Inicio num novo mundo...(se tiver a vossa ajuda)


conrados

Recommended Posts

As pedras não são grandes para esse aqua. Tens é de partir uma ou outra para teres delas mais pequenas. Também estou a trabalhar com esse xisto verde e na minha bancada de ensaios tenho lá +/-90kg de pedra! Num 90x45x45 ;)

Nesse segundo layout tenta manter o substrato junto ao vidro da frente todo rasteiro. E ir subindo para trás mas só à esquerda como está, não sei se me fiz entender.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, conrados disse:

Entretanto mais um layout...

1p848g.jpg

Ora ai esta do dia para a noite ;)

Per si, gosto! 

Como o Gonçalo disse, partindo uma ou outra consegues detalhar mais um pouco e tenta incorporar o tronco ;)

Vai pondo fotos :)

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo, a ideia inicial era essa mas não tenho espaço em largura suficiente. Na imagem não se tem percepção mas as pedras estão praticamente encostadas ao vidro da frente.

Pedro também gosto bem mais desta configuração. Isto com calma vai....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Sempre ouvi dizer "devagar se chega longe" e tu estás no caminho certo ;)

Também concordo está melhorzito agora, segue os conselhos que já te deram, agarra num martelito e faz o teu juízo às pedras!! lool

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto surgiu-me uma dúvida que ainda não consegui esclarecer. O aquário está na sala que é orientada a sul, logo tem uma boa exposição solar embora não tenha luz solar directa. Tenho uma calha de leds que não sei os lumens que produz. Quanto tempo deve estar ligada a calha por dia? As horas de exposição solar influenciam a quantidade de tempo que a calha deve estar acesa? A minha ideia era ter a calha ligada no final do dia, que é quando estamos em casa, por exemplo desligar às 23h, mas não sei aliado à quantidade horária de exposição solar será tempo a mais. Não sei se me fiz entender....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O aquário pode ter a claridade da sala mas não os raios solares, se assim for não terás problemas.

O tempo de iluminação que deves considerar é de +/- 7h a 8h, eu por acaso opto pelo mesmo que mencionas, liga às 18h e desliga às 00h30.

Não reduzas o tempo de luz da calha por ter iluminação da sala, a iluminação da sala não é a mesma coisa que a da calha.

Cumps,

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Miguel. Fiquei esclarecido.

Existe algum inconveniente, tirando o preço, de usar água engarrafada? Na minha zona a água tem toda um ph acima de 8 e pelo que li, andar com condicionadores de ph é sempre complicado e existem sempre flutuações. Como o aquario é de 75 lts pensei na solução de água engarrafada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Sim podes usar água engarrafada, não há qualquer problema, tens é de ver o pH da mesma antes de a comprar a ver se vai ao encontro das necessidades da tua fauna, eu costumava usar a Fastio.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água do Lidl tem um ph à volta de 6.6 o que penso ser ideal para a fauna que pretendo. Vou começar com peixes mais fáceis de manter como tetras, corys e otos.

Já agora, é recomendado a colocação de um oxigenador?

Editado por conrados
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Desde que esse pH se enquadre com a necessidade das espécies que mencionaste tudo bem, em relação ao oxigenador é algo que podes dispensar, é menos um "aparelho" ligado, no verão quando as temperaturas são demasiado altas há quem use para auxiliar a oxigenação da fauna.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

Hoje quero ver se coloco a flora para começar a ciclar o aquário. Tenho:

2 valisnerias

2 sessiflora

2 eleocharis parvula

1 anubias nana

1 hygrophila polysperma rosanervig

Optei por plantas que não exigissem grandes cuidados pois não vou colocar co2.

Depois coloco fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estou a ciclar a água no aquário e quero ver se para a semana já ponho uns neons (estou a usar bactérias para acelarar o processo). A fauna será neons, corys, otos e talvez guppys. Que tipos de alimentação aconselham? Já li que deve ser variada mas não faço ideia do que comprar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/04/2017 at 0:21 AM, conrados disse:

Já estou a ciclar a água no aquário e quero ver se para a semana já ponho uns neons (estou a usar bactérias para acelarar o processo). A fauna será neons, corys, otos e talvez guppys. Que tipos de alimentação aconselham? Já li que deve ser variada mas não faço ideia do que comprar.

Não vale a pena pressas, mesmo com adição de bactérias podes dar um empurrão mas...

Lê este tópico sobre o ciclo do azoto

Mesmo que uses bactérias estas necessitam de alimento.

Normalmente convém plantar bem logo de inicio, a decomposição de algumas folhas gera Amónia NH3/NH4, por outro lado as plantas também se alimentam dela, mas sobre o inicio há quem use também um pedaço de comida para gerar mais amónia e assim motivar o estabelecimento das bactérias que a vão transformar em Nitritos NO2

n-cycle.gif  

No gráfico dá para perceber isso mesmo, depois na presença de Nitritos NO2, estes vão ser transformados em Nitratos NO3, sendo este comida para as plantas assim como os outros, no entanto o NO3 pode existir em muito maior concentração mg/l ou ppm que os restantes referidos sem ser tóxico para a maioria da fauna.

As bactérias estabelecem-se em função da "comida" que existe, dai não aconselhar a introdução de fauna passado uma semana, não confies cegamente nesses produtos e a calma é a melhor amiga do aquariofilista. Dá tempo para que tudo decorra dentro do normal.

E não introduzas a fauna toda de uma vez, em concordância com o que disse antes, depois do ciclo feito, teres NH3 a 0, NO2 a 0 e alguns valores de NO3, introduz alguns peixes e deixa que a colónia aumente em função do NH3 produzido pela fauna, depois continuas a introdução graduadamente.

Outro factor importante, existe uma relação entre o NH3 e o pH, e referes que o teu é alto.

Quando menor for o pH, mas existe "amónia" na forma NH4 que é menos nociva ora o teu pH é alto o que aumenta o risco de asneira se daqui a uma semana tiveres peixes lá dentro...

Deixo um video que explica a relação entre o pH

Outra dica, guppy gostam de água mais alcalina, se vais usar alguma forma de ter a água com pH mais baixo que 7, não será indicado para estes peixes, mas... Por outro lado se encontrarem as condições boas para eles vão procriar eventualmente em alguns meses tens o aquário cheio de guppys :)

Há fauna que não combina na minha opinião ;) 

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro, não querendo desfazer o que disseste sobre os guppys, mas todos os guppys que compramos em lojas foram criados em cativeiro. 

A probabilidade de serem criados em águas mais ácidas é bem grande.

Por exemplo no Red Canyon tenho um casal de Endlers Tiger e ela pariu ontem. Até tive o prazer de assistir ao nascimento. Foram pelo menos uns 15.

E agora lá andam as crias todas contentes a fugir dos pais que os querem comer como é normal. Nunca medi o ph do aqua por acaso, mas sendo o substrato Amazónia deve andar pelo 6 e qualquer coisa.

Na minha opinião, a não ser que os peixes sejam selvagens já não há muito problema em mantê-los com ph LIGEIRAMENTE diferente. Não vamos abusar claro. ;)

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim claro, e mais vale o pH um pouco fora dos limites conhecidos como ideais e existir estabilidade, mas guppys com tetras, epá é um gosto meu ou melhor desgosto :) O dono/cuidador é que tem de gostar :)

Volto a salientar é a atenção ao ciclo do azoto e ás pressas

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela explicação. Já tinha lido sobre o ciclo de azoto. Estou a usar bactérias e o purigen que segundo me disseram neutraliza a amonia e os nitratos. De qualquer forma para o final da semana faço uns testes à água para ver os valores. Comprei água engarrafada do lidl que segundo eles tem o ph a 6,6 mas já medi e o ph está nos 7,8. Vou ter que misturar com outra com ph inferior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, conrados disse:

Obrigado pela explicação. Já tinha lido sobre o ciclo de azoto. Estou a usar bactérias e o purigen que segundo me disseram neutraliza a amonia e os nitratos. De qualquer forma para o final da semana faço uns testes à água para ver os valores. Comprei água engarrafada do lidl que segundo eles tem o ph a 6,6 mas já medi e o ph está nos 7,8. Vou ter que misturar com outra com ph inferior.

E também "neutraliza" os Nitritos... Amonia NH3 e Nitritos NO2 são os mais tóxicos....

Sobre a água, depende de proveniência, sei que por questões de logística, certas marcas de água por exemplo continente podem usar outras marcas engarrafada para eles e pode não ser de um só local. Por cá a a água continente é captada em mochique, com pH de 9.5 igual á agua de Mochique com o brand contiente....

Vê no rótulo as características químicas, no pingo doce é muito baixo, acho que na ordem dos 4~5 

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive agora a ver o aqua e encontrei isto nos dois troncos. É uma substância viscosa.

4hfr86.jpg

A madeira esteve 24 horas em agua com cloro. Foi fervida com sal e no dia seguinte fervida novamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas conrados,

Não te preocupes com isso, esse muco é normal e com o tempo desaparece, podes sempre adquirir uns bichinhos que papam isso ;)

Sem stresses ;)

Cumps,

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o Miguel disse é normal, e costuma aparecer em montagens novas com troncos novos.

Na primeira motagem que fiz apareceu mas quando introcuzi os camarões e ancistrus paparam tudo e nunca mais.

Tranquilo.

Sobre a fauna que pensas introdizir primeiro?

É sempre bom começar pela equipa de "limpeza", ottocinclus, não sei se pensas em ancistrus, caridina japonica, muitos red's cherry :)

Quando digo limpeza, não que seja peixes limpa vidros ou limpa fundos (detesto esses termos), refiro-me a fauna que é bonita e por natureza ajudam na manutenção sistema

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha pensado iniciar com neons e deixar os ottos mais para a frente de forma a que o aquário fosse "criando" alimento para estes. Não sei se estou a pensar bem... A fauna vai ser neons, ottos e corys. Também gosto da kuhli loach e da colisa lalia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.