DIY - Calha led para novo aquário


Ana Filipa JR

Recommended Posts

Bom dia.

Não sei se será ético aproveitar o post do AFJR para fazer esta pergunta e, desde ja peço desculpa. Por outro lado será uma forma de todos aprendermos.

Também quero fazer uma calha para um aquário parecido á do autor do post (com mais 20 cm). Fiquei de olho nos Led Cob que o Gonçalo mencionou acima e calculei fazer com 15 leds de 5W mas como a tensão nominal daquilo é de 15 a 18V não sei como interliga-los (Série,Paralelo, etc) nem que fonte usar. Será que o Gonçalo, ou alguém, me poderia ajudar.

Mais uma vez peço desculpa se estou a cometer um erro.

Abraço

 

15 leds de 5w dá à volta de 75000 lumens... Isso é para as Florestas Submersas? ;) Já 15 leds de 1w dá 15000 lumens que já é um abuso para um aqua de 120cm. Punhas 2 de 5w e fazias algo tipo a Kessil A360. Arranjas um tubo de aluminio com uns 7/8 cm, metes lá o chip e metes uma ventoinha de pc por cima. Isto tudo ligado a um pescoço ajustável como nos candeeiros de secretária e preso com um grampo/mola no vidro do aqua. Fica muito simples e com 10000 lumens que já dá para crescer tudo. Inclusive algas ;)

 

De resto conselhos mais técnicos é com o Filipe, ele percebe disto mais do que eu.

Atenção que o segundo link que mostrei, o do ebay, são leds de 220v. É ligar a uma ficha e já está. Já têm driver incluido (espero não estar a dizer asneira, Filipe explica aqui sff), mas penso que não são dimáveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O ideal para ligar isso é colocar um driver individual para cada led.

 

Se ligares todos juntos tinha de ligar em paralelo assim dessa forma mantens a voltagem ( 18V ) e multiplicas a amperagem.

Terias de arranjar uma fonte de pelo menos 18V e 100W.

 

Mas acho que vais ter um problema com aquecimento. Eu já usei leds de 3w e aquilo aquece muito. Tinhas de colocar os leds em dissipadores de calor de preferência individuais para cada led e colocar coolers com fartura nisso.

 

Cumprimentos

Boas.

 

Eu estava a pensar apertar tudo numa régua de alumínio naval de 4mm que, por sua vez, iria apertada a uma calha em U, que seria a que fica á vista, ficariam com um intervalo de uns 3/4 cm com um ventilador a fazer um "túnel" de ar.

 

Mas com um driver para cada chip acho que já fica um pouco caro.

 

Que me dizem então das fitas led que tem 2000 e tal Lumen por metro?

 

Obrigado

 

15 leds de 5w dá à volta de 75000 lumens... Isso é para as Florestas Submersas? ;) Já 15 leds de 1w dá 15000 lumens que já é um abuso para um aqua de 120cm. Punhas 2 de 5w e fazias algo tipo a Kessil A360. Arranjas um tubo de aluminio com uns 7/8 cm, metes lá o chip e metes uma ventoinha de pc por cima. Isto tudo ligado a um pescoço ajustável como nos candeeiros de secretária e preso com um grampo/mola no vidro do aqua. Fica muito simples e com 10000 lumens que já dá para crescer tudo. Inclusive algas ;)

 

De resto conselhos mais técnicos é com o Filipe, ele percebe disto mais do que eu.

Atenção que o segundo link que mostrei, o do ebay, são leds de 220v. É ligar a uma ficha e já está. Já têm driver incluido (espero não estar a dizer asneira, Filipe explica aqui sff), mas penso que não são dimáveis.

Olá Gonçalo.

 

Desculpa mas, não estás a fazer mal as contas?

 

15 Leds a 500 Lm dá 7500Lm e não 75000.

 

7500 Lm a dividir por 200 Lts de Agua dá 37,5 Lm por litro. Está dentro dos parametros para um plantado não?

 

Corrijam-me, por favor se tiver errado.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu estava a pensar apertar tudo numa régua de alumínio naval de 4mm que, por sua vez, iria apertada a uma calha em U, que seria a que fica á vista, ficariam com um intervalo de uns 3/4 cm com um ventilador a fazer um "túnel" de ar.

 

Mas com um driver para cada chip acho que já fica um pouco caro.

 

Que me dizem então das fitas led que tem 2000 e tal Lumen por metro?

 

Obrigado

Olá Gonçalo.

 

Desculpa mas, não estás a fazer mal as contas?

 

15 Leds a 500 Lm dá 7500Lm e não 75000.

 

7500 Lm a dividir por 200 Lts de Agua dá 37,5 Lm por litro. Está dentro dos parametros para um plantado não?

 

Corrijam-me, por favor se tiver errado.

 

Abraço

 

Corrijo sim. Esses links dos Led Cob que mandei é 100lumens por watt.

 

Logo o de 500 tem 5000, o de 100 tem 10000 etc.

Portanto só precisavas de um de 75w. Ou então dois de 30 ou dois de 50.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Corrijo sim. Esses links dos Led Cob que mandei é 100lumens por watt.

 

Logo o de 500 tem 5000, o de 100 tem 10000 etc.

 

Portanto só precisavas de um de 75w. Ou então dois de 30 ou dois de 50.

Estas um bocadinho baralhado nas contas Gonçalo

O Led não tem 500 W tem 5W e 500 lumens.

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

15 leds de 5w dá à volta de 75000 lumens... Isso é para as Florestas Submersas? ;) Já 15 leds de 1w dá 15000 lumens que já é um abuso para um aqua de 120cm. Punhas 2 de 5w e fazias algo tipo a Kessil A360. Arranjas um tubo de aluminio com uns 7/8 cm, metes lá o chip e metes uma ventoinha de pc por cima. Isto tudo ligado a um pescoço ajustável como nos candeeiros de secretária e preso com um grampo/mola no vidro do aqua. Fica muito simples e com 10000 lumens que já dá para crescer tudo. Inclusive algas ;)

 

De resto conselhos mais técnicos é com o Filipe, ele percebe disto mais do que eu.

 

Atenção que o segundo link que mostrei, o do ebay, são leds de 220v. É ligar a uma ficha e já está. Já têm driver incluido (espero não estar a dizer asneira, Filipe explica aqui sff), mas penso que não são dimáveis.

Boas

Não vi o link do ebay por isso não posso dizer se dá para dimmer ou não mas por norma o fabricante sabe é uma questão de perguntar.

 

Normalmente os leds dão para usar com dimmer é tudo uma questão de usar o driver certo se o driver não for o indicado para usar com dimmer, ao tentar reduzir a luz o Led pode começar a piscar ou a fazer aquele chiar que tanto incomoda.

 

Os leds do link que partilhaste parecem muito fixes e tem muita informação sobre os mesmos o que é muito bom.

Boas.

 

Eu estava a pensar apertar tudo numa régua de alumínio naval de 4mm que, por sua vez, iria apertada a uma calha em U, que seria a que fica á vista, ficariam com um intervalo de uns 3/4 cm com um ventilador a fazer um "túnel" de ar.

 

Mas com um driver para cada chip acho que já fica um pouco caro.

 

Que me dizem então das fitas led que tem 2000 e tal Lumen por metro?

 

Obrigado

 

Olá Gonçalo.

 

Desculpa mas, não estás a fazer mal as contas?

 

15 Leds a 500 Lm dá 7500Lm e não 75000.

 

7500 Lm a dividir por 200 Lts de Agua dá 37,5 Lm por litro. Está dentro dos parametros para um plantado não?

 

Corrijam-me, por favor se tiver errado.

 

Abraço

Eu pessoalmente, e se queres uma coisa mais prática que não te dê dores de cabeça, ia para as fitas.

 

Actualmente tens fitas Led com muita potência e boa qualidade.

 

Tens a teclusa que é uma loja nacional com leds a bom preço e ótima qualidade.

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Corrijo sim. Esses links dos Led Cob que mandei é 100lumens por watt.

 

Logo o de 500 tem 5000, o de 100 tem 10000 etc.Portanto só precisavas de um de 75w. Ou então dois de 30 ou dois de 50.

A ideia de fazer tipo as Kessil agrada-me bastante mas a opção de fazer em calhe "corrida" ainda está á frente por uma questão de aproveitar material que já tenho e, assim, reduzir os custos.

 

Vi que fizeste uma com aquelas fitas de alto rendimento da, talvez da teclusa, que tal se porta,? Se colocar na calhe os 5 metros de fita divididos em partes de 1 metro cada uma será suficiente?

 

Obrigado, abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?/topic/253984-Mais-uma-calha-led-diy....

 

Está foi a que fiz para o meu nano mas tenho uma quase igual, apenas mais larga e usei folhas de chapa em vez da barra de alumínio , no aquario grande (100x45x45) e até agora sem problemas.

 

Até já tive de reduzir a intensidade por causa das algas.

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente baralhei me sim. O de 50 é que tem 5000. Peço desculpa pelo lapso. A diferença que um 0 faz (quem me dera ter mais um 0 no meu ordenado, desde que fosse no sitio certo biggrin.png' alt=':biggn:'> )

 

 

Boas
Não vi o link do ebay por isso não posso dizer se dá para dimmer ou não mas por norma o fabricante sabe é uma questão de perguntar.

Normalmente os leds dão para usar com dimmer é tudo uma questão de usar o driver certo se o driver não for o indicado para usar com dimmer, ao tentar reduzir a luz o Led pode começar a piscar ou a fazer aquele chiar que tanto incomoda.

Os leds do link que partilhaste parecem muito fixes e tem muita informação sobre os mesmos o que é muito bom.
Eu pessoalmente, e se queres uma coisa mais prática que não te dê dores de cabeça, ia para as fitas.

Actualmente tens fitas Led com muita potência e boa qualidade.

Tens a teclusa que é uma loja nacional com leds a bom preço e ótima qualidade.

 

O link que mandei do Ebay são de leds de 220V Input Integrated Smart IC Driver.

 

Portanto já têm driver no chip certo? tenho de perguntar se esse driver é dimável. É que assim aproveitava o controlador TC420.

 

As minha fitas foram compradas na Teclusa sim. Foram estas http://teclusa.pt/index.php?id_product=690&controller=product.

 

têm 2400 lumens (pelo menos é o que dizem) por metro, e se meteres os 5 metros ficas com 12000 lumens que é mesmo muito. Mas podes sempre pôr menos ou dimar que acaba por ser o melhor.

 

Neste momento tenho 11500 porque são 6 bocados com 80cm, mas só tenho 5 horas em full power.

 

O meu esquema de iluminação é assim:

 

17h 1% - 18h 100% : portanto nesta hora a luz vai subindo gradualmente simulando um nascer do sol

18h 100% - 23h 1005

23h 100% - 00h 1%

00h 1% - 17h 1% : aqui serve de moonlight em conjunto com a backlight

 

Isto era no meu aqua high-tech. Se for num com poucas plantas, sem co2, pouca fert etc isto é de facto luz a mais.

 

Em relação à fita não tenho nada a apontar até agora. Mas também só tem 9 meses +/-.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não vi o link do ebay por isso não posso dizer se dá para dimmer ou não mas por norma o fabricante sabe é uma questão de perguntar.

Normalmente os leds dão para usar com dimmer é tudo uma questão de usar o driver certo se o driver não for o indicado para usar com dimmer, ao tentar reduzir a luz o Led pode começar a piscar ou a fazer aquele chiar que tanto incomoda.

Os leds do link que partilhaste parecem muito fixes e tem muita informação sobre os mesmos o que é muito bom.

Eu pessoalmente, e se queres uma coisa mais prática que não te dê dores de cabeça, ia para as fitas.

Actualmente tens fitas Led com muita potência e boa qualidade.

Tens a teclusa que é uma loja nacional com leds a bom preço e ótima qualidade.

Obrigado Filipe

 

No caso de optar por fita estava a pensar usar estas http://teclusa.pt/index.php?id_product=690&controller=product ou então estas mais fracas http://teclusa.pt/index.php?id_product=1145&controller=product mas tenho medo que, com estás últimas, fiqu um pouco no limite. Que me aconselhas?

 

Obrigado, abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Filipe

 

No caso de optar por fita estava a pensar usar estas http://teclusa.pt/index.php?id_product=690&controller=product ou então estas mais fracas http://teclusa.pt/index.php?id_product=1145&controller=product mas tenho medo que, com estás últimas, fiqu um pouco no limite. Que me aconselhas?

 

Obrigado, abraço

Eu ia para a 5630. Custa mais 8 e mesmo que não uses toda fica com suplente.

 

O controlador é o TC420. Existe no eBay e no site DX.com.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ia para a 5630. Custa mais 8 e mesmo que não uses toda fica com suplente.

 

O controlador é o TC420. Existe no eBay e no site DX.com.

 

Vou optar mesmo por essas e, mais tarde, compro o controlador. Conheces algum vendedor no eBay que o entregue bastante rápido?

 

Quando começar ponho aqui as fotos :)

 

Para já, o que tenho é isto :)

 

gallery_43335_4772_128404.jpg

 

Obrigado

Editado por Racingboy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Vou optar mesmo por essas e, mais tarde, compro o controlador. Conheces algum vendedor no eBay que o entregue bastante rápido?

 

Quando começar ponho aqui as fotos :)

 

Para já, o que tenho é isto :)

 

gallery_43335_4772_128404.jpg

 

Obrigado

 

No eBay custa sempre mais que 22€ logo pode parar na alfandega. Mandei vir do Uk, mas chegou avariado, e depois de uma luta judicial com o vendedor lá consegui reaver o dinheiro. E então depois mandei vir do DX.com que por mais 1 euro se não me engano tens seguro da alfandega. E quando chegou o controlador vi que tinha de facto parado na alfandega. Ou seja poupei mais coisa menos coisa como uns 20€.

 

Se quiseres um e tiveres um pc velho que possas pôr dentro do móvel este que tenho aqui serve. Ele funciona perfeitamente mas tem de estar sempre ligado ao pc...

 

Outra coisa, vais tirar a tampa ou é para pôr colado do lado de dentro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

No eBay custa sempre mais que 22€ logo pode parar na alfandega. Mandei vir do Uk, mas chegou avariado, e depois de uma luta judicial com o vendedor lá consegui reaver o dinheiro. E então depois mandei vir do DX.com que por mais 1 euro se não me engano tens seguro da alfandega. E quando chegou o controlador vi que tinha de facto parado na alfandega. Ou seja poupei mais coisa menos coisa como uns 20€.

 

Se quiseres um e tiveres um pc velho que possas pôr dentro do móvel este que tenho aqui serve. Ele funciona perfeitamente mas tem de estar sempre ligado ao pc...

 

Outra coisa, vais tirar a tampa ou é para pôr colado do lado de dentro?

 

Serve ficar ligado a uma Raspberry?

 

Aquilo não é uma tampa, é um aro em plástico e tem uma travessa a meio do aquário. esse aro servia para por os vidros que serviam de tampa mas também penso que serve para fazer reforço e para tramar o vidro, não creio que o possa tirar sob o risco do vidro fazer barriga e até partir, penso eu, não sei.

 

Não entendi o que querias dizer com "É para por colado por dentro"

gallery_43335_4772_985640.jpg

Editado por Racingboy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Serve ficar ligado a uma Raspberry?

 

Aquilo não é uma tampa, é um aro em plástico e tem uma travessa a meio do aquário. esse aro servia para por os vidros que serviam de tampa mas também penso que serve para fazer reforço e para tramar o vidro, não creio que o possa tirar sob o risco do vidro fazer barriga e até partir, penso eu, não sei.

 

Não entendi o que querias dizer com "É para por colado por dentro"

gallery_43335_4772_985640.jpg

 

Eh pah isso é que já não sei. Sei que tem um programa para Windows e dá para correr em modo demo por usb agora se fazes isso com essa placa é que não faço a mínima. Isso já me ultrapassa.

 

Perguntei se era para colar nas tampas do lado de dentro, mas já vi que não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eh pah isso é que já não sei. Sei que tem um programa para Windows e dá para correr em modo demo por usb agora se fazes isso com essa placa é que não faço a mínima. Isso já me ultrapassa.

 

Perguntei se era para colar nas tampas do lado de dentro, mas já vi que não.

Boas

Se for o Raspberry pi2 já consegues instalar o windows 10 aí talvez dê para instalar o programa

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá AFJR,

Já decidiste o que comprar?

Vê lá, não faças como eu que ia comprando gato por lebre no ebay...loool

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
On 17/04/2017 at 11:34, Miguel Simões disse:

Olá AFJR,

Já decidiste o que comprar?

Vê lá, não faças como eu que ia comprando gato por lebre no ebay...loool

Cumps,

Olá Miguel,

Já chegou o material e já fiz a calha.

Material para 1 calha de 1 metro:

- 3 fitas led SMD2835 com aproximadamente 1m - presumo que tenha +/- 6434 lumens ;( 6,06€ a fita de 5m / 5m = 1,21€ x 3m = 3, 63 € )

- 2 calhas em U 7,5x10mm pvc 1m (só achei branca);( 2x0.99€ =1,98€ )

- 1 calha em L 15x15mm pvc preta (comprei de 2m para outras invenções, mas 1m dá e sobra);( 1,99€)

- 1 chapa alumínio 100x12; (4,79€)

- 1 lata spray preto; (2,99€)

- manga termo... (não me lembro do nome, usei para isolar a soldadura dos fios com as fitas led) 

- super cola

- fio eletrico

- ferro de soldar e solda

- Transformador 8A + ficha femea; (7,14€)

Acho que não esqueci nada...

Aproximadamente  23€

Chapa alumínio e calhas em U:

PHOTO_20170422_204046_zpss2rwn9tn.jpg

Tiras led coladas ao alumínio, assim como as calhas em U, estas ultimas coladas com supercola e fios soldados às tiras led:

PHOTO_20170423_094151_zps3rpv7pa0.jpg

Sem pintar também fica gira...

PHOTO_20170423_094221_zps5qpb9grn.jpg

Das peças abaixo cortadas da calha em L só utilizei duas do lado esquerdo para fazer o apoio no aquário:

PHOTO_20170423_121926_zpskh5takot.jpg

Passei o alumínio com um bocado de palha de aço fino, limpei e pintei...

PHOTO_20170423_095613_zpsecdsi5h9.jpg

Ficha fêmea colocada

PHOTO_20170424_235241_zpsdpgy5wvq.jpg

PHOTO_20170424_235307_zpsyljaxl4x.jpg

PHOTO_20170424_235354_zpsx9mwxsvq.jpg

Calha pronta e agora a prova dos 9...

Calha antiga (2 lâmpadas t5 39w 2960 lumens cada = 5920 lumens)

PHOTO_20170424_220626_zpsbh2yqg8z.jpg

Calha nova (3 tiras led SMD2835 com aproximadamente 1m - presumo que tenha +/- 6434 lumens)

PHOTO_20170424_220855_zpsxvr0fipv.jpg

Espero que tenham gostado

Já comprei um vidro e coloquei na calha mas ainda não tirei foto, a ver se o faço brevemente.

  • Votar + 3

Cumps,

Ana Filipa

Ativos: um passo para a utopia / mundos paralelos

Desativados: tjukurrtjanaRolling on the River

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá AFJR,

Parabéns pelo DIY! Esta calha ficou top, apenas noto uma cor um nadinha mais fria mas a diferença é pouca, vamos ver como as plantas se vão revelar ;)

O nome no tubo é termorectátil ;)

Vai dando novidades da prova dos 9, ficamos à espera.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas
Ficou muito fixe...
Só um pequeno reparo esses leds são ip 65 ?
É que nas fotos não me parecem e se não forem vais ter problemas com a humidade mesmo com o vidro.

Cumprimentos

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Miguel Simões disse:

Olá AFJR,

Parabéns pelo DIY! Esta calha ficou top, apenas noto uma cor um nadinha mais fria mas a diferença é pouca, vamos ver como as plantas se vão revelar ;)

O nome no tubo é termorectátil ;)

Vai dando novidades da prova dos 9, ficamos à espera.

Cumps,

Obrigada Miguel :wink:, sim a cor parece mais fria apesar de ter comprado como 6500k. Agora é mesmo esperar, pena não ter como fazer medições, nem de kelvins, nem de lumens, nem de gastos em watts :wacko:. Supostamente os 6434 lumens estão a gastar aproximadamente 14,4w, a não ser que me tenham enganado (o que acho bem provável pois é muito pouco watt para tanta luz...EHEHEH :laugh:)

Isso mesmo termorectátil...IHIHIH... gracias..

há 2 horas, Filipe Sampaio disse:

Boas
Ficou muito fixe...
Só um pequeno reparo esses leds são ip 65 ?
É que nas fotos não me parecem e se não forem vais ter problemas com a humidade mesmo com o vidro.

Cumprimentos

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
 

Obrigada Filipe :wink:

Não, não são ip65 são ip20, eu sei que água nem vê-la, mas achas que com vidro também há problemas?? Espero que não, ou então olha, serve de "abrolhos". 

Aceitam-se apostas de quanto tempo duram...AHAHAHAH (estou a brincar...)

Cumps,

Ana Filipa

Ativos: um passo para a utopia / mundos paralelos

Desativados: tjukurrtjanaRolling on the River

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mesmo com o vidro vai haver condensação que vai acabar por afetar as fitas.
Apostas não digo mas não acredito que vá durar muito...principalmente com a qualidade duvidosa dessas fitas.

Quando tiveres de voltar a investir gasta um pouco mais e compra na teclusa.

Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Filipe Sampaio disse:

Sim mesmo com o vidro vai haver condensação que vai acabar por afetar as fitas.
Apostas não digo mas não acredito que vá durar muito...principalmente com a qualidade duvidosa dessas fitas.

Quando tiveres de voltar a investir gasta um pouco mais e compra na teclusa.

Abraço

Enviado do meu Galaxy A3 através de Tapatalk
 

Vou ter em conta a tua informação e verificar na teclusa quando pensar em comprar outras, aqui em Almada também tenho a virtualleds, é uma questão de pesquisar.

Mais uma vez obrigada Filipe. :happy:

  • Votar + 1

Cumps,

Ana Filipa

Ativos: um passo para a utopia / mundos paralelos

Desativados: tjukurrtjanaRolling on the River

Link to comment
Partilhar nas redes sociais