Aquário 100L - Estalecas


estalecas

Recommended Posts

Já por cá andei hà alguns anos atrás já tive alguns projectos todos dentro de água doce mas acabei por me afastar deste mundo pelo facto de não ter residencia fixa nos ultimos anos o que agora parece que vai mudar. Sem grande planeamento acabei por voltar a entrar numa loja na minha área de residencia e ao ver tanto peixe acabei por não resistir e passados uns dias lá voltei e comprei um aquário pois todos os que tive anteriormente acabei por deixá-los para trás. Neste momento o capital não é muito ao contrário da vontade e eu sei que a pressa aqui é inimiga da perfeição como em tudo mas com cerca de 3 semanas já com o aquario em casa e sem ter tido tempo para me dedicar ao projecto, vou agora por as mãos à obra.

 

Setup - Aquário de água doce:

1 - Comunitário 100L
2 - 18/03/2017
3 - Dimensão: 75x35x40cm
3.1 - Volume bruto: 105L
4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro:
AQUAEL - ASAP FILTER 500 (incluído)
4.2 - Termostato: AQUAEL - Gold 100 (incluído)
4.3 - Iluminação: LED 16 W (Incluído)
5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil:
Pro Soil Aquatic Nature - 1L
5.2 - Substrato inerte: Zolux - Aquasand (Preta) - 3L
5.3 - Substrato: AQUAEL Aqua Grunt - 3L
5.3 - Decorações: Troncos
7 - Fauna
7.1 -
10 x Neon Chinês
8 - Plantas
8.1 -
1 x Vallisneria Gigantea
8.2 - 1 x Lilaeopsis Novaezelandiae
8.3 - 1 x Anubia Barteri
8.4 - 2 x Nomaphila Siamensis
8.5 - 1 x Bola de Musgo
8.6 - 1 x Musgo (Java?)
10 - Fotos
001.jpg
Já tenho ha alguns dias troncos fervidos e dentro de água, amanha quero comprar umas plantas e mais um pouco de substrato, que o que tenho parece-me ser insuficiente para cobrir toda a base.
Sei que o filtro que tenho é bastante franco e com com esponja, já tive Eheim's de cascata e externos mas neste momento penso adquirir um filtro interno Ehiem BioPower ainda não sei se o 160 se o 200. O aquario está num móvel bastante baixo e o espaço é pouco para o externo e para ser sincero queria algo um pouco mais simples e bataro para já, mas melhor do que o que o próprio aquario trouxe de origem. O suposto é amanha montar o aquario com o filtro actual e depois dentro de uma semana no máximo juntar o EHEIM BIO POWER, onde depois no final só ficará este último a funcionar e o outro irá possivelmente ser usado no futuro num outro projecto de 40L o qual já tenho aquario Cocoon com termostato e luz.
Ainda não sei bem o que vou por de peixes pois ainda ando a estudar a coisa... Aceitos sugestões, opiniões e dica a cerca desta montagem.
Editado por estalecas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas estalecas,

Não sou um pro nisso, mas penso que 8W para um aquário de 100L é muito pouco, aconselhava-te a comprar uma mais forte, mas espera pela opinião de alguém mais experiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Estalecas, eu sei que já compraste mas provavelmente pelo dinheiro que investiste nesse aqua compravas o equipamento todo mais ou menos bom se fosse em separado.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas estalecas,

Não sou um pro nisso, mas penso que 8W para um aquário de 100L é muito pouco, aconselhava-te a comprar uma mais forte, mas espera pela opinião de alguém mais experiente.

 

 

Obrigado pelo comentário, penso que só se pode fazer essa análise depois de saber que qualidade e quantidade de plantas naturais este projecto vai levar, mas para adiantar vou por algumas plantas naturais mas todas elas com poucas exigencias de luz.

 

Irei actualizando a informação.

Boas Estalecas, eu sei que já compraste mas provavelmente pelo dinheiro que investiste nesse aqua compravas o equipamento todo mais ou menos bom se fosse em separado.

 

Boas Gonçalo, sim acredito mas já o fiz dessa forma anteriormente e acabei sempre por me esticar no orçamento mas claro com equipamentos de melhor qualidade do que o que tenho aqui. De qualquer forma o objectivo será voltar à aquariofilia e ir melhorando de forma gradual. Neste momento já fiz a montagem do aquario, introduzi algumas plantas, troncos e substratos.

 

De seguida irei actualizar essa info no post inicial e colocar uma foto do resultado se bem que por mim teria adicionados mais algumas plantas mas por este mês não deu para esticar mais a corda.

 

Agradeço as dicas. e já agora o aquario com luz, filtro e termostato foi 125€

Editado por estalecas
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqua +/-50€ + filtro 25€ eheim + termo 8€ = 83€ e ficavas com 40€ para a luz que não é muito mas davas mais um pouco e ficavas com uma luz que dava para tudo. E de qualquer modo vais ter de fazer upgrade à luz e ao filtro.

 

Mas lá está, já tá já tá.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqua +/-50€ + filtro 25€ eheim + termo 8€ = 83€ e ficavas com 40€ para a luz que não é muito mas davas mais um pouco e ficavas com uma luz que dava para tudo. E de qualquer modo vais ter de fazer upgrade à luz e ao filtro.

 

Mas lá está, já tá já tá.

 

Sim possivelmente se não tivesse comprado este meio por impulso não teria voltado aos aquarios... Como disseste já está já está! Agora é ir evoluindo! A tampa tem suporte para outra lampada posso sempre adicionar outra se sentir que esta luz não vai ser suficiente.

 

Estava a pensar em relação ao filtro trocar o existente por um EHEIM Biopower 160 ou 200 e como já expliquei preferia mesmo um interno ou de cascata mas a tampa não me permite esta ultima sugestão. Os preços que vi para estes filtro andam entre os 45 e os 60 € dependendo da loja. O que acham?

Editado por estalecas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje procedi então à montagem do meu aquario com troncos que ja tinha e algumas plantas que comprei, toda a informação foi adicionada ao post inicial na descrição do setup.



Deixo-vos uma foto.



071_zpspbbzzzas.jpg


Editado por estalecas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Também não gosto de aquários KIT pois acabamos sempre por deitar dinheiro fora, pois queremos melhorar isto e aquilo e no fim, fazendo as contas... mas adiante, já está, já está como foi dito

 

A iluminação poderá ser suficiente face ás plantas que escolhestes, agora deixo uma dica... essa bola de musgo não é musgo é uma bolinha bonita de algas, vulgo marimo ball, é na realidade a Cladophora algae e pode propagar para o harscape e plantas pesquisa por Cladophora algae...

 

Eu pessoalmente gosto dos aquário naturais, e esses potes.... são gostos ;)

 

Mas esse fundo eu retirava e colocava vinil ou mesmo uma cartolina preta... as plantas vão crescer e propagar e um fundo preto dá outra "dimensão" ;)

 

Abraço

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Também não gosto de aquários KIT pois acabamos sempre por deitar dinheiro fora, pois queremos melhorar isto e aquilo e no fim, fazendo as contas... mas adiante, já está, já está como foi dito

 

A iluminação poderá ser suficiente face ás plantas que escolhestes, agora deixo uma dica... essa bola de musgo não é musgo é uma bolinha bonita de algas, vulgo marimo ball, é na realidade a Cladophora algae e pode propagar para o harscape e plantas pesquisa por Cladophora algae...

 

Eu pessoalmente gosto dos aquário naturais, e esses potes.... são gostos ;)

 

Mas esse fundo eu retirava e colocava vinil ou mesmo uma cartolina preta... as plantas vão crescer e propagar e um fundo preto dá outra "dimensão" ;)

 

Abraço

 

Boas Pedro, antes de mais obrigado pela tua opinião.

 

Sim como já assumi esta não foi a melhor compra mas foi a possivel no momento e até foi algo ponderada sempre pensei ao comprar este que lhe iria mudar o filtro e passaria este para um próximo projecto de 40 L que já tenho aquario, luz e termo. Gostava era de ter uma opinião tambem em relação ao filtro que penso adquirir e que referi anteriormente.

 

A questão do pote sim eu também prefiro tudo o mais natural possivel evito outros adereços mais artificiais mas este já me deu abrigo a algumas especies mais tímidas ao longo dos anos, tem um valor sentimental.

 

Em relação ao fundo posso dizer que pensei bastante sobre isso, porque sempre tive fundo preto em todos os meus aquários e por essa razão decidi desta vez mudar para algo com um pouco de mais cor mas sim retira um pouco de protagonismo às plantas, quem sabe de futuro volte ao preto mas para já vou deixar assim.

 

Se não for pedir muito gostava que me dessem umas sugestões para a Fauna uma vez que ainda não estou decidido sobre o que pôr.

 

Ah e a bola de musgo tambem sempre tive, gosto bastante mas sim desconhecia que era na verdade uma alga e realmente uma vez tive esse dita alga misturada com o musgo mas sendo um aquario onde a população seria 70% camarões e não tinha mais plantas até deu jeito. Irei estar atento!

 

Agradeço as dicas...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre o filtro, tenho ajudado uma amiga a começar no hobby e ela optou por filtro externos da Hydor, e gosto bastante da coisa e ficou entre os 50 ou 60 euros, tem mangueiras 16/22 mesmo o mais pequeno todos com torneiras, já tem matérias filtrantes e a manutenção é fácil e silencioso.

 

Aconselho externo pois tens muito mais espaço para massas filtrantes, não tens espaço a ocupar o interior do aquário e as manutenções nada a comparar... Só de me lembrar que quando parava um interno para ao limpar ele largava metade da porcaria dentro do aquário...

 

Penso que mesmo com tampa tenhas espaço para mangueira, e se optares pelo Hydor para usar redutores para 12/16 em vez de 16/22.

 

Montei há tempos um de 54litros e usei um 2213 e deu para passar os tubos e manter a tampa, com um pouco de bricolage

 

20150429_192116_zpsbm1e3emg.jpg

 

 

Sobre a fauna, depende um pouco das condições que tens, qual a química da água na torneira e depois da TPA dentro do aquário (pH)?

 

 

Se tivesse o teu aquário para trabalhar, iria usar plantas com mais detalhe mesmo que pouco exigentes, plantas com folha muito grada, dá uma dimensão pequena ao aquário, já folhas pequenas com detalhe consegues fazer um aquário de 50 litros parecer ter 200. Deixo um bom exemplo de 43 litros The Scorpium do Miguel Simões

 

A valisneria por exemplo vai crescer e as folhas vão dar a volta quase...

 

Não queres repensar a flora antes de pensares da fauna ou é mesmo para usares o que tens? Não quero criar confusão, era o que eu faria e conseguias algo mais dimensionado

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre o filtro, tenho ajudado uma amiga a começar no hobby e ela optou por filtro externos da Hydor, e gosto bastante da coisa e ficou entre os 50 ou 60 euros, tem mangueiras 16/22 mesmo o mais pequeno todos com torneiras, já tem matérias filtrantes e a manutenção é fácil e silencioso.

 

Aconselho externo pois tens muito mais espaço para massas filtrantes, não tens espaço a ocupar o interior do aquário e as manutenções nada a comparar... Só de me lembrar que quando parava um interno para ao limpar ele largava metade da porcaria dentro do aquário...

 

Penso que mesmo com tampa tenhas espaço para mangueira, e se optares pelo Hydor para usar redutores para 12/16 em vez de 16/22.

 

Montei há tempos um de 54litros e usei um 2213 e deu para passar os tubos e manter a tampa, com um pouco de bricolage

 

20150429_192116_zpsbm1e3emg.jpg

 

 

Sobre a fauna, depende um pouco das condições que tens, qual a química da água na torneira e depois da TPA dentro do aquário (pH)?

 

 

Se tivesse o teu aquário para trabalhar, iria usar plantas com mais detalhe mesmo que pouco exigentes, plantas com folha muito grada, dá uma dimensão pequena ao aquário, já folhas pequenas com detalhe consegues fazer um aquário de 50 litros parecer ter 200. Deixo um bom exemplo de 43 litros The Scorpium do Miguel Simões

 

A valisneria por exemplo vai crescer e as folhas vão dar a volta quase...

 

Não queres repensar a flora antes de pensares da fauna ou é mesmo para usares o que tens? Não quero criar confusão, era o que eu faria e conseguias algo mais dimensionado

 

Boas Pedro, a questão do filtro externo e eu já tive EHEIM's externos e sei que um filtro externo tem as suas vantagens mas também tem desvantagens como o espaço que ocupa fora do aquario que no meu caso é limitado e daí não querer ir para essa opção.

 

Em relação à Fauna e Flora aceito sugestões para acrescentar claro que o que já tenho vai ficar e quanto à valisneria tenho ideia de que poderei podar para manter a sua altura controlada mas diz-me se estiver enganado.

 

O aquario que publicas-te poderá ser da mesma marca mas os modelos são diferentes assim como os equipamentos incluidos o meu aparece no post incial e embora semelhantes, a luz será uma calha que atravessa toda a tampa e o filtro também é diferente. Se quero mesmo tampa? Sim claro porque tenho outros animais e com tampa consigo controlar melhor que nada indesejado vai lá parar dentro na minha ausencia e já tive casos de peixes que aparecerem mortos fora do aquario especialmente kuhlis mas não só e acho que a tampa também ajuda nisso embora sejam casos pontuais, para não falar que se o fizesse teria de arranjar uma calha para colocar a luz, ou seja o caminho nunca seria esse no meu caso. Referia que a tampa impedia um filtro externo de cascata unica opção de filtros externos que iria ponderar mas para filtros externos como os que referes é facil de passar as manquerias pois tem a opção de abrir duas entradas pre-feitas mas quero tentar colocar um bom filtro interno como o que referi nos posts anteriores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já que estás decidido pelo interno então o melhor é mesmo este:

 

http://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/hydorcristal80

 

parece que tem um sistema que não deita a sujidade quando se desliga, o que a ser verdade é revolucionário nos filtros internos.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá estalecas,

 

Não vou acrescentar mais do que o Pedro Bernardo já referiu, no entanto relativamente à tampa tens sempre a solução de retirar essa tampa e colocar uns apoios em acrílico (vendem-se baratos no ebay) e colocas uma tampa em vidro podendo colocar em cima a calha da luz que não precisarás de apoios.

 

IMG_20151202_203152.jpg

 

 

IMG_20151212_174959.jpg

 

IMG_20151223_135339.jpg

 

 

 

Só por dizer que ficas com aspecto mais clean e o aquário fica logo com outra aparência.

 

Mas nota que isto são gostos e gostos não se discutem, apreciam-se! :)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas estalecas

 

Acho que te vais arrepender mais tarde,acho que

como diz o Pedro Bernardo,um filtro 2213,ficavas

bem servido,e mais tarde vais chegar a essa

conclusão,e ficas com mais €uros empatados num

filtro interno,que depois fica num canto guardado,

esta e só a minha opinião.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá estalecas,

 

Não vou acrescentar mais do que o Pedro Bernardo já referiu, no entanto relativamente à tampa tens sempre a solução de retirar essa tampa e colocar uns apoios em acrílico (vendem-se baratos no ebay) e colocas uma tampa em vidro podendo colocar em cima a calha da luz que não precisarás de apoios.

 

IMG_20151202_203152.jpg

 

 

IMG_20151212_174959.jpg

 

IMG_20151223_135339.jpg

 

 

 

Só por dizer que ficas com aspecto mais clean e o aquário fica logo com outra aparência.

 

Mas nota que isto são gostos e gostos não se discutem, apreciam-se! :)

 

Cumps,

 

Boas Miguel,

 

Como já expliquei anteriormente não tenho qualquer problema com a tampa actual e claro que ficava com um look mais clean com uma tampa de vidro mas uma vez que comprei este aquario e é este que tenho neste momento activo e com tampa, procurava sugestões para melhorar a filtragem, para fauna e flora. Tudo o resto para já é para manter, pois a minha tampa tem suporte para a lampada e se a trocasse teria de dispender mais dinheiro em suportes, calha para a lampada e vidro, pois por muito barato que seja neste momento já tenho essa parte do equipamento e prefiro começar a planear e ''discutir'' o que não tenho (plantas, peixes e filtro melhor dentro das minhas necessidades.O resto pode ser mudado gradualmente e numa outra altura se necessário. Tenho um aquario igual ao parecido a esse das fotos Cocoon 7 de 43 L com tampa de vidro e esses mesmos suportes. Eu não tenho este aquario porque gosto da tampa simplesmente foi o que comprei.

 

Obrigado pela sugestão.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas estalecas

 

Acho que te vais arrepender mais tarde,acho que

como diz o Pedro Bernardo,um filtro 2213,ficavas

bem servido,e mais tarde vais chegar a essa

conclusão,e ficas com mais €uros empatados num

filtro interno,que depois fica num canto guardado,

esta e só a minha opinião.

 

Comp: Álvaro Silva

 

Agradeço a sugestão Alvaro e tenho ponderado sobre isso mas já expliquei que para já a opção de um filtro externo é complicada dada o sitio onde tenho o aquario. este teria de ficar no chão para já e com cães a partilhar o mesmo espaço sem supervisão posso ter um azar. Tenho mais dois aquarios de 40L sem filtros que podem vir a usar um ou dois desses filtros internos que tenho ou vou ter ou posso vendê-los mais tarde, existem mais opções do que ficarem num canto guardados. Como já expliquei já tive filtros externos e outros aquarios sei que são bons mas a melhor opção depende de cada caso em especifico e para mim poderá vir a ser uma opção mas neste momento não seria o ideal, daí insistir em pedir algumas sugestôes de bons filtros internos. Não quero tornar isto uma questaão de filtros internos Vs externos mas tudo depende de cada projecto, espaço, condições etc... No máximo talvez fosse para um eco pro 130 por ser mais baixo mas o espaço no móvel seria mesmo à justa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, então siga para a frente ;)

 

Quanto ao filtro interno a hydor tem umas coisas jeitosas e a sugestão que foi dada pelo Gonçalo é um caso a ver ;) Fala com o dono da loja, que é bem acessível e esclarece melhor sobre o filtro ;)

 

A valisneria não deve podar as folhas em altura, elas vão perecer mais tarde ou mais cedo, a poda faz-se com a retirada da folha e não cortando esta pelo meio, mas já a tens deixa estar e vê

 

Depois ter plantas com mais detalhe que ajudam a papar nutrientes em excesso e neste campo aconselho como disse plantas com detalhe de folha miuda:

 

 

- Ceratopteris thalictroides,

 

3.JPG&crop=resize&class=product

 

esta especialmente é muito versátil, cresce muito bem e poderia ocupar toda essa parte traseira sendo possivel dar forma e dimensão que se quer com poda

 

e também a Hygrophila polysperma e a Limnophila sessiliflora

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre a fauna para essa litragem,

 

- camarões, muitos red cherry, -

- Caridinas Japonicas (são caras mas ajudam bastante na limpeza)

- Otocinclus

- rasboras espei que não crescem tanto como as arlequim e acho-as mais bonitas

- Corydoras se o substrato o permitir pois elas gostam de solo com grão mais miúdo

 

Que pH tens no aquário? e na torneira supondo que fazes TPA com água da rede... É que se tens um pH de 8 por exemplo já deves pensar noutro tipo de fauna, como Molly's, etc...

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal, volto a agradecer todas as sugestões e dicas que têm sido dadas e pelo facto de tanto insistirem num filtro externo estou a começar a pensar adiar a compra do filtro interno para ponderar uma opção externa daqui a 2 ou 3 meses, que seja adequado ao espaço que tenho. Gostava de um Eheim Eco Pro 130 já tive um, que infelizmente me avariou em poucos meses e a loja onde o comprei desapareceu do mapa entretanto por isso o filtro desapareceu para sempre. Mas penso que foi azar porque já tenho ouvido falar bem deste equipamento. Infelizmente no móvel so tenho 25cm de altura total e queria tentar manter o equipamento lá dentro senão só em cima do movel ao nivel do aquario que penso não ser a melhor opção mas corrigam-me se estou enganado.

 

Entretanto introduzi mais algumas plantas no aquário a loja aqui na zona não tem opções das que me sugeriram por isso trouxe algumas que gostei e me foram ditas que com o meu equipamento não haveria grandes problemas para mantê-las...

 

Novas plantas:

- Ludwigia Peruensis

- Alternanthera Reineckii / Rosaefolia

- Cryptocoryne Lucens

- Anubia Nana

 

Foto 21/03

 

024_zpsgezuquif.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É o melhor investimento que podes fazer num filtro externo, não te vais arrepender ;)

 

Em relação à nova introdução de plantas gostei, 5****

 

Também te posso indicar as que usei na minha montagem que são plantas excelentes, um caso a pensares se tiveres idéias em adquirir mais algumas ;)

 

plantas1.png

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Estalecas, pareces-me estar a ir muito bem! Mas tenta colocar ainda mais plantas, que isso bem plantado é que fica fixe!
Em relação a iluminação eu tenho um aquario igual e a lâmpada é de 16W e não 8W portanto no teu caso deve ser igual..

 

Vai partilhando o progresso :thumbup3:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Estalecas, pareces-me estar a ir muito bem! Mas tenta colocar ainda mais plantas, que isso bem plantado é que fica fixe!

Em relação a iluminação eu tenho um aquario igual e a lâmpada é de 16W e não 8W portanto no teu caso deve ser igual..

 

Vai partilhando o progresso :thumbup3:

 

Boas André, tens razão a luz é de 16W já corrigi a informação no setup. Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos, quero partilhar as novidades do meu projecto! Com cerca de 10 dias de ciclo introduzi os primeiros peixes, quero referir que para ajudar o ciclo tenho usado o Bio Bacter 2 em 1 da Aquatic Nature.

 

067_zpsbrz0ldiu.jpg

 

Video com os novos inquilinos ( 10 x Neons Chineses ):

 

 

<<Video>>

Editado por Pedro Bernardo
Edição link video
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.