mas tambem lá está só podes fazer isso quando tiveres um filtro à altura do desafio. Por isso não entendo porque tens Co2 se não fertilizas com nada e bacterias nitrificantes não abundam. 

A espuma referida lá atrás é saturação da água pela fraca filtragem e injecção de CO2. Estás a injectar CO2 e O2 é escasso que é outro problema. Sem O2 as plantas não se aguentam. 

Por acaso basta olhar para as Anubias que já dão todos os sintomas do que te refiro. Têm um crescimento lento é certo, mas as folhas novas que nascem enroladas abrem depressa. Depois de abrirem não podem estar onduladas como estão as tuas. Isso sucede devido desiquilíbrios mas sobretudo falta de N. (lá vamos aos 40 Ppm outra vez.. de N.. impossivel).

Estando o aquário como está as plantas não estão a assimilar macro nutrientes e estão a aguentar apenas com o que vem do PlantGrowth.. que é micros. Os macros não existem porque não está a ciclar. Não com esse filtro que tens. 

O pouco N que elas têm comido é o que está a ser aproveitado sob a forma de Amónia ( NH3) porque de Nitratos NO3 não acredito devido a estes existirem através das bactérias nitrificantes e que, volto a repetir, completam o Ciclo.

Normalmente o que acontece na ausência de N é que as folhas mais antigas ficam amarelas e as novas verdes porque as novas absorvem o pouco N existente. É quase como se a planta tivesse esta sua própria defesa. Desloca o N para as folhas novas.

Agora.. as folhas mais velhas não morrem como já referiste lá atrás de andares a retirar folhagem morta. Isso acontece pela ausência de nutrição geral.

Por ultimo a Luz. Aqui é que reside tudo. Energia. Luz em excesso ou em falta vai dar sempre problemas. Sendo que o excesso dela seguramente dá mais problemas que a sua fraqueza. 

Não conheço essa luz que tens por isso não posso abordar a questão. Mas olhando para as fotos a mim parece-me que está a iluminar bem apenas ao centro. Agora tens que aprofundar mais um bocado a temática da luminosidade. 

(Lumens / kelvins) 

Só uma nota: Tal como te elucidei no video quer-me parecer que a tua Monte Carlo tal como está vai saltar toda. Até porque não vejo grande profundidade de substrato. Com essa profundidade de substrato essa MC tem que ser bem melhor enterrada porque senão quando fechar o tapete fica solto. E como é uma planta que precisa podas constantes para ficar um tapete como deve ser, algo me diz que tal como está, à primeira tesourada vai saltar toda. Se não podares com muito cuidado arrancas isso tudo. 

A rever: Fertilização. (?)

Agora espero que me entendas e não desanimes porque todos passamos pelo mesmo. Estás num processo de aprendizagem e tudo o que te disse não é critica negativa mas construtiva. É a realidade. 

Rectifica o que falta porque o passo maior já o deste! Já fizeste mais do que imaginas e isso merece o devido reconhecimento.  ;)

Grande Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já pelo feedback PAFS, é muito importante para mim! Ora vamos lá por partes ... 

On 2017-4-13 at 10:36 AM, PAFS disse:

Mencionas-te logo de inicio que tinhas 40 PPM de nitratos. Não leves a mal mas acho bastante improvável para não dizer impossível para quem não fertiliza (Não vi menção a isso) que de 30 de Março a 09 de Abril obtivesses esse valor.

On 2017-4-13 at 10:36 AM, PAFS disse:

Os macros não existem porque não está a ciclar. Não com esse filtro que tens. 

Sei que a filtragem é insuficiente sim (traduzindo a espuma na superficie), mas ainda assim quero acreditar que o aquário vai ciclando aos poucos, até poder comprar um externo (espero que as plantas se vão aguentando) :sad2:

O meu teste de Nitratos é da Zoolek, e embora a escala de cores dos 20 PPM pra cima ser toda muito parecida, fiz a melhor análise possivel e esses 40 PPM são reais sim (pelo menos foi o que me deu).  Entretanto tenho de voltar a medir mais vezes ... 

A Fertilização vou fazer da Tropica, já tenho o Premium e o Specialized, mas ainda não estou a fertilizar pois segundo a bula da Tropica não se deve usar nas primeiras semanas e como tal só irei fertilizar ao fim de 2-4 semanas. 

Acredito sim que ainda exista um grande desequilíbrio porém no que toca as Anubias mais do que falta/excesso de nutrientes o principal problema (a resolver) é que estão numa zona do aquário em que ficam demasiado expostas à luz. 

On 2017-4-13 at 10:36 AM, PAFS disse:

na ausência de N é que as folhas mais antigas ficam amarelas e as novas verdes

Não é bem isto que se está a passar, a maior parte das folhas mortas que estou a apanhar são por terem ficado demasiado enterradas no solo então acabam por "morrer" e soltar-se... também algumas folhas da Cryptocoryne wendtii morreram , o que segundo o próprio vendedor este disse que é normal acontecer quando esta muda de ambiente.

Tenho observado as plantas todos os dias e o maior problema pra já são as anubias (principalmente) por estarem demasiado expostas à luz, mas infelizmente as outras também me parecem estar num tom verde amarelado... Deverá ser realmente a falta de Nitratos. E se sim quais as opções que tenho? Devo começar a fertilizar para suprimir essa necessidade? 

Entretanto começaram a aparecer algumas algas (Green Spot).. Mas nada demasiado preocupante por enquanto. 

A principal prioridade agora é arranjar o filtro externo ... Apenas ainda não o arranjei por motivos monetários (este não é um hobby para pobres :shocked028:)  e como tal é esta a única razão pela qual não o tenho desde o começo.
Resta-me apenas melhorar o que já foi falado... 

Mais uma vez obrigado! 
Cumps

Editado por André Figueiras
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.