The Serenity


Pedro Bernardo

Recommended Posts

há 18 minutos, Pedro Bernardo disse:
Vera, aqui fica :happy: 
Um mini clip e desculpem a focagem foi manual com reflex é lixado filmar este meninos sempre para a mexer e tão perto...


Opa fantástico! Está aí pelo menos um macho com cores brutalíssimas a querer 'dominar' isso tudo
Obrigada pela partilha Pedro e desfruta desse belo cardume!

Enviado do meu SM-N910C através de Tapatalk
 

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São mesmo...

Não são grandes, são super curiosos, as vezes ficam a olhar para algo como que a pairar tipo beija flor a dar neste caso às barbatanas :smile2:

Não os conhecia... E devo ao Ivo esta escolha :smile2:

Saturado do que é comum, bonito ou notório... Mantive silvertip e fantasmas pretos e adorei ter esses peixes muito activos. Mas neste momento o apelo era por algo calmo e sereno, algo que me prendesse o olhar a contemplar comportamento e interação e os beckfordi preencheram esse espaço e mostram-se bons parceiros para os Lerri

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus camarões continuam na boa :biggn:

Andam pelo relvado as vezes até assaltam as pastilhas que os peixes estão a papar... 

A minha preocupação era mais com os Lerri, e acredito que volta e meia posso ir um mais pequenino, mas isso pode acontecer com qualquer peixe, os SAE por exemplo volta e meia via a tentar papar camarões, mas o mato da para manter uma colônia bem composta :smile2:

Pensei introduzir os pumila mas esses apesar de mais pequenos são caçadores natos e fazem-no em ataques de grupo, seguindo li...

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

Preciso de uma dica do que usas para fertilizar, minhas plantas crescem como erva daninhas, mas as Helferi e as Repens não andam nada bem.

As Helferi estão sempre muito pálidas e as folhas de baixo sempre a morrer.

As Repens também estão com um tom meio desbotado e a criar algas, algumas folhas apodrecem e elas não se desenvolvem.

Cps.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/04/2017 at 20:01, Luiz Medeiros disse:

Pedro,

Preciso de uma dica do que usas para fertilizar, minhas plantas crescem como erva daninhas, mas as Helferi e as Repens não andam nada bem.

As Helferi estão sempre muito pálidas e as folhas de baixo sempre a morrer.

As Repens também estão com um tom meio desbotado e a criar algas, algumas folhas apodrecem e elas não se desenvolvem.

Cps.

Eu uso sais made by solaqua, faço as minhas soluções de fertilizantes MACROS e MICROS usando uma das várias calculadoras que existem, e assim sei como adicionar quantas gramas de cada composto para ter uma solução liquida de MACROS e MICROS para atingir os objectivos de X ppm ou de mg/l. de Nitratos, Fosfatos, Potássio, etc...

Faço fertilização segundo o metodo E.I. ou Estimated Index mas adaptado, onde basicamente fertilizamos um pouco por excesso para não existirem carências e todas as semanas mudamos pelo menos 50% da água para reduzir os excessos, partindo do principio que não são os excessos (dentro de limites) mas sim as carências ou desequilíbrios que dão oportunidade ás algas.

Mas não dispenso os testes principalmente no inicio de uma montagem, depende muito da carga vegetal, do estadio do crescimento das plantas, da quantidade de fauna etc... por um lado os consumos são diferentes em vários momentos do crescimento das flora e por outra a fauna contribui para que sejam gerados Nitratos...

Outro aspecto que me permitiu ter sucesso agora onde antes não tive, foi o substrato Flourite Black Sand... As opiniões divergem, eu já usei activo com fértil por baixo, mas dura quanto tempo...?

Este pode ser reutilizado e as plantas enraízam de forma brutal... e não usei fertil por baixo mesmo a pensar no futuro, mas uso cápsulas de fértil da tropica por exemplo e de tantos em tantos meses volto a colocar na zona de plantas mais exigentes e que tenham necessidade de absorção de nutrientes via radicular.

TPA grandes pode parecer que é dispendioso, mas na conta da água não notei diferença, é um duche mais prolongando... 

Optei por esta forma, por ser mais económica a compra dos sais (KCL, KNO3, KH2PO4, etc...) e fazer as soluções adaptadas as necessidades do meu aquário... pela minha experiência uma garrafa comercial não tem as proporções perfeitas e adequadas a todos os casos, um aquário com mais fauna e mais alimentação vai gerar mais Nitratos e ter mais Fosfatos que um aquário igual com menos fauna e consequente menos alimentação... e sai muito mas muito mais barato desta forma.

Há outras também com soluções de fertilização home made...

Desculpa o texto longo mas aproveitei para partilhar como o faço explicando o porquê.

No teu caso, talvez um reforço com cápsulas de fértil nessas zonas, e rever a fertilização liquida.

  • Votar + 2

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje foi dia de mudar de filtro e arrumar a cave :rolleyes:

[gallery640x480]
[photo=http://www.aquariofilia.net/forum/galeria01/monthly_2017_05/large.20170508_234517.jpg.566f4c67b2bdc380b88b08a3753b863d.jpg][/photo]
[photo=http://www.aquariofilia.net/forum/galeria01/monthly_2017_05/large.20170508_234554.jpg.a3edfe2c63ce078ff946e920a85b88ee.jpg][/photo]
[photo=http://www.aquariofilia.net/forum/galeria01/monthly_2017_05/large.20170508_234557.jpg.f4dc5cb4549815d2503263a670a1ffc0.jpg][/photo]
[/gallery]

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta semana vou introduzir alguns exemplares de Sparkling Gourami (Trichopsis pumila)

Andei a estuda-los e vejo relatos que podem caçar red's outros relatos que dizem ter red's com eles sem problemas em manter uma colónia estável, considerando que alguns pequenos poderão ser papados, mas tanto são papados pelo gourami pigmeu como por outros e a massa vegetal é alguma e abrigos não faltam...

Tenho Pearl Gourami (Trichopodus leerii) e Golden Pencilfish (Nannostomus beckfordi) e continuo com camarões... 

Vamos ver, será um teste, pois estou muito curioso com estes meninos pequenos mas muito bonitos e com comportamento também interessante, a ver se consigo gravar o som que eles fazem 

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Nos primeiros dias que os tive até me assustava com os estalos que faziam. Surreais.

Aconselho-te plantas de superfície para o ritual de postura, o macho aperta a fêmea num 'abraço' dão umas voltas caindo lentamente e quando ela larga os ovos ele fertiliza-os e depois apanha-os e coloca-os no ninho de bolhas, escorraçando a fêmea de seguida, claro. Muito típico de anabantídeos, mas se calhar por serem tão diminutos, pumila na realidade, o espectáculo torna-se ainda mais bonito. As plantas são só para que o pobre do macho não ande constantemente a repor bolhas perdidas com o agitar da superfície da água.

Sexá-los é mais fácil do que parece, a fêmea tem logo a seguir à bexiga natatória uma pequena mancha onde estão localizados os ovos, o macho tem a barriga mais 'transparente', portanto se os observares contra a luz a diferença dos sexos rapidamente se torna clara. Imagina as fêmeas guppie, é por aí, só a mancha é branca, é fácil.

A camaroada rapidamente aprende, os que ainda não souberem, que esses ninjas são letais e as emboscadas que eles fazem são relativamente bem sucedidas. Os que lhes cabem na boca raramente escapam, mas os camarões maiores atraem-nos mais e os pequenitos lá se vão safando.

Compra quantos puderes, não te vais arrepender.

Abraço

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Obrigado pelo post! Se estava algo fascinado com estes meninos ainda mais fiquei agora, depois de o ler :biggn:

Vou começar por introduzir 8, preocupa-me a relação entre eles e os Lerri, mas este têm sido tão pacíficos que optei mesmo por avançar com estes meninos... Ando há semanas na indecisão e tentar encontrar informação.

Não será contudo o melhor aquário para eles, talvez grande demais e com fauna que os poderá enibir, apesar de calmos e pacíficos...

Tenho Limnobium laevigatum e também vi um video documentário onde umas plantas baixas com folha larga a formar um tecto concavo onde os machos faziam o ninho e depois depositavam cuidadosamente os ovos.

Talvez venham a ter o aquário só para eles...

Mais uma vez obrigado pela info!

Depois deixo update

Abraço

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu é que agradeço, as memórias que revisitei desses meninos alegraram-me.

Hoje acordei cedo, portanto vou chagar o meu 'dealer' a ver se ainda vou a tempo de juntar essa espécie aos borelli que ele me disse estarem na próxima encomenda.

Só um aparte, há já algum tempo que tenho 'diminuído' o tamanho das criaturas que mantenho, faz os aquas parecerem maiores, mono-espécie porém só virei a ter um, é para um casal de Discus selvagens, não só à hora da refeição (não têm maneiras nenhumas, devem ter sido criados nalgum aido), que espero ver reproduzir.

Se vier a arranjar o casal ou trio de Nannacara adoketa rapidamente passará a ser um comunitário normal...

Abraço

P.S. ontem nem li o tópico todo, por isso peço que me desculpes só hoje ter entregue a minha inscrição no teu fantástico canal do youtube.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Pedro, 

Este aquário transmite uma tranquilidade que é qualquer coisa! A fauna está muito bem acomodada e em harmonia, tal como a flora que tem ótimas cores e bastante variedade e bem distribuídas.

Os beckfordi são de facto fantásticos, fora do comum e com bastante presença. 

Parabéns 

Grande abraço 

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:smile2:

há 1 hora, babykhan disse:

Boas

Eu é que agradeço, as memórias que revisitei desses meninos alegraram-me.

Hoje acordei cedo, portanto vou chagar o meu 'dealer' a ver se ainda vou a tempo de juntar essa espécie aos borelli que ele me disse estarem na próxima encomenda.

Só um aparte, há já algum tempo que tenho 'diminuído' o tamanho das criaturas que mantenho, faz os aquas parecerem maiores, mono-espécie porém só virei a ter um, é para um casal de Discus selvagens, não só à hora da refeição (não têm maneiras nenhumas, devem ter sido criados nalgum aido), que espero ver reproduzir.

Se vier a arranjar o casal ou trio de Nannacara adoketa rapidamente passará a ser um comunitário normal...

Abraço

P.S. ontem nem li o tópico todo, por isso peço que me desculpes só hoje ter entregue a minha inscrição no teu fantástico canal do youtube.

Partilha com o pessoal o que tens por ai :smile2: 

Devias criar um tópico ou um para cada aquário que mantenhas, fiquei muito curioso :happy:

Gosto muito da partilha em especial no que toca à fauna e seu comportamento, fotos de aquários, hardscape, aquascaping é fantástico, mas a essência do meu gosto está na fauna e ao longo do tempo o gosto aprimorou-se pelo comportamento (personalidade), é uma beleza que pode não saltar á "vista" (superficial), mas contemplando e passando bons momentos a olhar para o todo é a mais bela :laugh:

Um ambiente bonito e harmonioso também é importante mas é apenas uma parte, a fauna ocupa parte tão ou mais importante para mim e no meu aquário

Abraço

há 1 hora, ismael_figueira disse:

Bom dia Pedro, 

Este aquário transmite uma tranquilidade que é qualquer coisa! A fauna está muito bem acomodada e em harmonia, tal como a flora que tem ótimas cores e bastante variedade e bem distribuídas.

Os beckfordi são de facto fantásticos, fora do comum e com bastante presença. 

Parabéns 

Grande abraço 

Obrigado :smile2: 

Cada montagem que já tive foi uma constante descoberta e evolução, não para atingir um objectivo, apenas tenho feito o caminho, caminhando...

Nesta não segui regras, deixei fluir o sentimento e a serenidade foi aparecendo.

Consigo levar pelo menos uma hora sentado, reclinado a olhar para o aquário a observar os seres lindos que lá habitam, sem sentir aquela pulguinha a dizer tenho que mudar isto ou aquilo.

Gosto! 

Abraço

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parabéns pelo aquario! Venho lhe perguntar a sua análise sobre o difusor de CO2 que está a usar, o JBL Proflora Direct. Estou na dúvida se o compro também mas encontro poucas analises online sobre o mesmo. Cria o dito nevoeiro? As bolhas são pequenas?

Obrigado 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, Marco Carvalho disse:

Boas,

Parabéns pelo aquario! Venho lhe perguntar a sua análise sobre o difusor de CO2 que está a usar, o JBL Proflora Direct. Estou na dúvida se o compro também mas encontro poucas analises online sobre o mesmo. Cria o dito nevoeiro? As bolhas são pequenas?

Obrigado 

Já deixei resposta no tópico da tua questão

E o que disse foi mesmo a minha análise e experiência no meu aquário, não quero de forma alguma condicionar a tua decisão, apenas digo os da UP não vale a pena pelo menos os que testei mesmo a versão melhorada.

 Tenta pesquisar e ver alguns testes publicados e vídeos 

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Pedro,

Esses ainda são juvenis certo? Acho que eles adquirem uns tons suaves de vermelho alaranjados na cauda e barbatana dorsal. Uma ótima aquisição para esse aquário com toda a certeza.

Grande abraço 

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/05/2017 at 00:43, Pedro Bernardo disse:

Hoje foi dia de mudar de filtro e arrumar a cave :rolleyes:

×
 
large.20170508_234517.jpg.566f4c67b2bdc3
1 / 3
 
 
 
 
 
large.20170508_234517.jpg.566f4c67b2bdc3
large.20170508_234554.jpg.a3edfe2c63ce07
large.20170508_234557.jpg.f4dc5cb4549815
 
 

Bem quando eu pensava que já tinha equipamento Top, fiquei de boca aberta.

Primeiro que tudo, continua o bom trabalho.

Depois queria pedir umas opiniões:

- O aquecedor externo que tens da hydor, aconselhas? Sempre ouvi falar muito em fugas de água e perdas de caudal, confirmas?

- O atomizer que tens é da JBL? O que estas a achar? Estou a pensar em colocar um no meu aquário e trocar pelo do ADA.

- Os dois equipamentos ligados a saída do filtro, poderei ter problemas de caudal?

Editado por Aelius
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Aelius disse:

Bem quando eu pensava que já tinha equipamento Top, fiquei de boca aberta.

Primeiro que tudo, continua o bom trabalho.

Depois queria pedir umas opiniões:

- O aquecedor externo que tens da hydor, aconselhas? Sempre ouvi falar muito em fugas de água e perdas de caudal, confirmas?

- O atomizer que tens é da JBL? O que estas a achar? Estou a pensar em colocar um no meu aquário e trocar pelo do ADA.

- Os dois equipamentos ligados a saída do filtro, poderei ter problemas de caudal?

Boas

O aquecedor é externo Hydor 300W, muito estável, nada de perda de caudal e nada de fugas.

Atomizador é o JBL e já usei muita coisa e com este não quero outro! Deixo um tópico recente de um colega que estava a pensar num e tens lá várias opiniões também :happy: Difusor vs Atomizador vs Reator CO2

O JBL tem a mesma secção que a mangueira, não restringe nada que eu note assim como o Hydor, este alarga um pouco na zona da cerâmica aquecedora, mas não noto perda no fluxo por isso... Mas ressalvo que tenho cada um ligado a um filtro diferente

20170511_203424.jpg

  • Votar + 2

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 42 minutos, Aelius disse:

Obrigado pela informação. Numa primeira fase vou experimentar este atomizador.

Com o teu setup não vais ter qualquer problema com caudal, e quanto a experimentares "numa primeira fase" quase que aposto que vai ser a primeira fase e única... veremos :rolleyes:

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro Bernardo

Os meus parabéns,esse aquário esta um mimo,

tem mesmo o nome bem colocado,porque e um

descanso há vista olhar para o áqua,esquecer

tudo há nossa volta,e ver essa beleza,de resto

esta tudo dito,mais uma vez PARABÈNS.

Abraços Álvaro Silva 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.