Guppy femea doente


Recommended Posts

Boa noite,

 

Tenho uma guppy fêmea que julgo estar doente. Tem tido comportamentos estranhos e receio vê-la morrer em breve,

 

Fica no fundo do aquário, deitada de lado, ou por vezes na vertical durante um tempo. Depois de algum tempo, reage como se nada fosse.

 

 

Julgo que está grávida novamente (já deu à luz há 1 mês) e os machos não a largam.

 

Para ela poder descansar, pu-la hoje na maternidade, mas sem a divisória para ter mais espaço.

 

Fiz um pequeno vídeo que espero possa ajudar a detetar o que ela tem. Não tem qualquer manchas, nem brancas, nem pretas, nem tem as barbatanas estragadas. Continua a comer bem, vejo-a a arrebitar no momento de comer.

 

https://drive.google.com/open?id=0BxQAtPJnKRhdNGhhdVZXc2hPclE

 

Alguém tem alguma sugestão?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Clara,

 

Para começar acho que tens um caudal muito forte no aquário, nota-se pelo movimento das plantas, também reparei que tens uma grande quantidade de peixes, ou seja, o facto do caudal ser muito forte causa cansaço e stresse à fauna....o stresse vai originar doenças!

 

Desconfio do seguinte.....

 

"DOENÇAS DA BEXIGA NATATÓRIA.
Sintomas: anormalidades no nadar, pois o peixe fica com a cabeça caída para baixo e para a frente, não consegue ficar nivelado e tem dificuldade para subir à tona, permanecendo às vezes no fundo ou então na superfície, de barriga para cima.
A causa em geral é alimentar, devido a uma alimentação deficiente e não variada. Basta que seja corrigida a alimentação para os sintomas desaparecerem. Pode ter outras causas como uma paralisia da própria bexiga natatória, por mudança brusca ou acentuada da temperatura.
Degeneração da bexiga natatória, sintoma de doença infecciosa como a ascite (pelo Ichthyophonus) são outras de suas causas. Os distúrbios do equilíbrio podem ter outras causas como produção de gases intestinais (mesmo tratamento que para a constipação). Não é mortal e o peixe pode viver muito tempo. Boa alimentação e controle da temperatura previnem a doença.
Não há tratamento específico mas é muitas vezes utilizada a ervilha cozida.
Devemos diferenciar entre falhas causadas por má manutenção, anormalidades devido à má alimentação e degeneração devido a anomalias genéticas. "
Para já acho que deverias reduzir o caudal tranquilizando o movimento da água, fazer uma tpa de 2 em 2 dias de 10% da água, alimentar apenas 1 vez por dia, pouca quantidade (que consigam comer em apenas em 1 minuto) e variar a alimentação, isto não é um tratamento mas sim uma redução nas possíveis causas da doença.
Por segurança deverias comprar o Esha 2000 e fazer um tratamento conforme indicações, porque se for uma doença irá propagar para a restante fauna podendo até ser fatal para toda a fauna.
Boa sorte!
Cumps,
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Olá Clara,

 

Para começar acho que tens um caudal muito forte no aquário, nota-se pelo movimento das plantas, também reparei que tens uma grande quantidade de peixes, ou seja, o facto do caudal ser muito forte causa cansaço e stresse à fauna....o stresse vai originar doenças!

 

Desconfio do seguinte.....

 

"DOENÇAS DA BEXIGA NATATÓRIA.
Sintomas: anormalidades no nadar, pois o peixe fica com a cabeça caída para baixo e para a frente, não consegue ficar nivelado e tem dificuldade para subir à tona, permanecendo às vezes no fundo ou então na superfície, de barriga para cima.
A causa em geral é alimentar, devido a uma alimentação deficiente e não variada. Basta que seja corrigida a alimentação para os sintomas desaparecerem. Pode ter outras causas como uma paralisia da própria bexiga natatória, por mudança brusca ou acentuada da temperatura.
Degeneração da bexiga natatória, sintoma de doença infecciosa como a ascite (pelo Ichthyophonus) são outras de suas causas. Os distúrbios do equilíbrio podem ter outras causas como produção de gases intestinais (mesmo tratamento que para a constipação). Não é mortal e o peixe pode viver muito tempo. Boa alimentação e controle da temperatura previnem a doença.
Não há tratamento específico mas é muitas vezes utilizada a ervilha cozida.
Devemos diferenciar entre falhas causadas por má manutenção, anormalidades devido à má alimentação e degeneração devido a anomalias genéticas. "
Para já acho que deverias reduzir o caudal tranquilizando o movimento da água, fazer uma tpa de 2 em 2 dias de 10% da água, alimentar apenas 1 vez por dia, pouca quantidade (que consigam comer em apenas em 1 minuto) e variar a alimentação, isto não é um tratamento mas sim uma redução nas possíveis causas da doença.
Por segurança deverias comprar o Esha 2000 e fazer um tratamento conforme indicações, porque se for uma doença irá propagar para a restante fauna podendo até ser fatal para toda a fauna.
Boa sorte!
Cumps,

 

 

Bom dia,

 

Obrigada Miguel pelos conselhos.

 

Infelizmente para esta fêmea, já não vou a tempo. Morreu durante a noite.

 

Não tenho forma de regular o caudal, este filtro não tem regulador. Por isso para tentar compensar um pouco, desloquei-o hoje de manhã mais para o centro do aquário, o que cria uma zona com mais caudal e uma mais calma onde podem ficar mais calmos, até conseguir ter alguma ideia para regular melhor.

 

De facto, tenho muitos peixes, mais de metade são alevins que nasceram há cerca de 1 mês e outros há menos. Estou apenas à espera de saber quais são os machos e as fêmeas para poder depois escolher os que irão ficar e os que vou levar à loja, visto eles ficarem com eles. Já falei com eles sobre isso para não ter que matar as crias.

 

Não tenho é outro aquário onde os pôr. O único que tenho tem um guppy macho de um vermelho lindíssimo com 4 fêmeas, pois queria ver se conseguia ter alevins com cor vermelha predominante.

 

A alimentação tem sido da Sera. Flocos e granulados. Os flocos eram normais e passei a flocos para realçar a cor. Para não ser alteração muito drástica, misturei os flocos todos e tenho dado a mistura. Para os alevins, também tenho uma farinha que lhes dou ao mesmo tempo do que aos outros. Que tipo de comida posso tentar dar mais?

Tentei fazer eclodir artémias, mas não nasceu nenhuma..... :(

Não devo ter muito jeito para as criar.

 

Sendo muitos peixes, alimento umas 2 vezes ao dia, de manhã e ao fim do dia. Comem tudo em menos de 3 minutos!! Será muito?

 

Tenho feito TPA de cerca de 15 a 20 % uma vez por semana e limpo o filtro com a água do aquário no mesmo dia.

 

A temperatura tem sido constante, sempre entre 24 a 26º. Por acaso tenho tido o cuidado de verificar se há muitas alterações, visto ter os alevins.

 

Ervilha cozida? Tem que ser muito cozida ou tenho que a deixar mais rija e pisá-la? Posso dar pepino, alface ou couve moídos também?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Clara,

 

Podes sim alimentar os Guppys com ervilhas sem casca (fervidas durante apenas 1 minuto), alface picada ou pepino em fatias muito finas, tudo o que eles não consumirem após mais ou menos 30mn deves retirar fora do aquário para não criar amónia.

 

Em relação à tua dúvida se 3 minutos é demais, basta pensares na quantidade de comida que eles conseguem ingerir num minuto, agora multiplica por 3........isto porque em flocos eles conseguem ingerir muito mais do que se for legumes.

 

Os guppys como outras espécies de peixes por vezes parecem ter fome continuando à procura de mais comida mas a razão é outra, eles continuam à procura de restos de comida e detritos para evitar que os mesmos criem amónia no seu espaço.

 

Outra coisa a teres em atenção para veres se eles estão a ser alimentados em demasia, é se verificares a existência de cócó em fio pendurado atrás do peixe é um sinal de intestino bloqueado devido a excessos.

 

O que não deves nunca dar aos guppys é larvas tubifex e dáfnias vivas, apesar dos guppies as comerem com entusiasmo, larvas tubifex, às vezes, contêm bactérias letais. Dáfnias vivas apenas causarão danos se estiverem presentes em grandes quantidades, uma vez que removem o oxigénio do aquário,

mas são tipicamente mais caras e difíceis de criar do que outros alimentos vivos.

 

Guppys não é a minha praia, mas é um ser vivo como qualquer outro que merece a nossa melhor atenção, por este motivo deves ter em atenção a população existente no aquário e uma boa filtragem para lhes dares o melhor possível :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Clara,

 

Podes sim alimentar os Guppys com ervilhas sem casca (fervidas durante apenas 1 minuto), alface picada ou pepino em fatias muito finas, tudo o que eles não consumirem após mais ou menos 30mn deves retirar fora do aquário para não criar amónia.

 

Em relação à tua dúvida se 3 minutos é demais, basta pensares na quantidade de comida que eles conseguem ingerir num minuto, agora multiplica por 3........isto porque em flocos eles conseguem ingerir muito mais do que se for legumes.

 

Os guppys como outras espécies de peixes por vezes parecem ter fome continuando à procura de mais comida mas a razão é outra, eles continuam à procura de restos de comida e detritos para evitar que os mesmos criem amónia no seu espaço.

 

Outra coisa a teres em atenção para veres se eles estão a ser alimentados em demasia, é se verificares a existência de cócó em fio pendurado atrás do peixe é um sinal de intestino bloqueado devido a excessos.

 

O que não deves nunca dar aos guppys é larvas tubifex e dáfnias vivas, apesar dos guppies as comerem com entusiasmo, larvas tubifex, às vezes, contêm bactérias letais. Dáfnias vivas apenas causarão danos se estiverem presentes em grandes quantidades, uma vez que removem o oxigénio do aquário,

mas são tipicamente mais caras e difíceis de criar do que outros alimentos vivos.

 

 

 

Olá Miguel,

 

Obrigada pelas informações.

 

Ora bem, então tenho que os pôr à dieta mesmo.....

 

Dafnias e larvas nunca tentei dar.

 

Tenho mais guppys, pois disseram-me que eram mais fáceis em termos de aquariofilia, e como sou novata nisto, começo pelos inícios.

 

Vou tentar estar mais atenta às alterações.

 

Mais uma vez obrigada pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais